segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Pausa

Infelizmente por causa do Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie não poderei postar com muita frequência.

Peço desculpas para os que acompanham o blog e sugiro que busquem informações em outros sites, como os dos links ao lado.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

No momento certo


Joe Calzaghe se aposenta invicto

Poucos homens podem afirmar que não conheceram a derrota num ringue de boxe, nem mesmo Muhammad Ali, o Maior de Todos pode se gabar desse feito. Porém Joe Calzaghe do Reino Unido agora faz parte de um grupo seleto que deixa um currículo impecável nos anais do boxe.

“Foi uma decisão difícil, mas eu conquistei tudo que queria no pugilismo. Eu fui campeão mundial por 11 anos. Eu não tenho mais metas para buscar, portanto, eu penduro as luvas” revelou Calzaghe, 36, para a BBC.

A decisão foi influenciada por sua mãe e seus filhos e após 25 anos veio o anuncio da aposentadoria. 32 nocautes em 46 vitórias além do domínio sobre a divisão dos médios desde 1997 quando superou por pontos Chris Eubank, depois vieram 21 defesas de cinturão.


Calzaghe (esq) x Hopkins - Getty Images

Jeff Lacy, Sakio Bika, Peter Manfredo Jr. e Mikkel Kessler foram alguns dos que tentaram interromper sua hegemonia e como tantos outros falharam, após 11 anos a categoria não tinha mais adversários e o campeão já era um dos melhores lutadores independente de peso.

Subir de divisão e encarar novos desafios foi a escolha tomada, então ano passado derrotou duas lendas estadunidenses, Bernard Hopkins e Roy Jones Jr. O primeiro perdeu por decisão dividida na pontuação e ainda se coloca bem no tablado, mas perdeu a chance de ser o campeão da The Ring dos super-médios para Joe, já o segundo que foi considerado o melhor da década de 90 pela The Ring teve sua morte como pugilista no encontro com o “Orgulho de Gales”.


Jones Jr. x Calzaghe - Getty Images

Com a ajuda do promotor Frank Warren, Calzaghe conseguiu o merecido reconhecimento internacional principalmente da mídia estadunidense. “Você nunca pode dizer ‘nunca’ neste esporte, mas eu não me vejo lutando novamente”.

Joe Calzaghe Greatest Hits por HBO Boxing:



Joe Calzaghe x Roy Jones Jr. Greatest Hits por HBO

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Apesar de susto Barrera enfrenta Khan


14 de março lenda do México encara promessa inglesa.

Marco Antonio Barreira (65-6, 43 KO’s) saiu vitorioso de sua luta no sábado no México contra o azarão cubano Freudis Rojas (1-8-1, 1 KO’s) quando este deu-lhe uma cabeçada abrindo-lhe um corte no olho esquerdo no terceiro round o que rendeu um desclassificação.

O ferimento colocou em dúvida a possibilidade da lenda mexicana campeão em três categorias diferentes no passado de enfrentar o prospecto britânico Amir Khan (19-1, 15 KO’s) no dia 14 de março.

Os empresários Don King e Frank Warren, representantes de Barrera e Khan respectivamente, estão aliviados que a luta irá acontecer e cerca de 15 mil ingressos já foram vendidos para o que pode ser uma grande apresentação de Barrera ou a prova de fogo do medalhista de prata nas Olimpíadas de 2004 que vem se preparando com Freddie Roach, considerado um dos melhores técnicos da atualidade e esteve no córner de Manny Pacquiao contra Oscar De La Hoya ano passado.

Foto: Marco Antonio Barrera - Divulgação

Marco Antonio Barrera: Greatest Hits (HBO)

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Eliminatória pelo cinturão dos galos da IBF tem Mabuza e Perez

Press Release

Os galos Yonnhy Perez e Silence Mabuza entraram em acordo para definir quem será o desafiante ao cinturão da categoria da International Boxing Federation em uma luta no dia 18 de abril de 2009 na capital sul-africana, Joanesburgo com a finalidade de enfrentar o atual campeão Joseph Agbeko. Co-promovida por Thompson Boxing Promotions e Gary Shaw Productions.


Yonnhy Perez - Gary Shaw Productions

Perez (18-0, 13 KO’S) da Colômbia aponta: “eu estava apenas esperando pelos meus promotores apresentarem uma decisão de quando seria minha próxima luta para que eu possa fazer aquilo que treino. Eu mantenho a forma entre os combates, portanto eu apenas preciso ajustar meu estilo para superar o adversário”. O pugilista hoje reside em Santa Fe Springs, nos Estados Unidos da América.


Silence Mabuza - Gallo Images

Nativo da África do Sul, Silence Mabuza (22-1, 18 KO’s), conhecido como “African Spice” (Tempero Africano, em tradução livre) se tornou campeão dos galos pela IBO em seu último embate contra o argentino David Darmien Marchiano.

“Este será o teste mais duro na jovem carreira de Yonnhy. Eu conheço Silence Mabuza muito bem e ele é um guerreiro de grandes qualidades. Entretanto, eu não vejo problemas para Perez em lutar na casa do oponente e acredito que retornará vitorioso aos E.U.A”, afirma o confiante promotor Gary Shaw.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Combates do fim de semana

Olho de Tigre é campeão brasileiro

Na apresentação principal do evento Boxe Brasil XVII em Vila Velha no Espírito Santo, Luciano Silva (16-1, 7 KO’s), mais conhecido como “Olho de Tigre” por sua tenacidade derrotou Evandro Cavalheiro (4-1, 3 KO’s), o “Japa” de Santa Catarina e capturou o cinturão dos super-leves da Confederação Brasileira de Boxe. A vitória se deu por nocaute no 2° giro.

Urango reconquista coroa

Juan Urango (21-1-1, 16 KO’s) conterrâneo dos boleiros Walderrama e Iguita, obteve pela segunda vez o mundial dos super-leves da International Federation of Boxing ao superar por pontos o camaronês naturalizado no Canadá Herman Ngoudjo (17-3, 9 KO’s).

O colombiano mandou a lona o oponente três vezes e mostrou sua dominação que lhe rendeu decisão unânime com as papeletas acusando 120-106, 118-108 e 116-110.

Marco Antonio Barrera vence, mas pode não enfrentar Khan

A lenda mexicana Marco Antonio Barrera (65-6, 43 KO’s) venceu o cubano Freudis Rojas (1-8-1, 1 KO’s) quando este foi desclassificado por desferir uma cabeçada abrindo um corte no olho esquerdo do rival na 3ª etapa.

O ferimento pode desfalcar o veterano do combate contra o britânico em ascensão Amir Khan em 14 do próximo mês. Rojas substituiu John Nolasco no combate.

Tommy Morrison vence com facilidade

Tommy Morrison, conhecido por seu papel como Tommy “Gunn” no filme Rocky V e ex-campeão mundial dos pesados nocauteou no primeiro assalto Corey Williams (7-10-2, 4 KO’s).

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Morre Ingemar Johansson

O Martelo de Thor faleceu por pneumonia.


Ingemar Johansson - AP Photo


“Os dois primeiros assaltos foram de excessiva cautela e estudo um do outro, chegando a provocar vaias da assistência. No terceiro, o campeão abaixou-se para escapar de uma esquerda, mas foi alcançado por outra e mais um gancho e uma direita no queixo, que o mandaram a lona. Atordoado, levantou-se na contagem de nove. Johansson atirou-lhe terrível direita na cabeça, que o prostou até a contagem de nove. Patterson foi derrubado novamente e consegue levantar-se na contagem de seis; do seu nariz fluía sangue. A quarta queda aconteceu e o campeão levantou-se na contagem de seis. Levanta-se e é novamente derrubado. Outra direita envia Patterson para o chão pela sexta vez. Levantou-se para ser abatido pela sétima. Foi quando o juiz Ruby Goldstein considerou a pancadaria suficiente e suspendeu a peleja”.


Johansson manda Patterson a lona na 1° luta - AP Photo


O trecho acima escrito por Juvenal Queiroz no livro O Mundo do Boxe (1989) descreve o primeiro embate entre o então detentor da coroa dos pesados Floyd Patterson dos Estados Unidos e o desafiante sueco Ingemar Johansson em 26 de junho de 1959 na capital do mundo, Nova York. Além de lutar o europeu era cantor, ator e negociante de grande habilidade o que lhe rendeu uma fortuna fora dos ringues. Dia 30 morreu vítima de pneumonia.

A Associated Press, o elegeu esportista do ano quando triunfou na categoria máxima da nobre arte. “O Martelo de Thor” como ficou conhecido por sua origem nórdica e em referência ao seu soco de direita que o coloca entre os 100 mais potentes murros da Ring Magazine pesava 100 kg divididos em 1,83m. Suas mãos demoliram 17 dos seus adversários e somando essas apresentações com suas outras vitórias teve um total de 26 saldos positivos. Suas únicas duas derrotas foram por nocaute e para o mesmo rival. O sueco foi o 4° campeão a chegar a coroa invencível, os outros foram John Sullivan, Jim Jeffries e Rocky Marciano.

No passado foi medalhista de prata nas olimpíadas de Helsinque na Finlândia (1952), não conseguiu o ouro por falta de competitividade na final contra o estadunidense Ed Sanders. No profissionalismo bateu o italiano de Bolonha Franco Cavichi em 1956 pelo título europeu dos pesados e defendeu seu reinado contra o futuro cavalheiro da rainha britânica Henry Cooper com um nocaute técnico no 5° assalto e contra Joe Erskine, conterrâneo do anterior, com a interrupção por nocaute técnico no 13° giro.

As portas foram abertas para o cinturão com mais um nocaute desta vez sobre o desafiante no topo do ranking Eddie Machen em setembro de 58. Nesse período Johansson mostrou seu lado playboy em Nova York, não se exercitva de maneira tão pesada quanto os seus colegas de ofício e gozava a vida noturna com sua atraente “secretária”. Na bolsa de apostas era 5-1 contra ele.

O Martelo de Thor concedeu uma revanche para Patterson em junho de 1960 e nela foi para a lona após o desafiante saltar contra ele e desferir um gancho que o rendeu o título de primeiro bi-campeão dos pesados no esporte. Tendo o queixo como alvo, o corpo encontrou o solo já inerte os olhos vazios mirando as luzes, o pé esquerdo tremendo e sangue escorrendo de sua boca. O árbitro iniciou a contagem e depois Patterson, um dos homens mais benevolentes a subir num ringue, ergueu o seu parceiro de show e o conduziu até seu córner, o prometendo o mesmo favor que recebera, uma revanche. O gesto fraternal lhe rendeu o apelido de “Gentil Assassino”.
Johansson em preparação para essa luta aceitou um jovem de 18 anos para ser seu sparring e em uma sessão de treino, o garoto o fez parecer um bobo com sua esquiva felina. O garoto atendia pelo nome de Cassius Clay.


Johansson (dir) se prepara para encarar Patterson pela 1ª vez - AP Photo


O terceiro combate com Patterson foi em Miami no dia 13 de março de 1961 e mais uma vez um nocaute, só que desta vez no 6° round. O sueco durou um mais do que no embate anterior. O europeu não estava em sua melhor forma, apresentou fadiga e foi vítima novamente de um gancho de esquerda. Porém antes conseguiu dois knockdowns.

A aposentadoria veio em 1963, somando 11 anos de trabalho e com 4 vitórias depois da última chance pelo cinturão mundial. Ainda manteve-se envolvido com o esporte e virou um promotor em seu país colocando o ex-campeão Sonny Liston em um de seus eventos. Há 7 anos atrás foi incluso no Hall da Fama Internacional do Boxe.

Johannson e Patterson eram tão rivais que se viam como semelhantes e não poderiam ser inimigos como tantos outros pugilistas. Em tempos de paz ficaram amigos e se visitavam todos os anos. Além dos nocautes a dupla tinha mais uma coisa em comum. O mal de Alzheimer que em decorrência suas complicações de saúde os levaram; Patterson por câncer de próstata em 11 de maio 2006 e Johansson por pneumonia no dia 30 de janeiro de 2009 aos 76 anos.

Johansson casou e divorciou duas vezes e deixa 6 filhos. Detalhes sobre o funeral não foram anunciados. Nasceu na cidade de Gotemburgo e tem sua última morada em Onsala, também na Suécia.


Ingo em 2000 - AP Photo


Ingemar Johansson x Eddie Machen - Gotemburgo, Suécia, 14 de setembro de 1958



Floyd Patterson x Ingemar Johansson (campeão) II - NY, Nova York, 20 de junho de 1960 - Luta do Ano pela The Ring Magazine



Ingemar Johansson x Floyd Patterson (campeão) III - Miami, Flórida, 13 de março de 1961