sábado, 30 de junho de 2007

Tyson 41


O mais controverso atleta do século XX completa 41 anos

Hoje o ex-pugilista campeão dos pesos-pesado Mike Tyson completa 41 anos, dos quais 20 foram dedicados ao pugilismo profissional na qual ele conheceu o ápice e também o ponto mais baixo para um campeão.

Seu principal técnico foi Cus D’Amato que também tutorou José Torres, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 1956 e campeão dos meio-pesados na década de 60, e teve também Floyd Patterson bicampeão dos peso-pesados no final dos anos 50 e início dos 60. Patterson foi o primeiro medalhista olímpico que conquistou um cinturão em seu peso além de ter sido o campeão mundial mais jovem com 21 anos, marca que foi superada por Tyson que obteve sua coroa aos 20 anos.

Enquanto manteve o seu cinturão, Tyson simbolizava o “homem mais perigoso do planeta”, já que ser campeão dos peso-pesados até Mike Tyson era vestir a imagem de homem mais perigoso, viril e respeitado do mundo. Com a morte de Cus D’Amato o jovem perdeu seu “coração” para os combates.

Apesar de ter o mesmo treinador de Patterson, Tyson se identificava e realmente se assemelha mais com o polêmico peso-pesado Sonny Liston. Liston foi preso em duas oportunidades, na segunda por assalto à mão armada, sua infância foi muito pobre e cresceu em uma família de 17 irmãos.

As semelhanças estão presentes, como se Tyson fosse uma encarnação de Liston; ambos foram criados em lares problemáticos, entraram para o crime ainda infantes, foram presos e viam no pugilismo a escapatória de uma vida de humilhações, não confiavam em ninguém nem mesmo com o cinturão em mãos.

Em entrevista ao jornalista David Remnick, Tyson revelou: “Não tenho amigos, cara. Quando saí da cadeia, todos os velhos amigos tiveram de se afastar. Se alguém não tem função na minha vida, cara, pode ir andando... Por que vou querer alguém em minha vida se isso não tem nenhum objetivo? Só para ter um amigo ou companheiro? Tenho mulher. Minha mulher pode ser amiga e companheira. Não estou querendo ser frio, é só uma coisa que aprendi... Se vou ser ferrado, não quero ser ferrado pelas mesmas pessoas que me sacanearam antes. Vou ser ferrado por gente nova...”

Tyson diverge de seu herói na sua capacidade de comunicação e sua renda, porém esses ganhos não tiraram seu humor ácido, sua sanguinolência, sua solidão. Liston morreu em 1970 por uma overdose de heroína, policiais acreditavam que foi trabalho da máfia.

“Fui usado, fui tratado que nem bicho, fui humilhado e traído. Essa é a tendência geral da minha vida, e eu fiquei amargo, com raiva de certas pessoas por causa de tudo isso... Todo mundo se dá bem no boxe, menos o pugilista. Ele é o único que sofre, basicamente. Ele é o único na rua da amargura. O único que perde a cabeça. Alguns ficam insanos, outros começam a beber, pois o boxe é muito intenso, um esporte de pressões fortes, e muita gente se perde. Você agüenta até certo ponto, e depois quebra.” Com essa revelação Tyson mostra o desfecho de sua vida, da de Liston e a de outros muitos lutadores.

Foto: Revista Time/Divulgação



segunda-feira, 25 de junho de 2007

Morre ato principal do palco do Pro-wrestling


Benoit é encontrado morto junto com sua família em casa

Chris Benoit, 40, 22 de carreira em lutas de telecatch (pro-wrestling) foi encontrado morto dia 25 de junho em sua residência nos E.U.A junto com os corpos de sua esposa Nancy e seu filhos Daniel, 7. De acordo com o canal televisivo WAGA da rede FOX e o jornal de Atlanta (cidade na qual residia o pro-wrestler) os policiais investigam um assassinato-suicídio.

Benoit nasceu no Canadá e já esteve no ringue contra Brock Lesnar, atual aluno de Royce Gracie e lutador de MMA. Conhecido pelas alcunhas de “The Crippler” (O aleijador em uma tradução livre) e “Woverine”, o canadense conquistou diversos cinturões pelo Japão.

O Pro-Wrestling é um dos esportes que mais sofre com mortes prematuras, como as de Eddie Guerrero (drogas, álcool e anabolizantes), Owen Hart (acidente no ringue), Yokozuna (excesso de peso) e Mr. Perfect (cocaína) para citar alguns nomes. Apesar de suas lutas serem coreografadas existe um risco de lesão e pouco tempo para que seja feita uma fisioterapia adequada já que os funcionários das grandes organizações têm como período de férias as festas senão são liberados apenas em caso de lesões mais graves.

Outro fator agravante para a expectativa de vida é o uso de esteróides e outras drogas como heroína, crack, cocaína que em muitos casos são combinados.

O telecatch – Ideologia e Economia

O telecatch é usado muitas vezes como ferramenta ideológica por seus organizadores e aliados políticos. A WWE (World Wrestling Entertainment) que tinha o contrato de Benoit, pertence ao bilionário Vince McMahon e tem alguns de seus lutadores interpretando papéis estereotipados da sociedade americana e internacional.

Por exemplo: O francês tem como animal de estimação um poodle, o mexicano é trapaceiro, o negro vem do gueto. Outros pro-wrestlers interpretam contra pontos e a partir de tais personagens é ilustrado o modo de vida americano. Além de tudo a modalidade é considerada muito rentável, já que Hulk Hogan (o Thunderlips de Rocky III) recebeu US$ 1.000.000,00 por 45 minutos de show.

No Brasil o estilo já foi popular com nomes como Tigre Paraguaio, Aquiles, Fantomas e Ted Boy Marino que foi sua estrela maior e uma das primeiras celebridades nacionais.
Marino de origem Argentina participou da primeira formação dos trapalhões e era tido como um exemplo pelo governo brasileiro de homem correto. Tornou-se um autêntico brasileiro.

Com o crescimento das tele-novelas e programas de auditório, falta de patrocínios e a descoberta que tais lutas eram combinadas o espetáculo perdeu seu apelo.
A situação econômica brasileira também contribuiu para a derrocada do telecatch e serve para entender porque poucos esportes vingam no país. O povo americano tem uma condição privilegiada e pode comprar cards de seus ídolos, se o brasileiro tivesse condições financeiras poderia assistir a uma luta de vale-tudo na segunda, ir ao teatro na terça, futebol na quarta, telecatch na quinta, jantar na sexta, balada no sábado... Como fazem as pessoas de países desenvolvidos.

Foto: Wrestling Observer

Chris Benoit X Kurt Angle - Cage Match







Fonte: WWE