domingo, 27 de setembro de 2009

Árbitro interrompe luta e Vitali Klitschko vence por nocaute técnico

Chris Arreola perde invencibilidade e chora no ringue.


Arreola (esq.) x Klitschko / AP Photo - Jae C. Hong




A expectativa para um combate entre o campeão dos peso-pesados do Conselho Mundial de Boxe Vitali Klitschko (38-2, 37 KO’s) e o invicto Chris Arreola (27-1, 24 KO’s) era de um nocaute dado o índice de adversários derrubados por ambos, porém, o árbitro optou por interromper um show equilibrado, limpo e violenta no intervalo entre o 10° e 11° assalto favorecendo o dono do título na madrugada de sábado no Staples Center em Los Angeles, Califórnia.

“Nightmare” (Pesadelo) Arreola conseguiu encurtar a distância durante o combate, apresentou uma boa defesa, não acusou os golpes recebidos e castigou a linha da cintura do oponente que regressava ao seu córner cada vez mais fadigado, o desafiante de 28 anos era uma década mais novo e mesmo “gordinho” apresentava melhor condicionamento físico, por outro lado, Klitschko, o “Dr. Ironfist” (Dr. Punho-de-Ferro) lutou com a esquerda baixa e a usava seus jabs para castigar o nariz do estadunidense, o que causou o sangramento que interrompeu a luta.

Arreola tinha a chance de recuperar a coroa dos pesados para os E.U.A e contava também com o apoio da torcida – boa parte formada por descendentes de mexicanos como ele -, porém com a decisão do mediador não perdeu apenas sua oportunidade de ouro, mas teve seu ego ferido ao ver a primeira derrota de seu cartel e chorou protagonizando uma das cenas mais melancólicas do esporte em 2009.

Quando assinaram o contrato para o combate já era preestabelecido que caso Arreola vencesse teria de conceder uma revanche e se mesmo assim passasse pelo ucraniano deveria enfrentar seu irmão Wladimir Klitschko, campeão dos pesados da Federação Internacional de Boxe e da Organização Mundial de Boxe. Chris Arreola foi o adversário que mais pressionou Klitschko que em suas derrotas para Lennox Lewis (2003) e Chris Byrd (2000) levava vantagem até sofrer um corte e perder por nocaute técnico.

O Córner do Leão parabeniza o canal ESPN Brasil e os profissionais envolvidos na programação por fornecer ao telespectador e fã de boxe um espetáculo de qualidade.

Poonsawat Kratingdaenggym é novo campeão de super-galos AMB

Poonsawat Kratingdaenggym (branco) x Bernard Dunne (preto) / Daily Mail


O super galo irlandês Bernard Dunne (28-2, 15 KO’s) perdeu nesta madrugada o cinturão da Associação Mundial de Boxe por nocaute para o tailandês Poonsawat Kratingdaenggym (39-1, 28 KO’s) lutando Dublin no 3° giro.

O lutador tailandês encaixou três poderosos ganchos de esquerda no 3° assalto e a cada golpe que entrava Dunne caia na lona. O árbitro parou a luta após o terceiro knock down, enquanto, o público assistia o europeu sangrando pelo nariz e orelha esquerda.

Poonsawat Kratingdaenggym (branco) x Bernard Dunne (preto) / Daily Mail


A previsão de Kratingdaenggym era de um nocaute em 7 segundos de combate, mas ele teve que esperar mais tempo para derrubar o local, entretanto, não foi um período tão longo para sua primeira disputa de cinturão. O boxeador de 28 anos aguardava sua chance há 18 meses e esta foi sua primeira luta fora de casa.

Dunne, 1 ano mais velho, conquistou a coroa da WBA em 21 de março ao nocautear no 11° assalto o panamenho Ricardo Cordoba na O2 Arena em Dublin, onde perdeu o seu reinado.

sábado, 26 de setembro de 2009

Boxe Feminino no Sul-Americano de 2010



O Boxe Feminino tem presença confirmada nos Jogos Sul-Americanos de 2010 da Colômbia, a serem disputados na cidade de Medelin, entre 19 a 30 de março.

O Comitê Organizador dos Jogos Sul-Americanos de Medelin concordou com a participação das atletas na competição e após a decisão a Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe) enviou um pedido ao Presidente da Organização Desportiva Sul-Americana (ODESUR), Carlos Arthur Nuzman, e este deu aval necessário para a participação do boxe feminino nos Jogos.

Carlinhos Furacão dá show no litoral

Carlinhos Furacão - Divulgação


Lutando em casa, o pena Carlinhos “Furacão” Oliveira (25-1, 19 KO’s) nocauteou ontem o argentino Tupac Gimenez (4-4-2, 2 KO’s) em São Vicente, litoral paulista, com apenas dois rounds de uma luta programada para 10.

Tupac não esboçou reação e acabou vítima de seqüências no tronco e cabeça acabando por cair duas vezes na 2ª etapa com ganchos de esquerda no fígado. Na última queda Gimenez não voltou ao combate e Carlinhos ganhou um presente de aniversário, completara 32 anos na quarta-feira dia 23.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Vitali Klitschko X Chris Arreola terá transmissão da ESPN Brasil

Klitschko (esq) x Arreola / Divulgação


No sábado gigantes colidem pelo cinturão dos pesados versão CMB.


Chris Arreola nasceu nos E.U.A, em Los Angeles, Califórnia, filho de pais imigrantes mexicanos terá amanhã a luta de sua vida quando colidirá contra o ucraniano Vitali Klitschko pela coroa do Conselho Mundial de Boxe dos peso pesados em sua cidade no ginásio Staples Center.

Arreola é conhecido como “Nightmare” (Pesadelo) e em seu cartel constam nenhuma derrota e 27 vitórias sendo que apenas 3 de seus adversários escaparam do nocaute, entretanto, será esse currículo suficiente para assombrar um homem que quase derrotou o inteligente Lennox Lewis e voltou aos ringues após uma ausência de 4 anos batendo dois adversários bem colocados nos rankings em seu retorno?

O boxeador de origem latina atropelou seus adversários, mas nenhum deles é uma figura reconhecida no “quem é quem?” da categoria. A diferença do nível de habilidade entre Klitschko e Jameel McCline, seu último oponente, é enorme.

Além de ter um dos melhores peso-pesados da atualidade pela frente que pode não ser brilhante, mas é eficiente, Arreola tem que lidar com o fato de ser um desafiante estadunidense e a pressão que seus conterrâneos fazem para ter novamente um campeão na categoria máxima do esporte. A carência deles é tanta que esperavam uma vitória de um Holyfield fora de seu ápice sobre o colosso campeão da Associação Mundial de Boxe Nikolai Valuev.

Vitali Klitschko mede 2,02m e leva vantagem no alcance dos seus golpes sobre o estadunidense de 1,93m, enquanto este tem em seu arsenal socos potentes, vale lembrar que o ucraniano é conhecido como Dr. Ironfist (Dr. Punho-de-ferro). O corpo do campeão se assemelha aos super-heróis de gibis, enquanto, se for para comparar o físico de Arreola com algum cartoon ele está mais para o Geléia dos Caça-Fantasmas.

O que deve prevalecer: o boxe xadrezista de Vitali Klitschko ou a potência dos golpes de Chris Arreola?

A transmissão para o Brasil você confere sábado pelo canal ESPN Brasil às 22h30.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Brasileiros entre os 10 melhores do boxe amador mundial

Trabalho de atletas na Itália rendeu boas posições no ranking

Após o fim do Campeonato Mundial de Boxe Olímpico de 2009 em Milão na Itália quando tudo parecia perdido tendo o Brasil deixado a pátria do gigante do pugilismo Primo Carnera (1906-1967) sem medalhas a Associação Internacional de Boxe Amador (AIBA) divulgou o ranking atual e os lutadores de nosso país tem boas posições.

No ranking das Américas o mosca ligeiro Paulo Carvalho é o primeiro de sua categoria, o médio Yamaguchi Falcão e o meio pesado Washington Silva aparecem em terceiros. No mundial Carvalho, Falcão e Silva estão todos na 10ª posição.

A AIBA convidará os melhores de cada categoria para a Copa do Presidente a ser realizada em Bakú, Azerbaijão em dezembro. O ranking é elaborado de acordo com os pontos conquistados em participações nas Olímpiadas, mundiais e torneios continentais.

Palmeiras volta ao boxe após 50 anos

A vitória por 2 a 1 sobre o Cruzeiro ontem no campeonato brasileiro não foi a única conquista do Palmeiras. No mesmo dia o presidente Luiz Gonzaga Belluzzo anunciou a reativação de sua equipe de pugilismo após 50 anos fora do tablado. O evento também teve as presenças do diretor de pugilismo Xexeu Tripoli e do presidente da Federação Paulista de Boxe (FPB), Newton Campos.

Para treinar os gladiadores alvi-verdes entra o cubano Juan “Paco” Garcia, ex-técnico das seleções cubana e brasileira que busca preparar atletas olímpicos além de lecionar para idosos e crianças. Paco afirma que outros clubes se preparam para desenvolver a nobre arte em seus recintos e até recebeu outras propostas.

Belluzzo recebeu de Campos a flâmula da FPB e declarou que sua esperança é reviver o prestígio do Palestra Itália no pugilismo quando um de seus momentos de destaque foi o título de campeão coletivo do torneio de novos talentos da Federação Paulista em 1956 e 1957.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Alex de Oliveira fatura mais uma

Alex de Oliveira / Maciel www.paginadeideias.com.br


Tido como prospecto do pugilismo nacional e um dos participantes de nossa enquete sobre o melhor pugilista do Brasil, Alex de Oliveira (16-0, 12 KO’s) defendeu novamente sua coroa latina da Organização Mundial de Boxe ao bater por nocaute técnico no 2° assalto o argentino Marcelo Gomez (21-31-4, 9 KO’s) na cidade de Alumínio no interior paulista.

O córner de Gomez jogou a toalha no segundo assalto e você pode encontrar mais detalhes sobre esse combate no Blog de Alex de Oliveira hospedado no portal Round 13.


Novo adversário para Furacão


Carlinhos Furacão / Divulgação

O pena Carlinhos Furacão (24-1, 18 KO’s) terá novo adversário em sua apresentação nessa sexta-feira em São Vicente, cidade do litoral de São Paulo. O novo oponente é o argentino Tupac Pablo Gabriel Gimenez (4-3-2, 2 KO’s) que entra no lugar de seu conterrâneo Juan Manuel Witt (8-0-1, 1 KO’s), segundo o portal Round 13.

O evento a ser realizado no Centro Esportivo Robinho começará às 19 horas e além da luta principal conta com mais 5 outras. Entrada Franca.

O nocaute de Jackson Jr, o Demolidor.

Durante a virada esportiva Jackson Júnior (6-0, 5 KO's) concedeu não apenas a primeira derrota para Ratinho (15-1-1, 15 KO's), mas também um fulminante nocaute. Confira o vídeo.


Jackson Júnior "Demolidor" x Marcus Oliveira "Ratinho" - 20/09/2009

Ray Mercer e Butterbean foram para o MMA antes de Ricardo Mayorga

Ricardo Mayorga / Divulgação


Boxeador latino anunciou ontem interesse em novo esporte.













Ricardo Mayorga da Nicaraguá não é o primeiro boxeador a se interessar na jaula do MMA. O britânico Enzo Maccarinelli e o estadunidense Floyd Mayweather Jr. também expressaram essa curiosidade no passado, mas preferiram se manter na nobre arte. Entretanto, Ray Mercer (36-7-1, 26 KO’s) e Butterbean (77-7-4, 58 KO’s) realmente migraram de esporte.

Mercer conhecido como “O Impiedoso” foi campeão olímpico dos peso-pesados nos Jogos de Seul em 1988 pelos E.UA e campeão mundial pela Organização Mundial de Boxe em 1991. Suas principais vitórias foram sobre o italiano Francesco Damiani quando conquistou a coroa de campeão e um nocaute sobre “The Duke” Tommy Morrison – O Tommy Gunn de Rocky V (1990) – em defesa de sua coroa.

Ray Mercer x Tommy Morrison - 18/10/1991




Em seus principais combates acabou derrotado por nomes como Larry Holmes, Evander Holyfield, Lennox Lewis, Wladimir Klitschko e Shannon Briggs. Em 1997 se afastou do quadrilátero em razão da Hepatite B e voltou um ano depois.

No século XXI decidiu experimentar outras modalidades, primeiro tentou o campeonato K-1 no qual são válidos golpes de contusão como chutes e socos. “O Impiedoso” Mercer foi derrotado pelo carateca Musashi e pelo lutador de muay thai Remy Bonjasky.

2007 levou o campeão olímpico à gaiola do MMA e em sua primeira luta acabou sufocado em uma guilhotina de Kimbo Slice, famoso por brigas de rua transmitidas pela internet. Em sua segunda exibição no esporte que ocorreu em junho deste ano Ray Mercer de 48 anos derrotou o ex-campeão do UFC – maior liga do esporte na atualidade – Tim Sylvia, 33, em apenas nove segundos do 1° round com um nocaute.


Ray Mercer x Tim Sylvia - 13/06/2009



Após a apresentação “O Impiedoso” desafiou Eric Esch, atleta mais conhecido como “Butterbean” também oriundo do boxe e campeão da Associação Internacional de Boxe entre 1997 e 2000 – o título é considerado uma segunda divisão da modalidade – que hoje mantém suas atividades nos três frontes, MMA, K-1 e boxe.

Conhecido como “O Rei de 4 Rounds”, conseguiu um fiel grupo de fãs após apresentar nocautes cruéis em suas lutas, entretanto, contra lutadores mais limitados que ele. O maior oponente de sua carreira foi um Larry Holmes (ex-campeão mundial) distante de seu ápice que o derrotou em 2002.

Nocautes de Butterbean - Compacto



No ano seguinte fez sua estreia no MMA e com seus mais de 180 kgs perdeu para Genki Sudo de 70 kgs. Ao longo de sua carreira conseguiu um cartel de 12 vitórias, 7 derrotas e 1 empate. Algumas dessas apresentações foram no milionário evento Pride, o rival japonês do UFC no início da década. Entre os oponentes que derrotou está o brasileiro Zuluzinho, filho de Rei Zulu, lutador conhecido no meio esportivo por ser um dos precursores da modalidade no país.


Butterbean x James Tompson - 10/02/2007



No mesmo ano entrou para o K-1 e detém um currículo de 3 vitórias e 4 revezes. Nessa modalidade perdeu para o brasileiro Montanha Silva. No meio esportivo “Butterbean” é visto mais como uma figura alegórica do que um atleta de ponta.


Foto 2: Eric Esch "Butterbean" / Divulgação
Foto 3: Ray Mercer / Divulgação

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Ricardo Mayorga quer entrar no octógono

Ricardo Mayorga - Divulgação


“Considero mais fácil que o boxe”, diz Mayorga.


O médio-ligeiro nicaragüense Ricardo Mayorga (28-7-1, 22 KO’s) quer entrar para os campeonatos de MMA (Mixed Martial Arts ou Artes Marciais Mistas) no ano de 2010, conforme anunciou hoje.

Em declaração à agência AFP explicou sua escolha: “Eu sou um lutador por natureza. Aprendi a brigar nas ruas da Nicarágua antes mesmo de aprender como lutar boxe. Por muitos anos eu quis tentar o MMA. Agora espero que seja a minha chance”.

Entretanto, existe um “porém” que pode atrapalhar seu ingresso nas gaiolas do esporte que já foi chamado de vale-tudo e esse obstáculo é uma folclórica figura do pugilismo: Don King. Mayorga tem contrato com o empresário e está na justiça tentando anulá-lo para poder começar a nova carreira.

Sobre a nova modalidade o nicaragüense analisa: “Eu tive algumas sessões de treinos e, uma vez que tenha a aprovação, aprenderei as técnicas do MMA. Considero mais fácil que o boxe, já que você pode usar suas pernas. A idéia de usar luvas menores também me anima”.

Aos 35 anos, Ricardo Mayorga já bateu Vernon Forrest (1971-2009) duas vezes, e já foi entre 2001 e 2006 campeão dos meio-médios pela AMB, CMB e FIB assim como dono da coroa CMB dos médio-ligeiros. Por outro lado, os outros adversários de grande nome que subiram no ringue com o pugilista o superaram. Os nomes Felix Trinidad, Cory Spinks, Oscar de La Hoya e Shane Mosley não trazem boas lembranças para ele.

domingo, 20 de setembro de 2009

Ratinho nocauteado no 1° Round

Jackson Júnior justifica fama de Demolidor.

Ratinho (15-0-1, 14 KO’s) apontado como o melhor super-médio brasileiro perdeu ontem sua invencibilidade para o rival dos tempos de amador Jackson Júnior (5-0, 5 KO’s), em combate realizado na Virada Esportiva de São Paulo organizada pela prefeitura paulista no Clube Escola Santo Amaro.

Marcus Oliveira foi nocauteado logo no primeiro assalto, após fulminantes sequências em sua cabeça e Jackson Júnior afirmou sua alcunha de Demolidor, apenas a primeira luta de sua carreira como profissional não terminou pela via rápida.

Sobre a perca da invencibilidade e o nocaute Ratinho relata: “machuquei mais meu ego”.

Mayweather derrota Marquez por decisão unânime

Floyd Mayweather Jr. (em pé) x Juan Manuel Marquez (caído) / Ap Photo - Laura Rauch


Depois dos 21 meses fora dos ringues, o público em Las Vegas viu Floyd Mayweather Jr. (40-0, 25 KO’s) retornar da aposentadoria e vencer por decisão unânime Juan Manuel Marquez (50-5-1, 37 KO’s) na noite de ontem. “Marquez é durão, é um pequeno grande homem, me deu uma luta muito difícil e agüenta muita porrada também”, confessou o vitorioso Floyd a ESPN estadunidense.

“Pretty Boy” Floyd acertou 290 dos 430 golpes disparados, um total de 59%, enquanto Marquez colocou apenas 12% dos 583 que disparou. Mayweather colocou mais jabs em cada round do que o número total de golpes de Juan Manuel Marquez. E apenas 16% dos golpes fortes do derrotado encaixaram. Mayweather parecia estar brincando de boxear.

Mayweather conseguiu derrubar o oponente no 2° round, e depois o superou com aplicando sequências de golpes, porém era visível a diferença de tamanho entre ambos. O vencedor é um peso-médio natural, enquanto, Marquez é leve, ou seja, duas categorias inferiores. Para agravar as diferenças Mayweather não conseguiu eliminar o peso combinado entre ambas partes e acabou pagando uma multa de US$ 600 mil.

Agora Mayweather pode esperar o vencedor entre Manny Pacquiao (49-3-2, 37 KO’s) e Miguel Cotto (34-1, 27 KO’s) que ocorre dia 20 de novembro e o fã pode se preparar pra mais um grande desafio de pugilismo.

Chris John bate Rocky Juarez e mantém cinturão AMB

Foto: Chris John / Getty Images AFP


Chris John (43-0-2, 20 KO’s) mantém sua hegemonia na categoria dos penas ao defender a coroa da AMB na principal preliminar da luta entre Mayweather e Marquez, em Las Vegas, no MGM Grand Hotel contra Rocky Juarez (28-5-1, 20 KO’s). O indonésio venceu por decisão unânime em uma revanche de 12 rounds. O primeiro encontro terminou em empate.

As papeletas de 114-113, 117-111 e 119-109 apontaram o domínio do asiático no tablado, Mas Juarez cresceu no final do combate e quase derrubou o campeão. “Foi uma luta muito dura, no último round ele bateu bem. Meu olho ficou inchado, mas continuei lutando como Arturo Gatti”, declarou John a ESPN estadunidense.

No mesmo evento Michael Katsidis (26-2, 21 KO’s) faturou a cora interina dos leves versão OMB ao bater Vicente Escobedo (21-2, 13 KO’S) por decisão dividida e leva o prêmio para casa pela 2ª vez. O cubano Erislandy Lara (8-0, 5 KO’s) nocauteou no 1° giro Jose Varella (23-7, 16 KO’s).

Enquanto isso, na Alemanha...

O médio alemão Sebastian Sylvester (32-3, 15 KO’s) faturou seu primeiro cinturão ao derrotar o dominicano Giovanni Lorenzo (27-2, 19 KO’s) por decisão dividida em luta válida pela Federação Internacional de Boxe. O campeão lutou em seu país e sofreu forte pressão do adversário no início do combate.

sábado, 19 de setembro de 2009

Rigondeaux acaba com catimba de Giovanni Andrade

Guillermo Rigondeaux

Brasileiro tentou resistir e até provocou, mas caiu no 3° assalto.


Giovanni Andrade (60-12, 49 KO’s) tem muita experiência e já enfrentou oponentes de qualidade nos ringues, mas hoje pode ser chamado de “journeyman” como dizem os estrangeiros sobre os lutadores que tem uma carreira balanceada entre vitórias e derrotas e não vislumbram um título grande no horizonte. Hoje, após muito provocar caiu vítima de um golpe na linha da cintura desferido pelo cubano Guillermo Rigondeaux (3-0, 3 KO’s), “O Chacal”, em combate realizado em Miami.

O vencedor da disputa lutava praticamente em casa, pois a cidade com tantos imigrantes cubanos parece uma Havana capitalista, e isso o fez sentir mais seguro, outro fator psicológico que pode ter entrado em ação foi o fato de sua fuga frustrada nos Jogos Pan Americanos no Rio de Janeiro e a maneira que as autoridades brasileiras o devolveram para a ilha dos irmãos Castro onde ficou fora dos ringues e acabou perdendo até sua identidade.

Rigondeaux que foi treinado por Freddie Roach – considerado o melhor técnico da atualidade – dominou desde o inicio e acuou o brasileiro, enquanto este tentava disfarçar seu receio com provocações infantis durante o combate todo chegando até a zombar do juiz quando foi aberta contagem no 2° round.

No 3° assalto o bi-campeão olímpico Rigondeaux colocou uma potente bomba na linha de cintura de Andrade e este foi ao chão sem ar e do chão o pugilista baiano avisou ao árbitro que não retornaria, acabaram ali as mínimas esperanças do azarão brasileiro e também suas palhaçadas.

Roach afirma que seu pupilo deve lutar pelo título já em sua próxima luta que será a quarta de sua carreira, porém será que Bernard Dunne (AMB), Toshiaki Nishioka (CMB), Celestino Caballero (FIB) ou Juan Manuel Lopez (OMB) aceitarão esse desafio e será que as ligas também concordaram com a idéia do técnico.

Giovanni Andrade tem marcada uma apresentação em São Paulo em 24 de outubro contra Juan Carlos Cejas (11-28-3) da Argentina na qual traz todo seu show de humor do boxe para o país. E assim a vida de ambos segue como esperado.


Giovanni Andrade

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O Sol de Klitschko

Em nossa enquete sobre qual estilo musical o leitor do Córner do Leão escuta enquanto treina, o rock saiu vitorioso do ringue e bateu o jazz, a música clássica, a black music e até mesmo o hip-hop, hoje tão associado ao esporte.

O campeão dos peso-pesados pelo Conselho Mundial de Boxe Vitali Klitschko tem uma canção em sua homenagem feita pelo grupo alemão Rammstein. A canção Sonne (Sol, em português) foi composta em 2001 para ser seu tema de entrada no ringue e durante os ensaios os músicos chamavam a melodia pelo sobrenome do atleta.

Abaixo você pode curtir uma montagem dos melhores momentos de Vitali com seu tema e a versão original do videoclip.


Vitali Klitschko (Sonne)



Rammstein - Sonne

domingo, 13 de setembro de 2009

Michael Oliveira conquista cinturão latino UBC

Michael Oliveira (centro), Éder Jofre (esq.) e Miguel Oliveira (dir.) / Uol Esportes


Michael Oliveira (8-0, 6 KO’s) conquistou o título latino dos médios versão UBC sexta-feira à noite, em Miami, ao bater por pontos em luta de 8 assaltos o estadunidense Robert Kliewer (10-9-2, 5 KO’s).


O brasileiro de 19 anos venceu pelas pontuações de 79-72 e 78-73 (duas vezes), conforme os 3 juízes do combate. O lutador local foi à lona 2 vezes no 7° giro. Com a coroa Michael começa a firmar uma carreira promissora no boxe internacional e pode aguardar por maiores desafios.

sábado, 12 de setembro de 2009

Kessler retém coroa dos supermédios AMB



O “Guerreiro Vinking” dinamarquês se prepara para grande torneio de supermédios.



Mikkel Kessler / Divulgação


Com um golpe de direita bem colocado e faltando quase um minuto do final do 4° round, o venezuelano Gusmyr Perdomo (16-3, 10 KO’s) desafiante ao cinturão de supermédios da Associação de Boxe e o público na cidade de Herning na Dinamarca viram o árbitro interromper a avalanche de socos que colocou o atleta latino nas cordas. O “Guerreiro Viking” Mikkel Kessler (42-1, 32 KO’s) fez sua segunda defesa e saiu aplaudido por seus conterrâneos.


No início da luta o sul-americano até aplicou bons jabs e pressionou o campeão, entretanto, para o homem que teve sua única derrota para o invencível Joe Calzaghe, Perdomo foi só um aquecimento para o Super Six World Boxing Classic, campeonato a ser realizado no próximo mês que faz um “quem é quem” da categoria que além de Kessler conta com Arthur Abraham, Andre Dirrell, Carl Froch, Jermain Taylor e Andre Ward.


Kessler passou com facilidade sobre o desafiante obrigatório ao seu trono da AMB, porém terá ele a mesma sorte contra Andre Ward (20-0, 13 KO's), boxeador em ascensão no profissionalismo e medalhista de bronze nos Jogos de Atenas em 2004 que na noite de ontem bateu Shelby Pudwill (22-4-1, 9 KO's) com um nocaute na 3ª etapa.

Punhos de Esperança ganha novo espaço

Punhos de Esperança / Divulgação


O boxeador Samir Santos aliado à Diego Crizel e aos instrutores Jeferson Marzani, Wilhan Silva, Jairo Veiga e Claiton Trassante faz um trabalho de resgate social de menores carentes em zonas ameaçadas pelo narco tráfico e outros males. A ONG “Punhos de Esperança” que antes funcionava em um terreno de 20 metros de comprimento por 10 metros de largura ganhou um espaço maior em 31 de agosto deste ano para melhor atender mais de 70 crianças.

O espaço aberto recentemente com 600 m² foi conquistado pelo apoio da prefeitura e se destina a crianças de toda a cidade. Além de crianças há planos que o público alvo se estenda para portadores de necessidades especiais, idosos e dependentes químicos em recuperação. Com 2010 começa a corrida eleitoral na qual políticos se aproximam de alguns setores da sociedade e Samir pensa da seguinte maneira: “vemos isto tudo com bons olhos porque se no final das contas tivermos apoio político e mais crianças se beneficiarem, será justificado esta procura por parte deles”.

Apesar de alguns pais tratarem os filhos com descaso e deixarem sua criação por conta do “Punhos”, a maioria dos responsáveis pelas crianças participa e isso tem levado ao aumento no número de participantes desde a última entrevista de Samir ao Córner do Leão (julho).

Samir começou a treinar boxe sozinho ao assistir vídeos e de lá progrediu. As crianças sob seus cuidados encontram professores que ele não teve e o boxeador afirma que: “È incrível como vemos talentos para o esporte. Temos muitos com grandes condições de se tornarem bons lutadores, mas precisamos de cautela para que eles possam ainda treinar pelo simples prazer da brincadeira e só partiremos para treinos de competição ao passo que eles tiverem a curiosidade ou vontade para tal”.

Nos ringues Samir Santos é conhecido como “Quebra Tudo” em razão de sua potente pegada, porém seu nome também está ganhando destaque em razão de sua preocupação com o próximo e com o futuro dos rio-grandinos, e talvez desse núcleo cresça um futuro campeão das luvas.


Samir e seus alunos / Arquivo Pessoal

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Everton Lopes perde para campeão mundial

O leve Everton Lopes perdeu ontem sua luta contra o russo Albert Selimov, atual campeão mundial (2007 Chicago), válida pelas quartas de final do campeonato mundial de boxe amador por 17 a 2.

Caso conquistasse a vitória, o baiano Everton Lopes teria a certeza de no mínimo ficar com uma medalha, a dupla que perde a semifinal garante o bronze e com isso quebraria o jejum brasileiro de 23 anos sem prêmios em competições mundiais.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Falcão e Myke não passam das oitavas de final

Agora só resta Everton Lopes

Yamaguchi perdeu hoje sua luta nas oitavas de final do Mundial de Boxe realizado, em Milão, na Itália. O peso médio foi superado pelo uzbeque Abbos Atoev por 8 a 3. A precisão do europeu foi decisiva em cima do tablado.

O paraense Myke Carvalho saiu derrotado de um duríssimo duelo, o qual foi superado nos instantes finais pelo húngaro Gyula Kate e deixou a competição também nas oitavas. O brasileiro teve a vantagem no terceiro e último round, mas o rival conseguiu virar a contenda por 10 a 8.

Com a recente saída de Myke e Falcão e com a despedida nos dias anteriores de Pedro Lima, Robson Conceição e Paulo Carvalho apenas o peso leve Everton Lopes continua representando a nação brasileira no campeonato. Everton segue para as quartas de final e está à uma luta de uma medalha mundial. Caso consiga irá quebrar o jejum de mais de duas décadas sem pódio do país em competições mundiais. O primeiro e único medalhista foi José Rodrigues em 1986.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Everton Lopes passa para as quartas de final

Baiano pode quebrar jejum de 23 anos sem medalhas


Everton Lopes (azul) / Divulgação


O peso leve Everton Lopes se classificou para as quartas de final do Mundial de Boxe Amador em Milão, na Itália ao bater o inglês Thomas Stalker por 14 a 5. Na luta seguinte seu adversário será o russo Albert Selimov que vem de uma vitória nas oitavas de final sobre o tailandês Saylom Ardee por 14 a 8.

A última medalha brasileira em mundiais foi de José Rodrigues em 1986 e Lopes caso vença a próxima disputa quebrará esse jejum de décadas já que os dois semifinalistas derrotados ficam com o bronze.

Paulo Carvalho se despede do mundial da Itália

... E com ele o Brasil diz adeus à mais uma chance de pódio


Paulo Carvalho (azul) / Divulgação


Infelizmente, o mosca ligeiro Paulo Carvalho não passou pelas oitavas de final do campeonato mundial de Boxe realizado em Milão na Itália. O brasileiro perdeu para o mongol Serdamba Purevdorj por 15 a 7.

O início foi marcado por muito estudo, mas quem se saiu melhor foi o asiático e abriu o placar de 4 a 1 logo no primeiro assalto mantendo uma boa distância para golpear e se esquivar das investidas de Carvalho.

9 a 2 foi a pontuação do segundo giro, no qual o latino americano tentou avançar e impor o contra-ataque, mas foi rechaçado pela precisão do rival. No último round um bom cruzado de direita do brasileiro não foi suficiente para derrubar Purevdorj.

Paulo Carvalho participou das quartas de final do Jogos de Pequim ano passado e ficou muito próximo de conquistar ao menos a medalha de bronze. Neste mundial era uma das esperanças brasileira de um lugar no pódio. Agora o atleta deixa o time nacional na competição assim como Pedro Lima e Robson Conceição que também perderam suas lutas.

Na noite de hoje, o Brasil ainda será representado pelo leve Everton Lopes que encara o britânico Thomas Stalker em busca de uma vaga nas quartas de final.

domingo, 6 de setembro de 2009

Next Boxing Generation mostrou castigos e cabeçadas

Luis Concepción & Omar Salado / Divulgação




Programação da HBO teve lutas empolgantes entre panamenhos e mexicanos



Na principal luta do evento promovido pela Golden Boy Promotions de Oscar de La Hoya e transmitida na emissora HBO Plus no programa Next Boxing Generation, o local Luis “El Nica” Concepción (18-1, 13 KO’s) castigou o mexicano Omar Salado (21-2-2, 12 KO’s) que saiu parecendo “O Coisa” do Quarteto Fantástico por causa do inchaço causado em seu rosto.

Logo no início da luta “El Nica” acertou uma cabeçada e Salado ficou com a visão prejudicada, o que se viu nos últimos rounds foi o panamenho batendo e provocando o adversário que mal o encontrava no ringue. O córner de Salado atirou a toalha antes do término do último assalto e Concepción ficou com o título AMB interino dos moscas e deve enfrentar o campeão regular Denkaosan Kaowichit, da Tailândia.


Caballero inclui cabeçada aos golpes da nobre arte


Um sangrento Daniel Ponce de Leon (37-2, 31 KO’s) puniu o lutador da casa Roinet Caballero (27-9-1, 19 KO’S), após duas cabeçadas que abriram seus supercílios. O mexicano utilizou de golpes fortes e sacudiu o adversário que nos primeiros rounds conseguiu esquivar de alguns, mas no final não tinha mais o mesmo fôlego. Cabeçada parece ser o principal golpe de Caballero.

A luta de Ponce de Leon serviu como eliminatória pelo título dos penas da Associação Mundial de Boxe que tem como campeão interino o invicto Chris John da Indonésia e como regular a sensação cubana Yuriorkis Gamboa.

Daniel Ponce de Leon / Divulgação


A platéia teve presença do campeão pesado da AMB, o gigante russo Nikolay Valuev e do empresário Oscar de La Hoya, na mesa de comentaristas locais estava o lendário Roberto Duran, conhecido como “Mãos de Pedra”, o ginásio panamenho onde foram realizadas as lutas ostenta seu nome.

Pedro Lima perde em Milão

Boxeador de ouro do Pan 2007 é derrotado por húngaro.


Não deu para o baiano Pedro Lima, uma das esperanças brasileiras para o mundial de boxe na Itália. O atleta acabou não seguindo para as oitavas de final ao ser derrotado pelo húngaro Imre Balazs Bacskai por 18 a 13 e volta para casa mais cedo assim como o pena Robson Conceição derrotado quinta-feira em seu primeiro combate.

O meio-médio brasileiro começou a luta de hoje aparando os golpes do oponente europeu em sua guarda, Lima até conseguiu virar o jogo, mas no penúltimo round uma boa sequência melhorou o placar para o húngaro.

O boxeador de ouro do Pan 2007 conseguiu se recuperar, mas os golpes fortes de Bacskai fizeram o árbitro abrir contagem a menos de dez segundos para o fim da luta. Nos punhos de Imre Balazs Bacskai o Brasil perdeu uma ótima oportunidade de reerguer a modalidade.


Pedro Lima no Pan 2007 / Abril


Há dois anos no Rio de Janeiro, Pedro Lima quebrou um jejum de 44 anos sem medalhas em Jogos Pan-Americanos, e se juntou aos heróis do Pan de São Paulo em 1963, Luiz Leonidas César, Elcio Neves e Rosemiro Mateus Santos. Outros brasileiros como James Dean Pereira, Everton Lopes, Myke Carvalho, Glaucélio Abreu, Davi Souza, Rafael Lima e Rogério “Minotouro” Nogueira também conquistaram seus prêmios no Rio, mas nenhum brilhou tanto quanto o do baiano Pedro Lima.

O rapaz não pôde participar dos Jogos de Pequim em 2008, precisou relegar o pugilismo para segundo plano para sobreviver, conseguiu se recuperar e voltou a integrar a equipe brasileira de boxe amador que no seu lugar tinha Esquiva Falcão. Em entrevista ao site da Abril Pedro não nega a possibilidade de seguir carreira como profissional. Talvez com melhores condições encontre mais alegrias nos ringues.

sábado, 5 de setembro de 2009

Carvalho e Falcão vencem no Mundial da Itália

Pugilistas aumentam o número de brasileiros nas oitava de final

Yamaguchi Falcão e Paulo Carvalho avançaram hoje às oitavas de final do Mundial de Boxe, em Milão na Itália, nas categorias médio e mosca ligeiro respectivamente, e se juntam a Everton Lopes e Myke Carvalho.

Paulo Carvalho entrou direto na segunda rodada da competição e bateu o salvadorenho John Corona por 18 a 13. Nas oitavas o mongol Serdamba Purevdorj será seu adversário, este passou pelo eslovaco Miroslav Kovacs por 10 a 3.

Falcão bateu o romeno Ronald Gavril por 18 a 10 e se prepara para enfrentar Atoev Abbos do Uzbequistão. Amanhã Pedro Lima volta ao ringue e tem pela frente Bacskai Balaz da Hungria.

Bison, o maior boxeador dos games

M. Bison em Street Fighter IV / Divulgação



Lutar contra Bison foi o desafio da infância de muitos


Eu tinha entre 9 ou 10 anos, o Super Nintendo chegou em casa e eu só superava os outros em partidas de telecatch ou “beat ‘em up’s” (jogos no qual o objetivo era brigar com uma gangue inteira). Mas, no Street Fighter II (1991) eu apenas engatinhava e naquela época todo mundo brincava com esse game. Sempre que o aviãozinho pousava nos E.U.A pela terceira vez, eu sabia que começava meu tormento e por isso passaram vários meninos daquela época – O mundo dos games ainda era muito masculino –.

O verbo “Brincar” não mostra a seriedade que aquelas lutas virtuais tinham para nós, definiam quem era o “machinho-alfa” da rua, prédio, condomínio e para dominar os campeonatos contra os amigos, o treino era feito em casa e o computador servia de sparring. Passar pelos esquisitões Zangief, E.Honda, Dhalsim e Blanka era fácil, e até os mocinhos Ryu, Ken, Chun-Li e Guile não era nenhuma tarefa extraordinária, porém o terror era quando vinha “o negão”.



Os criadores Yoko Shimomura e Isao Abe aproveitaram a idéia de “Mike” (foto ao lado) de Street Fighter (1987), um boxeador fora do circuito profissional que matou um rival no ringue e então este serviu de protótipo para M. Bison, uma paródia do pugilista Mike Tyson, campeão mais novo dos peso-pesados dotado de um cartel repleto de nocautes e uma vida pessoal com muitos escândalos. Repare no corte de cabelo de ambos.


Bison nos E.U.A foi rebatizado Balrog, trocaram o nome de três vilões da série para evitar qualquer processo pela parte de Iron Mike e assim ele ficou conhecido entre muitos fãs da série. Na história desenvolvida por Shimomura e Abe o pugilista oriundo do gueto buscava o “sonho americano” pelo caminho rápido e para isso se associou ao crime organizado.


Mike Tyson


Apesar de não ter uma “magia” entre seus golpes como a bola de fogo de Ryu e Ken, os socos já castigavam o oponente e o fato de não ser selecionável na primeira versão do game dificultava porque não podia ser estudado pelo jogador. Muitos controles e máquinas de árcade foram agredidos quando aparecia a frase “You Lose!” e o Tyson virtual mostrava o seu sorriso banguela.

Outros boxeadores surgiram nos jogos de luta que vieram após o sucesso de Street Fighter, e todos esses seguiam o padrão de Bison, o pugilista negro que matou um adversário nos ringues e partiu para o circuito clandestino de lutas, porém nenhum superou Bison e derrotá-lo era uma grande vitória para muitos garotos, só que depois dele vinha Balrog (Vega), Sagat, Veja (M.Bison) – os nomes alteravam na versão estadunidense – e os olhos ficavam vidrados na tela como se fosse uma partida de futebol contra os meninos de outra rua ou outro clube.

A versão mais recente do game é Street Fighter IV (2008). Com gráficos 3D, mantém o mesmo estilo de jogabilidade e é interessante ver como o pugilista se sai contra lutadores de outras modalidades usando socos para se defender de chutes e até choques elétricos.


M. Bison / Daigo Ikeno - Capcom


Bison na versão estadunidense de SF IV

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Everton Lopes e Myke Carvalho colocam Brasil nas oitavas do Mundial

Everton Lopes / Uol


Atletas batem rivais pelo placar de 10 a 3.


Everton Lopes e Myke Carvalho venceram seus oponentes no Mundial de Boxe Amador na Itália e seguem para as oitavas de final. O primeiro superou o armeno Hrachik Javakhyan, e seu colega bateu o tcheco Genebert Basadre.

O baiano Lopes que luta na categoria dos leves começou perdendo o combate, porém virou a luta e administrou a vantagem até o fim usando sua boa velocidade além de manter distância do europeu, enquanto este tentou aproveitar de sua altura e envergadura, mas mesmo assim os contragolpes garantiram a vitória do Brasil.

O paraense meio-médio ligeiro Myke Carvalho bateu Basadre da República Tcheca por 10 a 3 e teve mais facilidade em sua atuação do que seu colega da Bahia. Agora Myke espera o vencedor de Kanat Sydykbekov do Quirguistão e Rustam Svayev do Cazaquistão. Lopes aguarda o triunfo de Thomas Stalker da Inglaterra ou de Vilasack Khuandy do Laos, para saber seu futuro oponente.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Pedro Lima avança no mundial

Robson Conceição é eliminado

O campeão dos meio-médios no Pan do Rio em 2007 Pedro Lima conquistou mais uma vitória para a esquadra brasileira no Mundial de boxe amador em Milão, na Itália, ao derrotar Ozturk Orhan da Holanda por decisão do árbitro no 2° assalto, enquanto, levava por 16 a 2. Domingo o baiano enfrentará o húngaro Bacskai Balazs que vem de uma vitória sobre Vasilii Belous da Moldávia por 17 a 4.

Infelizmente para o torcedor brasileiro, o pena Robson Conceição não obteve o mesmo sucesso que Lima, Everton Lopes, Yamaguchi Falcão e Myke Carvalho e não avança para a segunda rodada. O atleta foi derrotado pelo gritante placar de 21 a 7, e o autor o feito foi o cubano Yasniel Toledo.

Sexta-feira começa a próxima fase do campeonato, o leve Everton Lopes encara o armênio Hrachik Javakhyan e o meio-médio-ligeiro Myke Carvalho se encontra com o filipino Genebert Basadre. Considerando com o que tem sido apresentado pelo país no esporte olímpico após o medalhista de bronze nos Jogos do México na década de 70, Servílio de Oliveira, esta geração tem obtido bons resultados e pode abrir portas para as futuras.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Everton Lopes e Yamaguchi Falcão estreiam com vitória

Dupla passa com facilidade por rivais no Mundial da Itália.

Yamaguchi Falcão e Everton Lopes mostraram habilidade hoje no ringue do Mundial de Boxe Amador realizado em Milão na Itália ao baterem na estréia seus oponentes e seguirem para a segunda rodada.

O médio (75 kg) Falcão – 5° colocado no ranking mundial - aniquilou o panamenho Israel Duffus por 18 a 2, e espera pelo romeno Ronald Gravril que bateu o afegão Manqoosh Nasimi pela via rápida.

Everton Lopes mostrou um boxe superior ao lutador do Azerbaijão Uslan Gasimov e levou a disputa por 10 a 2 na categoria leve (60 kg). O baiano tem pela frente o armeno Javakhyan Hrachik que derrotou Bunarzhizh Simeon da Bulgária por 11 a 1.

Amanhã o ringue tem o meio médio Pedro Lima, medalha de ouro no Pan de 2007 no Rio, contra o holandês Orhan Ozturk, enquanto, Robson Conceição dos penas colide com o cubano Yasniel Toledo.

Issac Rodrigues Invicto

Isaac Rodrigues - Federação Paraense de Boxe 2008


Brasileiro continua sua saga nos E.U.A


Issac Rodrigues (16-0-0, 13 KO’s) manteve seu cartel limpo de derrotas ao superar o venezuelano Marcos Primera (20-19-2, 13 KO’s)por pontos no dia 29 de agosto, o que contabiliza sua sua sexta vitória nos Estados Unidos

Campeão latino dos super-médios (até 76,2 kg) pela Organização Mundial de Boxe desde outubro de 2008 e trabalha na terra do Capitão América há mais de 2 anos. Com esse retrospecto Issac é a possibilidade da nação brasileira obter um futuro campeão mundial de boxe, porém infelizmente não há previsão de apresentações em sua terra natal.

O jovem de 24 anos é natural de Belém do Pará e fez oito lutas no país antes de tentar a sorte fora, destes combates 7 terminaram pela via rápida. Com o total de 13 nocautes em 16 lutas, Rodrigues é definitivamente um pegador.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Myke estreia bem no Mundial

Myke Carvalho / Agência Estado


Brasileiro bate indiano por pontos


O talento nacional do pugilismo olímpico Myke Carvalho bateu o indiano Manoj Kumar por 5 a 4 na categoria dos meio-médio-ligeiros (até 64 kg) hoje no campeonato Mundial de Boxe Amador que ocorre em Milão na Itália. Na segunda rodada prevista para sexta-feira Myke encara o filipino Genebert Basadre que passou pelo paquistanês Aamir Khan com uma vitória de 5 a 1.


Amanhã os brasileiros Yamaguchi Falcão e Everton Lopes enfrentam respectivamente o panamenho Israel Duffus e Ruslan Gasimov do Azerbaijão. O primeiro defende o país na categoria dos médios (até 75 kg), enquanto, o segundo luta pelos leves (até 60 kg).