terça-feira, 31 de agosto de 2010

Entrevista com Carlinhos Furacão

Carlinhos Furacão / Divulgação

Carlinhos Furacão é um dos principais nomes contemporâneos do pugilismo nacional, no passado foi apontado como futuro campeão mundial e agora volta de um afastamento dos ringues. Seu trabalho com menores carentes foi reconhecido na cidade de São Vicente tanto que foi homenageado.

Em entrevista ao Córner do Leão, o pugilista fala da atual fase em sua carreira e o seu próximo combate dia 11 de setembro contra o invicto americano Diego Magdaleno que já derrotou Josenilson dos Santos, o “Jô”.

Este ano você foi homenageado pela Câmara dos Vereadores de São Vicente. O que pode falar sobre esse momento?

Para mim é um orgulho muito grande receber uma homenagem desse porte cidadão vicentino e vou representar o Brasil e essa cidade que me acolheu com unhas e dentes e isso não tem preço. Só tenho que agradecer primeiro a Deus e a minha esposa, Cidinha Oliveira, que me deu essa oportunidade.

Como tem sido morar e treinar nos E.U.A?

Não morei lá, só treinei 2 meses pra pegar mais experiencia de treinamento pra colocar em pratica aqui no Brasil.

Em sua ausência quem toca os projetos sociais que mantém?

Tenho todo apoio da Secretaria de Esporte de São Vicente e professores capacitados.

Você ficou um longo período sem lutar, o que se deve essa fase?

Estava sem empresário, por esse motivo não lutava e quando tive oportunidade o adversário se machucou.

Seu próximo adversário será Diego Magdaleno que já bateu Josenilson dos Santos. Você assistiu essa luta?

Sim, vi o vídeo da luta é um atleta muito bom, mas estou muito confiante e tenho uma equipe também que confia no meu trabalho como minha esposa e preparadora física Cidinha Oliveira e meu treinador Michel Carvalho com tudo isso ao meu lado vou pra cima dele, não vou lutar na minha categoria vou lutar com 132 libras e minha categoria e 126 libras, mas tudo bem, isso não vai mudar nada.

Pensa em conversar ou até fazer sparrings com o Jô?

Infelizmente não vai dar tempo porque estou indo agora dia 1° de setembro treinar em Miami.

Como estão sendo os treinos para enfrentar Magdaleno?

Muito forte, estou bem fisicamente e muito concentrado .

Qual comportamento você espera deste oponente no ringue?

Dele eu não sei, quanto a mim sei que vou pra cima todo tempo, não poderei dar folga.

Anos atrás quando suas lutas eram transmitidas na TV brasileira você era tido como esperança ao título mundial. Acredita que um dia vai ter o mesmo prestígio?

Veja, eu vou continuar fazendo minha parte, mas infelizmente não posso depender da mídia no Brasil. Entrego tudo nas mãos de Deus e se tiver que ser será.

Naquele mesmo momento você era badalado e hoje os meios de comunicação não falam muito até mesmo de boxe. O que mudou na sua vida na relação com a mídia?

Graças a Deus, não mudou nada, veja quando não luto não tem porque estar na mídia e até porque a mídia aqui no Brasil não liga pro boxe, aqui é só futebol etc.
Mas não ligo pra isso, só e lembrado quem é visto, mas estou muito feliz por essa oportunidade dada pra mim e aproveitarei o máximo.

Baby Face terá rival diferente do programado no Baby Barioni

William "Baby Face" Silva / Reinaldo Carrera

O pugilista peso leve (61,2 kg) William “Baby Face” Silva (14-0-0, 8 KO's) era cotado pra encarar hoje no Baby Barioni, em São Paulo, Joaquim Carneiro que se apresentou cinco quilos acima do combinado e não poderá participar da contenda.

No lugar de Joaquim assume Rodolfo Franz (1-4-0, 1 KO's). Baby Face integra o quadro de lutadores do empresário Eduardo Melo, mais conhecido como Seu Edu Melo.


Conjunto Baby Barioni
Horário 18h30
Rua Germaine Burchard, nº 451
Água Branca - São Paulo – SP

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Briggs promete acabar com Vitali Klitschko em 30 segundos

Shannon Briggs / Sergey Dolzhenko - EFE

O americano Shannon Briggs, ex-campeão mundial dos pesados pela Organização Mundial de Boxe afirma que baterá o atual rei Vitali Klitschko em apenas “30 segundos, será uma vítima no primeiro assalto. Isso é como muitas das minhas lutas terminam”. O embate será dia 16 de outubro.

“O único homem que pode derrotar Vitali Klitschko é Vitali Klitschko”, disse o campeão do Conselho Mundial de Boxe que vê num embate mais um embate mental e psicológico para si do que um desafio físico, mas não espera nenhuma manteiga também: “vai ser uma luta incrível, emocionante, cheia de drama”.

Kimbo Slice: das ruas para o MMA e agora para o boxe

Kimbo Slice / Divulgação

Kimbo Slice, apelido de Kevin Ferguson, é um fenômeno de vídeo viral da internet surgido em 2002 com uma luta em um quintal. Desde então, tentou sucesso durante 3 anos no MMA com um cartel de 6 vitórias, 2 nocautes e 2 derrotas e agora que descobrir sua sorte na nobre arte.

“Me sinto como um bebê”, declarou o brigão de 36 anos. “Creio que serei uma dor de cabeça para os lutadores peso-pesado. Vou chegar pesado quero descobrir o que é quebrar algumas costelas e quebrar a mandíbula com um soco”.

O empresário Gary Shaw está ansioso para assinar com Slice e declarou a ESPN que o lutador estreia entre outubro e dezembro, dependendo de seu progresso com o técnico Clemente Medina da Califórnia. O ex-lutador de MMA é natural da Flórida.

Slice não abandonará o MMA e que realmente gostou de sua passagem pelo UFC e agradece o presidente da liga, Dana White pela oportunidade ofertada: “é um avanço na carreira, adoro lutar, amo nocautear as pessoas, adoro combate. Alguns devem me achar louco”.

Em uma divisão dominada pelos estrategistas e técnicos irmãos Vitali e Wladimir Klitschko, Shaw acredita que com um bom condicionamento físico seu pupilo pode nocautear os gigantes ucranianos e para desafiá-los levará aproximadamente 6 lutas.

Slice sofre de problemas nos joelhos, mas afirma que agora consegue treinar regularmente. Shaw acredita que seu protegido tem chances agora, “pois essa não é a era de Tyson, Holyfield e Lennox Lewis”.

Kimbo Slice em brigas



Kimbo Slice x Tank Abbott (MMA)



Nos vídeos das lutas de Kimbo nas ruas é visível que não há médicos ou alguma autoridade. Como ninguém foi preso ou processado?

domingo, 29 de agosto de 2010

James Toney é dominado no MMA por Randy Couture

Randy Couture (montado) e James Toney (solo) - 29/08/2010 / Associated Press

O ex-campeão mundial de boxe James Toney, 41, foi finalizado em sua estreia no MMA (atual vale-tudo) pelo ex-campeão do Ultimate Fighting Championship (UFC) dos meio-pesados e pesados Randy Couture, 47, com um katagatame (estrangulamento) na noite de ontem no evento UFC 118.

Toney que nos tablados foi campeão dos médios, supermédios, cruzadores e pesados não conseguiu exibir sua nobre arte e foi dominado pelo veterano da jaula. O pugilista americano foi eleito pela revista especializada Ring Magazine lutador dos anos de 1991 e 2003.

Faltou ao boxeador maior trabalho de solo com aulas de luta romana e jiu-jítsu, pois como visto, se não acerta e nocauteia no começo fica a mercê do adversário. É arrogante achar que num esporte híbrido, apenas um ano de treino basta para superar um ex-campeão.

O vale-tudo pode não render bolsas maiores que o boxe, fator que com anos pode ser superado, mas a foto acima simboliza a popularidade que alcançou sobre a nobre arte. O boxe conviverá com esse “primo”, mas carece de ídolos e principalmente de dirigentes descentes que são a pior doença do esporte.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Sapo luta por título americano

Sapo / Divulgação



Rogério “Sapo” Pereira (15-1-0, 13 KO's) estava pronto para regressar após um mês de treinamento nos E.U.A, mas foi convidado a enfrentar o local Carson Jones (26-7-2, 16 KO's) pelo título americano no estado de Kansas, e se apresentará no dia 10 de setembro.

Sapo ficou com Lino Barros em Nova Jersey e estava pronto para regressar a São Paulo e lutar no próximo mês. O baiano foi superado de forma surpreendente por Antonio Barbosa em dezembro de 2008 e desde então andava desanimado.

O pugilista já esteve entre os 15 primeiros da Organização Mundial de Boxe e ostentou o cinturão latino da entidade. Uma vitória sobre o campeão americano pode reanimar o fogo nesse baiano pegador.

Homem mais rico do mundo paga aposentadoria de US$ 382 à boxeadores mexicanos

Carlos Slim / Divulgação

O empresário mexicano Carlos Slim, apontado pela Forbes como homem mais rico do mundo, dará uma pensão vitalícia para 22 boxeadores de seu país e também para as viúvas. O anunciou foi feito ontem pelo presidente do Conselho Mundial de Boxe, José Sulaimán.

O valor será de 5 mil pesos (aproximadamente 382 dólares) e os beneficiados terão também assistência médica. “Essa é uma página histórica no boxe. Nunca, em mais de 300 anos do esporte existiu uma pessoa ou instituição que sequer pensou em oferecer esse tipo de ajuda”, declarou Sulaimán.

“Slim sentiu em seu coração o drama do boxe e viu que aqueles que foram grandes, hoje não têm o que comer em casa, e resolveu dar essa pensão vitalícia”, completou o presidente sobre o trabalho a ser mantido pela Fundação Telmex de Slim.

Tyson Fury prefere americano à Zumbano e Martelo

Tyson Fury / Divulgação


O britânico Tyson Fury (11-0-0, 9 KO's) apontando como nova promessa da categoria pesado em seu país sondou os brasileiros Raphael Zumbano e Marcelo “Martelo” Nascimento, porém não fechou acordo e preferiu fechar com o americano Jason Gavern (19-7-4, 8 KO's).

Conforme o site da Liga Paulista de boxe, o acordo com os brasileiros não foi fechado e surgiu o nome de Gavern que apesar de não ser um atleta de destaque vem de boas lutas, uma vitória sobre Manuel Quezada e um empate com Johnathon Banks. O combate será dia 10 de setembro em Londres.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Grilo luta por título latino CMB

Grilo / Divulgação


Lázaro “Grilo” de Jesus (12-4-0, 8 KO's) fará no dia 11 de setembro uma luta válida pelo cinturão latino superpena (58,9 kg) do Conselho Mundial de Boxe contra o campeão Domingo Vilpán (19-3-1, 13 KO's) da Argentina. O combate será em Bariloche, cidade no país do dono da coroa.

Grilo, 31, sofreu uma derrota para Jonathan Victor Barros da argentina em fevereiro e bateu o novato Paulo Thiago em julho deste ano. Vilpán, 25, é conhecido por seus golpes potentes, mas peca na técnica.

Antonio Margarito obtém licença no Texas

Antonio Margarito / Ag. Internacionais

O Departamento de Licenciamento e Regulamentação do Texas deu ao ex-campeão dos meio médios Antonio Margarito licença para boxear, o que o qualifica para lutar contra o filipino Manny Pacquiao no dia 13 de novembro, no estádio do time de futebol americano Cowboys, na cidade de Dallas.

A Comissão da Califórnia rejeitou a licença a Margarito após uma audiência de seis horas na semana passada e a Comissão de Nevada não tomou decisão após uma audiência com o mesmo. O estado texano é conhecido por ser mais brando com lutadores. Já licenciou no passado o pesado americano Evander Holyfield e o falecido venezuelano Edwin Valero, enquanto, outros órgãos fecharam-lhes as portas.

Margarito foi suspenso ao ser flagrado usando gesso líquido em suas luvas após perder seu super cinturão mundial dos meio-médios da Associação Mundial com um nocaute técnico para o americano “Sugar” Shane Mosley. Margarito fez a seguinte declaração à imprensa sobre sua licença para boxear:

“Quero agradecer o estado do Texas por me conceder licença para boxear, a qual me permite continuar com minha paixão pelo pugilismo nos E.U.A. Eu tenho dedicado minha vida a dar aos fãs entretenimento e emoções. Dia 13 de novembro esta grande oportunidade será aproveitada na minha luta com Manny Pacquiao”.

Roberto Durán desmente sua morte

Roberto Duran (2008) / Divulgação


O Panamá foi tomado por uma onda de falsas notícias que “mataram”, o ex-pugilista e herói nacional Roberto “Manos de Piedra” Durán que se apresentou no festival “KO a las Drogas” da Associação Mundial de Boxe e aproveitou para desmentir a história.

A “morte” foi anunciada pela internet em correntes de e-mail e sites e até uma emissora de TV do país caiu na lorota que um dos maiores pugilistas de toda história havia falecido aos 59 anos. O mesmo ficou chateado em saber que existem pessoas capazes de tais brincadeiras.

Mas, também expressou carinho para aqueles que se preocupam com ele e seus familiares. O país tem uma estátua em sua homenagem e muitas pessoas mundo pelo mundo conhecem a nação por conta do trabalho desenvolvido por Durán nos ringues.


Com saída de Kessler, Froch e Abraham querem cinturão vago no Super Six

 "King" Arthur Abraham (esq.) e Carl "The Cobra" Froch (dir.) / Showtime


O dinamarquês Mikkel Kessler abandonou o torneio de supermédios (76,2 kg), Super Six da Showtime ontem para tratar de seu olho esquerdo que sofre com a chamada “visão dupla”. O seu afastamento leva dois de seus rivais a disputarem pelo seu título supermédio do Conselho Mundial de Boxe. O alemão “King” Arthur Abraham e o inglês Carl “The Cobra” Froch querem os espólios do “Viking Warrior” (Guerreiro Viking) no dia 2 de outubro, no Principado de Mônaco.

De repouso por nove meses a instituição pode colocá-lo como “campeão em recesso” e seu título se torna vago, o que abre as portas para Abraham e Froch. “É um cenário provável”, afirma Chris Meyer, empresário de Kessler.

O título da Associação Mundial de Boxe que foi do “Viking Warrior” no início do torneio e passou para Andre Dirrell dos E.U.A será disputado entre o atual campeão e seu futuro oponente e amigo de longa data Andre Ward pelo torneio Super Six. Portanto, os europeus ficam na expectativa de disputarem o título vago do CMB.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O nosso menino de ouro


David Lourenço da Costa / Reuters

David Lourenço da Costa conquistou uma inédita medalha de ouro olímpico juvenil para o pugilismo nacional ao bater na final dos Jogos Olímpicos da Juventude em Cingapura, o uzbeque Ahmad Mamadjanov por 7 a 3 na categoria 69 kgs.

Em jogos olímpicos adultos a medalha mais alta que conseguimos foi com o lendário Servílio de Oliveira que faturou o bronze na categoria dos moscas nos jogos do México em 1968.

"Essa medalha é uma inspiração não só para mim, como para outros atletas, que um dia podem estar aqui em meu lugar. Meu objetivo agora é ser campeão olímpico mais uma vez, nos Jogos de Londres-2012", disse David Lourenço ao site oficial do Comitê Olímpico Brasileiro. 

Mikkel Kessler fora do Super Six para tratar de olho

Mikkel Kessler / Divulgação

O supermédio dinamarquês Mikkel Kessler sai do torneio Super Six promovido pela Showtime para tratar um ferimento no olho esquerdo. Sua próxima luta seria a defesa do seu super cinturão do Conselho Mundial de Boxe frente ao americano Allan Green no dia 25 de setembro.

“É o pior momento de minha carreira”, declarou o europeu que já foi dono do mesmo título, porém versão AMB e o perdeu para o americano Andre Ward no torneio, mas conquistou o do CMB ao bater o britânico Carl Froch. “Após superar Carl Froch eu estava no caminho para vencer o torneio, então sair é realmente depressivo”.

“O problema com meu olho me incomoda desde o início do Super Six na minha preparação para a luta contra Andre Ward. Também me atrapalhou nas lutas contra Ward e Froch e no meu treino pra encarar Green se tornou insuportável. Consultei os melhores médicos da Dinamarca e Alemanha e todos me aconselharam a tirar um tempo do boxe para me curar”.

Kessler perdeu seu título AMB para Ward por um nocaute técnico no final de 2009 logo na etapa de abertura do torneio. Apesar dessa tempestade em sua vida que passa nesse período, o pugilista afirmar que estará pronto para voltar aos ringues em 9 meses.

“Me garantiram que vou me curar completamente e que retornarei no próximo ano. Como um esportista honesto eu não quero atrasar o Super Six que continua sendo a melhor coisa que veio ao boxe nos últimos anos. Espero que meus colegas tenham boa sorte e que o melhor vença, e estarei pronto para lutar com o campeão em 2011”.

Kessler sofre de uma fraqueza no músculo superior obliquo do olho esquerdo, conforme o especialista Dr. Gerhard Lang. O europeu era o favorito para levar o torneio quando foi anunciado começaram na disputa Arthur Abraham da Alemanha, Froch da Inglaterra além de Ward, Andre Dirrel e Jermain Taylor dos E.U.A.

Jermain Taylor sofreu um bruto nocaute para Abraham logo na 1ª luta e se afastou da competição dando sua vaga para o americano Allan Green. Uma medida possível para Showtime, organizadora do evento, é adiantar de fase e partir para as semifinais.

Seria Abraham contra Froch e Andre Dirrell contra Andre Ward. Com a ausência do dinamarquês o time de Green torce para que ele não seja escanteado na competição. Enquanto, isso Kessler fechou um acordo verbal para encarar o vencedor do Super Six em 2011.

Casca conquista título latino ao nocautear Fumaça

Casca (em pé) e Fumaça (no chão) / Hélcio Toth

Claudionei “Casca” Lacerda (13-1-0, 9 KO's) nocauteou no 10° assalto o compatriota Fernando “Fumaça” Ferreira da Silva (27-3-1, 23 KO's), ontem no Baby Barioni, São Paulo para ficar com o título interino latino da Organização Mundial de Boxe da categoria dos peso leves (61,2 kg).

“Foi uma luta muito dura”, declarou Casca ao site da Liga Paulista de Boxe que agora entra pro top 15 da agremiação. A contenda foi dominada desde o inicio por Fumaça, mas a potência da direita do campeão recém-empossado fez a diferença.

Fumaça foi um general no ringue colocando bons golpes e aproveitando suas maiores envergadura e estatura, mas faltou-lhe condicionamento e no 9° giro surgiu um revigorado Casca que já diminuira a distância no 6° assalto.

Casca teve um ponto tirado no 9° round por golpe baixo. No final se valeu de um direto no queixo de Fumaça e fez as pretensões do rival se evaporarem no tablado. A peleja acabou e o derrotado recebeu atendimento médico no ringue.

Casca (dir.) e Fumaça (esq.) / Hélcio Toth

Jô bate em Profeta

Jô e Profeta / Hélcio Toth


Josenilson “Jô” dos Santos (16-1-0, 11 KO's) passou pelo argentino Jeremias “El Profeta” Castillo (15-4-1, 7 KO's) por decisão dividida no ginásio Baby Barioni, São Paulo, ontem.

“Jô” jogou com sua velocidade nos 2 rounds iniciais, mas o argentino apresentou uma firme defesa e aplicou bons golpes fazendo o brasileiro partir pro clinch. No decorrer da luta o local foi muito advertido pelo árbitro.

As papeletas apontaram 78-74, 78-75 e 77-75. A vitória marca a tentativa de Jô voltar a lutar no exterior. Em sua antepenúltima luta perdeu a invencibilidade para Diego Magdaleno, mesmo pugilista que em setembro encara Carlinhos Furacão.

Chavez Jr. chama Saul Alvarez e De La Hoya pra luta

Julio Cesar Chavez Jr. / Divulgação

Filho do lendário Julio Cesar Chavez, o pugilista mexicano Julio Cesar Chavez Jr. (41-0-1, 30 KO's) há pouco saiu da sombra do pai, mas ainda precisa de um título mundial e um grande combate pra cravar seu nome na história do esporte.

Seus alvos são seu conterrâneo e forte prospecto Saul “Canelo” Alvarez e o multicampeão e empresário de boxe Oscar de La Hoya, americano de ascendência mexicana que superou seu pai no passado e já pendurou as luvas.

Sobre Alvarez dispara: “não sou eu quem precisa de Alvarez e, sim, ele é quem precisa de mim”. Canelo vem em uma rota ascendente e nessa temporada enfrenta o argentino e ex-campeão mundial Carlos Baldomir, regresso da aposentadoria.

De La Hoya bateu Chavez Sr. em 1996 e 1998 por nocaute técnico e com facilidade, quando a lenda mexicana já estava em fim de carreira. O futuro adversário de Chavez Jr. é o campeão da Associação Mundial de Boxe Miguel, Cotto de Porto Rico, em dezembro, nos E.U.A.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Fumaça e Casca lutam por título latino da Organização Mundial de Boxe no Baby Barioni

Fumaça / Divulgação

Os brasileiros Claudionei “Casca” Lacerda (12-1-0, 8 KO's) e Fernado “Fumaça” Ferreira da Silva (27-2-1, 23 KO's) disputam hoje o título interino latino dos leves (61,2 kg) da Organização Mundial de Boxe no tradicional ginásio Baby Barioni, na capital paulista.

“Fumaça” é dono do cetro desde abril e está na 13° posição no ranking mundial da entidade e afirmou ao site da Liga Paulista de Boxe: “estou muito bem preparado e buscarei o triunfo a todo momento”.

“Casca” vê no embate uma oportunidade de integrar entre os 15 primeiros da agremiação, ex-campeão latino pelo Conselho Mundial de Boxe, ficou afastado dos ringues entre 2008 e 2009.



Casca / Divulgação

Na preliminar Josenílson dos Santos (15-1-0, 11 KO's) o “Jô” encara o argentino Jeremias “El Profeta” Castillo (15-3-1, 7 KO's. O brasileiro busca uma chance de recuperar sua carreira internacional, em novembro de 2009 sofreu uma derrota para Diego Magdaleno dos E.U.A.

Edvan Barros encara mais um invicto

Edvan Barros / HBO divulgação

O brasileiro Edvan dos Santos Barros (10-10-1, 7 KO's) mudou para os E.U.A em busca de oportunidades melhores há seis anos e dia 11 de setembro surge mais um novo desafio em Las Vegas, o prospecto americano Glen Tapia (7-0-0, 5 KO's) invicto de apenas 20 anos.

Barros encara o sexto oponente invicto em sua carreira, antes foram Mike Alvarado, Marvin Cordova Jr., Keith Turman, Diego “La Joya” Chaves e Alex Perez. Desde agosto do ano passado o pugilista acumula 4 derrotas consecutivas, mas é conhecido por ser um duro oponente.

A vida de Edvan Barros se tornou tema de um documentário realizado pela HBO, emissora televisiva que realmente investe no pugilismo. Assista abaixo o vídeo:





segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Macaris fala da vitória de Acuña sobre Rosilette

Macaris, Nicoly e Rosilette / Franklin Freitas

No sábado dia 21, a brasileira Rosilette dos Santos subiu no ringue em Formosa, Argentina para enfrentar Marcela "La Tigresa" Acuña, ídolo local e pioneira do boxe feminino no país.

A luta era válida pelo cinturão supergalo CMB além em poder de Acuña, além dos títulos da OMB e AMB da mesma divisão. O treinador e esposo de Rosilette fala sobre o ocorrido na luta que terminou com nocaute técnico no 10° assalto para a campeã.

Como vocês foram recebidos na Argentina?

Fomos recebidos muito bem. Rosilete foi tratada como deve ser. Nas ruas de Formosa ela era toda hora parada para dar autógrafos e tirar fotografias. As autoridades do boxe Argentino também a trataram bem, enfim, nós fomos muito bem recebidos!

Rosilette perdeu por nocaute técnico no 10° giro. O que conduziu a este resultado?

No sétimo round, após um direto de Marcela Acuña seu nariz sangrou muito, o que já era um problema crônico, o árbitro parou a luta e chamou o médico que deu condições de luta à Rosilete. Mas no décimo round faltando apenas 38 segundos para o encerramento da luta, ele simplesmente encerrou o combate. Isso gerou um protesto nosso e a própria TV que estava transmitindo a luta também criticou o árbitro, afirmando que Rosilete não merecia perder por KO. A festa era para La Trigresa, e uma vitória por KO é diferente de uma vitória por pontos!

A empresa argentina afirma que a lutadora local esteve superior no embate. Como o senhor avalia a luta?

Realmente, Marcela Acuña foi superior em todos os rounds, mas em nenhum momento ela podeia derrubar Rosilete. Nós sabíamos que se Rosilete encaixasse um golpe bom em Marcela Acuña, nós poderíamos definir a luta. Nós sabemos também que não é fácil derrubar Rosilete dos Santos, como a própria TV também achou no decorrer da luta, pois no início, não acreditavam que Rosilete passaria do 5º round.

Acredita que essa derrota atrapalha os sonhos mundialistas de Rosilette?

Não, muito pelo contrário. O boxe na Argentina é muito forte e Marcela Acuña é um ídolo nacional. Rosilete se mostrou ser uma lutadora de alto nível, pois uma das melhores lutadoras do mundo teve que lutar 10 rounds para vencê-la. Em nenhum momento Acuña pôs Rosilete em risco para cair. A própria Acuña elogiou a brasileira.

Existe algo de positivo na carreira da pugilista vindo deste combate?

Sem dúvida, todos lá gostaram da luta, A TYC Sports, TV que transmitiu a luta vai para toda a América Latina, EUA, Canadá e Mexico, e todos estes paises viram a garra e o boxe de Rosilete dos Santos.


Como ficou a relação entre Rosilette e Acuña?

Muito boa! São duas profissionais. Acuña é mãe como Rosilete dos Santos e se tornaram amigas. A rivalidade ficou lá em cima do ringue, e Marcela Acuña não tem culpa da atitude do árbitro, a mesma elogiou Rosilete dos Santos, chamando-a de guerreira.





David avança para as finais de Cingapura

David Lourenço (vermelho) x Dalibaev (azul) / Wander Roberto COB

David Lourenço da Costa bateu o quirquiz Islomzhon Dalibaev na categoria 69 quilos e se torna o primeiro brasileiro a disputar uma medalha olímpica juvenil de ouro no boxe. A conquista foi ontem, domingo, 22.

A luta foi equilibrada e David levou por 2 a 1, conseguindo a vitória por virada, outro fator que marcou a contenda foi o jogo defensivo de ambos.

Emocionado com o feito David chorou e afirmou: “a luta foi muito forte desde o primeiro round. Pensei que não conseguiria virar o placar. O estilo de luta do adversário me incomodou bastante. Chegar em uma final olímpica representa muito para mim. Batalhei bastante para chegar até aqui e agora não vou desistir. Vou dar meu máximo e ganhar o ouro”.

domingo, 22 de agosto de 2010

David Lourenço estreia bem nos Jogos da Juventude em Cingapura

David Lourenço (vermelho) e Ben Muzyio (azul) / Divulgação

O brasileiro David Lourenço da Silva superou o zambiano bem Muzyio em sua estreia nos Jogos Olímpicos da Juventude em Cingapura. A vitória foi de 6 à 2.

Neste domingo o garoto luta contra Islomzhon Dalibaev do Quirguistão que assim como o africano tem 6 cm de vantagem na estatura em relação ao pugilista do Brasil.

David Lourenço (vermelho) e Ben Muzyio (azul) / Divulgação

Adamek vence Grant

Michael Grant (esq.) e Tomasz Adamek (dir.) / Marty Rosengarten Ringsidephotos.com

O polonês Tomasz Adamek (42-1-0, 27 KO's) venceu por decisão unânime o americano Michael Grant (46-4-0, 43 KO's) nos E.U.A. As plaquetas apontaram 118-111, 118-110 e 117-111. Adamek sofreu um corte sobre o olho esquerdo.

“Estava pronto para uma luta dura e pronto para os 12 rounds, me preparei muito bem para a luta, mas fiquei chateado porque é a primeira vez em minha carreira que sofro um corte. Não estou feliz com isso, mas sigo feliz com a vitória”, declarou Adamek.

Tomasz Adamek mede 1,87m contra 2,01m de Grant e a diferença de massa muscular também era vísivel, mas o controle do polonês também foi marcante. O americano vinha de uma série de 8 vitórias e é lembrado por ter sido superado quando desafiou Lennox Lewis em 2000 pelo título mundial.

Com essa conquista e também a superação sobre Cris Arreola, Adamek, ex-campeão cruzador da FIB, mostra que pode superar adversários do porte dos irmãos Klitschko, agora só lhe falta a prova real para sabermos se tem condições de ostentar a coroa dos pesados.

Marco Huck vence por nocaute e mantém título cruzador da OMB

Matt Godfrey e Marco Huck - Photo Wende


O cruzador (90,7 kg) alemão Marco Huck (30-1-0, 23 KO's) manteve seu título da categoria pela Organização Mundial de Boxe (OMB) com um nocaute técnico no 5° assalto sobre Matt Godfrey (20-2-0, 10 KO's) na Alemanha.

O desafiante americano foi ao chão três vezes, então o árbitro decidiu interromper o embate. “Tenho um tremendo poder de nocaute em ambas mãos e mostrei isso hoje. Agora estou pronto para unificar os cinturões”. Os outros campeões são Krysztof Wlodarczyk (CMB) e Steve Cunningham (FIB).



Lenda do Boxe Olímpico, Rigondeaux castiga oponente no México

Guillermo Rigondeaux / Divulgação


Em Tijuana, no México, o refugiado cubano hoje radicado em Miami Guillermo Rigondeaux (6-0-0, 5 KO's) castigou o veterano local Jose Angel Beranza (33-19-2, 16 KO's) durante 6 assaltos tanto que o mexicano decidiu não voltar para o 7° round.

Rigondeaux é lembrado pelos brasileiros por sua tentativa de fuga do regime ditatorial castrista no Pan do Rio em 2007 quando foi frustrado pelas autoridades brasileiras amigas de Fidel. Mesmo com uma carta do Senador Suplicy e do bi-campeão de boxe e ex-vereador tucano por São Paulo Éder Jofre não conseguiu ter sua situação aliviada.

Depois fugiu para Miami e hoje segue como pugilista profissional. No amador é uma lenda tendo conquistado o ouro olímpico em duas oportunidades. Também é lembrado pelos brasileiros por ter suplantado Giovanni Andrade.





Erislandy Lara liquida no 1° round no Friday Night Fights

Erislandy Lara / Divulgação

O cubano refugiado em Miami Erislandy Lara (13-0-0, 8 KO's) aniquilou Willie Lee (17-7-0, 11 KO's) no 1° assalto em contenda realizada nos E.U.A na programação do Friday Night Fights da ESPN.

O pugilista da América Central cercou sua presa com ambas mãos e a colocou nas cordas até que o árbitro interrompesse a disputa. Os boxeadores da ilha tem um estilo ao mesmo tempo vistoso (como a maioria dos latinos) e agressivo, e esse segundo fator pode ser entendido como oriundo de pessoas que anseiam experimentar o mundo que um regime fechado lhes negou.

Em 2007, no Pan do Rio, Lara tentou fugir do Brasil junto com Guillermo Rigondeaux, mas foi devolvido a ditadura dos irmãos Castro pelas autoridades locais. Agora em solo livre mostra que não é mais um prospecto e sim uma realidade que para se afirmar precisa enfrentar lutadores mais renomados.

Na categoria dos médio-ligeiros os campeõs são Miguel Cotto (AMB), Cornelius Bundrage (FIB) e Segei Dzindziruk (OMB), enquanto o título do Conselho Mundial de Boxe segue vago. Uma forma de encontrar esses pugilistas seria bater os desafiantes Saul “Canelo” Alvarez, Sechew Powell, o ex-campeão AMB Yuri Foreman e Vanes Martirosyan.

Notando o progresso de Lara, o ex-participante do reality show The Contender, Ishe Smith anunciou interesse em enfrentá-lo. “Foi deprimente assistir aquele lixo na noite anterior” (anteontem) e que foi chamado de início, mas não o procuraram mais.

Jackie Nava mantém título supergalo CMB

Jackie Nava e Maria Miranda 21/08/2010 / Rafael Soto - Zanfer Boxing

A campeã interina dos supergalos do Conselho Mundial de Boxe Jackie Nava (22-3-2, 11 KO's), a “Princesa Azteca” do México, venceu por nocaute técnico no 4° giro a colombiana Maria “La Pantera” Miranda (13-5-0, 8 KO's) que antes foi a lona duas vezes após golpes na região do abdômen. O embate ocorreu em Tijuana no México.

Marcela "La Tigresa" Acuña é a campeã regular da categoria, e neste final de semana superou a brasileira Rosilette dos Santos. O ícone do boxe feminino na Argentina já superou Nava ano passado e se aposentará em dezembro.

sábado, 21 de agosto de 2010

O Tigre dos ringues


Tyger - William Blake

Tiger Tiger. burning bright,
In the forests of the night;
What immortal hand or eye.
Could frame thy fearful symmetry?

In what distant deeps or skies.
Burnt the fire of thine eyes?
On what wings dare he aspire?
What the hand, dare seize the fire?

And what shoulder, & what art,
Could twist the sinews of thy heart?
And when thy heart began to beat.
What dread hand? & what dread feet?

What the hammer? what the chain,
In what furnace was thy brain?
What the anvil? what dread grasp.
Dare its deadly terrors clasp?

When the stars threw down their spears
And watered heaven with their tears:
Did he smile His work to see?
Did he who made the lamb make thee?

Tiger Tiger burning bright,
In the forests of the night:
What immortal hand or eye,
Dare frame thy fearful symmetry?



O Tigre - Tradução de Augusto de Campos

Tigre! Tigre! Brilho, brasa
Que a furna noturna abrasa,
Que olho ou mão armaria
Tua feroz simetria?

Em que céu se foi forjar
O fogo do teu olhar?
Em que asas veio a chama?
Que mão colheu esta flama?

Que força fez retorcer
Em nervos todos o teu ser?
E o som do teu coração
De aço, que cor, que ação?

Teu cérebro, quem o malha?
Que martelo? Que fornalha
O moldou? Que mão, que garra
Seu terror mortal amarra

Quando as lanças das estrelas
Cortaram os céus, ao vê-las,
Quem as fez sorriu talvez?
Quem fez a ovelha te fez?

Tigre! Tigre! Brilho, brasa
Que a furna noturna abrasa,
Que olho ou mão armaria
Tua feroz simetria?

Acunã bate Rosilette por nocaute técnico

Marcela “La Tigresa” Acuña (35-5-0, 17 KO's) da Argentina bateu por nocaute técnico no 10° giro a brasileira Rosilette dos Santos (21-5-0, 13 KO's)e defendeu seu título dos supergalos do Conselho Mundial de Boxe na sua cidade natal, formosa.

A contenda havia sido anunciada como a última na carreira da argentina de 33 anos que depois do pugilismo segue para a política, mas a pioneira do esporte de luvas feminino nas terras de Carlos Monzon e Pascual Perez ainda quer mais uma luta em dezembro para então fechar a conta.

A imprensa local afirma que a paranaense sofreu uma hemorragia nasal e teve a maça do rosto esquerda inchada. O próximo alvo da platina é a americana Ana Julaton, campeã mundial da Organização Mundial de Boxe.

Abaixo texto extraído do site da Confederação Brasileira de Boxe:

"Apesar da derrota para a argentina Marcela Acuña (35-5, 17 KO), a brasileira Rosilette dos Santos (21-5, 13 KO) manteve de forma digna o combate em que tentou a conquista do cinturão super galo do WBC Conselho Mundial de Boxe.

O resultado oficial foi nocaute técnico no 10º e último round, à 41 segundos do final da disputa. O resultado de KOT provocou polêmica, pois tanto Rosilette como seus segundos consideraram não haver necessidade do combate ser interrompido.

O domínio da campeã Acuna em todo o combate não apagou o espírito de luta da brasileira que partiu para a disputa sem se amedrontar com a fama da campeã."

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Rosilette na expectativa da luta de amanhã contra Marcela Acuña valendo três cinturões



Rosilette dos Santos (21-4-0, 13 KO's) terá amanhã sua grande noite e se conseguir vencer será também um grande momento, não apenas para o boxe feminino, mas para o pugilismo nacional como um todo. A argentina Marcela “La Tigresa” Acuña (34-5-0, 16 KO's) faz seu último combate e para a despedida escolheu encarar em casa a paranaense ex-boia fria.

Rosilette tem o título dos galos da World Boxing Commission, 2ª divisão do pugilismo e amanhã lutará por três cinturões supergalo: Conselho Mundial de Boxe (CMB), Associação Mundial de Boxe (AMB) e Organização Mundial de Boxe (OMB). 3 das 4 principais entidades do esporte, apenas o da Federação Internacional de Boxe (FIB) não estará em jogo.

O cinturão OMB está vago, mas os da AMB e CMB estão em poder de Tigresa. A argentina no passado venceu Adriana Salles em luta que a paulistana contesta o resultado. Em seu currículo consta ainda vitória sobre a mexicana Jackie Nava.

Acuña quer sair do esporte de luvas aos 33 anos para seguir carreira política, possui um trabalho reconhecido frente as presidiárias de seu país e deixa um legado dentro do boxe argentino tendo como principal feito abrir as portas para outras lutadoras num país com forte tradição no pugilismo.

Para Rosilette - que sobe ao ringue com um visual novo estilo Marta Suplicy - é uma grande oportunidade de crescer e finalmente vencer uma adversária do mais alto calibre. Porém, não será tarefa fácil. Lutando fora de casa contra um ídolo do país vizinho sabe que a vitória garantida será por nocaute. Com isso ascende para conquistas maiores e se firma na história do esporte brasileiro.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

50 anos de um rito de passagem

Os ritos de passagem marcam a entrada do jovem na vida adulta, em muitas tribos são realizadas em cerimônias envolvendo embates físicos. Para o pugilista Éder Jofre foi a luta contra o mexicano Joe Medel e este combate simboliza também o amadurecimento do boxe nacional. Hoje completa 50 anos deste épico.

Eder participou em mais de 78 apresentações profissionais ao longo de sua carreira, e mesmo nas duas em que perdeu não foi tão ameaçado quanto naquela noite há 5 décadas em Los Angeles, Califórnia. A plateia cheia de figuras com sombreros gritavam “vingança, vingança!” quando o “Galo de Ouro” feriu o herói deles.

O combate era uma eliminatória para a disputa do título mundial dos galos em poder do também mexicano Joe Becerra, o jovem paulistano de 24 anos que pensou em ser artista plástico até pensou em desistir durante o embate com Medel.

Bastou-lhe o pai lembrar da fé do povo brasileiro e da família nele que voltou mesmo sentindo a fadiga de quem precisou perder peso na véspera da luta além de estar ferido e cansado, porém motivado e com um míssil no queixo de Medel acabou com a luta no 10° giro de uma noite prevista para 12 assaltos.

Após a batalha Medel confessou que Éder seria o futuro campeão mundial, e em dezembro do mesmo ano a profecia se realizou. Naquele 18 de agosto o menino do Peruche, que como afirmou Nelson Rodrigues parecia nunca ter falado um palavrão, se tornou um colosso da história do esporte mundial e o Brasil viu o valor que tem.

A vitória de Éder Jofre não foi apenas no ringue, mas também socialmente, pois mostrou que uma pessoa da classe operária pode subir na vida sem meios nefastos e que a nação deve se livrar do complexo de vira-lata.

Éder Jofre x Joe Medel 18/08/2010







"Pit" Cardoso vence no Baby Barioni

 "Rapadura" Guedes (esq.) e Alexsandro "Pit" Cardoso (dir.) / Hélcio Toth


Alexsandro “Pit” Cardoso (12-0-0, 11 KO's) manteve a invencibilidade ontem lutando no Baby Barioni, em São Paulo pela categoria dos meio-pesados (79,3 kg) superando o veterano Edison “Rapadura” Guedes (12-9-1, 6 KO's) com um nocaute no 3° round.

Pit, 30, declarou ao site da Liga Paulista de Boxe que pensou em desistir da carreira, por razão da falta de oportunidade e que atualmente investe no ensino superior, cursa a faculdade de Educação Física.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Vitali Klitschko aceita defender título dos pesados CMB contra Shannon Briggs

Vitali Klitschko / Divulgação

O americano Shannon Briggs (51-5-1, 45 KO's) conseguiu uma oportunidade para encarar um dos irmãos Klitschkos e em outubro sobe no ringue com Vitali (40-2-0, 38 KO's), campeão dos pesados pelo Conselho Mundial de Boxe.

O embate marca a 5ª defesa de Klitschko e será efetuado na Alemanha. “Estou feliz por novamente lutar em Hamburgo, comecei aqui como profissional (1996)”, declarou o campeão que se apresentará na O2 World Arena e não faz uma luta no local desde 1999.

O ucraniano faturou o título em 2008 seu retorno da aposentadoria após 4 anos afastado com uma vitória sobre Samuel Peter, depois foram defesas contra Juan Carlos Gomez, Cris Arreola, Kevin Johnson e Albert Sosnowski.

Sobre o futuro adversário declara: “Shannon Briggs é um grande falastrão, mas não dá pra negar sua imensa força. Tem vasta experiência e muito mais lutas profissionais que eu além de ser um dos maiores nocauteadores da divisão. Vou me preparar intensamente com meu técnico (Fritz Sdunek)”.

Briggs foi campeão do mesmo cinturão em disputa em 1997 ao bater o lendário George Foreman, mas no ano seguinte perdeu o trono com um nocaute para o membro do Hall da Fama Lennox Lewis.

“Eu venho tentando por muito tempo subir no ringue com os Klitschkos e agora é minha oportunidade de escrever a história. A maioria de seus oponentes fazia nas calças antes de subir no ringue, mas eu colocarei muita pressão no Klitschko e ele pode se despedir do título que após o dia 16 de outubro será meu”, declara Briggs.


Shannon Briggs / Divulgação

Carrasco argentino acaba com pretensões de brasileiro

Carrasco (em pé) e Negreti (agachado) - 16/08/2010 / Diario Uno

Gumersindo Carrasco (11-0-0, 11 KO's), conhecido como "Gumer" bateu o brasileiro Adonício “Negreti” Reges (16-4-0, 10 KO's) por nocauteno 7° round e conquistou o título vago Mundo Hispano do Conselho Mundial de Boxe dos superleves (63,5 kg) em combate feito ontem na Argentina.

O argentino estudou os movimentos de Negreti e partiu com um potente cruzado de esquerda que finalizou o combate. Essa foi sua luta mais longa, as anteriores o levaram até o 4° assalto. Na preparação do brasileiro participou Macaris do Livramento, técnico e esposo de Rosilette dos Santos que luta sexta-feira contra a argentina Marcela Acuña pelo título feminino dos galos da CMB.

Empresários dos amigos Andre Ward e Andre Dirrell disputam local do próximo combate do Super Six

Andre Ward / AP Photo

O atual supercampeão da Associação Mundial de Boxe dos supermédios (76,2 kg) Andre Ward e Andre Dirrell lutarão no torneio Super Six que definirá o principal nome da categoria. Amigos dos tempos de amador, os americanos assistem seus empresários brigarem pelo palco do combate.

O combate está marcado para 25 de setembro. Gary Shaw representante de Dirrell lembra que Ward fez suas duas lutas pela competição na Califórnia, onde mora, e quer o embate entre ambos em Detroit.

O defensor de Ward, Dan Goosen prefere Oakland afirmando poder gerar renda maior. Mas com a dificuldade nas negociações acredita que o embate será postergado.

Para equipe de Berto, "MiniTyson" não adversário de peso

Andre Berto / Divulgação

A equipe do campeão do Conselho Mundial de Boxe da categoria dos meio-médios (66,6 kg) Andre Berto dos E.U.A não tem interesse em colocá-lo frente ao campeão de prata (interino) da instituição Selcuk “MiniTyson” Aydin da Turquia.

Na segunda-feira o CMB ordenou que ambas partes entrassem em acordo até setembro para a unificação, mas o empresário do americano, Lou DiBella não vê isso acontecendo. “O próximo combate de Berto será pela HBO, em outubro ou novembro, e a rede não se preocupa com Aydin”.

Para DiBella o pugilista turco é pouco conhecido em solo apesar de sua vitória por decisão dividida sobre o romeno Ionut Dan Ion há dois meses não ajuda muito. O empresário acusa o atleta desafiante de querer favores para si.

Os empresários Don King e Ahmet Öner responsáveis por Aydin favorecem DiBella e Berto oferecendo Andriy Kotelnik da Ucrânia que vem de uma derrota por pontos para o americano Devon Alexander.

Chris Arreola lesiona mãos na sexta-feira 13 do Friday Night Fights

Cris Arreola - 13/08/2010 / Gina Ferazzi Los Angeles Times


O pesado americano Chris Arreola (29-2-0, 25 KO's) sofreu lesões na mão esquerda após sua vitória sobre o conterrâneo Manuel Quezada na programação de sexta-feira dia 13 do Friday Night Fights da ESPN.

Exames apontaram uma pequena fratura na mãe e danos nos tendões. O pugilista também afirma ter sentido algo diferente com a mão direita. Muito se questionou durante o embate a razão de sua inabilidade de nocautear o adversário que foi à lona 3 vezes.

Alguém deve tá achando que é zica do Quezada, e se este fosse brasileiro iriam falar: "é macumba".

James Toney estreia no MMA contra Randy Couture e rebate críticas de Haye e Hopkins

James Toney / Tom Hogan

O americano James Toney, ex-campeão dos pesados na década passada pela Federação Internacional de Boxe (FIB), aceitou entrar na jaula do MMA (atual vale-tudo com regras) para encarar o ex-campeão do Ultimate Fighting Championship Randy Couture, especialista em wrestling (luta olímpica).

O campeão dos pesados da Associação Mundial de Boxe David Haye e o veterano Bernard Hopkins se expressaram contra a decisão de Toney que foi escolhido pela Ring Magazine melhor lutador dos anos de 1991 e 2003. Hopkins acredita que Toney será “afugentado como um burro”, enquanto Haye afirma ser um grande “delírio”.

“Ele é gay”, disparou Toney contra Haye e sobre Hopkins o aconselhou a usar aparelho “naqueles dentes malditos”. E completou: “eu não me importo com a comunidade do boxe. Eu me importo com James Toney”.

Toney está com 41 anos, seu conterrâneo e futuro oponente com 47. Couture tem vasta experiência em luta agarrada e dentro da jaula apresenta boas habilidades no pugilismo, o ex-campeão do UFC expressou interesse pelo twitter em encarar Toney em sua estreia.

O boxeador começou a carreira em 1991 e além de campeão pesado também ostentou o título entre os médios e cruzadores pela FIB. Bateu Michael Nunn, Reggie Johnson, Mike McCallum e Evander Holyfield.

Compacto James Toney



Compacto Randy Couture

Guillermo Jones pode perder cinturão cruzador AMB

Guillermo Jones e Firat Arslan - 2008 / Agências Internacionais

O panamenho Guillermo Jones (36-3-2, 28 KO's) está mantendo seu cinturão cruzado (90,7 kg) mundial há dois anos sem lutar e está próximo de perder seu título para a AMB. Para o vice-presidente executivo da associação, Gilberto Jesús Mendonza, a situação foi analisada e oportunidades foram dadas ao pugilista.

As lutas de Jones foram adiadas em decorrência de lesões, e a AMB afirma não poder esperar mais. O campeão interino do grupo é o francês Steve Herelius. A última luta de Jones foi a conquista do título contra Firat Arslan.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Lino Barros, Tyson e os pombos

Tyson (marrom) e Lino (2° à esquerda) / Arquivo Pessoal


O jornalista Maurício Dehò do Uol conta em matéria como é o convívio do sul matogrossense Lino Barros com os pombos da casa onde mora em Nova York que pertencem ao lendário Mike Tyson.

O veterano pugilista cruzador (90,7 kg) é o melhor brasileiro da atualidade, reconhecido nos principais e treina nos E.U.A sonhando em se tornar o quinto campeão mundial saído do Brasil após Éder Jofre, Miguel de Oliveira, Popó e Sertão.

Para conferir o texto na íntegra clique aqui.

domingo, 15 de agosto de 2010

Pascal mantém título dos meio-pesados em luta interrompida no 11º round e Dawson quer revanche

Dawson perde invencibilidade


Jean Pascal / AP

O haitiano naturalizado canadense Jean Pascal (26-1-0, 16 KO's) superou nos pontos o americano Chad Dawson após a luta ser interrompida no 11º assalto em decorrência de um acidente e manteve o título dos meio-pesados do Conselho Mundial de Boxe, o combate foi em Montreal, no Canadá.

Um choque de cabeças acidental abriu um profundo corte sobre o olho direito de Dawson e o impossibilitou de seguir. As plaquetas no momento apontavam um duplo 106-103 e 108-101 para Pascal.

“Chad Dawson é um grande lutador, mas agora também sei que pertenço entre os melhores do mundo”, declarou Pascal. “Mostrei que sou o melhor meio-pesado no mundo e que devo estar na lista de melhores independente de peso”.

O americano e seu empresário Gary Shaw se mostraram desgostosos com o árbitro Michael Griffin que no ponto de vista deles permitiu Pascal agarrar muito em diversas ocasiões, também se posicionaram contra o juíz canadense Jack Woodburn que marcou 108-101, enquanto o americano e o britânico apontaram uma diferença menor.

No contrato há uma clausúla de revanche, mas Shaw não quer Woodburn e Griffin envolvidos. “Para mim a cabeçada foi intencional e acredito que o árbitro deveria ter deixado Chad terminar a luta, ele estava ameaçando Pascal”, declarou o empresário.

Dawson machucava Pascal aplicando combinações e o local estava com problemas, até o choque de cabeças que levou ao sangramento do desafiante americano. “Eu tenho certeza que não luto sujo e que a cabeçada não foi intencional. Por quê precisaria disso? Estava vencendo a luta”, se defende Pascal.

Dawson também não ficou contente com o resultado e avisou Pascal que deveria ficar contente com sua “pequena vitória”. E lembra: “foram quatro ou cinco cabeçadas e o árbitro não fez nada, mas nós teremos uma revanche e trarei o título de volta aos E.UA”.

Chad Dawson / AP

Jean Pascal (preto e rosa) e Chad Dawson (camuflagem verde) / AP

Jean Pascal (preto e rosa) e Chad Dawson (camuflagem verde) / AP

Chad Dawson / AP

Miguel Vazquez conquitsta título dos leves da FIB

Miguel Vazquez (preto) e Ji Hoon Kim (azul) 14/08/2010 / Pete Susens

Miguel Vazquez (26-3-0, 12 KO's) venceu por decisão unânime Ji Hoon Kim (21-6-0, 18 KO's) e ficou com o até então vago título dos leves da Federação Internacional de Boxe em combate efetuado no Texas. As plaquetas deram 119-109, 120-108 e 118-110.

O sul-coreano Kim foi mais agressivo, mas com inteligência Vazquez do México soube superá-lo. O novo campeão vinha de uma vitória sobre o duro colombiano Breidis Prescott, o único que conseguiu derrotar Amir Khan da Inglaterra, atual campeão super-leve da Associação Mundial de Boxe.

Moreno continua campeão dos galos AMB após vencer revanche por decisão dividida

Anselmo Moreno / WBA Photos
 
Anselmo Moreno (30-1-1, 10 KO's) venceu a revanche contra Nehomar Cermeño (19-2-0, 11 KO's) e manteve o título dos galos da Associação Mundial de Boxe na Arena Roberto Duran, no Panamá por decisão dividida dos juízes.

As plaquetas favoreceram o canhoto panamenho Moreno em 117-112 e 115-113, enquanto o colombiano Cermeño foi visto como vencedor por 115-113. A primeira luta dos dois, Moreno também levou por decisão dividida na Venezuela há 5 meses.

Gennady Golovkin fica com título vago dos médios AMB

 Gennady Golovkin / Boxing.de

O invicto cazaque-alemão Gennady Golovkin (19-0-0, 16 KO's) precisou de apenas 58 segundos para aniquilar Milton Nuñez (21-2-1, 19 KO's) da Colombia pelo título regular dos médios da AMB que estava vago após o alemão Felix Sturm se tornar “super-campeão” da categoria. O combate foi na Arena Roberto Duran, no Panamá.

Nietes mantém título OMB dos mini-moscas

Donnie Nietes (27-1-3, 15 KO's) das Filipinas manteve seu título dos mini-moscas (47,6 kg) da Organização Mundial de Boxe com uma decisão unânime em doze assaltos ao bater o mexicano Mario Rodriguez (10-6-3, 7 KO's) em combate no México. As plaquetas indicaram 118-110, 119-109 e 116-112.

Rahman nocauteia no 6º assalto.

O americano Hasim Rahman (48-7-2, 39 KO's) nocauteou no 6º assalto o veterano Damon Reed (45-14-0, 32 KO's) em luta nos E.UA. Conhecido como “The Rock” (A Rocha), Rahman é ex-campeão dos pesados pela CMB e derrubou o oponente de cara no chão.

 Hasim Rahman / Ralph Orlowski - Getty Images