segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Professor de Anderson e exemplo para Everton


 Anderson Silva e Washington Silva (Foto: Arquivo Pessoal)

Na paupérrima Cruz das Almas, no interior baiano, que também deu origem ao campeão mundial Sertão, Washington Silva ensaiou suas primeiras esquivas e punchs e então migrou para São Paulo como tantos de sua terra. No popular Corinthians disputou sua primeira competição em 1998. Ele não imaginava que teria suas digitais num título mundial de boxe amador e nos punhos mais certeiros do MMA.

Washington Silva prestou inúmeros serviços ao Brasil, participou de duas olímpiadas (Atenas 2004 e Pequim 2008), dois mundiais (2005 e 2007), dois Pan-Americanos (2003 e 2007) e dois sul-americanos (2002 e 2010) além de ter sido convidado a disputar pela primeira vez uma Copa do Mundo devido ao seu currículo, fato inédito para o país.

No histórico do pugilista baiano de pele queimada não constam apenas passagens internacionais, mas também os títulos como uma medalha de bronze em Jogos Sul-americanos (2002), campeão pré-pan-americano (2003), pré-olímpico (2003), brasileiro (2003), tricampeão paulista (2003, 2004 e 2005) e outros.

Os resultados podem não brilhar como os cubanos, americanos e membros de outras potencias, mas “um campeão não é feito em curto espaço de tempo, 6 anos por exemplo ainda é considerado um prazo mediano para preparar um pugilista”, lembra o boxeador.

O campeão mundial de 2011 da categoria meio-médio ligeiro (64 kg) também passou por processo semelhante. Como Pátroclo admirava Aquiles, Everton Lopes teve sua inspiração para boxear em Washington ao assisti-lo trocando golpes em uma transmissão da TV Globo e este ano se tornou dono do mundo no Azerbaijão.

 Pedro Lima (calção azul), Washington (preto), Everton Lopes (calção vermelho) e Robenílson de Jesus (camiseta verde musgo) / (Foto: Arquivo Pessoal)

“Ele resolveu deixar o futebol pelo boxe e veio para Santo André onde eu morava e ao conhecê-lo começamos uma amizade, ele é meu parceirinho, aprendeu comigo naquela época e onde quer que esteja reconhece isso e sempre fala de mim nas entrevistas”, lembra com carinho daqueles tempos Washington. “Sempre que nos encontramos dou conselhos e ele escuta. Continua falando que é meu fã, mas quem é fã aqui sou eu”.

Não bastasse inspirar o jovem que trouxe um título inédito ao Brasil, Washington ainda anda com outro grande deste país, um lutador que virou figura comum nos veículos de comunicação de grande apelo, algo ainda difícil pra quem pratica MMA. Anderson Silva quando está no CT do Corinthians afia o boxe com o baiano que parece um herói dos livros de Jorge Amado.

Anderson passou pelo Corinthians brevemente entre 1996 e 1997 e Washington 4 anos depois foi disputar uma competição no Rio e se hospedou na casa do lutador de MMA e também baiano Minotauro e lá conheceu melhor Anderson que “ainda não era o Anderson Silva de hoje”.

Na residência de Antônio Rodrigo Nogueiro, o Minotauro, Washington puxou treinos para os lutadores, inclusive Anderson, com isso nasceu um respeito mútuo e a amizade. Quanto o clube alvi-negro paulistano montou um centro de lutas o professor de boxe Luiz Carlos Dorea, principal nome da modalidade na Bahia, indicou Washington para Anderson e a amizade facilitou seu ingresso que o deixa feliz: “afinal, além de tudo sou corinthiano”.

Adailton de Jesus e Ivan Chalot se preparam para Humberto “Zorrita” Soto


Precipício (esq.) e Pitu (dir.) / (Foto: Arquivo Pessoal)


Adailton de Jesus, 33, o “Precipício” surge nos bastidores como futuro oponente do mexicano Humberto “Zorrita” Soto, 31, e para chegar no México em 3 de dezembro em boas condições vem se preparando com o treinador e velho amigo Ivan Chalot de Oliveira, O “Pitu” que foi um dos responsáveis pela conquista de título mundial (Federação Internacional de Boxe) de Valdemir “Sertão” Pereira em 2006.

Soto (56-7-2, 33 KO’s) é campeão dos leves (61,2 kg) do Conselho Mundial de Boxe (CMB), mas este combate não terá a cinta em jogo e será na categoria dos superleves (63,5 kg). Para a imprensa internacional Zorrita declara que treinará pesado Precipício (29-6-0, 23 KO’s) com alta mobilidade e experiente.

Precipício se mostra empolgado com a nova chance na carreira. Pensava em abandonar os tablados, porém com a eminente batalha contra Zorrita afirma que levará o seu melhor para o ringue, pois agora conta com o apoio da Runner (São Caetano do Sul) e principalmente do “velho amigo e grande treinador Pitu”.

“Ainda é muito cedo pra falar mas conheço o Adailton a muito tempo e pude analisar que ele está ciente da dificuldade do combate e com muita vontade de fazer uma boa luta, mas ele treinado é páreo duro para qualquer oponente e vamos focar a vitória”, declara Pitu.

Martelo lutará em novembro com Manuel Charr


 Manuel Charr / (Foto: Boxing.de)

O pesado brasileiro Marcelo Luiz Nascimento, 31, o “Martelo” tem marcado para 18 de novembro um embate pelo vago cinturão internacional de prata do Conselho Mundial de Boxe (CMB) diante do alemão Manuel Charr, 27. A luta será na Alemanha e foi anunciado no site oficial do europeu.

“Martelo” (15-1-0, 13 KO’s) já foi campeão latino da Organização Mundial de Boxe, mas viu seu cinturão sair de seu poder quando foi derrotado por nocaute no 5º assalto pelo britânico Tyson Fury no início desta temporada. Para recuperar o ritmo de ringue bateu dois estreantes e agora busca a redenção em praias estrangeiras.

Charr (19-0-0, 10 KO’s) nascido no Líbano e radicado alemão começou batendo escadas comuns e vem batendo lutadores que oferecem moderada dificuldade como Gbenga Olokun, Sherman Williams e Zack Page.

Giovanni Andrade e Idiozan Matos saem vitoriosos do Nocaute ao Crack



Os brasileiros Giovanni Andrade, 41, e Idiozan Matos, 28, bateram seus oponentes na noite de sábado no Nocaute ao Crack realizado em Valinhos no interior paulista organizado pela Força Jovem, braço da Igreja Universal contando com apoio de Adimilson “Lalá” da Cruz e assistência técnica da Federação Paulista de Pugilismo (FPP).

Andrade (62-13-0, 50 KO’s) bateu o paraguaio Erich Sanabria Franco (18-19-1, 11 KO’s), 41, com um nocaute técnico no 3º round. Matos (17-14-0, 11 KO’s) superou também por nocaute técnico na 3ª passagem Felipe dos Santos Matos (2-1-0, 1 KO).

Aguardamos o resultado do combate de Mohammad Said.

domingo, 30 de outubro de 2011

Michael Oliveira fala ao SporTV de sua vontade de ser ídolo brasileiro e das críticas que recebe

 

Em matéria de 11 de outubro, Michael Oliveira falou ao Sensei SporTV de sua vontade de ser um ídolo nacional, apresentou sua casa e alguns de seus bens e Miami e falou sobre as críticas que vem recebendo.

Fãs festejam duplo nocaute de novatos


Jesús Pagán (dir.) e Israel Vazquez (esq.) / (Foto: José Perez)


Torcedores festejaram uma cena rara na noite de ontem em Guayanabo, Porto Rico. Após enviarem bombas de direita o porto-riquenho Israel Vazquez, 24, e seu conterrâneo Jesús Pagán, 23, foram ao solo juntos.

Com a queda Pagán (0-1-0) perdeu por nocaute técnico, afinal fora sua quarta no 1º round, enquanto Vazquez (4-0-0, 3 KO’s) continua crescendo. O pugilista é irmão do campeão intercontinental Wilfredo Vazquez Jr. e filho do lendário Wilfredo Vazquez.

Vale lembrar que há outro Israel Vazquez, do México, mais ilustre que já protagonizou épicos com seu conterrâneo Rafael Vazquez.

Fonte: FightNews

Mesmo perdendo Caro mostra que é um verdadeiro guerreiro

Ndlovu mantém cetro e superioridade 

 Takalani Ndlovu (esq.) e Giovanni Caro (dir.) / (Foto: FightNews)

O campeão supergalo (55,3 kg) da Federação Internacional de Boxe (FIB), o sul-africano Takalani Ndlovu, 33, foi a lona, mas se reergueu, se recuperou da surpresa e bateu o mexicano Giovanni “El Ruso” Caro, 27, para manter a coroa, em combate no México.

A queda foi no primeiro após um cruzado de direita que parecia selar o destino de Ndlovu (33-6-0, 18 KO’s), mas a experiência do africano o fez  resistir até o gongo que encerraria a etapa. Caro é conhecido pelos brasileiros por entrar como azarão e tirar a invencibilidade de Alex de Oliveira em sua estreia internacional sob contrato com Art Pelullo.

Caro (22-10-4, 17 KO’s) voltou agressivo determinado a encerrar a contenda, porém um soco no fígado o mostrou que a tarefa não seria fácil como parecia. A batalha foi intensa, com Caro que possui um cartel fraco se apresentando na sua melhor noite e superando expectativas, mas Ndlovu foi melhor no geral e levou por decisão majoritária 114-113 (duplo), enquanto o outro árbitro viu 114-113 para o local.

No final da luta o olho esquerdo de Ndlovu estava inchado e Caro apresentava cortes no supercílio e nariz. O africano retornou rei para seu continente e o mexicano se mostrou um verdadeiro guerreiro azteca.

Ava Knight tira cinturão de Arely Muciño

 Ava Knight / (Foto: FightNews)

Com um consistente nocaute a americana Ava Knight, 23, tirou a coroa mosca da Federação Internacional de Boxe (FIB) da cintura da mexicana Arely Muciño na noite de ontem na preliminar de Takalani Ndlovu e Giovanni Caro no México.

Knight (7-1-3, 4 KO’s) usou da estatura superior e com um combo de esquerda e cruzado de direita defenestrou Muciño (14-1-1, 8 KO’s) com apenas 45 segundos do 2º assalto. 

Marquez bombardeia Concepción no 1º assalto

Hernán Marquez / (Foto: NEPHP)


Hernán “Tyson” Marquez, 23, do México, provou definitivamente sua superioridade ao vencer no primeiro assalto de seu encontro ontem com o panamenho Luis “El Nica” Concepción, 26, para defender o cinturão mosca (50,8 kg) da Associação Mundial de Boxe (AMB) em combate realizado no México.

Em abril deste ano, Marquez (32-2-0, 25 KO’S) levou 11 assaltos para bater Concepción (23-3-0, 18 KO’s), mas ontem precisou apenas de alguns golpes. Apesar de receber o primeiro ataque contundente, permaneceu em pé e enviou o panamenho ao solo com uma forte esquerda. “El Nica” voltou a lona com um combo, especialidade do campeão.

A terceira queda foi mais brutal, e seguindo as regras, o árbitro Rafale Ramos parou após a terceira queda no mesmo round com apenas 1 minuto e 49 segundos de combate. O confronto de ambos meses atrás foi um dos melhores desta temporada, porém desta vez Marquez não deixa dúvidas sobre sua superioridade.
Hernán Marquez x Luis Concepción (29/10/11): 

Robson e Yamaguchi ficam com a prata no Pan

Cubanos faturam o ouro 

O meio-pesado (81 kg) Yamaguchi Falcão Florentino e o leve (60 kg) Robson Conceição, ambos brasileiros, perderam as finais diante dos cubanos Julio da Cruz e Yasnier Toledo, ontem, nos Jogos Pan-Americanos de 2011 em Guadalajara no México.



A derrota de Conceição veio 16 a 11. Mas na entrevista o leve promete continuar treinando para ter bom resultado nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012. Nesta edição dos Jogos, Robson pediu a noiva Érika Matos em casamento pela televisão e a boxeadora da seleção brasileira aceitou o pedido.



Yamaguchi Falcão perdeu para La Cruz por 22 a 12. O cubano exemplificou eficiência dos métodos empregados na melhoria do esporte em seu país somados ao seu talento e esforço.



Em entrevista para a Rede Record fala de seu desempenho.


sábado, 29 de outubro de 2011

Paulina Cardona é a nova desafiante ao título mundial WIBA de Rosilete


Rosilete dos Santos / (Foto: Divulgação)


Após desistências das americanas Mary Ortega e Terri Lynn Cruz, a colombiana Paulina Cardona, 22, aceita desafiar a brasileira Rosilete dos Santos, 35, pelo cinturão super-mosca da Associação Feminina de Boxe Internacional (WIBA) no dia 10 de dezembro em São José dos Pinhais no Paraná.

Ambas oponentes anunciadas anteriormente não seguiram na negociação por questões contratuais. Cardona (19-9-4, 17 KO’s) já foi campeã pelo pequeno grupo Conselho Universal de Boxe (Universal Boxing Council, UBC).

Rosilete (24-5-0, 14 KO’s) vem se preparando com o ex-campeão mundial Miguel de Oliveira e passará a treinar no próximo mês em São Paulo com o mesmo.

Yamaguchi Falcão e Robson Conceição representam o Brasil nas finais do Pan de Boxe


 Yamaguchi Falcão Florentino / (Foto: Wander Roberto / Inovafoto / COB)

Hoje às 22h15 (hora de Brasília), o leve (60 kg) Robson Conceição e o meio-pesado (81 kg) Yamaguchi Florentino participam das finais do Pan-Americano de Guadalajara contra os colombianos Yasnier Toledo e Julio Cesar La Cruz.

O Pan tem transmissões pelo Portal Terra e pela Rede Record.

Vídeos das vitórias de Douglas Ataíde e Giuliardi Paulino no Club Guarany (22/10)

Vídeo da Vitória de Douglas Ataíde sobre Anderson Firmino:



Vídeo da vitória de Giuliardi Paulino diante de Rodolfo Franz:

 


Os meninos do Guarany, Douglas Ataíde e Giuliarde Paulino venceram suas lutas no sábado (22/10) realizadas no Club Atlético Guarany na zona leste de São Paulo. Ambos são pupilos de Aparecido da Silva, 48, o “Cido”. O evento foi realizado pela AproBoxe, nova entidade da nobre arte.

Após uma queda e um golpe forte na orelha Anderson Firmino se queixou de um zumbido na orelha e não regressou para o segundo round. Paulino levou Rodolfo Franz seis vezes a lona, mas o rival se recusou a deixar a luta e seu corner jogou a toalha que o mesmo chutou tamanha era sua revolta.

E surge a Aproboxe




Não acreditamos em mágicas ou milagres, mas sim no trabalho e é isso que vamos fazer. Trabalhar !
A APROBOXE nasce com o objetivo de se tornar uma das mais representativas associações do boxe amador e profissional com base na aplicação fundamental dos princípios da ética, moral, lealdade, honestidade e a valorização dos atletas.
Com objetivo de engrandecer o boxe no Brasil a partir da valorização de seus atletas amadores e profissionais, iremos buscar a união e fornecer condições cada vez melhores de intercâmbio e divulgação mundial entre organizações, confederações, entidades e promotores ligados à nobre arte. A promoção de lutas internacionais é um dos objetivos da Associação.
Somos profissionais com muita garra buscando o melhor para o boxe. Pessoas apaixonadas pela nobre arte que acreditam no esporte e acima de tudo na valorização dos atletas.
Hoje é o início de nosso amanhã, cujo trabalho irá solidificar o nosso futuro.
Acreditamos no esporte e mais ainda em seus atletas.
A Aproboxe está preparada para realizar eventos esportivos com alguns dos grandes nomes do boxe nacional. Isso ajudará a promover o esporte e irá permitir que esses atletas tenham, no boxe, uma fonte de renda segura e digna para que possam evoluir em suas carreiras. A Aproboxe oferece toda a estrutura necessária para a realização de lutas em todo o território nacional.
Os atletas filiados a Aproboxe que queiram participar dos eventos promovidos pela Associação estarão comprometidos e garantidos através de contratos previamente assinados com a instituição. Assim, assegura-se o cumprimento do que for tratado com os contratantes bem como que o atleta receba uma bolsa justa pelo seu trabalho. Aspectos como peso, treinamento, espaço entre uma luta e outra garantem, não só, a qualidade do espetáculo, como a integridade do esportista.
A Aproboxe tem como um de seus objetivos o trabalho de integração de jovens em situação de risco e de pessoas da terceira idade através da prática do boxe. Para isso, estão sendo firmados convênios com entidades, ONGs, Faculdades de Educação Física e lideranças comunitárias.
O benefício físico da prática esportiva sistemáticos para jovens e idosos é inquestionável. No caso de adolescentes carentes, o esporte irá atuar como fator de integração social levando para eles noções de disciplina, hierarquia e mérito.

Marcelo Ferraz Simões – Presidente – Fundador
Ricardo Parisi – Diretor Financeiro
Ariovaldo Carvalho Vieira – Diretor de Comunicação
Aparecido José da Silva ‘Cido’ – Diretor Técnico
Marcio Almeida Bezerra – Diretor Operacional
Glória Eiko – Diretora Administrativa
Alan Yuji – Diretor de TI

Texto: Assessoria de Imprensa