quarta-feira, 31 de março de 2010

Campillo não terá revanche contra Shumenov por cetro AMB

Beibut Shumenov - Divulgação

O ex-campeão mundial dos meio pesados AMB, o espanhol Gabriel Campillo (19-3, 6 KO's) teve negada sua revanche contra o atual campeão que lhe tirou a cinta, o cazaque Beibut Shumenov (9-1, 6 KO's). O time do lutador espanhol reclamou do resultado controverso do combate do dia 29 de janeiro deste ano em Las Vegas que viu Shumenov levar por decisão dividida e teve seu vídeo analisado pela própria Associação Mundial de Boxe.

O próximo desafiante de Shumenov será o ucraniano Vyacheslav Uzelkov (22-0, 14 KO's). Com Shumenov mantendo o título, o lutador continua com o recorde de campeão mundial com o menor número de combates até o título mundial, 10 ao todo. O ex-dono da marca era Michael Spinks que efetou 17 apresentações até faturar o mesmo título em 1981 lutando contra Eddie Mustafa Muhammad.

Uzelkov - Divulgação

terça-feira, 30 de março de 2010

O adeus do Homero da crônica esportiva

Armando Nogueira (1927 - 2010) / AE

Ano passado na redação da TV Cultura senti um pouco de inveja do meu colega e amigo, o repórter Saulo Lopes quando este lembrou com veemência o período no qual trabalhou com Armando Nogueira no canal SporTV. Eu, um recém chegado no ramo (e continuo sendo) só podia pedir para que um dia isso acontecesse comigo também. Mas, não aconteceu.

Armando deixou ontem o jornalismo, o céu, o futebol e seu Brasil com um legado de levar informação para diversas pessoas como fez ao comandar desde os primordios o Jornal Nacional, hoje um símbolo do telejornalismo brasileiro.

Suas crônicas esportivas mostram a beleza do ser humano e fazem de um simples lance de perna de jogadores uma batalha épica como a de Heitor e Áquiles. O esporte pode ir além de um placar assim como a vida é mais do que nascer e morrer e esse é um dos principais ensinamentos que tive com Armando Nogueira.

domingo, 28 de março de 2010

Mulheres da seleção brasileira conquistam 3 medalhas de ouro nos Jogos Sul-Americanos

O Brasil conquistou 11 medalhas no boxe dos IX Jogos Sul-Americanos, realizados em Medellín, na Colômbia. 3 destas foram arrematadas pelas mulheres da seleção. De ouro foram um total de 4 medalhas, sendo 3 da ala feminina.

A situação do boxe feminino no panorama mundial foi explicada pela atleta Andreia Bandeira ao site do Globo Esporte: "esse resultado mostra que temos capacidade de lutar por medalhas nos Jogos Olímpicos. Espero que nosso desempenho possa abrir portas para que outras meninas pratiquem o esporte. Para mim, a entrada do boxe no Programa Olímpico é a realização de um sonho antigo. Sempre quis ser uma atleta olímpica".

Confira os resultados e o quadro de medalhas:

Resultados:

Feminino
51 kg - Érika Matos (BRA) 22:10 Paola Benavides (ARG)
60 kg - Adriana Araújo (BRA) 15:8 Daiana Sancgez (ARG)
75 kg - Andréia Bandeira (BRA) 11:2 Celeste Peralta (ARG)

Boxe Masculino
51 kg - Julião Neto (BRA) 6:13 Cei Ávila (COL)
60 kg - Everton Lopes (BRA) 3:7 César Villarraga (COL)
64 kg - Myke Carvalho (BRA) 11:4 Miguel Escandon (COL)

Medalhas:

Ouro
51 kg - Erica Matos
60 kg - Adriana Araújo
64 kg - Myke Carvalho
75 kg - Andreia Bandeira

Prata
51 kg - Juliao Neto
60 kg - Everton Lopes

Bronze
69 kg - Esquiva Florentino
75 kg - Yamaguchi Florentino
81 kg - Washington Silva
91 kg - Rafael Lima
+91 kg- Marcelo Cruz

Calzaghe admite uso de cocaína após aposentadoria

Joe Calzaghe / Ben Duffy

O galês Joe Calzaghe se aposentou com um currículo exemplar, 46 vitórias, 32 nocautes e invencível. Foi campeão dos supermédios versões Federação Internacional de Boxe, Associação Mundial de Boxe, Organização Mundial de Boxe e Conselho Mundial de Boxe tendo seu 1° cinturão em 1997 e durante os anos de 2007 a 2008 foi dono dos 4. Sua vida particular era sem deslizes aos olhos do grande público até sábado quando assumiu ter utilizado cocaína.

“Me arrependo muito por ter usado ocasionalmente cocaína depois de que aposentei”, disse o ex-atleta em um comunicado para responder uma investigação sigilosa de um tabloide britânico. Calzaghe hoje tem 38 anos e derrotou nomes como Bernard Hopkins, Mikkel Kessler, Jeff Lacy, Sakio Bika, Peter Manfredo e Roy Jones Jr. (seu último combate).

O galês já foi homenageado em duas oportunidades pela rainha Elizabeth 2ª com a Ordem do Império Britânico e também se tornou Oficial do Império Britânico. No mesmo comunicado ele reflete sobre o impacto de suas ações: “Estou plenamente consciente do mau exemplo que passei para outras pessoas, particularmente aos jovens. Peço desculpas à minha família, amigos e fãs. Não é o maior problema da minha vida, mas é algo que preciso me empenhar a evitar”.

Popular no Reino Unido tem até personagem no videogame Fight Night Round 4 (2009) no qual figura ao lado de lendas como Muhammad Ali, Mike Tyson, Carlos Monzon e Roberto Duran. “Lamento profundamente se deixei alguém decepcionado. Vou me empenhar para que nada parecido aconteça novamente”, desculpa-se Calzaghe.

Joe Calzaghe x Roy Jones Jr. (Game Fight Night Round 4):

Arthur Abraham perde para Andre Dirrell por desqualificação

Arthur Abraham após ser desqualificado em combate contra Andre Dirrell / Tom Casino - Showtime


Dirrell tem proteção do árbitro e Abraham perde a cabeça e termina desqualificado

O americano super-médio Andre Dirrell (20-1, 13 KO's) sobe no torneio da categoria Super Six ao bater o até então invencível armenio naturalizado alemão Arthur Abraham (31-1, 25 KO's), após o europeu ser desqualificado no 11° round. A luta foi feita na noite de ontem em Detroit, Michigan, terra natal de Dirrel e lar do lendário Joe Louis.

Dirrell no início mostrou combinações rápidas e circulou o alemão, enquanto, este preferiu esperar, analisar o oponente e cansá-lo. Após colocar um bom golpe no 4° assalto, “King” Arthur foi pra cima com tudo e sofreu a primeira queda de sua carreira.

O americano no próximo round se portou como um tubarão que sente sangue na água e aproveitou o momento para se impor, mas ao mesmo tempo era rechaçado pelo rival. No 7° assalto causou um corte no supercílio do alemão de forma acidental a partir de uma cabeçada, mas o problema se agravou nos estágios seguintes.

Mesmo com a queda e o sangue, “King” Arthur mostrou-se melhor nos rounds 8 e 9 e no 10° derrubou o local, mas o árbitro não contou a queda alegando um pisão no pé. Após a pancada era visível o receio do americano em cair no combate e a maneira como suas pernas bambeavam.

Arthur Abraham no 11° giro perdeu a cabeça e após aplicar um jab que deixou Dirrell desquilibrado conduzindo a lona próximo ao córner, desferiu um gancho de direita potente na cabeça do oponente já caído. Dirrel precisou do auxílio dos médicos para se recuperar e momentos após não sabia onde estava e nem quem havia vencido o combate.

Apesar de sofrer com a arbitragem local, da mesma maneira que vemos os brasileiros atuando fora de nossas planícies, Arthur Abraham, não teve uma conduta apropriada de um nobre, como nós mostra seu apelido em alusão ao Rei Arthur e mancha o seu currículo.

Classificação Geral

1° Arthur Abraham – 2 lutas, 1 vitória, 1 derrota, 1 nocaute, total 3 pontos
2° Andre Dirrell – 2 lutas, 1 vitória, 1 derrota, 2 pontos
2° Carl Froch – 1 luta, 1 vitória, 2 pontos
2° Andre Ward – 1 luta, 1 vitória, 2 pontos
5° Mikkel Kessler – 1 luta, 1 derrota, 0 pontos
6° Allan Green – 0 pontos – substituiu Jermain Taylor.

Taylor desistiu do torneio após ficar um dia no hospital em decorrência de um nocaute imposto por Arthur Abraham durante a 1ª fase da competição em 2009.

Gamboa mantém título dos penas AMB

Gamboa (esq.) e Barros / Javier Chácon - Los Andes


O cubano campeão “regular” dos penas da Associação Mundial de Boxe, Yuriorkis Gamboa (18-0, 15 KO's) manteve a invencibilidade e seu título ao bater por decisão unânime, em Hamburgo, na Alemanha, o argentino Jonathan Victor Barros (28-1-1, 16 KO's) na tarde de sábado.

Gamboa conseguiu um knockdown sobre Barros no 8° giro, mas mesmo assim encontrou dificuldades para vencê-lo, as plaquetas apontaram 118-109 (duplo) e 116-111. O combate teve duração de 12 rounds. A qualidade do combate mostra o que acontece quando dois atletas preparados de fortes escolas se colidem no ringue.

sábado, 27 de março de 2010

Pongsaklek Wonjingkam bate Koki Kameda e recupera título dos moscas CMB

Pongsaklek Wonjongkam (esq.) x Koki Kameda / Toru Hanai - Reuters


O tailândes Pongsaklek Wonjongkam (75-3-1, 39 KO's) recuperou sua coroa dos moscas versão CMB e tirou a invencibilidade do japonês Koki Kameda (22-1, 14 KO's) em uma decisão dividida com as plaquetas apontando 116-112, 115-112 e 114-114. O combate tomou posse, em Tóquio, no Japão.

O tailândes conseguiu sua coroa em março de 2001, a defendeu por 17 vezes, recorde na categoria, e totalizou em sua carreira uma sequência de 56 combates vencidos, porém em seu caminho surgiu o canhoto nipônico Kameda e faturou o título em julho do ano passado.

Brasil tem 7 nas finais de Medelin

Érika Matos, Adriana Araújo e Andreia Bandeira / CBBoxe


A seleção brasileira consegue mandar sete atletas para as finais de hoje dos Jogos Sul-Americanos que ocorrem em Medelin, Colômbia.

Na quinta-feira, Érika Matos (51 kg) bateu a equatoriana Nupirat Kuja Wachapa de lavada por 21x0 e segue pras finais junto com Andréia Bandeira e Adriana Araújo.

No mesmo dia Julião Neto (51kg) bateu o argentno Fernando Martinez por 8x2.Everton Lopes (60 kg) membro da marinha nacional derrotou por RSC 3 o argentino Juan Carrasco, enquanto Myke Carvalho (64 kg) bateu por 3x0 o equatoriano Gustiniano Mina Caicedo.

Por outro lado, a derrota veio para Yamaguchi Florentino (75kg) pelas mãos do colombiano Alex Theran em um 16x10. Marcelo Cruz (91 kg) também perdeu, mas por 7x1 para o venezuelado Jose Payares.

Lutas de Hoje:

Boxe Feminino
51 kg - Érika Matos (BRA) x Paola Benavides (ARG)
60 kg - Adriana Araújo (BRA) x Daiana Sancgez (ARG)
75 kg - Andréia Bandeira (BRA) x Celeste Peralta (ARG)

Boxe Masculino
51 kg - Julião Neto (BRA) x Cei Ávila (COL)
60 kg - Everton Lopes (BRA) x César Villarraga (COL)
64 kg - Myke Carvalho (BRA) x Miguel Escandon (COL)

quarta-feira, 24 de março de 2010

Resultados dos brasileiros na Colômbia



Na noite de ontem 3 brasileiros venceram seus combates nos IX Jogos Sul-Americanos em Medellín, Colômbia. O mosca Julião Neto marcou 6x1 sobre o equatoriano José Mecha, o leve Everton Lopes, membro da marinha brasileira, bateu o chileno Daniel Munoz após interrupção do árbitro e Myke Carvalho bateu por 8x0 o argentino Fabian Maidana.

Jean Carvalho da categoria galo foi o único revés da esquadra brasileira de terça-feira perdendo por 9x2 para o local Oscar Negrete.

Na segunda-feira Esquiva Florentino venceu o panamenho Gabriel Castillo após interrupção do juíz, e Andréia Bandeira bateu a equatoriana Celina Mejia Boya por 13x0. Paulo Carvalho e José Brito perderam seus combates.

Clique aqui para mais fotos

terça-feira, 23 de março de 2010

Pedro Otas se prepara para 2° do ranking argentino

Pedro Otas / Divulgação


Após retornar de um jejum de aproximadamente 15 meses com uma vitória sobre Ruy da Glória, o cruzador paulista Pedro Otas (19-0, 16 KO's) visa conquistas maiores desafiando o número 2 do ranking argentino Ruben Strunz (11-6-1, 6 KO's) no dia 13 de abril deste ano.

O responsável por colocar esses que são dois dos melhores atletas da categoria na América Latina é o empresário Sergio Batarelli. Otas crê que todos adversários merecem respeito, mas principalmente quando se é membro de uma escola “fortíssima como é a Argentina que a cada ano tem uma média de 2 a 4 campeões mundiais”. Para encarar o rival o brasileiro segue os treinos com o técnico Messias Gomes.

Em 2009, o mato-grossense Lino Barros superou Strunz por decisão unânime, Otas espera conversar com o colega para junto com essa experiência traçar as estratégias necessárias para derrotar o argentino. Quanto a mão direita que por lesões o deixou afastado mais de um ano do ringue pretende se apresentar de forma inteligente para evitar novos problemas.

O objetivo de Pedro Otas é recuperar ainda este a sua posição entre os 15 melhores cruzadores do mundo pela Organização Mundial de Boxe, saindo vitorioso se torna mais possível galgar esse posto. Essa vontade foi comprovada quando aceitou retornar contra Da Glória que mostrou-se muito bem em sua luta anterior contra Gaspar Duarte e mais afirmado ainda agora neste desafio contra um argentino bem rankeado.

segunda-feira, 22 de março de 2010

A morte do Capitão América

Escudo do Capitão América / Alex Maleev - Marvel Comics


“Há aqueles que tomam as sociedades 'mais desenvolvidas', dominantes ou hegemônicas como parâmetro do que pode ser o mundo. Nestes casos, a globalização tende a ser vista como europeização, americanização ou ocidentalização, ainda que se fale em modernização, secularização, individualização, urbanização, industrialização ou modernidade”, explica o sociólogo Octavio Ianni (1926 – 2004), em seu livro Teorias da Globalização (1995).

Os ataques as Torres Gêmeas do World Trade Center no dia 11 de setembro de 2001 demonstraram que a hegemonia americana sobre o mundo é contestada por diversos grupos terroristas ou políticos. A polarização da Guerra Fria estava mais que desfeita quando os dois aviões colidiram contra a estrutura de metal e concreto. Agora diversos segmentos tinham interesses diversos nos campos social, econômico e político. Assim começou o pesadelo americano.

No boxe as duas aeronaves que acabaram com as esperanças dos conterrâneos de George Bush e Barack Obama atendem pelo sobrenome Klitschko. São dois irmãos, Vitali é o primogenito e Wladimir é o caçula. O primeiro é o czar do Conselho Mundial de boxe e o segundo é aiatolá da Associação Mundial de Boxe e da Federação Internacional de Boxe.

O texto do jornalista Robert D. Kaplan em seu livro Políticos Guerreiros (2002) explica: “os guerreiros de hoje proveem de centenas de milhares de jovens rapazes desempregados no mundo em desenvolvimento, revoltados com as disparidades de renda que acompanham a globalização. A globalização é como a teoria de Darwin. Significa a sobrevivência econômica dos mais preparados – os grupos e indivíduos disciplinados, dinâmicos e engenhosos chegarão ao topo, enquanto as culturas que não competirem bem em termos tecnológicos produzirão a criação de guerreiros...”.

O ponto de vista do jornalista americano se concretiza no boxe com ascensão de pugilistas oriundos de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento e antigos membros da União Soviética em todas as divisões de peso. Os americanos perderam seu interesse em ter seus filhos trocando socos em um ringue a partir do momento que os jovens conseguiram se emancipar financeiramente através dos estudos.

Aqueles que não seguem em carreiras profissionais mais seguras e ainda insistem nos esportes têm seu caminho mais rico em esportes como o baseball e o futebol americano que aos olhos da sociedade não degrada tanto o corpo quanto o boxe. Os melhores atletas com alto índice de rendimento optam por esses dois esportes citados acima além do basquete e da natação tendo como uma de suas últimas opções a nobre arte, o que explica a falta de talentos entre os pesados recentes.

Os boxeadores atuais da categoria máxima são veteranos que insistem na carreira como John Ruiz, Riddick Bowe e Evander Holyfield, ou pugilistas de considerado no máximo “bons” como Cris Arreola ou Eddie Chambers, mas incapazes de superar os irmãos Klitschko. Assim, os E.U.A assistem a morte do Capitão América.

Se o boxe dos pesados tiverem a gana que o Capitão apresenta nos gibis, então, seus filhos podem continuar com suas vigílias esperando seu salvador.

A Morte do Capitão América / Steve Epting & Mike Perkins - Marvel Comics


Rammstein: "Amerika"

domingo, 21 de março de 2010

Klitschkops, os boxeadores do presente e do futuro

Klitschkos apresentam seus cinturões / Divulgação


Os golpes saem duros em linha reta visando se aproveitar da força bruta do direto de direita e manter a distância dos oponentes com o jab de esquerda aliado com um longo alcance de 2,06m aliado com a estatura de 1,98m o que mantém os oponentes a distância como a baioneta dos fuzis das tropas de Napoleão Bonaparte. Com tanta eficiência mecanica Eddie Chambers foi mais uma vítima de Wladimir Klitschko que tem um estilo semelhante ao de seu irmão Vitali, de 2,01m.

Até mesmo o semblante de ambos são robóticos, inexpressivos e frios como as máquinas vistas em O Exterminador do Futuro (1984). O estilo de boxear não traz muitos atrativos, pois ambos colocam um jogo de xadrez no ringue buscando a vitória com o menor dano possível. São sem dúvidas nenhuma dois generais no tablado ditando o rumo da batalha sobre os oponentes e assim continuam como a dupla de imperadores da categoria máxima.

Ambos são muito altos até para a sua categoria e só não parecem jogadores de basquete por conta dos corpos musculosos – aliás estão entre os melhores espécimes da atualidade – e diferente de outros gigantes campeões mundiais como Primo Carnera (1906 - 1967) e Nikolay Valuev possuem boa coordenação motora, reflexos e habilidade técnica.

Até mesmo o jeito de andar no ringue lembra o de Robocop, muito diferente do balé de Muhammad Ali ou dos movimentos animalescos de Mike Tyson, porém para os adversários de hoje tem servido para manterem-se no topo e lotar as arenas europeias. Talvez eles sejam um prenúncio do futuro da categoria, para o bem ou para o mal.

Wladimir Klitschko nocautea Eddie Chambers - 20/03/2010 - Alemanha



Trailer de Robocop (1987)

sábado, 20 de março de 2010

W. Klitschko nocautea Chambers

Eddie Chambers (dir.) vs Wladimir Klitschko (esq.) / Lars Baron/Bongarts/Getty Images


As chances dos E.U.A recuperarem o cinturão mundial dos pesados tornaram-se ruínas com um cruzado de esquerda do campeão da OMB e FIB Wladimir Klitschko da Ucrânia na cabeça do desafiante “Fast” Eddie Chambers que culminou em nocaute faltando 14 segundos para o final, em Düsseldorf, na Alemanha.

O americano tinha como missão resgatar o título para a nação que exerceu o domínio no pugilismo por mais de um século e teve grandes nomes como Muhammad Ali, Joe Louis, Rocky Marciano e Jack Dempsey, porém o jovem não esteve a altura da tarefa.

Klitschko se apresentou de maneira eficiente com sua precisão robótica pela qual, entretanto, o faz pecar pela falta de criatividade sempre investindo em jabs e seus fortes diretos de direita – tanto que o cruzado no final surgiu como uma surpresa –. Antes do 12° e último round, seu técnico Emmanuel Stewart pediu um nocaute e cobrou iniciativa, pois antes havia avisado a imprensa que o combate não passaria do 8° assalto.

O europeu tem este estilo para se resguardar, suas três únicas derrotas foram sofridas por nocautes. Eddie Chambers de 23 anos e 10 mais novo que o adversário, bambeou no 4° giro após um direto de direita, mas nesta contenda mostrou um alto limiar de dor e persistência. Também apresentou catimba no intervalo do 9° para o 10° assalto quando teve de trocar a luva direita e aproveitou para ganhar tempo. Sua expectativa era surpreender o campeão com seu trabalho aeróbico mais trabalhado e nocauteá-lo.

O “Dr. Martelo de Aço”, como é conhecido Klitschko, abusou dos clinches e Chambers logo no início irritado com o agarramento o levantou acima de sua cintura e depois mais tarde na luta fez o mesmo aplicando uma queda parecida como as vistas em judô e luta-livre do mesmo modo que Rocky Balboa fez com Ivan Drago em Rocky IV (1984).

Com essa vitória Klitschko confirma sua força na divisão, mas mostrou o seu medo em receber um golpe em seu queixo de vidro e Chambers volta para o seu país sem o cinturão que seu povo tanto lhe cobrou.

Klitschko vs. Chambers hoje na ESPN Brasil

Wladimir Klitschko (dir.) e Eddie Chambers (esq.) / Lars Baron - Getty Images


O ucraniano Wladimir Klitschko defende seus cinturões mundiais dos pesados versões FIB e OMB contra o desafiante Eddie Chambers dos Estados Unidos. O combate será feito em Düsseldorf, na Alemanha e terá transmissão em nosso país pela ESPN Brasil, às 18h50.

O desafiante surge como a última esperança americana de devolver o título ao país que gerou ilustres campeões na categoria como Joe Louis, Rocky Marciano e Muhammad Ali. Chambers tem o apelido de “Fast” (Rápido), pela velocidade de seus punhos e conta com 25 vitórias, uma derrota e 18 nocautes. Bateu o ex-campeão mundial Samuel Peter da Nigéria e Alexander Dimitrenko da Rússia.

Wladimir Klitschko, irmão mais novo do campeão dos pesados pelo CMB, é a atual potência do boxe, mesmo tendo seu estilo muito criticado por ser intelectual e metódico demais não transparecendo emoção. Sua última defesa foi sobre o duro uzbeque Ruslan Chagaev ao ter o combate interrompido no 9° assalto.

Klitschko luta para manter sua hegemonia, enquanto tem um alvo em suas costas atraindo adversários de diversos países, mas desde 2003 não sabe o que é perder uma luta. No outro córner, “Fast” Eddie tem o peso de uma nação inteira ansiosa por um campeão na categoria máxima.




sexta-feira, 19 de março de 2010

Rosilete bate desafiante uruguaia e mantém seu cinturão

Rosilete - Franklin de Freitas


A brasileira Rosilete dos Santos (20-4, 12 KO's) defendeu com decisão dividida seu cinturão mundial da World Boxing Comission – 2ª divisão do esporte – com uma vitória sobre a uruguaia Alicia Susana Alegre (5-3, 5 KO's). A luta foi realizada para promover o aniversário de 320 da cidade de São José dos Pinhais, de onde Rosilete é natural.

“Venci com grande dificuldade, mas graças a Deus mantive o cinturão aqui no Brasil. Fiquei muito emocionada, pois no fundo eu tinha medo da vitória não vir em casa”, declarou a atleta para a rádio Band B. Com esta passagem a ex-bóia fria ascende no cenário mundial e pode ter em 2010 desafios maiores e mais perigosos.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Minha nova empreitada

Quando começei a cobrir boxe descobri um universo muito rico em histórias de vida e pouco explorado. Muitos colegas de jornalismo menosprezam a nobre arte, esquecendo que grandes nomes da profissão como Gay Talese começaram do mesmo jeito.

O pugilismo agrega conhecimentos da psicologia, sociologia, antropologia, ética, filosofia e muitas outras ciências. Como aponta a escritora Joyce Carol Oates é uma analogia da vida.

Líderes mundiais da história admiram ou até praticaram o esporte, desde Adolf Hitler até Nelson Mandela. Agora juntamente com o Córner do Leão passo a me dedicar a um novo projeto, o Política Midiática.

Neste espaço você pode assistir entrevistas em vídeo com personalidades envolvidas com o cenário político brasileiro e veículos de mídia. Espero contar com você para que a gente faça desse novo espaço um ambiente tão rico quanto o Córner.

Clique aqui para conhecer o Política Midiática.

terça-feira, 16 de março de 2010

Entrevista Leandro Siqueroli

Leandro Siqueroli / Arquivo Pessoal


Leandro Siqueroli é conhecido no boxe por sua obstinação e seu esforço. Saiu dos confins do Paraná para tentar a sorte em São Paulo e hoje é pupilo do ex-campeão mundial Miguel de Oliveira.

A história de sua vida é tão diferente que parece um conto das ficções do cronista de boxe Jack London e foi contada pelo jornalista Milton Jung no programa Conte Sua História de São Paulo na rádio CBN. Em entrevista ao Córner do Leão, Siqueroli fala no que mudou após sua história ir ao ar na rádio, a conquista do título paulista e sobre sua vontade de enfrentar um dos brasileiros de maior destaque no cenário internacional, Michael Oliveira.

Como você se sentiu ao ganhar o titulo paulista?

Acredito que eu comecei bem o ano de 2010, o título paulista foi um grande passo em minha carreira de lutador profissional, sei que tenho um caminho muito longo e difícil para trilhar mas este cinturão me deu um ânimo novo para seguir em frente.
Apesar das vitórias, minha carreira não está caminhando a passos largos, pelo contrário está mais devagar do que eu esperava.

A falta de um empresário e um patrocinador dificultam muito o aparecimento de grandes chances para lutas por títulos ou lutas internacionais,mas a fé que tenho em Cristo me faz ver uma chance no futuro.

Agora que estou em poder do título paulista e gostaria de até o final deste ano lutar por uma coroa brasileira para que assim eu possa realizar o maior sonho da minha vida, disputar o cinturão mundial.

A felicidade que senti ao ganhar o paulista foi muito grande e acredito que a felicidade que sentirei com o mundial será muito maior.

O que você avalia do resultado da luta?

Achei que a luta foi melhor do que eu esperava, me preparei para lutar os 6 rounds, mas tive a felicidade de ganhar logo no primeiro. Estava rodeado de pessoas que eu gosto e que torcem por mim, isso ajudou bastante.

Por que anseia tanto com uma luta com Michael Oliveira?

Ele é um dos nomes de maior repercussão da minha categoria na atualidade. Confesso que não gosto de ouvir ele dizendo por aí que é brasileiro e que luta pelo Brasil, pode ser que seja ignorância da minha parte para algumas pessoas, mas é isso que sinto.

Acredita que sua postura é preconceituosa?

Não acho que meu desafio tenha sido preconceituoso, o Michael Oliveira é lutador, eu sou lutador, ambos temos o sonho de nos tornarmos campeão mundial.
Eu luto pelo Brasil e carrego comigo as dificuldades dos brasileiros, pois convivo com elas, o Michael Oliveira apenas nasceu aqui, acredito que ele não possua algum documento alem da certidão de nascimento que diga que ele é brasileiro.

É fácil se dizer brasileiro morando nos Estados Unidos, mas será que ele consegue ser brasileiro morando aqui?

Se meu desafio é preconceituoso eu não sei, mas sei que posso lutar com ele aqui ou em qualquer outro lugar do mundo.

Crê que essa é sua grande chance?

Com toda certeza, li que ele acabou de fechar contrato com a Golden Boy Promotions, a empresa que é do Oscar De La Hoya. Seria pra mim uma grande honra lutar com alguém que com o destaque que tem na categoria que me profissionalizei.

Como foi ouvir sua história de vida sendo transmitida na rádio CBN?

Ouvir minha história na CBN foi fantástico, arrepiou, é estranho ouvir alguém contando fatos tão marcantes da sua vida, este é mais um motivo para minha vontade de ser o campeão mundial, quero um dia ser um atleta que dá esperança as pessoas, que faz com que elas se mantenham firmes em seus sonhos e lutem sempre para que eles se tornem realidade.

Posso mostrar como exemplos pessoas que fizeram com que eu permanecesse confiante e acreditando sempre em mim e em Cristo: Muhammad Ali que desafiou todo um país em nome da fé e na luta pela igualdade para seu povo; James J. Braddock foi o que mais me influenciou pois superou uma crise que atingiu o país inteiro e se tornou o campeão mundial apesar das dificuldades e deu esperança de uma nova vida as pessoas e por último uma pessoa que com toda certeza passa esperança a todos os lutadores, Rocky Balboa.

Gostaria de finalizar a entrevista agradecendo algumas pessoas que fazem com que eu me mantenha firme, a primeira certamente é minha mãe que sempre me ajudou e me apoiou em tudo e a quem eu sou eternamente grato. A minha esposa que me ajuda muito mais do que pode, digo que ter essas duas pessoas em minha vida me faz sentir como se já fosse o campeão do mundo.

Maurício Dehò do Uol entrevista Evander Holyfield

Evander Holyfield / Divulgação


Em entrevista ao jornalista brasileiro Maurício Dehò do portal Uol, Evander Holyfield confessou a inviabilidade de uma 3ª luta com Mike Tyson que lhe arrancou um pedaço da orelha em 1997. A matéria desmonta os rumores sobre um possível embate entre as duas lendas e mostra que jornalismo se faz com fatos.

São matérias como esta que mostram o esforço do profissional que vai atrás da notícia e não desiste mesmo sabendo dos obstáculos e nisso vemos quem são os jovens de futuro nesse ramo. Conheci Dehò enquanto fazia seu documentário “Boxeduto” para a graduação no curso de Jornalismo da PUC-SP em 2007 e desde então tenho acompanhado seu excelente trabalho.

Para ler a entrevista de Dehò com Evander Holyfield clique aqui.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Entrevista com Pedro Otas

Pedro Otas / Divulgação


Pedro Otas esteve entre os principais cruzadores brasileiros nos rankings mundiais, porém quando sua carreira começava a engrenar sofreu uma lesão na mão direita e passou mais de um ano afastado dos ringues, não foi a primeira vez que enfrentou lesões e feridas, mas desta vez ficou inativo.

No dia 2 de março no Baby Barione (São Paulo) voltou aos ringues para bater Ruy da Glória e em entrevista ao Córner do Leão, o pugilista fala de seu regresso, o seu pai de consideração Eduardo Mello e o que espera para seu futuro e um possível combate contra Edson Foreman.


O que avalia de sua luta contra Ruy da Glória?

Esta luta foi um grande teste se analisarmos meu longo período de inatividade e pela qualidade de meu oponente que com certeza está entre os melhores na categoria aqui no Brasil. Fui treinado e orientado para adotar uma postura defensiva e contra-golpeadora já que meu adversário vinha fazendo grandes combates e com bastante frequência, então tudo que não deveríamos fazer seria aceitar o seu "ritmo de luta".

Como você analisa a conduta de seu oponente no ringue?

Valente, aguerrido como em suas ultimas apresentações, mas alegou algo que o árbitro não viu e quis parar de combater, portanto, infelizmente a luta teve um final inesperado.

Concederia uma revanche a ele?

Sim, tenho certeza que faremos outra luta.

Sua mão direita apresentou problemas durante o combate?

Não, na verdade procurei poupá-la ao máximo usando a mais de uma forma veloz que potente.

Você já esteve entre os 15 melhores do ranking dos cruzadores. O que fará para retomar seu posto?

Vejo um grande e árduo trabalho pela frente, porém tenho muita fé e não medirei esforços para recuperar o tempo perdido e quem sabe ir muito mais alem.

Existe algum lutador em específico para um futuro combate?

Terei minha próxima luta no dia 13 de abril, minha equipe tem sondado o nome do renomado Edson Foreman, mas ainda nada confirmado. Independente do nome, luto contra quem me for designado.

Como vê a situação atual da categoria dos cruzadores pelo mundo?

Vejo grandes lutadores na categoria, então tenho que estar preparado para enfrentá-los e superá-los quando for a hora. Tenho um grande apoio do meu pai e empresario Edu Melo que sempre me motivou nesta dura caminhada, conto também com as orientações técnicas do Prof° Messias Gomes e com as orientações físicas e nutricionais do Prof° Fernando Marques.
Confio plenamente na competência dos profissionais que trabalham comigo, portanto o que me resta a fazer é dar sempre o melhor de mim!

domingo, 14 de março de 2010

Pacquiao mantém o título dos meio-médios OMB com decisão unânime sobre Clottey

Manny Pacquiao / Jeff Haynes - Reuters


A defesa de Joshua Clottey abria poucas brechas, mas a partir delas Manny Pacquiao com sua agressividade conseguiu impor seu estilo e defender o cinturão dos meio-médios OMB com uma vitória por decisão unânime em 12 assaltos, no Texas, E.U.A.

As plaquetas apontaram 120-108, 119-109 (duplo) favorecendo o filipino sobre o ganês e agora o campeão tem um cartel de 51 vitórias, 3 derrotas, 2 empates e 38 nocautes. O africano que tem 35 vitórias, 4 derrotas e 20 nocautes pode continuar afirmando que mesmo em suas vitórias saiu de pé do ringue principalmente contra Pacquiao, enquanto, boxeadores mais badalados como Miguel Cotto e Ricky Hatton não podem dizer o mesmo.

O Cowboys Stadium recebeu 50.994 pessoas para assistir o combate e contabilizou o terceiro maior público para uma luta de boxe realizada no país nos últimos 50 anos. Outro número impressionante é a bolsa do vencedor que passou a marca de 12 milhões de dólares.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Lino Barros quer defender título latino OMB contra Edson Foreman

Lino Barros / Divulgação


O principal cruzador brasileiro do momento Lino Barros (32-2, 29 KO's) está há duas semanas treinando em Nova Jersey, nos E.U.A, e espera contar com apoio do empresariado para defender seu cinturão latino OMB no próximo mês.

Na mira de Barros está o paranaense Edson “Foreman” Antonio (37-6-1, 29 KO's), um dos principais nomes do Brasil na categoria e forte pegador. Um combate como esse pode ser o melhor do ano de 2010 em nosso país.


Edson Foreman / Divulgação

Furacão ajuda Simone Duarte em treinos para luta pelo título mundial

Simone Duarte / Fabio Maradei


Simone Duarte (8-0, 2 KO's) se prepara para enfrentar a argentina Yesica Marcos (14-0-1, 4 KO's) em 9 de abril, pelo título mundial interino AMB super galo e para essa que será o duelo mais importante de sua carreira terá ajuda de seu vizinho em São Vicente, no litoral paulista, Carlinhos Furacão.

A parceria tem como finalidade aprimorar a resistência, defesa e velocidade da atleta que não é uma nocauteadora, assim como a rival, e espera que a luta vá até a distância – último round. O momento é importante não apenas para Simone, mas também para o país que carece de campeões na modalidade.

Carlinhos Furacão / Divulgação

Valmir Rosário deixa os ringues

Valmir Rosário se despede do quadrilátero e deixa um cartel de 15 vitórias, 26 derrotas, 5 empates e 3 nocautes além de 20 anos dedicados a nobre arte. Natural da Bahia, o conterrâneo de Jorge Amado fez sua trajetória em São Paulo, fincando residência no litoral.

Conforme entrevista ao site da Liga Paulista de Boxe a decisão veio após a derrota por nocaute para o super-médio Marcus Oliveira, o “Ratinho” de 24 anos. Um direto no olho esquerdo foi o último golpe que recebeu e os médicos juntos com o árbitro decidiram encerrar a luta. “Nunca havia sido derrotado assim, as dores eram insuportáveis”, declarou Rosário sobre o combate do dia 27 de fevereiro.

O início de sua busca pelo sonho de ser um boxeador de projeção foi em 1984, fez aproximadamente 40 combates como amador, conquistou o título paulista e o Torneio Estímulo. Como profissional foi campeão brasileiro.

Conheceu países que uma vida comum não o levariam e disputou o título Internacional do Conselho Mundial de Boxe versão super meio – médios (69,8 kg), porém perdeu para o portenho Elbio Felipe Gonzalez em 1997. O brasileiro lembra na matéria da Liga que o público ficou do seu lado.

Agora o ex-pugilista se dedicará a sua esposa e aos filhos, cuidará de seu bar próximo a praia e continuará suas atividades como técnico de pugilismo. Rosário pode não ter sido um grande campeão, e tem mais derrotas em seu cartel que vitórias, mas é gratificante ver como um esporte considerado tão violento dá dignidade ao ser humano.

Árbitro Mills Lane será homenageado nos E.U.A

Mills Lane / Divulgação


O lendário árbitro americano Mills Lane será homenageado pela Associação dos Escritores de Boxe dos E.U.A., em junho deste ano. O profissional foi mediador de diversos combates entre eles a luta em que Mike Tyson mordeu a orelha de Evander Holyfield em 1997.

Há 8 anos sofreu um AVC e hoje além de ter perdido a fala se locomove em uma cadeira de rodas. Seus dois filhos cuidam de sua agência que promove combates de pugilismo. A figura do árbitro se tornou popular ao ponto de ser um dos personagens da animação Celebrity Deathmatch da MTV na qual celebridades em versões feitas de massinha se encaram em combates sangrentos que eram iniciados após a famosa frase do mediador “Let's Get it On!” (“Manda Ver!”, tradução livre).

A Associação dos Escritores com este ato não homenageia apenas Mills Lane que por seu trabalho honesto merece todas as honrarias, mas também os bons homens que sobem no ringue para ficar entre tigres e touros.


Alinhar ao centroMills Lane nos tempos de boxeador / Divulgação


Celebrity Deathmatch: Madonna x Michael Jackson - Árbitro: Mills Lane / MTV

terça-feira, 9 de março de 2010

TCM tem história de Jim Corbett hoje com Errol Flynn

"Gentleman Jim" / Divulgação


O herói das matinês americanas da primeira metade do século XX, Errol Flynn dá vida a um dos primeiros campeões de boxe da Era Moderna no filme O Ídolo do Público (1942) que será transmitido hoje pelo canal pago TCM.

O filme mostra a trajetória de James J. Cobertt, mais conhecido para os fãs como “Gentleman Jim” (O Cavalheiro Jim) em sua busca por tornar o esporte como uma atividade para cavalheiros em função da perseguição que sofreu por conta de ter sido disputado no passado a punhos nus.

O filme tem como ápice a sua luta contra seu boxeador favorito desde sua infância John L. Sullivan, campeão dos pesados, um pegador nato, diferente de seu estilo mais vistoso. A escolha de Flynn para o papel principal encaixou perfeitamente, dado o seu carisma que reflete o do lendário pugilista.

James J. Corbett / Arquivo


O Ídolo do Público (Gentleman Jim)
Hoje no TCM às 22 horas


Trailer "Gentleman Jim" (1942)

segunda-feira, 8 de março de 2010

Hoje é dia das mulheres, dia de lutadoras!

Menina de Ouro (2004) / Divulgação


A mulher já é uma lutadora no momento que nasce, criada no âmago de uma sociedade machista restringindo suas opções e beneficiando os homens. Na história humana são poucas as personagens femininas de destaque em relação aos homens.

O historiador britânico Keith Jenkins aponta em seu livro A História Repensada (2001): “embora milhões de mulheres tenham vivido no passado (na Grécia, em Roma, na Idade Média, na África, nas Américas...), poucas aparecem na história, isto é, nos textos de história. As mulheres, para citarmos uma frase, foram 'escondidas da história', ou seja, sistematicamente excluídas da maioria dos relatos de historiadores”. No boxe não é muito diferente.

As lutadoras tem enorme dificuldade de aceitação entre seu meio, sendo vistas segundo atesta a escritora americana Joyce Carol Oates no livro O Boxe (1987) como excentricidades nas reuniões de pugilismo. E é pior para as garotas da plaqueta vistas por alguns por um viés pejorativo.

Alguns programas de TV expõem as pugilistas como algo inusitado: “a bela mulher que luta”, mas logo após a atração acabam deixando as de lado, enquanto, anunciam desde a nova guerra contra o terror até um novo detergente. Outras atrações são mais honestas e mostram a árdua realidade dessas atletas independente de sua aparência e não visando apenas o jogo de audiência.

Dados do IBGE comprovam que no mercado de trabalho a mulher recebe menos do que o homem e isso não difere no quadrilátero. Alguns homens recebem salário mínimo para subir no ringue, enquanto, elas muitas vezes ganham nada, talvez aplausos.

Não posso esquecer as que são mães, irmãs, namoradas e esposas que tanto confortam os lutadores após derrotas catastróficas, enquanto, fãs, empresários, jornalistas os esquecem como se fossem notícia do dia anterior e não um ser humano.

Acredito que um dia o boxe feminino possa caminhar em paralelo com o masculino, que as medalhas olímpicas agraciem todos os nossos atletas e que as pessoas aprendam que não é necessário se derreter de amor pelo próximo, mas pelo menos tolerar as diferenças.

Aretha Franklin - "Respect"

Entrevista com Raphael Zumbano

Raphael Zumbano e seu título latino da FIB agora destituído / Arquivo Pessoal


O pesado brasileiro Raphael Zumbano (25-4-1, 19 KO's) foi destituído na segunda-feira 1° de março de seu cinturão latino da Federação Internacional de Boxe por não defendê-lo no período previsto.

Um dos principais nomes da atualidade da categoria na América Latina com 5 anos de carreira e 29 de idade. O neto do lendário Ralph Zumbano, fala dessa decisão sua por não defender o título, planos para 2010 e de seu desafeto pessoal Daniel Frank em entrevista ao Córner do Leão.

Por quê não defendeu seu título latino FIB no prazo estipulado?

Porque o Sr. Eduardo Mello, dono da IBG (International Boxing Group), equipe na qual treino atualmente, achou melhor não defendê-lo, acreditando que está na hora de eu lucrar financeiramente e não de gastar para defender o título. Antes de iniciar o treino com esse grupo, o combinado era defender a coroa, só que com o passar do tempo, Seu Edu achou melhor não defendê-lo.

Essa atitude atrapalha sua relação com a entidade?

Eu espero que não, porém nenhuma entidade gosta de ser deixada de lado e infelizmente, não defendendo o título é assim que pode se sentir, se dependesse exclusivamente de mim, com certeza o defenderia, mas com certeza, o Seu Edu tem algo muito melhor para mim.

Quais são os planos para sua carreira em 2010?

Hoje em dia, não posso só falar em meus planos, tenho que ver qual o projeto da IBG para mim, que afirmativamente são os melhores possíveis.

Em seu último combate sua mão não estava boa. Tem apresentado melhoras?

A cada dia que passa, eu a sinto dando sinais de melhora, estou cuidando bem dela, afinal é meu material de trabalho.

Ano passado Daniel Frank e você estavam prestes a subir no ringue. Ainda acredita nesse combate?

Este sujeito é um fanfarrão, só fala e nunca cumpre, por este motivo acho que ele fez uma tentativa de carreira condizente com esse estilo de vida, a carreira de político, porque neste meio sim, os caras falam e não fazem nada, como você mesmo sabe, eu nunca acreditei e nem acredito nesta luta, como disse ele é fanfarrão e só fala.

domingo, 7 de março de 2010

Rodada do Fim de Semana

"Alexandre", amplia seus domínios



Alexander (dir) e Urango (esq) / Emily Harney

Devon Alexander (20-0, 13 KO's), conhecido como “Alexandre, O Grande”, em referência a Alexandre III da Macedônia mostrou que é tão conquistador quanto seu xará histórico e manteve sua coroa dos super-leves do Conselho Mundial de Boxe e tirou a versão da Federação Internacional de Boxe de Juan Urango (22-3-1, 17 KO's) ao batê-lo com um nocaute no 8° assalto, em combate realizado em Connecticut, nos E.U.A.

Urango se apresentou bem durante os 7 rounds anteriores, e encaixou golpes mais duros que o adversário, mas a direita de Alexander machucou o colombiano e o mandou de encontro com a lona que depois levantou para ser alvo de uma sequência de golpes e voltar para o chão. O árbitro decidiu por interromper o combate.

Darchinyan castiga "Gato"

Vic Darchinyan (dir) e Rodrigo Guerrero (esq) / Big Joe Miranda


O pegador armeno Vic Darchinyan (34-2-1, 27 KO's) conhecido como “Touro Indomável” defendeu com sucesso seus cinturões da AMB e CMB de super-mosca com uma dura vitória por decisão unânime sobre Rodrigo “Gato” Guerrero (13-2-1, 9 KO's), na Califórnia.

“Gato” mostrou sua agilidade e deu trabalho no começo, mas depois o armeno o castigo, porém não conseguiu colocá-lo pra nanar. As plaquetas apontaram 118-110, 117-111 e 120-108.

Johnny Tapia retorna após 3 anos fora dos ringues


Johnny Tapia - Divulgação


O ex-campeão Johnny Tapia (57-5-2, 29 KO's) conseguiu um nocaute técnico no 4° assalto ao bater seu ex-sparring e escada Jorge Reyes (21-28-3, 17 KO's) ao retornar de um exílio dos ringues de 3 anos.

Conhecido como “Mi Vida Loca”, Tapia tem 43 anos, foi campeão dos super-moscas (OMB e FIB), dos galos (OMB e AMB) e dos penas (FIB). O pugilista americano ficou afastado do quadrilátero por problemas com drogas e familiares, porém o público espera que ele consiga obter o sucesso do passado.

sábado, 6 de março de 2010

James Toney agora é do UFC

James Toney e Don King / Divulgação


Boxeador foi pesadelo de Holyfield

James Toney (72-6-3, 44 KO's), peso-pesado americano é a nova contratação do Ultimate Fighting Championship, principal liga de MMA (Mixed Martial Arts), esporte popularmente conhecido como vale-tudo. O veterano assinou contrato com o empresário Dana White após desafiá-lo a abrir suas portas e colocá-lo em seu elenco de lutadores.

Conforme o portal Yahoo.com a decisão foi tomada na quarta-feira. Toney encara um declínio de sua carreira no pugilismo, mas já foi campeão dos médios, supermédios e cruzadores e conta com uma vitória sobre Evander Holyfield por nocaute técnico em 2003.

Agora o boxeador terá de se acostumar com as quedas da luta olímpica e as chaves e torções do jiu-jitsu brasileiro. Outros pugilistas que migraram para o esporte que popularizou os Gracies são: Eric Butterbean, Ray Mercer e Ricardo Mayorga que se prepara com álcool e cigarros para sua estreia na gaiola.

Holyfield consegue licença para lutar em Nevada

Evander Holyfield / Divulgação


O veterano Evander Holyfield (42-10-2, 27 KO's) conseguiu licença da Comissão Atlética de Nevada para subir no ringue e encarar François Botha (47-4-3, 28 KO's) da África do Sul em 17 de abril, em Las Vegas.

Holyfield teve sua última apresentação contra o russo Nikolai Valuev, então campeão dos pesados da Associação Mundial de Boxe, e acabou derrotado pelo gigante europeu em dezembro de 2008, num combate muito contestado pela imprensa e público.

O americano sustenta que quer ter o recorde de campeão mais velho do mundo, hoje em poder de seu antigo rival George Foreman que realizou o feito aos 45 anos em 1994. Do outro lado, a mídia aponta que Holyfield tem problemas financeiros e para complicar sua situação ainda sofre acusações de agressão doméstica por parte de sua esposa Candi.

Por dívidas Thomas Hearns pode ficar sem a casa

Thomas "Hitman" Hearns / Divulgação


Thomas “Hitman” Hearns foi campeão do mundo em seis categorias distintas acumulando um total de 61 vitórias, 5 derrotas, 1 empate e 48 nocautes em uma carreira que se estendeu de 1977 a 2006, porém toda essa glória pode não ser suficiente de impedir que o imposto americano leve seu lar.

Suas bolsas renderam-lhe mais de US$ 40 milhões (R$ 72 milhões), mas hoje o “Assassino de Aluguel” (significado de “Hitman”) deve aproximadamente US$ 1 milhão (R$ 1,8 milhão) em impostos por não pagar a hipoteca. Hoje com 51 anos e acompanhado de sua mulher foi avisado por um banco que a casa será colocada à venda até o fim deste mês.

O "Hitman" original do mundo das lutas rival em seus tempos áureos de Marvin Hagler, Roberto Duran e Sugar Ray Leonard está prestes a se tornar mais um personagem do teatro trágico que é o boxe e pode acabar descobrindo infelizmente uma pergunta que faço aos meus entrevistados: “O que acontece quando o mundo é seu e, então, você o perde”.

Compacto com melhores momentos de Thomas "Hitman" Hearns

sexta-feira, 5 de março de 2010

Cidade natal inaugura estátua de Joe Louis

Estátua de Joe Louis / AP - Chris Busby


A cidade de LaFayette, no Alabama, E.U.A inaugurou esta semana uma estátua de bronze, com base de granito vermelho e aproximadamente 2,5 em homenagem o lendário Joe Louis. O boxeador apesar de residir a maior parte de sua vida em Detroit, é natural do município que lhe prestou esse tributo.

A celebração contou com a presença do irmão mais velho do “Bombardeiro Marrom” e também outros familiares. A peça custou US$ 60 mil (cerca de R$ 108 mil) e foi feita com arrecadação dee 3 mil munícipes. Louis foi campeão mundial de 1937 a 1950 e tem em seu currículo 66 vitórias, 3 derrotas e 52 nocautes.

quinta-feira, 4 de março de 2010

O retorno do guerreiro

Pedro tem retorno triunfante no ringue do Baby Barione


Pedro Otas (19-0, 16 KO's) recentemente afirmou que voltaria aos ringues e estava treinando para “desenferrujar a máquina”. Na noite de terça-feira no tradicional Baby Barione, em São Paulo, o cruzador (90,7 kg) venceu no quinto assalto por desclassificação de Ruy da Glória (14-13-1, 11 KO's) seu 19° combate.

Otas e Da Glória se estudaram no 1° round, a partir do 2° as coisas esquentaram e Otas encaixou um fulminante direto de direita que fez o rival conhecer a lona no 4° giro. Quase foi um nocaute no melhor estilo Pedro Otas, mas Da Glória, é um dos lutadores mais duros do certame nacional.

No 5° assalto Otas perdeu um ponto por golpe baixo, após ser acertado na região abdominal Da Glória tentou convencer de outro golpe abaixo da linha da cintura e acabou desclassificado pelo mediador Norberto Polimeno.

O retorno de Otas era uma das lutas mais esperadas pra essa temporada no boxe nacional, o atleta vinha sofrendo de uma lesão na mão direita que o impediu de subir nos ringues durante quase um ano e custou sua posição entre os 15 melhores do ranking mundial de sua categoria. O embate de regresso contra o forte Ruy da Glória mostra o valor de Otas.

Ruy da Glória é definitivamente um dos principais nomes da categoria da nação e o cartel com um número de derrotas quase igualando com o de vitórias deve ser analisado com cuidado, pois enfrentou fortes oponentes. Dada a oportunidade certa pode crescer muito em um futuro próximo.

terça-feira, 2 de março de 2010

Catatau falece em Santa Catarina

O instrutor de boxe Carlos Mello, conhecido como “Catatau” faleceu quinta-feira dia 25 em Blumenau, Santa Catarina. Após o rompimento da apêndice foi para um hospital onde os médicos o examinaram e foi liberado com um remédio para dor.

Catatau se queixando das dores retornou e faleceu no hospital. O enterro foi na sexta feira em Blumenau, mesmo seus familiares sendo baianos o local foi escolhido em decorrência do trabalho realizado com o pugilismo na região. Carlos Mello era integrante da equipe do também atleta Jeferson Loyola, o “Loya”.

Fonte: Raphael Zumbano

segunda-feira, 1 de março de 2010

Simone Duarte conta com apoio dos filhos para disputar título mundial

Simone Duarte / Fabio Maradei


A brasileira Simone Duarte (8-0-0, 2 KO's) lutará dia 9 de abril contra a argentina Yesica Marcos (14-0-1, 4 KO's) pelo título super-galo AMB e para encarar o desafio leva seus filhos juntos a concentração. “Eles são a minha força”, comenta a mãe sobre Anthony, 6, e Desirée de sete meses. Junto no dia 6 de abril parte no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, o marido e técnico Marco Duarte.

No período da explosão do boxe feminino na televisão brasileira Simone foi a que apresentou a técnica mais refinada e era vista por alguns como uma rainha sem coroa. Nesta excursão para a argentina pode estar sua chance de sentar em seu trono.

Vazquez Jr. iguala feito de pai e arremata título mundial

Wilfredo Vazquez Jr. / PR Best Boxing


Wilfredo “WV2” Vazquez Jr. (18-0-1, 15 KO's) conquistou o título vago da Organização Mundial de Boxe dos super-galos com um nocaute sobre o filipino Marvin Sonsona (14-1-1, 12 KO's), lutando em casa, Porto-Rico, no 4° round com um nocaute técnico.

A queda de Sonsona veio após uma impactante direita em seu rosto seguida de uma esquerda no fígado que fez o árbitro interromper o combate. “Sonsona é muito jovem e tem muito futuro, porém eu sou o boxeador com a melhor condição que existe”, explicou Vazquez Jr., 25, a situação do desafiante de 19 anos.

Wilfredo Vazquez Sr., foi campeão pelas categorias galo, super-galo e pena tendo seu ápice durante 1987 a 1998. Com a conquista do título nesse fim de semana os Vazquez fazem a dobradinha pai e filho(a) assim como os americanos Muhammad e Laila Ali, Leon e Cory Spinks e os mexicanos Guty Espada e Guty Espada Jr.


Wilfredo Vazquez Jr. (centro) / All Star Boxing

Antonio Margarito não consegue licença para voltar e acusa De La Hoya

Antonio Margarito / Divulgação


Para mexicano o Golden Boy é um dos principais articuladores contra o seu retorno

Antonio Margarito (37-6, 27 KO's) foi afastado dos ringues ano passado ao detectarem gesso líquido nas suas bandagens após sua derrota para o americano “Sugar” Shane Mosley, lutador do plantel de Oscar de La Hoya, num combate válido pelo cinturão dos meio-médios da Associação Mundial de Boxe. O mexicano acredita que seu afastamento que dura mais de um ano – encerrada em 24 de janeiro conforme a Comissão Atlética do Estado da Califórnia – tem envolvimento político de De La Hoya, agente de Mosley e proprietário da Golden Boy Promotions.

“Muita gente tem dito a mim que De La Hoya está pedindo que não me deem a licença. Afinal o que o incomoda?”, indaga o lutador sobre o suposto lobby feito pelo empresário rival. “Este é meu trabalho e preciso subir ao ringue. Não posso estar tanto tempo inativo”.

Margarito quer chance contra Pacquiao

O promotor Bob Arum trabalha na obtenção de uma licença para seu protegido no estado de Nevada visando uma disputa com o filipino Manny Pacquiao, tido hoje como o melhor boxeador do mundo. “Dizem que ele (Pacquiao) é um 'mata-mexicanos'. Quem de meu país seria melhor para lutar com ele entre os meio-médios?”, questiona Margarito.

Margarito quer voltar “para provar que não necessito de nenhum subterfúgio para ganhar lutas”, e caso consiga superar o jogo político dos empresários isso pode acontecer dia 8 de maio frente aos seus conterrâneos tendo como possível adversário o americano Carson Jones (25-7-1, 15 KO's).