sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Morre Hélio Gracie


Futura Press/Divulgação

Mestre de jiu-jítsu desafiou campeões mundiais do boxe

Hélio Gracie criador do jiu-jítsu brasileiro e pioneiro do vale-tudo morreu nesta quinta-feira aos 95 anos na cidade carioca de Itaipava em decorrência de uma pneumonia. O mestre lendário deixa a esposa Vera e nove filhos.

No seu auge lutou no Maracanãzinho contra seu ex-aluno Waldemar Santana, o judoca japonês Kano e com esses combates e a eficiência de sua modalidade fez sua fama pelo mundo.

Hélio desafiou Primo Carnera, Joe Louis e Ezzard Charles quando estavam no seu primor, mas nenhum dos três aceitou seu desafio. Sua longevidade se deve a uma vida regrada tendo como ingrediente fundamental a dieta desenvolvida por ele e seus bons hábitos sem excessos.

Clipe
Sepultura: Attitude (participação nas filmagens de Hélio Gracie, Royce e família)

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Margarito e seu técnico estão suspensos


Margarito terá muito a explicar

Comissão da Califórnia encontra substância em bandagem do atleta na luta contra Sugar Shane.

Abaixo segue uma declaração de Tim Noonan, presidente da Comissão Atlética da Califórnia sobre Antonio Margarito:

“A Comissão Atlética do Estado da Califórnia (CSAC, em inglês) suspendeu temporariamente as licenças de Antonio Margarito e seu técnico Javier Capetillo. A suspensão temporária será mantida até que a CSAC investigue completamente as circunstâncias envolvendo o evento no Staples Center de Los Angles no dia 24 de janeiro de 2009. Uma substância não identificada foi encontrada na bandagem de Margarito antes de seu combate contra Shane Mosley no Staples Center de Los Angles. O líquido está sendo analisado pelo Departamento de Justiça da Califórnia. Uma investigação sobre a violação de regras da CSAC segue e os senhores Margarito e Capetillo foram intimados a comparecer para uma audição inicial marcada para 10 de fevereiro de 2009”.

A Comissão se nega a fazer mais algum comentário até os depoimentos da dupla.

Mosley também tem problemas com doping

Margarito perdeu o combate, sua invencibilidade e o cinturão dos meio-médios da WBA em um nocaute técnico no 9° assalto para “Sugar” Shane Mosley, este passa por situação parecida por estar envolvido em um escândalo de uso de esteróides quando enfrentou Oscar De La Hoya em 2003 e o derrotou pela 2ª vez.

O Jornal New York Daily News publicou uma matéria na qual “Sugar” assume ter usado EPO e outros tipos de doping e estava vinculado ao laboratório BALCO investigado por fornecer tais substâncias para atletas como Marion Jones. O pugilista afirma não saber que se tratava de substâncias ilegais. O World Boxing Council já anunciou investigar este caso.


Shane Mosley pode perder o sorriso depois das investigações da WBC ou rir mais ainda

A crise financeira no boxe


Capa do livro Cinderella Man de Jeremy Schaap

A crise financeira iniciada no ano passado fez vítimas no mundo esportivo como a saída de equipes na Fórmula 1 dentre elas a japonesa Honda. O boxe já foi afetado por um evento parecido, a recessão americana em 1929 iniciada no Crash da Bolsa de Nova York. Naquele período James J. Braddock tornou-se campeão mundial por superar os obstáculos econômicos e nos ringues em uma história chamada de conto]de fadas pelos jornalistas. Agora, com um mundo globalizado e as economias mais ligadas entre si os reflexos podem ser diferentes daqueles da época do “Homem-Cinderela” do quadrilátero.

“É óbvio que uma crise como essa afetará todo mundo, mas o boxeador continuará vindo dos lugares mais pobres, estando o país em crise, ou não. As dificuldades devem ser as mesmas de antes. Resta saber se as pessoas terão dinheiro para pagar o pay-per-view, o que eu acredito que sim, em se tratando de um público variado e de renda alta nos EUA. O lado bom é que o boxe já se consolidou nesse ramo e tem seu público fiel que paga para ver essas lutas regularmente, e a crise pode, ao final, engrandecer ainda mais o esporte, já que não estamos segregados á um nicho fixo de mercado, porém o que em uma crise pode representar o sucesso ou fracasso total de qualquer empreitada”; é assim que o cronista esportivo do site Round 13 Daniel Leal vê a crise financeira que assola o mundo e seus reflexos no esporte de luvas.

Conhecido como o “esporte dos meninos pobres”, as luvas levaram alguns nomes das classes mais baixas da sociedade até a fama e fortuna, homens de distintos pontos do planeta como os lendários Sir Henry Cooper do Reino Unido e Dick Tiger da Nigéria. Em 2007 de acordo com o site do Washington Post, Oscar De La Hoya chegou a faturar uma bolsa de U$S 25 mi, enquanto, seu oponente Floyd Mayweather Jr. ficou com U$S 10 mi. Mas, o presidente da Liga Paulista de Boxe e colunista da Gazeta Esportiva Reinaldo Carrera não vê esse mar de dinheiro para 2009:

“Em âmbito mundial creio que as grandes companhias promotoras devam avaliar e reduzir um pouco o número de ‘grandes encontros’, como as unificações de títulos. Entretanto, há um outro aspecto que os maiores investidores do mundo dos negócios nos ensinam: é na crise que se deve trabalhar e planejar mais!”.

Leal acredita que grandes promotores devam se manter sólidos no panorama por não dependerem totalmente de investidores externos, porém empresas vinculadas ao meio podem sentir os reflexos como a emissora televisiva estadunidense HBO.

Para o Brasil que tem em seu retrospecto eventos com algumas lutas boas, porém pouco divulgados e nos últimos anos boa parte dos combates entre atletas nacionais têm sido fracos, tanto que um programa de pugilismo não se fixa na grade de nenhum canal, Carrera adverte que “o quadro continua o mesmo, ou seja, poucos eventos. Em sua maioria marcados pelos investimentos de poucos promotores ou pela ‘insistência’ de alguns dirigentes - aliado a atletas - que sonham em fazer nosso querido esporte crescer”.

Compacto de James J. Braddock x Max Baer

Baer usa o calção com a estrela de Davi

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Irmãos dos peso-pesados anunciam planos pra 2009


Wlad quer calar a “boca grande” de Haye

Campeão dos pesados da IBF e WBO Wladimir Klitschko e seu irmão mais velho Vitali campeão pela WBC na mesma categoria atenderam uma coletiva de imprensa nessa quarta-feira em Kiev na Ucrânia, seu país, onde revelaram seus planos para o futuro. O primogênito encara o desafiante obrigatório Juan Carlos Gómez de Cuba no dia 21 em Stuttgart, Alemanha, enquanto o caçula informou que provavelmente enfrentará o britânico David Haye no dia 20 de junho em Londres, na Inglaterra.

“Para mim é muito importante e adiciona um elemento inesperado. A questão é que a filha do meu treinador Fritz Sdunek foi casada com Juan Carlos Gómez, e agora seu empresário está envolvido com sua filha. Mas para mim isso não é um problema, pois somos profissionais. Eu conheço bem Gómez. Nós lutamos na Universum, mas eu tenho certeza da vitória e farei tudo para nocauteá-lo e, então, eu quero lutar com o campeão da WBA Nikolay Valuev para que tenhamos os quatro cinturões. Nós vamos conseguir”, afirma o entusiasmado pugilista.

Wladimir por sua vez prometer calar a boca de Haye: “ele tem uma boca grande, mas eu o farei parar de dizer que é melhor do que eu. Muitos dos que sobem no ringue comigo dizem que vão me nocautear, mas acabam derrotados”.

Perguntado sobre um embate contra Chris Arreola dos E.U.A dia 16 de maio em Los Angeles, argumentou: “o contrato para lutar com David Haye não está assinado ainda. Se não for em frente o próximo oponente será Chris Arreola”.

Em dezembro David Haye provocou os irmãos ao ter uma foto sua segurando a cabeça decapitada de Wladimir Klitschko na edição britânica da revista Men’s Health. Nikolay Valuev tem dois adversário antes dos irmãos, o ex-campeão da WBA que perdeu o título por recesso e único homem que o derrotou Ruslan Chagaev e Evander Holyfield tido como vencedor pelo público e mídia no embate deles em dezembro do ano passado.

Foto: Irmãos Klitschko - Pavel Terekhov

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Tyson nega boatos de nova luta contra Holyfield


Tyson no auge / Revista Time

O site Arabian Business.com voltado para o mundo dos negócios no Oriente Médio anunciou um combate para 31 de outubro de 2009 que seria épico há pelo menos mais de uma década atrás, mas hoje valeria mais pelo nome dos envolvidos: Holyfield x Tyson III.

O palco do embate seria Abu Dhabi nos Emirados Árabes, cidade reconhecida no mundo das lutas por sediar campeonatos de jiu-jitsu e submission. A data é véspera da primeira corrida de Formula 1 no local o que geraria uma alta renda e aumentaria o número de turistas.

Iron Mike teria 9 meses para sair de seus aproximadamente 150 kg e chegar próximo ao seu peso de luta com 100 kg para receber a suposta bolsa de U$S. O evento ainda teria no recheio mais duas disputas de títulos mundiais. Porém, Mike Tyson afirma se tratar de boato esse conto que mais parece saído de uma das histórias contadas por Sherazade.

Em declaração oficial ao seu website officialmiketyson.com o pugilista nega o boato:

“Os rumores que falam de mim lutando contra Evander Holyfield são só rumores. Na última semana os rumores diziam que eu propus casamento para uma garota inglesa e nesta semana eles afirmam que vou lutar com Evander em outubro. O que realmente tenho feito é promover meu documentário TYSON! que será lançado dia 24 de abril nos cinemas, estou escrevendo um livro e aguardo o lançamento do vídeo game da EA Sports Fight Night 4”

O game Fight Night Round 4 terá mais de 40 lutadores da vida real e confirmados estão Muhammad Ali, Lennox Lewis, Sugar Ray Leonard, Winky Wright e claro Mike Tyson.

Trailer Fight Night Round 4



Quem vai lutar com Valuev?

Revanche de Holyfield e Valuev pode sair em abril, enquanto isso, irmãos Klitschko ficam de olho.

Dezembro de 2008 ficou marcado no pugilismo pela derrota de Evander Holyfield para o russo Nikolay Valuev quando tinha o apoio de grande parte dos fãs e mídia de sua superioridade no combate e mesmo assim teve sua saga de se tornar o campeão mais velho na história do pugilismo interrompida pelas papeletas. O estadunidense até chegou a entrar com uma medida na World Boxing Association, federação pela qual disputou o título dos pesados com o atual e gigante campeão.

O segundo encontro entre os dois pode ocorrer ainda esse ano. “Estamos conversando com Valuev para uma revanche deste combate em abril” confirma Ken Sanders empresário do Real Deal ao tablóide inglês The Sun.

Sanders desmentiu os boatos de um embate entre seu cliente e Iron Mike, 42, ao declarar: “não é verdade que Holyfield enfrentará Tyson. Um terceiro combate entre eles não acontecerá. Tyson está pesando uns 130 kg, não poderia lutar nem se quisesse – e, de todo modo, é um covarde”. Holyfield tenta bater o recorde de seu antigo oponente o lendário George Foreman que foi campeão aos 45 anos na década de 90, fora dos ringues enfrenta dificuldades para pagar a pensão dos filhos.

Irmãos Klitschko querem derrubar o Golias dos ringues

“Os fãs estão esperando por esta luta. Mas os promotores fazem de tudo para que não aconteça” dispara Vitali Klitschko, campeão da World Boxing Council na categoria dos pesados. Wladimir seu irmão detém os boldriés da International Federation of Boxing e World Boxing Organization e também se diz pronto para o combate. Ambos querem a bolsa dividida em 50%.

Antes de encarar Valuev a dupla tem compromissos marcados. Vitali, o mais velho, enfrenta no dia 21 de março o desafiante obrigatório Juan Carlos Gómez, enquanto, Wlad estuda se encara o ex-campeão indisputável dos cruzadores David Haye que tem uma foto segurando sua cabeça em uma revista britânica ou o invicto pesado estadunidense Chris Arreola, entretanto negam a possibilidade de uma unificação entre eles mesmos. “Nossa mãe não sobreviveria. Temos de cuidar dela” explica o irmão caçula.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Entrevista Rubens Gama Filho


Duda Yankovich & Rubens Gama Filho / Arquivo Pessoal

A figura do empresário de boxe divulgada pela mídia é daquele homem envolto em fumaça de charuto, cercado por mulheres, adornando correntes de ouro e usando roupas caras, porém muitas vezes de gosto duvidoso. Rubens Gama Filho é empresário de pugilistas na vida real e busca fugir dessa imagem.

Hoje mantém contrato com a campeã mundial Duda Yankovich além de guiar os passos de seu filho o garoto Iago Gama. Em entrevista ao Córner do Leão Rubens fala da nova fase na carreira da boxeadora, como é feito seu trabalho e da imagem de gangstêr que muitos promotores do ramo acabam tendo.

O último combate de Duda foi uma vitória por decisão unânime com Darys Pardo em 19 de abril de 2008. O que a atleta tem feito durante esse período fora dos ringues?

Duda Yankovich tem uma vida corrida fora dos ringues: trabalha como personal trainer e ministra treinamentos e aulas em modalidades variadas além do boxe e kick boxing, participa de Clínicas Esportivas e dá suporte em palestras e eventos motivacionais em empresas, além de atleta, também possui sua carreira publicitária, realizando fotos, filmes, etc.


Duda em treino com Miguel de Oliveira

Em relação específica ao boxe, mesmo nesse período de férias (até final de janeiro) treina diariamente, correndo 10 km 3 vezes por semana. Antes e após suas férias continua suas séries de musculação além, claro, de treinar muito junto com seu treinador, Professor Miguel de Oliveira e seu preparador físico Tavico Moscatello.

Ela tem alguém na mira como futura adversária?

Duda Yankovich detém o cinturão mundial de superleves WIBA. A futura adversária, na verdade, deverá ser a desafiante e não a desafiada... Existem sim, várias boxeadoras dos Estados Unidos, França, Alemanha, tentando negociar lutas colocando o cinturão de Duda em disputa. Mas como desafiantes, devem promover a luta e estão encontrando ou criando dificuldades para isso. Estamos mantendo contatos quase que diários com os empresários de Mia St. John (EUA), Anne Sophie Mathis (França), Lucia Morelli (Alemanha) entre outras.

Por quais motivos Duda rompeu com Sergio Batarelli?

Duda jamais teve contrato com Sergio Batarelli, e sim com a Sport Promotion. Não houve rompimento. Houve um final de vigência de contrato e desde o dia 06/12/2008. Duda Yankovich não possui qualquer vinculo com a empresa que deveria, a princípio, orientar, executar e desenvolver sua carreira profissional e seu afastamento do cenário esportivo decorreu justamente do descumprimento das obrigações desta empresa, que marcou e desmarcou suas lutas por diversas vezes.
Duda simplesmente esperou terminar seu contrato e tomou a decisão de me procurar e propor essa parceria. Desde então sou a única pessoa com todos os poderes e responsável por todas as negociações, tratativas, divulgação e agenda de lutas e também de sua carreira de modelo.

Há quanto tempo você trabalha nessa área?



Com a Duda, oficialmente como empresário, desde 07/12/2008. Mas nos conhecemos desde que ela chegou ao Brasil pela 1ª vez (1998) defendendo a bandeira da Iugoslávia em um campeonato de kick boxing no litoral paulista.
Após sua vinda definitiva para o Brasil sempre trabalhei de forma anônima com ela.
Sempre estive envolvido com o boxe. Treino boxe. Meu filho, Iago Gama, luta boxe amador.


Foto: Iago Gama

Como iniciou a parceria entre vocês dois?


Como já disse, nos conhecemos há mais de 10 anos. Acompanho a carreira da Duda desde quando ela morava na Iugoslávia, hoje Sérvia.
A parceria iniciou pelo respeito e reconhecimento da capacidade profissional, seriedade, transparência e objetividade entre eu e a Duda.

Para você quais são os desafios de trabalhar um nome como o de Duda Yankovich?

Não vejo desafios ao trabalhar com a Duda Yankovich. É uma atleta internacionalmente reconhecida e possui trabalhos publicitários divulgados pelo mundo afora.
Duda é uma pessoa de personalidade forte e jamais deixou que a fama tomasse qualquer espaço em seu lado profissional. Isso facilita muito a vida do empresário.

Duda é um dos rostos mais conhecidos do boxe nacional em razão dos resultados obtidos no ringue e também das matérias feitas com ela. Como você lida essa parte da relação dela com a imprensa?

O Direito de Imprensa sempre existiu. Aliás, é obrigação da imprensa veicular as suas notícias e divulgar de maneira correta as notícias.
Lidamos com a imprensa como a maioria das celebridades também lidam.
Tivemos, ao longo dos anos, que aprender a conviver com os indiscretos paparazzis, responder com muita educação as perguntas capciosas formuladas pelos repórteres, não nos preocupar com as notícias e fofocas de revistas, jornais, sites, etc.

Além de Duda Yankovich você tem mais lutadores ou atletas de outras modalidades trabalhando com você?

Hoje trabalho exclusivamente com Duda Yankovich e cuido do início da carreira do meu filho, Iago Gama, que além de treinar com Wellington Vicente, tem todo o apoio e auxílio de Duda.
Algumas outras atletas me procuraram para parceria, mas, única atleta que no momento me interessa está com contrato vigente com outro empresário.

Para você quem é o melhor promotor no pugilismo mundial?

Existem centenas de promotores de boxe no mundo, desde Don King Productions até os pequenos promotores de lutas no Centro Olímpico. Mas em matéria de seriedade, admiro muito o trabalho do inglês Frank Warren.

Filmes, livros e outras mídias caracterizam os promotores de eventos na ficção como sanguessugas parasitando os lutadores como, por exemplo, o personagem George Washington Duke de Rocky V (1990). Esse preconceito gerado por essa imagem afeta você?

Exatamente por isso o boxe mundial encontra-se em sérias dificuldades com respeito a patrocínio e divulgação. Passou a ser visto como “negócio” e não mais como “esporte”.

Mas o que a mídia nunca diz é que, na verdade, o boxe é um esporte que gera negócios, gera dinheiro, influência na economia.
Gera reconhecimento do atleta e sua equipe e também gera lucros para todos. Para o promotor, empresário, treinador, lutador, televisão, patrocinadores, espaços locados para realização das lutas, empresas aéreas, hotéis, locadoras de veículos, restaurantes, enfim, tudo que é necessário.
É uma máquina de gerar receita.
Mas infelizmente a mídia só fala da vida e dos crimes de Don King, que rendeu até um best-seller.
Em qualquer profissão existe o bom e o mal profissional. A seriedade e a desonestidade infelizmente caminham lado a lado.
Mas por viver e respirar nesse mundo do boxe, esse preconceito criado não me afeta absolutamente em nada.

Equipe de Duda "Diamond" Yankovich

Empresário e Promoter: Rubens Gama Filho
Treinador: Professor Miguel de Oliveira
Preparador Físico: Professor Tavico Moscatello
CONTATO 55 11 3578-2190

domingo, 25 de janeiro de 2009

Mosley mostra porque é lenda

Sugar Shane faz Margarito sofrer seu primeiro nocaute

Antonio Margarito (37-6, 27 KO’s) entrou como favorito em sua defesa do cinturão da WBA dos meio-médios no Staples Center de Los Angeles, ele e mais 20.820 fãs o viram perder a coroa e ser nocauteado pela primeira vez em seu encontro com o veterano “Sugar” Shane Mosley (46-5, 39 KO’s).

O início do embate tem um Mosley mais atrevido que preferiu arriscar nos golpes e teve resultado ao balançar a cabeça do rival, enquanto, este usava sua envergadura como vantagem e conseguiu acertar um potente direto, mas o pugilista da Golden Boy Promotions absorveu bem.

Antonio Margarito coloca golpes fortes no 3° assalto, e boas seqüências, mas ainda é superado pelo lutador do outro córner que coloca alguns diretos firmes aproveitando falhas em sua guarda.

No 4° giro, Mosley mostra ainda ter sua velocidade o que é um diferencial no quadrilátero e consegue novamente adentrar a guarda do campeão que não contra-ataca. Na etapa seguinte o estadunidense muda a postura e tem uma queda em seu rendimento, mas logo retorna ao normal e explora mais ainda a guarda de Margarito.

O 6° giro tem Mosley dominante no ringue começando seu show solo que leva para o 7° round e a vingança do campeão. A frustração toma a face de Margarito conforme o oponente invade sua defesa com diretos, mas mostra sua marca registrada e com sua pegada quase manda Mosley ao chão.

No 7° a disputa está mais parelha e Mosley dá o troco mandando o rival pra lona por alguns segundos. O 9° assalto é o ato final da peça, o desafiante devasta Margarito com uma combo de cruzados e obriga o árbitro Raul Caiz Sr. a interromper a contenda dando vitória por nocaute técnico.aos 43 segundos sendo em uma luta programada pra 12 etapas.

Com essa vitória Mosley entrega à Margarito sua primeira derrota por nocaute e agora pode ter sua revanche contra Miguel Cotto ex-detentor do cinturão dos meio-médios da World Boxing Association caso o porto-riquenho bata Michael Jennings.

Fora do ringue “Sugar” Shane enfrenta batalhas pessoais como o envolvimento no escândalos de esteróides dos laboratórios BALCO no qual o pugilista assumiu ter utilizado tais substâncias em sua luta contra Oscar De La Hoya em setembro de 2003.

Outros problemas envolvem sua família, o boxeador demitiu seu pai Jack Mosley como seu técnico pela segunda vez e contratou Nazim Richardson e nos tribunais enfrenta um processo de divorcio de sua esposa Jin que é mãe de três dos seus filhos.

Foto: Margarito (esq.) x Mosley - Mark Ralston/Getty Images

Marco Huck abate novamente

Também na noite anterior, porém no outro lado do Oceano Atlântico na Alemanha, Marco Huck (24-1, 19 KO’s) abateu por nocaute técnico o belga Geoffrey Battelo (18-1, 15 KO’s). Lutando em casa o cruzador alemão despachou o oponente aos 2 minutos e 57 segundos do terceiro assalto e defendeu o cinturão europeu.

“Cachorrão” perde invencibilidade e Alexandre Batista derrota argentino

Ontem o pugilista nacional Eduardo Cardoso, vulgo “Cachorrão” (9-1, 6 KO’s) recebeu um knockdown logo no 1° round do argentino Ruben Eduardo Acosta (21-3-5, 7 KO’s) e depois não retornou para o 9° round. Outro brasileiro presente no evento realizado em Mar Del Plata foi o novato Alexandre Batista (2-0, 1 KO’s), mas este superou seu rival local Pedro Ivan Vallejos (3-1, 3KO’s) por decisão dividida.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Tatiana Giordano perde no Uruguai


Tatiana Giordano - Globo Esporte

Com três vitórias, sendo todas por nocaute, Tatiana Giordano conheceu a derrota pela primeira vez na noite de ontem para a estreante argentina Roxana Laborde em luta realizada no Hotel Conrad de Maldonado no Uruguai.

A vitória de Laborde foi por decisão por pontos em luta disputada durante 6 assaltos na categoria. As papeletas marcaram 57-57, 59-56 e 59-57. Em outros combates da noite Christian Namús derrotou Maria Maderna por decisão unânime, Caril Herrera nocauteou Bernardo Albornoz no 1° assalto, Richard Vidal superou por decisão unânime Germán Illundaín e Julio Paz bateu Diego Pedreira por nocaute técnico no 3° assalto.


Roxana Laborde - Boxeo Uruguayo


Tatiana Giordano x Sueli Abreu 16/06/2007

você sabe mais do que eu

“Meus leitores sabem mais do que eu sei. Isso se tornou praticamente um mantra em meu trabalho. É, por definição, a realidade para todo jornalista, não importa o que cobre”. Essa frase é do jornalista Dan Gillmor e mostra o que pra mim é o verdadeiro peso do jornalista na sociedade, pois como o mesmo conclui em seu pensamento: “e isso é uma grande oportunidade, e não uma ameaça, porque quando pedimos que nossos leitores por sua ajuda e seu conhecimento, eles aceitam compartilhá-lo e todos saem ganhando”.

São pouquíssimos os jornalistas que conheço que geram conhecimento e estes estão no meio acadêmico onde poucos têm acesso ao que produzem, outros transmitem os fatos e o fazem muito bem feito, porém tem uma gama de parasitas pseudo-intelectuais e estragam o trabalho dos bons do ramo. Vejo pelo que faço e não adianta posar de intelectual do boxe, pois um técnico, um lutador e um fã ardoroso sabem infinitamente mais sobre a nobre arte do que eu, minha função aqui é apenas transmitir os acontecimentos e em algumas oportunidades colocar a minha visão.

Agradeço aos leitores do blog e peço desculpas quando entro em recesso como tem sido na última semana. Aproveito para pedir a ajuda de leitores sugerindo matérias como fez o Ademir e que entrem em contato comigo por e-mail ou MSN.

Grato

Gabriel Leão

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Margarito encontra Mosley neste sábado


Chris Farina / Top Rank

Duelo será o primeiro grande combate do ano

No Staples Center de Los Angeles Antonio Margarito (37-5, 27 KO’s) encara “Sugar” Shane Mosley (45-5, 38 KO’s) para defender seu cinturão dos meio-médios pela WBA. O campeão sobe com o status de favorito, pois vem de uma vitória por nocaute sobre o porto-riquenho Miguel Cotto na qual tirou a invencibilidade do rival, enquanto, Mosley pode não ser o apontado como provável vencedor pelos entendidos de boxe, mas não é nenhuma zebra.

7 anos mais velho que o campeão, portanto mais experiente, Sugar Shane vem de uma vitória sobre Ricardo Mayorga e na luta anterior apresentou-se bem no quadrilátero contra Cotto, porém saiu derrotado. Com uma vitória sábado o pugilista conquistaria a coroa pela 5ª oportunidade e voltaria a ser a bola da vez além de limpar um pouco a mancha que suja sua imagem por utilizar doping para lutar contra Oscar De La Hoya.

Margarito está em ótima fase de sua carreira e agora participa do evento considerado “Luta do Ano” pela revista The Ring. Com essa vitória ele terá a oportunidade encontrar Cotto em uma revanche além de abrir as portas para subir e ficar de frente com outros grandes nomes dessa categoria e outras próximas como Joshua Clottey, Andre Berto, Vernon Forrest e Ricky Hatton em possíveis futuros combates.

A luta de sábado pode ditar o rumo das carreiras de ambos homens. Irá Margarito se fixar entre os meio-médios ou conseguirá Mosley recuperar o sucesso do passado?

O fã brasileiro pode acompanhar essa luta no canal Premiere Combate à partir da meia noite de sábado para domingo.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Khan se prepara para Barrera


Foto: Khan segura pôster de Barrera / BBC

Prospecto britânico tem pela frente mexicano hexa-campeão mundial em março.

Aos 34 anos Marco Antonio Barrera está prestes a completar neste ano 2 décadas de carreira, das 71 lutas que participou venceu 64 sendo 43 pela via rápida e destes combates perdeu 6. Em uma lista da ESPN dos 50 melhores lutadores de todos os tempos ele está em 43º na frente de nomes como Roy Jones Jr. Mike Tyson e Carlos Monzon.

Outro feito foi ter conquistado seis vezes um cinturão mundial: tri-campeão dos super-galos pela WBO, campeão dos penas pela WBC, campeão super-pena pela WBC e campeão leve-júnior pela IBF. Agora tem como desafio o prospecto britânico Amir Khan (19-1, 15 KO’s).

Khan, inglês de ascendência paquistanesa de um clã de reis guerreiros, é tido em sua pátria como um futuro campeão mundial, porém sua meteórica carreira foi momentaneamente interrompida pelo invicto colombiano Breidis Prescott em setembro do ano passado ao superá-lo com um nocaute no primeiro assalto, desde então Khan abandonou seu treinador Jorge Rubio e atua juntamente com Freddie Roach – também instrutor de Manny Pacquiao, este derrotou Barrera três vezes –.

Além do PacMan outros que derrotaram o mexicano foram Juan Manuel Márquez, Erik Morales, Junior Jones, o último o bateu duas vezes seguidas. Entre os derrotados estão Rocky Juarez (2 vezes), Erik Moralez - com quem saiu por cima em uma melhor de três – além de muitos outros nomes de seu país, famoso por ter uma forte concorrência local.

Após a derrota para Prescott, Khan retornou em dezembro do ano passado e venceu por nocaute técnico Oisin Fagan em peleja válida pelo cinturão Internacional dos pesos leves da World Boxing Association, até então vago.

Para a BBC Khan revelou que é fã de Barrera, mas no ringue não o verá da mesma forma e acredita que seu estilo é ótimo para o seu sucesso. Khan mede 1,78m e é 10 cm mais alto que o rival, naturalmente é uma categoria acima também, além de ser 12 anos mais novo – hoje tem 22 anos, entretanto, Barrera tem infinita experiência se comparada sua carreira com a do medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004.

Barrera é conhecido pelo público inglês por ter derrotado Prince Naseem Hamed pela primeira vez em combate realizado no ano de 2001. Khan espera ter conselhos do compatriota. A luta será em 14 de março na Inglaterra, mas ainda não foi confirmada a arena. Antes desse embate, Barrera tem como obstáculo o pugilista dominicano naturalizado estadunidense John Nolasco (17-4-4, 8 KO’s) no dia 31 de janeiro em Guadalajara no México.

Melhores Momentos Marco Antonio Barrera



Melhores Momentos Amir Khan

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Cadetes se preparam para entrar em ação

Boxeadores brasileiros participarão do Campeonato Pan-Americano de Cadetes a ser realizado em Quito no Equador entre 14 a 19 de abril. Os atletas devem idade entre 15 e 16 anos, ou seja, nascidos entre 1993 e 1994.

O Pan-Americano serve de avaliação para a Comissão Técnica da Confederação Brasileira de Boxe para definir como será a participação nacional no mundial que será realizado na Armênia, entre 21 e 31 de maio.

Abertas Inscrições para Bolsa Atleta

O Ministério do Esporte informa que os atletas aptos a receber a Bolsa-Atleta já podem fazer as inscrições no programa.

O benefício objetiva garantir uma verba mensal para que os atletas aptos possam custear os treinamentos e participações em competições nacionais e internacionais.

Para saber quem tem condições de pleitear o benefício, as regras e a ficha de inscrição clique em:
http://portal.esporte.gov.br/ascom/noticia_detalhe.jsp?idnoticia=5371

Fonte: CBBoxe

domingo, 11 de janeiro de 2009

Balszay conquista cinturão dos super-médios da WBO


Karoly Balszay / Divulgação

Em decisão unânime húngaro leva coroa pra casa

Na cidade de Magdeburg na Alemanha o russo Denis Inkin (34-1, 24 KO’s) perdeu em sua primeira defesa o cinturão dos super-médios da World Boxing Organization para o húngaro Karoly Balszay (20-0, 14 KO’s) por decisão unânime.

Além do boldrié foi-se também a invencibilidade do ex-campeão, as papeletas apontaram 115-113, 116-112, 116-112 à favor do recém coroado pugilista de 29 anos que foi mais agressivo na noite de ontem e teve em seu gancho de esquerda no décimo assalto o ápice de sua apresentação sobre o russo de 31 anos.

“Eu o achei um cara bem durão, mas nossa (sua equipe) preparação foi perfeita”, atestou Balszay após o combate. Inkin tinha conquistado o cinturão ao bater o colombiano Fulgencio Zuniga (22-3-1, 19 KO’s) quando o título estava vago em outubro do ano passado. A coroa tinha pertencido ao ilustre “Orgulho do País de Gales” Joe Calzaghe (46-0, 32 KO’s) que a defendeu por onze anos.

Conterrâneo permanece invencível


Zsolt Erdei / Boxing.de Divulgação

Na preliminar Zsolt Erdei, conterrâneo de Balszay, venceu também por decisão unânime o russo Yuri Barashian. Erdei, 34, campeão invencível dos meio pesados da WBO segue para 30 vitórias enquanto Barashian fica com 5 derrotas e 25 vitórias, o russo não conseguiu alcançar o peso limite, portanto, o combate não valeu o cinturão.

Como amador Karoly Balszay representou seu país nas Olimpíadas de Atenas em 2004 como peso médio (até 75kg) e na carreira sua maior conquista foi a medalha de prata no Campeonato Europeu Amador de Boxe em 2002.

domingo, 4 de janeiro de 2009

Lutador da Namíbia conquista cinturão

Paulus Moses da Namíbia conquista cinturão dos leves WBA


Moses - AFP

Paulus Moses (24-0, 17 KO’s), da Namíbia conquistou neste sábado no Japão a coroa dos pesos leves pela World Boxing Association ao superar o nipônico Yusuke Kobori (23-3-1, 12 KO’s) por decisão unânime conforme as papeletas apontaram ao seu favor, 115-113 duas vezes e 119-109.

Conhecido pelo mesmo apelido de Ricky Hatton e do lendário Tommy Hearns, o Hitman (“Matador de Aluguel”, em tradução livre) africano explica a tática para o triunfo: “eu apliquei um jab por round. Isso foi fundamental na vitória”.


Moses x Kobori - AFP

Kobori aceita a derrota: “ele foi mais forte do que eu e não permitiu que minha luta ficasse na melhor distância. Moses me estudou muito bem”. No ano passado o japonês conquistou o título ao ser superado por Jose Alfaro (21-4, 19 KO’s) da Nicarágua por nocaute técnico no terceiro round.

Fora dos ringues Moses atua como policial em seu país e afirma que manterá a carreira como agente da lei. “Vou continuar, porque adoro meu trabalho. Estou muito feliz de ser o primeiro campeão mundial deste ano novo”. Agora o policial pugilista é o segundo de seu país com um cedro mundial, entre 1998 e 2002 Harry Simon foi campeão dos médio-ligeiros pela World Boxing Organization.

A conquista do cinturão da WBA foi justamente pelo mesmo que Popó fez sua última luta tentando unificar com o seu da WBO em 2007, porém acabou perdendo para Juan Diaz e se aposentou.



Alfaro (esq) x Kobori

Nishioka mantém cinturão dos super-galos

Em Yokohama, Japão no sábado Toshiaki Nishioka (33-4-3, 20 KO’s) nocauteou o mexicano Genaro Garcia (36-7, 20 KO’s) para manter seu cinturão dos super-galos da World Boxing Council em sua primeira defesa.


Toshiaki Nishioka

Nishioka faturou a versão interina quando derrotou o tailandês Napapol Kiatisakchokchai (46-3-1, 39 KO’s) em setembro, mas ficou com a versão regular quando Israel Vazquez (43-4, 31 KO’s) teve de abdicar a coroa para se recuperar de uma cirurgia no olho e não apresentou previsão de retorno.

Com sua afiada esquerda o japonês de 32 anos venceu sem perigo o oponente um ano mais novo que sofreu uma seqüência de golpes no round final. “Eu realmente queria derrotá-lo”, declarou o vencedor. “Meu boxe precisa crescer muito, mas estou feliz que o superei”.

Garcia não lutava desde dezembro de 2007 quando venceu o compatriota Miguel Roman (25-4, 17 KO’s) e em suas últimas apresentações foi superado por Luis Alberto Perez (25-3, 16 KO’s) e o campeão dos galos pela WBC Hozumi Hasegawa (25-2, 9 KO’s).

De La Hoya pode enfrentar Julio Cesar Chavez Jr.


Oscar de La Hoya

Conforme o site fightnews.com o pugilista Oscar De La Hoya (39-6, 30 KO’s) pode encontrar nos ringues o filho de um antigo oponente seu Julio César Chaves (107-6-2, 86 KO’s), ídolo mundial do pugilismo nos anos 90, derrotado em duas oportunidades pelo Golden Boy quando sua carreira já estava entrando em declínio. O combate contra Julio Cesar Chavez Jr. (38-0-1, 29 KO’s) poder ser uma maneira para apagar a imagem do empresário-lutador apanhando de Manny Pacquiao (48-3-2, 36 KO’s).



Julio Cesar Chavez Sr. & Julio Cesar Chavez Jr.

O estádio Azteca com capacidade para aproximadamente 100 mil torcedores está sendo cogitado para o embate, portanto, JC Jr. lutará em casa e receberá o apóio dos locais já que não gostam muito de De La Hoya por este ter batido o seu pai, homem que é um dos maiores representantes do boxe mexicano.

Floyd Mayweather Sr. possível treinador de De La Hoya, também pai de Floyd Mayweather Jr um dos homens que já derrotou o Golden Boy, acredita na vitória de seu atleta com facilidade e vê nessa luta uma oportunidade dele se redimir com os fãs. A data provável do evento é em maio de 2009.

Julio César Chavez Sr. & Oscar de La Hoya 1996 – Compacto



Pavlik volta aos ringues em fevereiro


Kelly Pavlik

O mexicano Marco Antonio “Veneno” Rubio (43-4-1, 37 KO’s) o desafiou Kelly Pavlik (34-1, 30 KO’s) campeão dos médios pela WBC e WBO e ambos sobem no ringue em 21 de fevereiro na cidade do americano Youngstown no estado de Ohio, a arena será o Chevrolet Centre com capacidade para 7 mil pessoas.

Rubio é o adversário obrigatório pela World Boxing Council e está como 3º do ranking da WBO e vem de uma seqüência de 9 vitórias desde 2006. Em uma das surpresas do ano Kelly Pavlik (34-1, 30 KO’s) aumentou de peso e acabou recebendo uma aula de boxe do veterano Bernard Hopkins (49-5-1, 32 KO’s) além de perder a invencibilidade.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Solis enfrenta Meza-Clay em eliminatória da IBF

Os pesos-penas vão definir em janeiro quem será o desafiante ao cinturão.


Monty Meza-Clay / Darrell Sapp - Post Gazette

Os penas Monty Meza-Clay (28-1, 19 KO’s) e Jorge Solis (36-1, 26 KO’s) vão colidir em 31 de janeiro em Guadalajara no México para determinar o desafiante pelo cinturão da International Boxing Federation.

A notícia foi confirmada pelos empresários de Meza-Clay na quinta-feira, o pugilista está ranqueado em 2º pela World Boxing Organization, 5º pela IBF e 11º na World Boxing Association e em sua última peleja bateu Omar Lizarraga (16-6-1, 12 KO’s) no primeiro assalto. A única derrota do estadunidense Meza-Clay foi para Edner Cherry (24-6-2, 12 KO’s).


Jorge Solis / Divulgação

Jorge Solis vai lutar em casa, tem 29 anos e é apenas dois anos mais velho que o oponente, vem de uma vitória por nocaute técnico no 4º assalto sobre Jorge Samudio (17-4-1, 7 KO’s) do Panamá em luta eliminatória pelo cinturão de super-penas da WBA. Em 2007 sofreu sua primeira e até então única derrota ao ser nocauteado no 8º assalto pelo filipino e rei do ‘pound-for-pound’ Manny Pacquiao (48-3-2, 36 KO’s) em disputa valendo o cedro Internacional dos Super-Penas do World Boxing Council. O mexicano aparece em 4º pelo ranking da IBF e 12º na WBA.

A coroa de Sertão


Sertão / Divulgação


O cinturão dos penas da IBF já foi do brasileiro Valdemir Pereira (24-1, 15 KO’s), o “Sertão”, conquistado após bater o tailandês Fahprakorb Rakkiatgym (51-4, 34 KO’s) em Connecticut nos E.U.A em 20 de janeiro de 2006 por decisão unânime após 12 rounds. Sertão até sofreu uma penalidade no 10 º giro por golpes baixos, mas mesmo assim mostrou sua superioridade e arrebatou a coroa que no momento estava sem dono. De acordo com o BoxRec este seria o último embate do tailandês.

A alegria do pugilista nordestino duraria pouco quando este encarou Eric “Super Mouse” Aiken em 13 de maio do mesmo ano e acabou perdendo por desclassificação na 8ª etapa. O desafiante também encaixou golpes baixos, porém o árbitro alegou não ter os vistos considerando que Sertão havia encaixado uma série de golpes baixos durante a luta.

Atualmente Sertão não luta mais e sofre com problemas causados pela hepatite tipo C o que lhe afastou dos ringues, o ex-atleta atua como zelador de um ginásio em sua cidade natal Cruz das Almas na Bahia. As relações entre o pugilista e seu empresário Servílio de Oliveira foram cortadas.