sábado, 25 de abril de 2009

Dia Roberto Durán

Roberto Duran


WBC homenageia lendário pugilista

119 lutas, 103 vitórias, sendo 70 por nocaute, 16 derrotas, campeão dos leves da Ring Magazine e também pelas entidades WBA e WBC, meio-médio pela WBC, médio ligeiro WBA e WBC, membro do Hall da Fama Internacional do Boxe e do Hall da Fama Mundial do Boxe. Com Thomas Hearns, Marvin Hagler e Sugar Ray Leonard protagonizou uma das melhores épocas do pugilismo mundial na década de 80 do ano passado. E todos esses feitos realizados em 33 anos de carreira iniciada em 1968 e finalizada quando tinha 50 anos. Com esse currículo Roberto Duran ganha um dia próprio no calendário da World Boxing Council, 25 de abril.

Roberto Duran e Sugar Ray Leonard

“O Dia de Roberto Durán” é uma homenagem ao “Mano de Piedra”, maior nome saído do Panamá e um dos maiores do mundo em todos os tempos. Para José Sulaimán presidente da WBC, além de reunir as qualidades citadas acima o legendário pugilista é um orgulho para todos os latino-americanos do mundo e também “um dos mais bravos, valentes e destruidores”.

Grandes Momentos de Duran

terça-feira, 21 de abril de 2009

Duda Yankovich x Holly Holm


Foto: Duda treina com Miguel de Oliveira / Divulgação

A Camaleoa do boxe busca mais um cinturão no país do Tio Sam

Duda Yankovich (11-0-0, 5 KO's) campeã dos super-leves pela WIBA quer mais um título para acrescentar em seu cartel. A oponente da vez é Holly Holm (23-1-3, 6 KO’s) detentora da versão leve do cinturão da mesma entidade que a sérvia naturalizada brasileira mantém desde 2006. O combate será na cidade do Novo México, Estados Unidos no dia 5 de junho de 2009.

“É uma volta por cima de tudo que a imprensa vem falando sobre sua habilidade e carreira de Duda. A Holm a procurou e a desafiou à seu cinturão”, afirma o empresário da boxeadora Rubinho Gama. A Camaleoa, um de seus apelidos, mantém a rotina de correr 10km e fazer sessões de sparring diariamente. Para surpreender a adversária arrumou um rapaz de 16 anos canhoto para os treinos, a mesma postura da estadunidense que é considerada muito perigosa no meio. Além dele mantém outros sparrings profissionais de ambos sexos.

Duda é questionada por cronistas esportivos e uma parcela dos fãs, entre suas vitórias as mais importantes são duas sobre a “Leoparda” colombiana Darys Pardo (20-6-3, 16 KO’s) e outra sobre a “Tigresa” Liliana Palmera (17-6-2, 12 KO’s) também conterrânea dos boleiros Walderrama e Higuita.


Foto: Holly Holm / Divulgação

Conforme o BoxRec Holly Holm está no profissionalismo desde 2002 e já superou potências do boxe mundial como as estadunidenses Mia St. John (45-10-2, 18 KO’s), Mary Jo Sanders (25-1-1, 8 KO’s), Christy Martin (47-5-3, 31 KO’s) e recentemente a francesa Myriam Lamare (16-3-0, 9 KO’s). Uma de suas características é ser completa, o que torna difícil achar um ponto fraco em seu jogo.

O retrospecto de brasileiros no exterior piora a cada round e agora Duda tem a chance de melhorar esse quadro, por outro lado se perder os críticos poderão comprovar suas teorias. Para atestar definitivamente seu talento Duda se prepara com o seu técnico, o ex-campeão Mundial Miguel de Oliveira. É o maior desafio de sua carreira.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

O Foreman do Paraná


George Foreman inspira mais um lutador

A pobreza leva um rapaz negro aos ringues de pugilismo, uma história que se repete em muitos locais do mundo, principalmente no Brasil, um país em desenvolvimento. O lutador desta história adota o sobrenome de um ídolo do esporte, assim como ele existem muitos “Tysons”, “Alis” e “Holyfields” nos tablados. O fator inusitado é que esse cruzador está em Curitiba e não dos pólos da nobre arte como Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Seu nome: Edson César Antônio, mas podem chamá-lo de Edson Foreman (36-6-1, 28 KO’s).

Natural de Sorocaba mudou para a cidade de Colombo na região metropolitana de Curitiba aos dez anos O pai empreiteiro e a mãe zeladora o deixaram calçar as sapatilhas e as luvas para se livrar do excesso de peso, futuramente teria na troca de golpes uma carreira assim como seu ídolo Mike Tyson e mesmo assim como tantos brasileiros se divide em outros empregos como vendedor de algodão doce e segurança.

O ídolo maior pode ser o Homem de Ferro do pugilismo, mas a semelhança física o fez ser apelidado com o sobrenome de outro herói seu, o também pegador George Foreman. Diferente dos dois estadunidenses, o cruzador (até 90,7kg) brasileiro é mais conhecido por sua técnica no ringue que o faz ter boas vitórias por decisão unânime dada a sua habilidade de encaixar bem os golpes. O condicionamento físico é um fator importante que o mantém ativo até os rounds finais de suas batalhas.

Treinado por Rubens San Perrucham entrou no profissionalismo em 2000 e é atual campeão paranaense e nacional pela Federação Nacional de Boxe Profissional além de ser detentor do cinturão Mundo Hispano pela World Boxing Council.

Um ponto negativo em sua carreira é o retrospecto contra lutadores internacionais, mas deve ser levado em conta que muitos dos lutadores brasileiros quando estão fora de casa não são tratados com imparcialidade pelos árbitros e passam a não depender apenas de suas habilidades.

Foreman tem potencial para conquistas importantes no cenário sul-americano ainda mais com o título do Mundo Hispano, o qual ele pode usar como ponte para capturar cinturões mais importantes nas Américas.

Dentro da categoria dos cruzadores seria interessante para o fã brasileiro o assistir contra os paulistas Laudelino Barros, o “Lino” (29-2-0, 27 KO’s) e Pedro Otas (18-0-0, 16 KO’s), o primeiro é campeão paulista da categoria e o segundo campeão brasileiro pela Confederação Nacional de Boxe. Um encontro com qualquer um desses dois com bolsas honestas e um local adequado traria o fã do esporte um espetáculo como aqueles na época da família Zumbano-Jofre no Ginásio do Ibirapuera.

Foto: Edson Foreman / Divulgação

Edson Foreman na TV Globo

sábado, 18 de abril de 2009

Gamboa fatura título WBA


Gamboa - Jogos Olímpicos Atenas 2004 / Foto: AP

Da ilha dos irmãos Castro para o mundo

Na noite de ontem em Primm, Nevada, Yuriorkis Gamboa (15-0, 13 KO’s) conquistou sua primeira coroa mundial ao superar Jose Rojas (25-7-1, 17 KO’s). O lutador cubano que agora reside em Miami venceu ao impor uma seqüência que fez o árbitro interromper o combate com 1 minuto e 31 segundos do 10° assalto.

“O Ciclone de Guantánamo” como é conhecido aprimorou suas habilidades defensivas, porém agora com a coroa dos penas pela World Boxing Association versão interina vai ter que mostrar mais trabalho do que o necessário para bater o venezuelano.

Rojas sofreu um knockdown no 5° assalto, mas será mais interessante ver como o refugiado de Cuba e medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de 2004 se sairá contra o “Dragão” Chris John (42-0-2, 22 KO’s) que apesar de manter seu título regular dos penas da WBA vem de um empate contra Rocky Juarez obtido em fevereiro desse ano. John e Juarez sobem no ringue para o tira-teima em junho para definir quem de fato é o boxeador superior.

John é o primeiro do ranking de penas dos jornalistas da ESPN e já bateu nomes como Hiroyuki Enoki, apontado como 10° dessa classificação e também Jose Rojas. O valor de Gamboa no cenário mundial vai ser visto quando ele bater nomes como John, Enoki e Rocky Juarez, terceiro pela ESPN.

Nocautes de Gamboa



Rosilete vence argentina em defesa de título

Campeã pela World Boxing Comission lutadora sobe no ringue de sua cidade e vence por decisão unânime

Foto: Rosilete dos Santos / Franklin Freitas

Em disputa no ginásio Ney Braga em São José dos Pinhais, Paraná, a local Rosilete Santos (14-4-0, 9 KO’s) bateu por decisão unânime dos árbitros a argentina Silvia Raquel Gervasi (6-10-1, 3 KO’s). em defesa de seu cinturão dos galos pela World Boxing Comission peso galo.

O título pode não ser tão respeitado quanto o das quatro entidades principais – WBA, WBC, IBF e WBO -, mas recupera o cartel da brasileira que sofreu uma derrota para a também argentina Carolina Marcela Gutierrez Gaiter (14-1-0, 11 KO’s)quando tentou buscar a versão interina dos moscas da World Boxing Association.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Oscar De La Hoya aposenta


Foto: AFP

O Golden Boy Oscar De La Hoya anunciou hoje sua aposentadoria dos ringues aos 36 anos de idade e 16 no profissionalismo, onde deixa um cartel de 39 vitórias, sendo 30 nocautes, 6 derrotas e nenhum empate. Em seu currículo figuram conquistas sobre Julio Cesar Chavez, Pernell Whitaker, Hector “Macho” Camacho e Arturo Gatti. Como amador foi medalha de ouro entre os leves nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992.

“Cheguei à conclusão de que minha carreira nos ringues chegou ao fim”, disse um emocionado De La Hoya na coletiva de imprensa em Los Angeles, Califórnia nos E.U.A. Sua carreira já mostrava sinais de decadência desde 2004 quando derrotou o alemão Felix Sturm em resultado controverso. Na sua última apresentação a performance foi uma sombra perto dos seus tempos áureos e lhe rendeu uma derrota para Manny Pacquiao em dezembro do ano passado.

Entre seus títulos estão: campeão dos super-penas da WBO, campeão dos leves WBO, campeão dos leves IBF, super-leve WBC, 2 vezes meio-médio WBC, médio-ligeiro pelas organizações WBC, WBA, WBO e WBC, além de ser eleito lutador do ano de 1995 pela revista The Ring.

Oscar De La Hoya se retira dos ringues, podia ter feito isso anos antes para deixar na memória dos fãs o seu ápice com belas apresentações, mas mesmo assim quando falarem da história do pugilismo nos últimos 20 anos o seu nome será constantemente citado.

Oscar De La Hoya's Greatest Moments por HBO

domingo, 12 de abril de 2009

Garrido ganha série na TV Cultura

Ficção misturada com realidade traz trama envolvendo boxeadores

A figura de Nilson Garrido é constante na mídia, já participou de matérias jornalísticas, videoclipes e até tem música em sua homenagem. A sua última incursão é O Louco dos Viadutos (2009), uma série que mistura atores profissionais e freqüentadores de seu projeto Garrido-Boxe para reintegração de excluídos sociais. A atração conta com direção da cineasta Eliana Caffé será exibida pela TV Cultura.

A diretora conviveu durante um ano e meio nos viadutos da Alcântara Machado e Avanhandava na capital paulista onde estão duas unidades do projeto e assim como a improvisação de equipamentos de academia e outros utensílios são a máxima nos locais o mesmo é visto no resultado final do produto. Esse aspecto também pode ser visto no esquema de enquadramento das câmeras e fotografia que conforme o site da emissora busca “novas formas de dramaturgia”.

No elenco além de Nilson Garrido, seu filho Fábio, Jaílton, Jack Welson e outros nomes conhecidos no meio do pugilismo através do projeto também está o ator João Miguel do filme Estomâgo (2007).