sábado, 9 de maio de 2009

Um panorama do boxe britânico

A responsabilidade nos ombros de David Haye



A aposentadoria do invicto Joe Calzaghe (46-0, 32 KO’s) em 2008 e a derrota de Ricky Hatton (45-2-0, 32 KO’s) para Manny Pacquiao (49-3-2, 37 KO’s) colocam a responsabilidade de elevar a imagem da Inglaterra nos ringues em David Haye (22-1-0) que deve enfrentar pelos cinturões dos pesados da IBF e WBO Wladimir Klitschko (52-3-0, 46 KO’s).

Depois do surgimento dos grandes campeões mundiais vindos dos E.U.A desde o século passado, a terra de Shakespeare não mostrou nomes que ecoaram por todo mundo até o surgimento de Lennox Lewis que mesmo assim não entusiasmava as platéias como o seu rival nova-iorquino Mike Tyson.

Durante o reinado dos estadunidenses, bons desafiantes britânicos apareceram no cenário como Henry Cooper na década de 60 e Frank Bruno nos anos 80, mas eles não conseguiram coroas mundiais. Agora Calzaghe repousa suas luvas e Hatton foi aconselhado por seu próprio treinador a fazer o mesmo.

David Haye luta num período onde a hegemonia não é mais de conterrâneos de Rocky Marciano, mas sim de lutadores do Leste Europeu, países latinos e asiáticos. Em um mundo tão fragmentado o público espera qual será a resposta do ex-cruzador inglês para cravar a bandeira de seu país na categoria máxima.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Ricky Hatton pode se aposentar

Foto: Pacquiao (dir.) golpeia Hatton - Agência EFE


Família e treinador aconselham britânico a pendurar as luvas

O nocaute no segundo round na madrugada de sábado pode ter custado para Ricky Hatton (45-2, 32 KO’s) não apenas a chance de bater o número 1 do mundo, Manny Pacquiao (49-3-2, 37 KO’s), mas também de seguir com uma carreira vitoriosa em cima dos ringues. Segundo o jornal de seu país The Guardian, o lutador de 30 anos pode anunciar sua aposentadoria.

A família do boxeador o aconselhou a terminar sua carreira. A noiva Jennifer Dooley teme que o mesmo sofra ferimentos mais graves em cima do tablado. Seu treinador Floyd Mayweather Sr. Também concorda com a idéia de parar e mostra seu ponto de vista: “eu sugiro que se aposente. Ele tentou conquistar o cinturão duas vezes e falhou. Perdeu para meu filho (Floyd Mayweather Jr.) e agora para um atleta que era de uma categoria abaixo da dele. Ou seja, é hora de deixar os ringues”.

O próprio Hatton ainda não definiu seus rumos, mas pede desculpas aos que o apoiaram por não ter vencido sua última disputa.

domingo, 3 de maio de 2009

Pac-Man confirma posto de n° 1

Filipino nocauteia Hatton

Segundo assalto e a assistência assiste a queda de Ricky Hatton (45-2, 32 KO’s) no segundo assalto após um potente golpe de esquerda do melhor do mundo Manny Pacquiao (49-3-2, 37 KO’s). O Hitman inglês foi praticamente sem defesa para a guarda do Pac-Man e perdeu uma das lutas mais esperadas do ano na madrugada de hoje no MGM Hotel em Las Vegas.

No começo ambos estavam nivelados, enquanto o britânico apresentou uma defesa melhor e golpes mais fortes, a velocidade, precisão e técnica estavam com Pacquiao. A luta não foi o duelo que muitos fãs esperavam, mas nela foi vista a dominância do filipino no cenário atual.

Dia 18 de julho Floyd Mayweather Jr. Volta aos ringues e pega Juan Manuel Marquez e caso vença o embate poderemos ver se ele ainda é o maior ou se a coroa agora está de fato na cabeça de Manny Pacquiao.

A volta de Mayweather

Em julho o retorno será contra Juan Manuel Marquez

Mayweather (esq.) encara Marquez - Divulgação

Com muita especulação da mídia e da comunidade do boxe, Floyd Mayweather Jr. (39-0, 25 KO’s) decidiu calçar suas luvas e sapatilhas novamente e no dia 18 de julho tem um encontro marcado com Juan Manuel Marquez (50-4-1, 37 KO’s) no ringue do MGM Grand em Las Vegas, E.U.A.

Marquez acredita que o embate definirá quem é o verdadeiro número 1 do mundo, tanto que o evento foi nomenado de “Number One” (Número Um). Mayweather afirma que voltou para ficar e que nunca deixou seu trono para Manny Pacquiao.

Os pugilistas se encaram no limite de 144 libras, aproximadamente 65,5 kgs, peso que favorece Mayweather. O estadunidense derrotou Ricky Hatton, Oscar De La Hoya, Carlos Manuel Baldomir, Zab Judah, Arturo Gatti e Angel Manfredy enquanto seu rival mexicano já bateu Joel Casamayor, Juan Diaz e Marco Antonio Barrera.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

O Boxe perde um de seus maiores médicos


Dr. Vicenzo Izzo recebe homenagem da CBBoxe

Falece Dr. Vicenzo Izzo médico dos ringues com 30 anos de carreira

Na quinta-feira 30 de abril faleceu Dr. Vicenzo Izzo, seu corpo foi cremado às 13 horas de hoje no Crematório de Vila Alpina em São Paulo. Por 30 anos dedicou sua vida aos gladiadores de luvas e a favor da Confederação Brasileira de Boxe.

Desde criança apaixonado pelo esporte de Joe Louis e Luisão chegou a praticar a modalidade na juventude, mas Dr. Vicenzo Izzo se formou pela Universidade Paulista de Medicina e decidiu seguir carreira nessa área. Para não se afastar do quadrilátero se tornou médico da CBBoxe durante a década de 1970 do século passado.

Em seu trabalho achou amigos entre os homens que tinha de tratar e um deles foi o principal peso-pesado brasileiro Adilson Rodrigues, mais conhecido como Maguila, o qual acompanhou desde amador até seu domínio no cenário Sul-Americano e o fim da carreira. Nas mais árduas derrotas do ídolo brasileiro como a derrota para Evander Holyfield que lhe impôs um nocaute no segundo assalto Izzo também esteve ao seu lado como um anjo da guarda.

Apesar de ser um esporte marginalizado por alguns médicos, Dr. Izzo o defendia com fortes argumentos afirmando que era um esporte humano onde os lutadores possuíam o mesmo peso, os braços protegiam os corpos e ainda contavam com o uso de luvas. O médico chegou a defender o uso de capacetes para profissionais.

Dr. Vicenzo Izzo deixa a marca de alguém que se dedicou a uma causa esperando nada em troca, apenas o prazer de ver a evolução do esporte.


Fotos: Dr. Vicenzo Izzo / Arquivo Pessoal - CBBoxe