terça-feira, 6 de novembro de 2007

Entrevista Fred Zaganelli


Entrevista Fred Zaganelli


No Brasil você estava despontando como atleta do jiu-jítsu. Por que decidiu sair do país?

Um grande sonho meu é poder viver do jiu-jítsu. Tenho muita fé em Deus que vou alcançar esse objetivo. Além de buscar condições para alcançar essa meta, divulgar o jiu-jitsu da Gracie Barra pelo mundo, popularizar o esporte pelo mundo, essa também é uma meta. Nunca vou deixar de disputar competições de jiu-jitsu, tenho muito amor pelo jiu-jitsu.Mas sinceramente, nao pensei que tivesse tanto atleta bom da minha equipe vivendo e treinando por aqui.


Como surgiu a oportunidade de morar nos E.U.A?

Eu estava desmotivado no Brasil por não estar conseguindo me manter financeiramente, estou ficando velho e as contas estão chegando. Juntamente com meus pais decidi vir aos EUA e além das oportunidades de disputar o primeiro mundial fora do Brasil e aprender mais jiu-jitsu com a minha equipe. Através da internet por algum tempo venho conversando com Ulpiano e Dande sobre uma possibilidade de vir e abrir uma academia por aqui. Passei 20 dias com Dandão, Bari Joe e Dani em Atlanta aonde treinamos e nos preparamos para o Mundial. Já na Califórnia tenho tido total apoio do Ulpiano, que vem sendo um grande irmão, me dando conselhos e ajudando no que eu preciso para atingir meu objetivo. Tenho muita gratidão por ele. O nosso treino tem sido forte em Lake Forest. O Carlinhos e o Marcinho estão afiando nosso jogo cada dia mais.


Já consegue viver de luta?

Acabei de chegar e me considero afortunado com as oportunidades que a minha equipe vem proporcionando. Piano vem me arrumando empregos temporários pra em me manter enquanto Carlinhos, Marcinho e Flavinho me indicaram para abrir uma academia com Jamey, um aluno deles. Essa é uma grande oportunidade pra eu mostrar meu valor dessa vez nao como atleta, mas como um professor dessa grande equipe. Ë a realização de um sonho. Estou cada dia mais treinado tanto pela parte de jiu-jitsu e agora de mma, com Fabio Costa e Babalu.

Como é a receptividade do americano para um brasileiro lutador de jiu-jítsu?

O americano ja está acostumado com artes marciais, e vejo que a aceitação do jiu-jitsu e cada vez maior. Tenho certeza que isso se deve ao trabalho que o Mestre Carlos Gracie, juntamente com Marcio Feitosa, Flavio Cachorrinho, André e Piu-Piu fazem em Lake Forest, com um novo sistema de ensino do jiu-jitsu. Apesar da Gracie Barra ser uma equipe que tem grandes competidores, somos uma família com isso esporte tem sido praticado por todos os tipos de pessoas, o público americano aceita muito bem a modalidade e muitas escolas estão mais adeptas a arte suave. Vejo também que outros professores vieram antes para cá e iniciaram um grande trabalho , isso é notável. Os maiores lutadores de MMA, do planeta, treinam jiu-jistu, seja ele grappler ou striker.

Com quem teve oportunidade de treinar no país?

Tive a oportunidade de treinar com muitas pessoas. Marcinho,Flavinho, Ulpiano, Fabio Costa, Andre, Piu-Piu, Rominho, Gigantinho, Bruno Mamute, Babalú, Kayron, Neiman, Dandao, Bari Joe, Rafael, Baratinha... Enfim, a Gracie Barra tem muita gente boa e é muito difícil ver um treino com a qualidade de atletas que a nossa equipe tem. A Gracie Barra esta com um time muito forte aqui nos EUA de competição, é incrivel a qualidade dos atletas, me sinto muito honrado de estar nessa equipe. Fabão e o Babalú vao lutar um MMA nos proximos dias, e gostaria de desejar aos dois boa sorte ossssssssssss.

Pretende estrear no M.M.A? Como o mercado americano lida com os novatos?

Pretendo estrear sim e venho treinando. Quero estar com o tempo de trocação, quedas e finalizações em dia, já venho me programando pra esse dia há algum tempo. Como em qualquer lugar, seja no Brasil ou nos EUA quem é estreante é bom começar em eventos pequenos adquirir confiaça para disputar eventos maiores e ter maiores premiaçoes. Só vou poder disputar eventos maiores se tirar um visto especial. Estou ainda me legalizando e assim que o Richard nosso advogado resolver essa situaçao, uns meses já vão ter passado, estarei cada dia mais treinado e sei dos obstáculos que vou encontrar. Fé em Deus sempre.

Os estadunidenses são potências no wrestling que é uma das modalidades mais importantes no vale-tudo. Você treina esse esporte? Se sim com quem?

Treino sim, no Brasil fiz uns treinos em São José dos Campos com Miltinho, Flavinho, Chuckão e Rangel. Aqui na América, a GBCT está viva e esta tendo treinos cada dia melhores e o Babalú é o nosso capitão. Ele tem um grande conhecimento de wrestling e estou tentando aprender o máximo que posso.

Como sua família aceitou a sua mudança?

Conversamos muito antes deu vir. Eles são muito presentes em minha vida e converso com meus irmãos e meus pais praticamente todo dia. Somos muito unidos e sou muito grato a Deus por tê-los comigo.

E sua namorada?

Sou muito apaixonado por ela. Ela entende a minha profissão, pois expliquei a ela quais são meus objetivos na vida. Pretendemos nos casar assim que as coisas se ajeitarem. Não vejo a hora de encontrá-la.

Quais são as maiores dificuldades que você tem morando aí?

Pra viver aqui você precisa conhecer alguem que já mora há algum tempo e disposto a te ajudar tanto a dirigir como a economizar. Minha maior dificuldade foi a financeira, mas já estou trabalhando de segurança. Sem carro aqui infelizmente as coisas ficam difíceis. Tive que ficar um tempo sem treinar, estou longe da família e da namorada e é realmente triste nesse aspecto. Mas, o Fabão e o Pianinho estão sendo minha família, não tenho o que reclamar só o que agradecer. Os obstáculos nasceram pra serem superados.

Pensa em voltar ao Brasil?

Tenho compromisso com a Prefeitura de Vitória, Vulkan Kimonos, tenho academia no Brasil e família. Estou passando uma temporada, aprendendo bastante, mas sempre em contato com o Brasil. Sou brasileiro de coração, amo meu país, meu estado e minha cidade. A prefeitura faz um bom trabalho na cidade, juntamente com a Secretaria de Esportes, melhorando a qualidade de vida do cidadão capixaba. No momento estou fazendo negócios e aprendendo bastante jiu-jítsu e M.M.A, então vou ficar aqui um tempo afiando o machado. Quem nunca teve oportunidade de conhecer minha cidade, apareça por lá e curta uma praia e coma uma moqueca capixaba.

Foto: Arquivo Pessoal Fred Zaganelli (terceiro à direita)

sábado, 3 de novembro de 2007

Pedro Lima é superado mundial de Boxe


Pugilista brasileiro perde oportunidade para Pequim 2008

O medalhista de ouro Pedro Lima perdeu no dia 1º sua luta contra o cazaque Bakhyt Sarsekbayev em combate válido pelas oitavas de final no Mundial de Boxe amador realizado em Chicago nos Estados Unidos.

A disputa serve para classificar o vencedor para as olimpíadas de Pequim em 2008. Pedro, mais conhecido como “Peu” entre os amigos, era cotado para se classificar devido ao seu resultado nos jogos Pan-Americanos do Rio onde faturou o ouro.

A derrota de “Peu” e seus reflexos

A derrota de Pedro Lima, Myke Carvalho e James Dean Pereira mostram que apesar de serem ótimos pugilistas, possuem um problema de base. Não em cima do ringue, mas oriunda da verba destinada ao pugilismo e do apóio de grandes empresas que não vêem os atletas como um produto comerciável para as classes A e B.

Com o investimento em outras modalidades nas quais o brasileiro já mostrou o seu talento os resultados serão melhores e em décadas o país poderá ser uma potência nas categorias mais leves. Caso não seja feito isso a cena do Pan de 2007 provavelmente não se repetirá.

Foto: Pedro Lima Pan 2007/EFE

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

VI Copa Brasil Internacional de Luta Olímpica


A VI Copa Brasil Internacional de Luta Olímpica que está sendo realizado nos dia 1º a 3 de novembro na Praia Grande vão fazer os lutadores nacionais interagirem com talentos de outras regiões do globo.

Outro fator de integração é que todos os estados poderão participar com número ilimitado de competidores, sendo assim não permitindo apenas a participação da elite esportiva. O campeonato vale pontos para o ranking nacional.

Local:
São Paulo – Boqueirão – Praia Grande
COLÔNIA DE FERIAS DO SINDICATO DOS COMERCIARIOS DE SÃO PAULO COMPLEX CENTER
Avenida Guilhermina, 240 – Boqueirão – Praia Grande. Fones (013) 34742310

Categorias:
Masculino: 55 kg, 60, 66, 74, 84, 96 e 96-120 kg.
Feminino: 55 kg, 60, 66, 74, 84, 96 e 96-120 kg.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

O uivo ainda ecoa


O uivo do Lobo dos ringues ainda procura por seus assassinos

Lobos integram o grupo dos predadores mais ferozes e inteligentes da natureza, mas um foi covardemente abatido em São Paulo no ano passado enquanto defendia sua prole e sua companheira. Até o último momento lutou como um homem contra 5 vis e covardes bandidos que se escondiam atrás de suas armas de fogo.

Os dedos tremem no gatilho, resultado do álcool utilizado para dar coragem para um quinteto que nasceu sem ela. Os olhos do caçador dos ringues ficam vermelhos, os punhos se cerram, mas o instinto avisa que ficar vivo é necessário para ver seu filhote crescer.

O mais afobado dos três aponta para a barriga grávida, o braço cruza o ar e antes de acertar o queixo uma saraivada de balas atingem o corpo numa cena grotesca, estúpida e ignóbil.

A parceira se desespera, uma cena dessas não deveria ser vista por alguém em suas condições, alias por ninguém, mas o mundo é cruel. Os três se esgueiram na noite da mesma maneira que vieram. O cheiro de morte se mistura com pizza.

Mas nem tudo vai acabar em pizza dessa vez, os policiais encontraram 1 deles morto por seus pares, 3 estão no cárcere e um tem uma cela ou uma bala com seu nome em algum lugar.

Foto: Layla McCarter