O programa Globo Esporte da filial do Paraná preparou uma homenagem ao técnico e dirigente Macaris do Livramento que completou quinta-feira 51 anos e 25 dedicados ao esporte.
Para assistir clique aqui.
sábado, 28 de maio de 2011
sexta-feira, 27 de maio de 2011
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Baldini lança livro sobre Mike Tyson
Convite "Mike Tyson - Uma Trajetória de Nocautes"
O livro Mike Tyson – Uma Trajetória de Nocautes (2011) marca a estreia do jornalista Wilson Baldini na literatura e reafirma sua posição como o principal cronista da nobre arte vivo. Entretanto, vale lembrar que delimitá-lo apenas ao mundo do boxe é um conceito muito pobre, já que é capaz de trabalhar tão bem em outras editorias quanto na que mais gosta.
O jornalista é formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e trabalha na editoria de esportes desde 1987 tendo passagens pela Rádio Jovem Pan, Jornal da Tarde, Folha de S. Paulo, ESPN Brasil, Agência Estado e atualmente O Estado de S. Paulo, participou de mais de 30 coberturas internacionais de boxe. Em breve entrevista ao Córner do Leão, Baldini fala de seu livro, os bastidores e convida todos para o lançamento de sua obra.
Como foi feito o trabalho de apuração para este livro?
Tive a ideia em 1997, quando voltei da "luta da mordida". Escrevi dois capítulos, tinha ido também na luta de 1996 (Holyfield-Tyson I), e procurei uma editora. Ninguém quis. Após mais de 13 anos, encontrei a Publisher, que topou o projeto. Só que eles quiseram que eu falasse de outras lutas. Aí escolhi mais oito e, como tinha muita coisa dessas lutas, a apuração foi tranquila.
O que ele traz para o fã de boxe e fã de esportes em geral?
O livro é jornalístico. Procura trazer alguns bastidores de algumas das grandes lutas do Tyson. Acho que quem gosta de boxe ou de esporte vai gostar do livro, pois o personagem é eterno.
Qual a relação de Mike Tyson na sua carreira?
Tyson foi o primeiro ídolo do boxe que pude acompanhar a carreira. Sempre gostei de boxe, desde o berço. Minha família toda adorava boxe. Muhammad Ali, Eder Jofre eram nomes comuns em casa nas discussões do meu pai com meu avô e tios. Mas o Tyson foi mais marcante para mim. Acompanhei a carreira dele desde uma pequena matéria que saiu no Estadão, que dava sua vitória sobre o William Hosea, em 1985. De lá em diante, procurei acompanhar tudo.
Acredita que o esporte verá outro campeão com tanta exposição quanto Mike Tyson?
Acho que sim.Os ídolos surgem, vão embora e depois aparecessem outros. Espero ver muitos "Tysons" no boxe.
Lançamento:
Mike Tyson – Uma Trajetória de Nocautes
Por Wilson Baldini Jr. e ilustrações de Edson Leal
Dia 31 de maio, às 19h30
Rua Mourato Coelho, 1194 – Vila Madalena
(011) 2638 0628 – www.artilheirosbar.com.br
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Francisco Félix de Sousa vive!
Francisco Félix de Sousa / (Foto: Arquivo Nacional)
O maior mercador de escravos no Brasil era negro. O pai branco foi um grande traficante de escravos e a mãe uma escrava. Francisco Félix da Sousa (1754 – 1849) foi alforriado aos 17 anos. Sua origem racial muda conforme a fonte estudada, mas em quadros sempre é retratado como negro ou descendente de tal etnia.
O Brasil ainda tem diversos Francisco Félix de Sousa espalhados, atuam na política, no setor privado, educação e diversas outras áreas. Até mesmo no esporte esse homem deixou seu legado. Não é difícil ver empresários e dirigentes que pouco se preocupam com os pugilistas, os vendo morrer no ringue ou lentamente como quem assiste um filme sessão pipoca.
Os atravessadores atuam levando atletas para os ringues do exterior sabendo das condições mínimas de derrota, mas sempre prometendo destaque e o tão sonhado título mundial que não passa de um truque de ilusão nos dias atuais se o lutador não obtiver a estrutura adequada para alcançar o topo, outros mercadores atuam dentro do território nacional, terra da impunidade.
Essa venda de carne também se dá por conveniência do escravo/boxeador que por um cinto de couro, metal e às vezes ouro se submete a diversas humilhações e volta pedindo mais. É preferível trabalhar em subemprego não registrado todos os dias da semana do que se vendendo nos ringues, pelo menos não coloca a saúde tão em risco.
Deve ser lembrado que existe a carne de 1ª que é vendida no mercado exterior principalmente quando não se tem mais chances de seguir em frente nos rankings, mas há também a carne de 5ª comercializada nos grotões do Brasil em ginásios de banheiros sujos e pichados.
Francisco Félix de Sousa só continua existindo porque as leis são lenientes e não são denunciados. Os próprios boxeadores se sentem acomodados com tal situação e não conseguem pensar por si próprios, diferente de esportes como vôlei, rugby e judô que passaram por revoluções na forma de serem geridos.
Sparring nota 10 cresce e atrai atletas do Interior
O trabalho de treinos e conscientização do professor José Aparecido da Silva, 48, o “Cido”, no Clube Athletico Guarany vem crescendo e atraindo pugilistas de fora da cidade de São Paulo, na sessão de sábado (21/05) veio a equipe de Piracicaba.
O piracicabanos foram liderados por seu técnico Júlio e contaram com seu destaque, o boxer Marlon. Também esteve presente na reunião de pugilistas o empresário Rui de Souza Jr., da Usina da Imagem.
O número de sessões de sparring também aumentou, no início foram tímidos quatro treinos de 8 lutadores e na semana passada foram 16 boxers em 8 treinos no ringue.
Outro trunfo de Cido é com os poucos recursos que tem diminuir a rivalidade entre as academias e mostrar que boxeadores conseguem se socializar e discutir outros temas que vão além dos ringues.
O piracicabanos foram liderados por seu técnico Júlio e contaram com seu destaque, o boxer Marlon. Também esteve presente na reunião de pugilistas o empresário Rui de Souza Jr., da Usina da Imagem.
O número de sessões de sparring também aumentou, no início foram tímidos quatro treinos de 8 lutadores e na semana passada foram 16 boxers em 8 treinos no ringue.
Outro trunfo de Cido é com os poucos recursos que tem diminuir a rivalidade entre as academias e mostrar que boxeadores conseguem se socializar e discutir outros temas que vão além dos ringues.
terça-feira, 24 de maio de 2011
Sensei SporTV bate-papo com Evander Holyfield
Evander Holyfield no auge / (Foto: Divulgação)
O programa Sensei SporTV bateu papo com o lendário Evander Holyfield no final de semana. Na entrevista exclusiva para a repórter Mariana Monteiro revelou suas metas no esporte e contou como se sente boxeando aos 48 anos em uma carreira iniciado no amadorismo aos 8 anos.
Na conversa o melhor cruzador (90,7 kg) de todos os tempos e penta-campeão pelas principais entidades do esporte falou dos embates contra Mike Tyson e o brasileiro Adilson “Maguila” Rodrigues.
Para assistir ao programa apresentado pelo judoca Flávio Canto clique aqui.
Filme Gigantes de Aço ganha pôster
Gigantes de Aço (Real Steel) / (Foto: Pôster)
A DreamWorks divulga o pôster da ficção científica “Gigantes de Aço” (Real Steel) protagonizada por Hugh Jackman (X-Men Origens: Wolverine) e Evangeline Lilly (da série “Lost”).
Em 2020, o boxe humano foi proibido e em seu lugar acontecem lutas de robôs peso-pesados. Jackman interpreta um ex-pugilista que treina robôs de segunda mão com o sonho de ser campeão.
O roteiro é de John Gatins (Sonhadora) e Leslie Bohen (série “Taken”), baseado em um conto do escritor Richard Matheson que também escreveu “Eu Sou a Lenda” que deu origem ao filme homônimo estrelado por Will Smith e Alice Braga em 2007.
A produção conta com Steven Spielberg famoso por dirigir “E.T” e a cinesséries “Indiana Jones” e “Parque dos Dinossauros”. O filme estreia dia 7 de outubro nos E.U.A e dia 21 de outubro no Brasil.
domingo, 22 de maio de 2011
Hopkins vence e bate recorde de George Foreman de campeão mais velho da história do esporte
Bernard Hopkins / (Foto: Ag. Internacionais)
O americano Bernard Hopkins fez história ontem no boxe ao conquistar o cinturão dos meio-pesados (79,4 kg) com 46 anos de idade ao bater por decisão unânime o canadense Jean Pascal, 28, em Montreal, Quebec, Canadá. Com a vitória bateu o recorde que foi do lendário peso-pesado George Foreman que obteve seu segundo trono aos 45 anos.
A luta era uma revanche da peleja que Hopkins (52-5-2, 32 KO's) perdeu por decisão majoritária ano passado. Pascal (26-2-1, 16 KO's) foi um perigo nos rounds 4 e 12, mas a experiência do veterano que começou no profissional em 1988 foi o diferencial. As papeletas marcaram 115-113, 116-112 e 115-114 tendo Hopkins como novo campeão meio-pesado do Conselho Mundial de Boxe. O inglês Nathan Cleverly que também conquistou ontem seu cinturão, na versão Organização Mundial de Boxe que enfrentá-lo.
Chad Dawson rouba cena de Adrian Diaconu
A noite não era realmente dos lutadores da casa e o ex-campeão mundial Adrian Diaconu, 32, romeno que reside no Canadá se viu superado por decisão unânime pelo americano e também “ex-rei” dos meio-pesados Chad Dawson, 28, na preliminar de Pascal e Hopkins.
Dawson (30-1-0, 18 KO's) que agora treina com Emanuel Steward, mesmo técnico de Wladimir Klitschko, não teve dificuldades para derrotar Diaconu (27-3-0, 15 KO's). As papeletas acusaram 117-111, 118-110 e 116-112 após os 12 rounds.
Rojas defende título supermosca CMB
Juan Jose Montes (esq.) e Tomas Rojas (dir.) / (Foto: Rafael Soto / Zanfer)
O supermosca (52,2 kg) Tomas Rojas, 30, do México, manteve o cinturão do Conselho Mundial de Boxe ao o compatriota Juan Jose Montes, 21, que no 12º round decidiu ficar no banco após a surra em combate realizado no país de ambos.
Rojas comandou a peleja do início até o momento que acabou com Montes. O título foi conquistado em fevereiro deste ano no Japão quando bateu por decisão unânime o local Nobuo Nashiro.
Alfonso Gomez atropela Calvin Green em retorno
Calvin Green (esq.) e Alfonso Gomez (dir.) / (Foto: Big Joe Miranda)
O ex-participante do reality show The Contender, Alfonso Gomez, 30, do México atropelou o americano Calvin Green, 33, no 2º round de combate feito na Califórnia, nos E.U.A.
O mexicano não lutava há mais de um ano quando bateu o ex-campeão mundial Jose Luis Castillo, já fora de seu auge. Estava marcado para encontrar com Julio Cesar Chavez Jr., em dezembro, mas uma lesão no ligamento do cotovelo esquerdo o tirou da contenda. Em seu último combate Green (21-6-1, 13 KO's) perdeu no 7º assalto para o colega de The Contender de Gomez, Sergio Mora que também foi vencedor da 1ª edição.
Gomez colocou bem seus golpes no 1º assalto distribuindo jabs e a direita na cabeça ou um gancho de esquerda no tronco. O 2º round teve Gomez machucando Green com uma forte direita na cabeça seguida de uma sequência que colocou o americano no córner.
Green tentou se encontrar no embate, mas se machucou mais uma vez com duas direitas na cabeça. O árbitro Tony Crebs fez o correto ao interromper a apresentação com 1 minuto e 24 segundos.
Para o jornal Palm Springs Boxing, Gomez (23-4-2, 12 KO's) declarou ter respeito por seu conterrâneo Saul “Canello” Alvarez, mas vê Julio Cesar Chavez Jr., “amamentando como uma vaca” até que a fonte seque tanto que o ex-contender questiona porque o filho do lendário pugilista não encara alguém duro como o argentino Sergio Gabriel “Maravilla” Martinez.
Fontes: FightNews e Palm Springs Boxing
Juan Palacios acaba com reinado de Gutierrez
Sammy Gutiérrez e Juan Palacios / (Foto: José Aguilar)
O peso mínimo (47,6 kg) Juan Palacios, 30, da Nicarágua faturou o título interino da Associação Mundial de Boxe ao destronar o mexicano Sammy Gutierrez, 25, após uma vitória por decisão unânime na casa do antigo campeão, México.
É o segundo título de Palacios que já foi proprietário do interino do Conselho Mundial de Boxe da mesma divisão. Os jurados apontaram 115-113 (duplo) e 116-112.
“Eu sabia que poderia vencer no México. Sammy é um ótimo campeão, mas minha fome de vitória e meu condicionamento físico fizeram diferença. Esta vitória é para minha família, Deus e todos que me apoiam”, declarou Palacios.
Fonte: FightNews
Mariana Juarez retém título peso mosca do Conselho Mundial de Boxe
Gabriela Bouvier (esq.) e Mariana Juarez (dir.) / (Foto: Pepe Rodriguez e Alma Montiel - WBC)
A mexicana Mariana “Barbie” Juarez, 31, manteve o título peso mínimo (47,6 kg) em sua primeira defesa com um nocaute técnico sobre a uruguaia Gabriela Bouvier, 19, na noite de ontem no México.
O controle ficou com Juarez (29-5-3, 14 KO's) desde o início enquanto sua plateia de 5 mil pessoas gritava “México, México”. Próximo ao final do 7º assalto, Bouvier (6-1-1, 1 KO's) recebia uma surra e o árbitro decidiu encerrar a apresentação.
Fonte: FightNews
Nathan Cleverly fatura título OMB meio-pesado e quer unificação com Bernard Hopkins
Nathan Cleverly / (Foto: AP)
O britânico Nathan Cleverly, 24, passou de campeão interino a campeão regular dos meio pesados (79,4 kg) da Organização Mundial de Boxe (OMB) ao bater ontem na O2 Arena de Londres, no Reino Unido, o substituto Aleksy Kuziemski, 34, por nocaute técnico no 4° assalto.
Cleverly (22-0-0, 11 KO's) que até então era campeão interino ficou com o título que antes era do alemão Jürgen Braehmer que foi destronado ao desistir de última hora de defender o seu reino. A luta teve uma troca de socos excitante com um Kuziemski (21-3-0, 5 KO's) muito aguerrido.
Aleksy Kuziemski e Nathan Cleverly - AFP Ian Kington
“Devo tirar o chapéu para Kuziemski que veio pra luta duro. Nathan era um homem com uma missão e fez o que devia fazer”, declara o novo campeão que é protegido do manager Frank Warren e tem em sua mira o recém-empossado e novo recordista de campeão mais velho da história Bernard Hopkins, 46, que agora tem o título do Conselho Mundial de Boxe (CMB).
Fontes: BBC e FightNews
sábado, 21 de maio de 2011
Denis Lebedev nocauteia Roy Jones Jr.
Roy Jones Jr. / (Foto: AP Photo Sergey Ponomarev)
Roy Jones Jr., 42, dos E.U.A sofreu um nocaute no 10º assalto pelas mãos do russo Denis Lebedev, 31, e perde sua 3ª luta consecutiva. O embate foi hoje em Moscou na Rússia.
Com poucos segundos para acabar o combate, Lebedev (22-1-0, 17 KO's) desferiu 4 potentes golpes de esquerda em Jones (54-8-0, 40 KO's) que estava nas cordas, onde passou muito tempo do combate. Jones com os socos abaixou, balançou a cabeça e recebeu um gancho de direita que terminou a noite.
Jones é considerado o melhor lutador independente de peso na década de 1990, enquanto Lebedev, é visto como um dos principais cruzadores (90,7 kg) da atualidade. Não houve título em disputa.
Fonte: Associated Press
Roy Jones Jr. x Denis Lebedev
Rosilete muda data de disputa de título para 02 de julho
A boxeadora Rosilete dos Santos, 35, sofreu uma lesão durante seus treinos e alterou para dia 2 de julho sua luta na qual enfrentará a uruguaia Maria Jose Nuñez, 37, pelos títulos vagos na categoria supermosca (52,2 kg) da WIBA (Women's International Boxing Association) e da World Boxing Commision em São José dos Pinhais, Paraná, Brasil.
Rosilete (23-5-0, 14 KO's) busca uma oportunidade contra Ana Maria Torres rainha supermosca do tradicional Conselho Mundial de Boxe, a brasileira vê na obtenção das coroas o início da estrada e o 1º pedágio será Nuñez (12-8-0, 10 KO's).
Apesar da falta de verba dificultar na escolha de adversários, e a uruguaia ser vista mais como um aquecimento na categoria, tanto que já a nocauteou no passado, Rosilete e seu marido-técnico-empresário Macaris do Livramento mostram seriedade ao investir na divulgações de suas ações como no vídeo acima.
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Depoimento de professora Amanda Gurgel sobre educação no Brasil
O depoimento é do dia 10/05. Os lembro que técnico de boxe também é uma espécie de professor e aqui é pouco respeitada por alguns personagens do universo do pugilismo.
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Adailton não fará luta contra Jardon
Adailton "Precipício" de Jesus não lutará mais contra Dante Jardón do México em decorrência de questões exteriores.
Mike Tyson e esposa participam do programa "Bailando" da Argentina
Mike Tyson e Lakiha Spicer no "Bailando" / (Foto: EFE)
O lendário ex-campeão mundial Mike Tyson, 44, esteve na terça-feira (17/05) na Argentina participando do "Bailando", popular programa da televisão local onde famosos mostram suas habilidades na pista de dança. A atração teve participação especial do futebolísta Ronaldinho Gaúcho do Flamengo que não seguirá na competição tendo ido apenas um dia.
Tyson dançou com sua esposa Lakiha "Kiki" Spicer a canção "Bum Bum" do porto-riquenho Chayanne e foi bem cotado pelos juízes.
"Estamos contentes e agradecidos por estarmos na Argentina. Não somos dançarinos profissionais, mas temos muita coragem e não temos medo de fazer nada", declarou Tyson que prometeu "melhorar" nas próximas danças da competição.
O programa contará com 30 personalidades como atores, modelos e atletas como a atriz canadense Pamela Anderson e a modelo paraguaia Larissa Riquelme, ambas coelhinhas da Playboy. O programa tem alta audiência em seu país.
terça-feira, 17 de maio de 2011
Sugar Ray Leonard revela ter sido vítima de abuso sexual em biografia
(Foto: Divulgação)
A biografia “The Big Fight: My Life in and Out of The Ring” do lendário pugilista Sugar Ray Leonard, 55, revela que o ex-atleta sofreu abuso sexual por um técnico durante sua adolescência conforme o jornal americano “The New York Times”. O livro sai no próximo mês nos E.U.A.
Leonard que adotou o apelido “Sugar” após permissão do original “Sugar” Ray Robinson, foi campeão olímpico nos jogos de Montreal em 1976 e rei em cinco categorias além de ter imposto a derrota que marcou a carreira de Roberto Duran quando o panamenho disse “no más, no más”.
Na obra da editora Viking é revelado que Leonard usou cocaína, cresceu entre dependentes de álcool e casos de violência doméstica, sobreviver a um acidente automobilístico no qual sua mãe conduzia o veículo além de quase morrer afogado em um rio por não saber nadar.
Os abusos sexuais ocorreram aos 15 anos no vestiário e em um estacionamento deserto. “Foi doloroso o suficiente, mas no ano passado, depois de ver o ator Todd Bridges revelar sua alma no programa da Oprah (principal apresentadora dos E.U.A), ao contar que foi abusado sexualmente quando era criança, eu percebi que jamais seria livre a menos que me revelasse toda a verdade, não importando o quanto isso dói”, escreveu Leonard em seu livro.
O campeão só falará do caso em junho quando for lançado o livro que tem participação de Michael Arkush jornalista do New York Times.
No boca a boca muitos são os comentários de abusos sexuais por parte de treinadores, pais e outras figuras de autoridade vitimizando jovens atletas. Espero que esse depoimento corajoso de Sugar Ray Leonard ajude a trabalhar esse problema que afeta não apenas pugilistas, mas esportistas e outros membros da sociedade.
Rosilete dos Santos disputa pelo Título Mundial de Boxe Feminino pela WIBA dia 18/06/11
Promo da luta de Rosilete e "La Panterita" / (Processo Filmes)
Rosilette dos Santos, 35, enfrentará a uruguaia Maria Jose Nuñez, 37, pelos títulos vagos na categoria supermosca (52,2 kg) da WIBA (Women's International Boxing Association) e da World Boxing Commision no dia 18 de junho em São José dos Pinhais, Paraná, Brasil.
Rosilete (23-5-0, 14 KO's) busca uma oportunidade contra Ana Maria Torres rainha supermosca do tradicional Conselho Mundial de Boxe, a brasileira vê na obtenção das coroas o início da estrada e o 1º pedágio será Nuñez (12-8-0, 10 KO's).
Apesar da falta de verba dificultar na escolha de adversários, e a uruguaia ser vista mais como um aquecimento na categoria, tanto que já a nocauteou no passado, Rosilete e seu marido-técnico-empresário Macaris do Livramento mostram seriedade ao investir na divulgações de suas ações como no vídeo acima.
Esse tipo de publicidade se faz necessária para atrair fãs, mas se torna errônea quando vem criar um falso mito que não corresponde às expectativas. Em uma sociedade de imagens e capital como a nossa é mais fácil parecer do que ser.
Dentro da publicidade e comunicação calcada em realidade, além de Rosilete é destacável o trabalho de Eduardo Passos da QNQ Marketing que vem trabalhando a imagem do recém-peso meio pesado Pedro Otas, um dos poucos invictos que não vai ao exterior servir de carne de abate.
Outro exemplo que tem se apresentado com pé no chão e uma ponta de humor é Raphael Zumbano que contratou o assessor de imprensa Laércio Pimentel. Zumbano Love tem como meta plausível enfrentar François Botha e Evander Holyfield.
O case de maior alcance é o jovem Michael Oliveira que mostrou aguentar o castigo, mas ainda não conseguiu expressar sua habilidade, porém seu pai Carlos, empresário do ramo têxtil investe na carreira do pugilista e fez a Globo transmitir novamente lutas de boxe após uma longa ausência por conta do fim da era Popó.
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Thor dos cinemas tem movimentos influenciados por Mike Tyson
Thor Poster / (Foto: Divulgação)
O filme Thor é o campeão atual de bilheterias tendo o deus do trovão interpretado pelo americano Chris Hemsworth que afirmou estudou vídeos de Mike Tyson para se movimentar nas cenas de combate.
O estilo de Tyson é conhecido por ser feroz, mas também muito técnico utilizando sua baixa estatura entre os pesos-pesados, tinha “apenas” 1,78m, portanto grudava nos oponentes para golpeá-los se aproveitando do in-fight. O brasileiro Lino Barros que conviveu com Tyson em New Jersey, onde ficam os pombos do ex-campeão, explica que “fazia o pêndulo bem baixo saindo da zona de ataque dos rivais”.
Na história dos cinemas dirigida pelo britânico Kenneth Branaugh, Thor é o melhor guerreiro de Asgard, onde vivem os deuses do panteão nórdico, porém é demasiadamente arrogante e acaba expulso por seu pai Odin para viver entre os humanos como castigo. A história é baseada não apenas na mitologia nórdica, mas principalmente nos quadrinhos da Marvel Comics.
Para os fãs de games foi lançado dia 3 de maio para as plataformas Xbox 360, PlayStation 3, Wii, Nintendo DS e Nintendo 3DS.
Trailer do Filme:
Compacto de Mike Tyson (trilha sonora de 2 Pac - Ambitiouz Az a Ridah:
Trailer do game "Thor: God of Thunder":
domingo, 15 de maio de 2011
Andre Ward bate Arthur Abraham e confirma sua dominância no Super Six
Andre Ward (esq.) e Arthur Abraham (dir.) / (Foto: Big Joe Miranda)
O americano Andre Ward, 27, bateu por decisão unânime o armênio-alemão “King” Arthur Abraham, 31, na noite de ontem no estado americano da Califórnia e reteve seu super cinturão da Associação Mundial de Boxe (AMB) dos pesos supermédios (76,2 kg).
Apesar de ser californiano, Ward foi recepcionado com vaias, a maior parte da torcida era formada por membros da comunidade armênia com bandeiras do país nas cores vermelho, azul e laranja. O americano apenas sorriu para a plateia e descontou o desaforo com seu bom boxe.
A superioridade de Ward era destacável com sua combinação de poder e velocidade avassaladores com os quais dominou o rngue na noite de sábado e venceu a semifinal do torneio Super Six.
Ward (24-0-0, 13 KO's), medalhista de ouro olímpico, deu uma aula para o aluno europeu de tática de ringue para Abraham (32-3-0, 26 KO's) que tinha um currículo impecável até perder três lutas seguidas no Super Six e tinha começado na dianteira do torneio com um nocaute sobre Jermain Taylor dos E.U.A.
O artista marcial e ator Bruce Lee ensina que o sucesso numa luta está em se adaptar as condições como faz a água, e Ward talvez mesmo não tendo escutado esse ensinamento colocou uma estratégia que driblou o poder dos punhos aplicando “uma maneira diferente do que planejado de início”. Sua felicidade era imensa e declarou aos repórteres: “nós vamos para a final, baby”.
Outra dificuldade dentro de seu estilo foi a impossibilidade de lutar no in-fight, ou seja, bem próximo do adversário. O árbitro não deixava ambos se aproximarem muito o que tirava a vantagem do olímpico. “Gostaria que o árbitro me deixasse no in-fight, porque era isso que eu tinha planejado, porém fizemos ajustes e faturamos. Permanecerei humilde e trabalhando duro. Quero ser campeão por um longo período e levar o menor número de golpes possível”.
As papeletas apontaram 120-108, 118-110 e 118-111. Ward não tem uma derrota desde os tempos de amador quando tinha 12 anos. O ouro do olimpo esportivo veio nos Jogos de Atenas em 2004 tendo o último ouro de um atleta americano no boxe nas últimas três olimpíadas.
“Comecei bem e me vi bem nos três rounds iniciais”, declarou Abraham. “Ele não me acertou, bloqueei muitos de seus socos, mas quando tentei o nocaute não consegui, travei e fiquei tenso demais”.
Na outra chave o inglês Carl Froch está como favorito para derrotar o veterano jamaicano Glen Johnson em combate do dia 4 de junho em Atlantic City, Nova Jersey nos E.U.A, mas o favoritismo do torneio está em Ward.
Após o Super Six, o dinamarquês Mikkel Kessler que esteve na competição e saiu por problemas de saúde, será o adversário do campeão, mas o público anseia por ver o rei do Super Six diante do romeno Lucian Bute, campeão pela Federação Internacional de Boxe, que é considerado o melhor da categoria na atualidade e não participou da disputa.
Andre Ward / (Foto: Kevork Djansezian / Bongarts / Getty Images)
Mike Tyson presenteia Cristiano Ronaldo com luvas autografadas
Luvas que Mike Tyson autografou para Cristiano Ronaldo / (Foto: Arquivo Pessoal)
O craque português Cristiano Ronaldo, conhecido como CR7, recebeu de presente do boxeador Mike Tyson um par de luvas autografado na terça-feira (10/05) e postou no seu perfil oficial do twitter a foto.
“Muito obrigado, Mike Tyson, por esse lindo presente. Você é uma lenda”, declarou CR7 no seu twitter.
Programa Patrola da RBS TV visita o Clube do Boxe no Rio Grande do Sul
A gauchada tá cada vez mais forte no pugilismo e recebeu a visita do programa Patrola da rede RBS, afiliada as Organizações Globo. A matéria bem humorada com sua narrativa apresenta o esporte de forma lúdica sem depreciá-lo como fazem tantos jornalistas e dá destaque ao atleta Felipe Pereira que defende não só seu estado, mas o Brasil todo nas competições.
Confiram também o blog Boxe Gaúcho.
sexta-feira, 13 de maio de 2011
Éder Jofre se emociona ao ver a "promo" do filme 10 Segundos
Éder Jofre assistiu em um restaurante a promo (espécie de trailer) do filme 10 Segundos, sua cinebiografia roteirizada pelo ator Thomas Stavros que também o interpretará nos cinemas.
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Entrevista com Joerg Herzog, presidente da UBO
Joerg Herzog / (Foto: Divulgação)
A UBO (Universal Boxing Organization), é uma liga considerada recente perto das tradicionais quatro grandes (CMB, AMB, OMB e IBF), mas defende trazer novos valores ao esporte se afastando de corrupção.
O presidente da UBO, Joerg Herzog da Alemanha concebeu uma entrevista ao Córner do Leão para explicar mais sobre a instituição, panorama mundial do esporte e interesse do grupo no Brasil que está próximo de sediar uma Copa do Mundo de Futebol e Jogos Olímpicos.
Como surgiu a ideia de criar uma nova instituição de boxe?
A UBO foi criada em 2004, então não chega a ser assim tão nova em sua equipe, mas eu ingressei nela apenas em 2009.
Com 4 grandes organizações no ramo. Como a UBO se encaixa no mundo do boxe?
Nos encaixamos como uma organização aberta para trabalhar com todos que são profissionais e éticos. A UBO não altera valores de filiação para promoters, boxeadores, empresários e outras partes e nós não cobramos sanções de pugilistas. Não queremos nos enganar tampouco aos outros, dinheiro é necessário para um grupo ter sucesso, porém nossas taxas são justas e moderadas comparadas as de outras agremiações.
Ao mesmo tempo temos orgulho de ser muito cooperativos e focados em desenvolver oportunidades para pugilistas e promoters que, por alguma razão, não estejam habilitados a trabalhar com as 4 grandes.
Para o público geral há um grande número de campeões mundiais. Não acredita que isso os deixa confusos?
Sim, creio nisso, o que é compreensível. Por isso que você jamais assistirá a UBO fazendo lutas por títulos interinos, supertítulos, títulos de diamante e afins. Se você conquista o título da UBO será o único campeão do mundo pela UBO!
Ao mesmo tempo que queremos proporcionar uma chance honesta por um longo período. O tempo dirá se obtivemos sucesso, mas nós buscamos o melhor possível.
Quais são os valores respeitados pela UBO?
Sei que todas organizações dizem isto, mas sinceramente digo que “honestidade, trabalho duro e cooperação” são valores respeitados em nosso trabalho. Se fazemos uma acordo com alguém vamos honrar a palavra. Ninguém cresce conosco se não tem honestidade. Sabemos nosso tamanho no mundo do pugilismo hoje, mas temos visão de onde queremos estar amanhã. Esforço e profissionalismo nos levará ao topo e ficaremos lá pelo bem dos envolvidos no esporte.
Se não chegarmos ao ápice do boxe com os valores que mencionei acima, é preferível não estar lá. Eu sei que é fácil dizer isso e difícil fazer isso, mas nós temos uma boa equipe e confiamos nela. Isto é a UBO.
O boxe tem sua imagem vinculada a corrupção. Como a UBO lida com este problema?
Quando trabalhamos com promoters fazemos o melhor para trabalhar apenas com aqueles que são sinceros e com certeza não aceitam corrupção. (Corrupção) Acontece e continuará acontecendo porque é a natureza dos seres humanos, infelizmente, mas obviamente não aceitamos corrupção dentro da UBO ou por parte de algum promoter que queira negociar títulos nossos, portanto, nos distanciaremos disto logo que descobrirmos algum caso.
Como é o processo de casamento de lutas da UBO?
A UBO não casa lutas, mas buscamos aprovação e sanções para que os melhores pugilistas possíveis se encontre dentro de determinadas circunstâncias. Nós estamos desenvolvendo, tentando melhor a todo minuto, mas vamos de passo em passo. A UBO tem uma boa equipe trabalhando nisso aqui dentro.
Você já lidou com empresários fazendo lobby por seus lutadores?
É o trabalho de um manager fazer isso. Ele deve fazer seu melhor pra colocar o pugilista na frente e não vemos nada errado nessa posição desde que seja feita sem corrupção. A UBO não demanda que o boxeador seja ranqueado apenas para lutar por nossos cinturões, e como dito anteriormente, fazemos o melhor para que as lutas ocorram da melhor maneira possível.
A economia brasileira cresce e já é a 7º do mundo, mas sua população sofre com desigualdade social. Quais são os planos da UBO para o Brasil?
Nós recentemente elegemos um novo comissário para as Américas do Sul e Central e um novo representante para o Brasil, e temos fé nele para estabelecer bons relacionamentos com promoters e federações pelo país e Américas Central e do Sul. Então, temos planos para seu país, mas não são diferentes do que planejamos para outras localidades.
Logo teremos Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016. Sua organização planeja ganhar poder e espaço com estes eventos?
Não temos planos específicos para isto, mas estamos certos que o cenário esportivo no Brasil crescerá com eventos deste tipo sendo realizados em seu território. O grande problema no Brasil como em outras partes do mundo é encontrar patrocínio para realizar eventos para “esportes menores”. Espero que essa atenção que o Brasil vem dando crie oportunidade para empresas que acreditam que patrocinar eventos é um bom investimento para sua marca e torço para que isso ocorra rapidamente com o boxe também.
No passado Rocky Jr. já lutou em seus eventos. Como você define os boxeadores brasileiros?
Brasil tem muitos talentos, mas a maioria não chega no topo. Estou mais focado na organização da UBO, então, não sou a pessoa certa para responder perguntas técnicas.
O que realmente ocorreu com Luzimar Gonzada em seu combate com Mohamad Dridi?
Sinceramente, ninguém sabe. Nosso supervisor de combates, Sr. Tonio Tiberi de Luxemburgo, não conseguiu desvendar o ocorrido após a apresentação em razão da barreira de línguas. Portanto, temos de acreditar que o Sr. Gonzaga realmente se machucou e não podia prosseguir o combate.
terça-feira, 10 de maio de 2011
Gigantes de Aço (Real Steel) - Trailer Legendado 2011
Ficção científica futurista estrelada por Hugh Jackman (Wolverine da trilogia X-Men) no papel de Charlie Kenton, ex-lutador de boxe que perdeu a chance de ser campeão quando robôs de oito metros de altura e mais de duas toneladas tomaram conta dos rigues. Ele ganha a vida como pequeno empresário de espetáculos e, nas horas vagas, investe seu dinheiro em sucata de outros robôs para tentar a sorte em espeluncas subterrâneas. Quando ele atinge o fundo do poço, decide se unir muito a contragosto ao seu filho para construir e treinar um verdadeiro campeão.
Estreia prevista para 21 de outubro
segunda-feira, 9 de maio de 2011
Comunicado: Lutas do Final de Semana
Caso você não encontre na postagem do dia o vídeo do combate, visite posteriormente o post para checar se o vídeo já está disponível. Dependo de outros usuários solidários do youtube para colocar as pelejas neste espaço.
Grato
Gabriel Leão
Grato
Gabriel Leão
Brasil conquista 4 medalhas no Pré-Pan de Quito
A equipe brasileira conquistou quatro medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze sendo campeão do evento, na vice veio o Canadá com 3 medalhas de ouro e na sequencia a Colômbia com uma de ouro, duas de pratas e duas de bronze. O torneio foi encerrado semana passada.
Nas finais o brasileiros Julião Neto (52 kg) bateu o equatoriano José Meza por 18:12, enquanto seu conterrâneo Robson Conceição (60 kg) superou também colombiano César Villarga por 18:7. Myke Carvalho (69 kg) esculachou com um 12:3 sobre Raul Sanchez da República Dominicana.
Nos 75 kg, o canadense Brody Blair surpreendeu ao derrotar David Lourenço da Costa por 19:11, o jovem prospecto é uma das esperanças nacionais do boxe tendo conquistado ano passado medalha de ouro nas Olimpíadas da Juventude, porém a derrota faz parte do trajeto e junto com ela vem o aprendizado.
Nas finais o brasileiros Julião Neto (52 kg) bateu o equatoriano José Meza por 18:12, enquanto seu conterrâneo Robson Conceição (60 kg) superou também colombiano César Villarga por 18:7. Myke Carvalho (69 kg) esculachou com um 12:3 sobre Raul Sanchez da República Dominicana.
Nos 75 kg, o canadense Brody Blair surpreendeu ao derrotar David Lourenço da Costa por 19:11, o jovem prospecto é uma das esperanças nacionais do boxe tendo conquistado ano passado medalha de ouro nas Olimpíadas da Juventude, porém a derrota faz parte do trajeto e junto com ela vem o aprendizado.
domingo, 8 de maio de 2011
Pacquiao enquadra Mosley, mas combate entre os dois grandes não impressiona
Manny Pacquiao (em pé) e Shane Mosley (solo) / (Foto: Chris Cozzone)
O campeão meio-médio Manny Pacquiao, 32, das Filipinas venceu ontem por decisão unânime o desafiante americano Shane Mosley, 39, o punindo durante os rounds, a luta teve momento de estratégias que não agradaram parte do público, mas também teve quedas no MGM Grand Garden de Las Vegas, em Nevada nos E.U.A.
Um direto de esquerda na cabeça bombardeou Mosley na cabeça e o americano foi a lona, depois decidiu ficar na defensiva. Manny não estava no seu ápice ontem. O errôneo árbitro Kenny Bayless contou um escorregão do filipino como uma queda no 10º giro, mas isso reativou o campeão na luta. No 11º o “Pacman” da Ásia buscou o nocaute, mas o embate terminou com ele vitorioso por pontos sendo 119-108, 120-108 e 120-107.
Pacquiao revelou que sentiu caimbras nas pernas durante o confronto, enquanto Mosley ouviu vaias do público. O campeão após a contenda se explicou: “Eu vou ser honesto com vocês: eu esperava que ele lutasse ao menos cinco dos doze rounds de igual para igual, para que eu pudesse testar minha força e vigor”. Os adversários para o deputado filipino e campeão mundial hoje são o americano Floyd Mayweather Jr. e o argentino Sergio Gabriel "Maravilla" Martinez.
Fujioka conquista trono de Ortiz mini mosca do Conselho Mundial de Boxe
Naoko Fujioka (em pé) e Anabel Ortiz (agachada) / (Foto: Boxing Beat)
A revelação japonesa Naoko Fujioka, 35, acabou com o reinado da mexicana Anabel Ortiz na divisão dos mini-moscas (47,6 kg) pelo Conselho Mundial de Boxe em encontro efetuado na tarde de hoje em Tóquio no Japão.
A neófita Fujioka (6-0-0, 4 KO's) colocou a ex-campeã Ortiz (13-2-0, 5 KO's) no solo no 5º e 8º rounds e a parou no 3º minuto do mesmo assalto. O embate foi programado para 10 etapas. A nipônica é uma atleta tardia tendo começado sua carreira profissional em 2009 apenas.
Jorge Arce obtém 4º título da carreira
Jorge Arce / (Foto: Chris Cozzone)
O mexicano Jorge “El Travieso” Arce, 31, agora tem em sua trajetória a honra de ser o 1º mexicano com 4 cinturões em divisões diferentes. Na noite de ontem bateu por nocaute técnico no 12º assalto o porto-riquenho Wilfredo Vazquez Jr., 26, em encontro válido pelo título supergalo (55,3 kg) da Organização Mundial de Boxe realizado na preliminar de Pacquiao e Mosley em Las Vegas, E.U.A.
O que o público viu foi uma verdadeira guerra com Arce (57-6-2, 44 KO's) e Vazquez Jr. (20-1-1, 17 KO's) não poupando munição. No final do 4º assalto, o filho do lendário porto-riquenho Wilfredo Vazquez enviou o desafiante ao solo, mas o mesmo voltou para retaliar e o eliminou no último round com uma sequência e o córner do ex-campeão jogou a toalha aos 55 segundos do capítulo final.
Pavlik tira a invencibilidade de Lopez
Kelly Pavlik (esq.) e Alfonson Lopez (dir.) / (Foto: Chris Cozzone)
Em outra preliminar da rodada entre Pacquiao e Mosley, o ex-campeão dos médios, Kelly Pavlik, 29, lutou como supermédio (76,2 kg) e tirou a invencibilidade do também americano Alfonso Lopez, 28.
Em sua última luta Pavlik (37-2-0, 32 KO's) sofreu uma derrota para o argentino Sergio Gabriel “Maravilla” Martinez, tendo seu tormento começado quando ganhou uma aula de boxe do americano Bernard Hopkins em 2008. A atuação contra Alfonso (21-1-0, 16 KO's) não impressionou, a vitória veio por decisão majoritária dos jurados 98-92, 99-91 e 95-95. Porém, seu maior adversário é o alcoolismo contra o qual ele assumiu lutar mostrando que pessoas com esse problema devem procurar por ajuda.
Jorge Arce x Wilfredo Vazquez Jr.
Falece Lionel Rose, ex-campeão peso galo e lenda australiana
Lionel Rose / (Foto: Justin McManus)
Faleceu neste domingo aos 62 anos, o ex-campeão mundial dos galos e lenda do boxe australiano Lionel Rose na cidade de Melbourne, estado de Victora em sua pátria, ele pertence a etnia dos aborígenes da Austrália sendo o primeiro a obter um título. O recém-empossado campeão do mundo pelos médios da IBF Daniel Geale dedicou sua vitória ontem sobre o alemão Sylvester Sebastian ao lendário compatriota.
Seu cinturão veio justamente contra um velho conhecido dos brasileiros, o japonês Fighting Harada que deu as duas únicas derrotas do cartel do épico Éder Jofre. Rose subiu no ringue como lutador substituto e surpreendeu o mundo ao superar o asiático em 1968 e ficar com as cintas da Associação Mundial de Boxe e Conselho Mundial de Boxe após uma decisão majoritária dentro 15 rounds.
Lionel Rose (em pé) e Fighting Harada (caindo) (1968) / (Foto: Ag. Internacional)
Rose defendeu com sucesso contra o japonês Takao Sakurai, Chucho Castillo nos E.U.A e Alan Rudkin em casa, porém em uma disputa não válida por seu trono viu o mexicano Jose Medel o superar nas plaquetas.
Em 1969, encontrou o pegador Ruben Oliveiras que vinha invicto e o derrotou. Depois de algumas lutas decidiu se aposentar em 1976 com um cartel de 42 vitórias, 12 nocautes e 11 derrotas e o orgulho de engrandecer sua nação.
VT em Inglês da TV Australiana conta a história de Lionel Rose
sábado, 7 de maio de 2011
Holyfield derrota Nielsen no 10º assalto
Evander Holyfield e Brian Nielsen / (Foto: Sky Sports)
O ex-campeão mundial Evander Holyfield, 48, parou na Dinamarca o herói do pugilismo local Brian Nielsen, 46, com um nocaute técnico na casa do rival durante o 10º assalto há poucas horas.
No 10º giro o veterano e lendário “Real Deal” Holyfield (44-10-2, 29 KO's) pressionou Nielsen (64-3-0, 43 KO's) no córner e o retalhou com diversos jabs até que o oponente sangrasse. O combate foi parado e o lutador residente saiu reclamando que foi acertado com cabeçadas.
“Minha meta é ser campeão incontestável do mundo”, declarou Holyfield. “A luta mostrou aos outros do que sou capaz, mas também me mostrou que preciso melhorar, entretanto, o mais importante é que não desisti, não sou um fujão”.
Mesmo com um olho fechado e apanhando nas cordas, Nielsen continuava a provocar o americano e seu técnico Paul Duvill o implorou para deixar as brincadeiras de lado e focar no ex-campeão. Mas, no 8º giro colocou Holyfield nas cordas, em seu melhor momento no embate.
“A luta foi dura, ele não parava de vir pra cima e lutou com muita coragem”, declarou Holyfield. Após a apresentação um saco de gelo cobria o olho de Nielsen e mesmo assim o europeu pediu uma revanche, porém não será atendido. “É o suficiente, não será necessária uma revanche”, respondeu o americano rindo.
Em seu último embate no mês de janeiro, Holyfield sofreu um corte acima do olho esquerdo por decorrência de uma cabeçada acidental e a contenda com Sherman Willians foi determinada como “sem resultado”. Estavam na plateia o ex-campeão dos pesados Nikolay Valuev da Rússia, e o compatriota de Nielsen e ex-participante do torneio Super Six Mikkel Kessler, o “Guerreiro Viking”.
Fonte: Espn.com
Geale acaba com reinado de Sylvester
Sebastian Sylvester (dir.) e Daniel Geale (esq.) / (Foto: AFP)
O australiano Daniel Geale, 30, acabou com o reinado do alemão Sebastian Sylvester, 30, pelo título dos médios (72,5 kg) da Federação Internacional de Boxe hoje na Alemanha com uma vitória por decisão dividida após 12 rounds.
Geale (25-1-0, 15 KO's) teve uma competição muito disputada com Sylvester (34-4-1, 16 KO's) com os árbitros vendo a vitória do primeiro por 118-110 e 118-112 e o ex-campeão tendo sua atuação vista como a melhor por 118-110. Em outubro de 2009, Geale superou o brasileiro Samir Santos, hoje campeão Mundo Hispano.
Aaron Pryor, filho de lendário pugilista, acaba com festa de Librado Andrade
Librado Andrade (esq.) e Aaron Pryor Jr (dir.) / (Foto: Big Joe Miranda)
Aaron Pryor Jr., 32, bateu por decisão majoritária o mexicano ex-desafiante ao título mundial Librado Andrade, 32, e firma seu espaço no boxe dentro da divisão dos supermédios (76,2 kg). O embate foi na Califórnia nos E.U.A.
Aaron "Hawk" Pryor Sr. e tido como um dos melhores de todos os tempos, e seu herdeiro neste final de semana conseguiu sair da sombra do pai colocando jabs para dominar Andrade (29-4-0, 22 KO's) evitando confronto direto. O público não se empolgou com a estratégia de Pryor Jr. (16-3-0, 11 KO's), mas os jurados viram 96-94 (duplo) para ele, enquanto, o terceiro viu um empate em 95-95.
Koki Kameda continua campeão dos galos pela AMB
Koki Kameda (esq.) e Daniel Diaz (dir.) / (Foto: Ag. Internacionais)
Koki Kameda, 24, do Japão reteve ontem o título dos galos (53,5 KO's) da Associação Mundial de Boxe (AMB) ao começar e manter a agressividade durante o combate diante do nicaraguense Daniel Diaz, 27, durante combate na cidade de Osaka, na província homônima no seu país natal.
Mesmo sendo mais alto e tendo maior envergadura, Diaz (18-3-0, 13 KO's) ganhou um esculacho do samurai Kameda (25-1-0, 16 KO's) que jurou lutar pela honra da família e do país. O latino só se saiu melhor no 4º e 7º rounds.
No 8º round Diaz foi ao solo e então Kameda ao sentir sangue no seu território partiu pro ataque detonando o rosto do desafiante ao seu cinturão e a equipe do rival sinalizou pedindo ao árbitro o encerramento do embate.
Magdaleno progride e passa por León com um nocaute técnico
Gilberto León (esq.) e Diego Magdaleno (dir.) / (Foto: Chris Cozzone)
O americano Diego Magdaleno, 24, abateu com um nocaute no 3º round o mexicano Gilberto León, 30, na categoria superpena (58,9 kg), ontem em Las Vegas, nos E.U.A com transmissão ao nosso país pela ESPN.
Magdaleno (19-0-0, 7 KO's) derrubou León (31-9-2, 11 KO's) no 2º assalto com um gancho de esquerda. No capítulo seguinte o corpo do mexicano encontrou o tablado mais duas vezes e então o árbitro Vic Drakulich encerrou a disputa com 49 segundos do 3º round. Magdaleno é conhecido pelo brasileiros por nocautear Carlinhos Furacão.
Concepción entra apático e acaba derrotado
Freddie Roach e Diego Magdaleno / (Foto: Chris Cozzone)
Bernabé Concepción, 23, em uma de sua apresentação anterior esteve em uma verdadeira guerra com Juan Manuel Lopez, porém, ontem foi apático e decepcionou tanto os críticos quanto os fãs de pugilismo. O ex-desafiante ao título mundial perdeu para Juan Carlos Martinez, 29, do México na preliminar mesmo tendo o melhor técnico do mundo em seu córner, Freddie Roach que também comanda seu compatriota Manny Pacquiao.
Concepción (28-5-1, 15 KO's) perdeu por decisão dividida tento Martinez (19-12-1, 7 KO's) encontrou sua distância e colocou bons golpes no corpo do adversário que tinha quase o tempo todo alguma falha de movimentação favorecendo o latino.
Sparring Nota 10 continua atraindo treinadores
O Sparring Nota 10 coordenado por José Aparecido da Silva, 48, o Profº Cido continua agregando novos valores ao boxe e colocando pugilistas de diferentes academias com o intuito de diminuir rivalidades e aproximar esta classe de amadores e profissionais.
Cido define que um dos benefícios destas sessões são o fim da “familiaridade de estilos” que é quando um lutador fica viciado em treinar com determinados colegas e acaba prejudicado quando enfrenta o inédito em uma luta verdadeira.
Um fato curioso foi a presença de pessoas gravando as lutas dos pugilistas, o que mostra que após as sessões vão estudar a lição de casa e principalmente estilos diferentes de boxear. Com essa medida é notável a evolução dos frequentadores do programa.
Cido define que um dos benefícios destas sessões são o fim da “familiaridade de estilos” que é quando um lutador fica viciado em treinar com determinados colegas e acaba prejudicado quando enfrenta o inédito em uma luta verdadeira.
Um fato curioso foi a presença de pessoas gravando as lutas dos pugilistas, o que mostra que após as sessões vão estudar a lição de casa e principalmente estilos diferentes de boxear. Com essa medida é notável a evolução dos frequentadores do programa.
Lino Barros na Revista ESPN de maio
Lino Barros / (Foto: Waldemir Cunha Revista ESPN)
A revista ESPN de maio chegou nas bancas ontem com um perfil do cruzador (90,7 kg) brasileiro Lino Barros mostrando sua convivência na casa do português Mário Costa em Nova Jersey nos E.U.A, onde ficam os pombos de Mike Tyson, lenda do boxe e herói do sul-mato-grossense com o qual compartilha uma semelhança inusitada.
O repórter Luís Augusto Símon entrevista Falcão, o ex-comentarista da Globo e atual técnico do Internacional que também esteve na lendária seleção de 1982 e revela: “a seleção de 82 é um vinho que bebemos até hoje”.
Outro destaque é o texto “A Porta está Aberta” de Marcus Alves e Vanessa Ruiz apresentando a situação de atletas gays no esporte mundial tendo como gancho o caso do atleta do time Vôlei Futuro Michael que sofreu ataques homofóbicos e ajuda a compreender também a política nacional no que refere ao julgamento do Superior Tribunal Federal em relação a legalização da união civil homo afetiva.
O autor de Feliz Ano Velho e roteirista do documentário Fiel (2010), Marcelo Rubens Paiva, finaliza a edição com a crônica “O Mágico Camisa 9”. A revista ESPN busca abranger diversos esportes pelo viés cultural, social, econômico e político e não apenas se basear em resultados e tabelas. Vale a leitura tanto para saber mais de Lino assim como o que ocorre no mundo.
quinta-feira, 5 de maio de 2011
Matéria da SporTV sobre o filme 10 Segundos, obra que conta saga de Éder Jofre
Matéria feita pela SporTV News no dia 26/03/2011, na Academia de Boxe Nobre Arte com o ator Thomas Stavros e o Mestre Cláudio Coelho, responsável pelo treinamento.
Essa matéria chegou pra mim por veiculação de Ricardo Unanian pelo facebook.
quarta-feira, 4 de maio de 2011
Lino Barros na revista ESPN de maio
O boxeador brasileiro Lino Barros teve um perfil feito pela revista ESPN que será lançada quinta-feira (05/05) nas bancas do Brasil. O texto apresenta seu relacionamento com o grande Mike Tyson e uma semelhança com o mesmo pouco conhecida.
A revista tem um estilo elegante com textos e fotos bem trabalhadas. O conceito da publicação é mostrar outros lados do esporte e não apenas resultados e tabelas o que a faz ter uma semelhança editorial com o Córner do Leão.
A revista tem um estilo elegante com textos e fotos bem trabalhadas. O conceito da publicação é mostrar outros lados do esporte e não apenas resultados e tabelas o que a faz ter uma semelhança editorial com o Córner do Leão.
terça-feira, 3 de maio de 2011
Boxeadores do Brasil conseguem vitórias no pré-Pan de Quito no Equador
Julião Neto (esq.) e Ricardo Blackman (dir.) / (Foto: Cbboxe)
A seleção brasileira conseguiu 3 vitórias na segunda-feira no torneio pré-Pan de Quito, no Equador. A disputa ajuda na definição de vagas dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara no México a serem realizados em outubro.
Julião Neto derrotou o barbadiano Ricardo Blackman na categoria até 52 kg, Myke Carvalho venceu Aron Prince de Trinidad e Tobago dentro do limite de 69 kg, enquanto David da Costa (75 kg) marcou 12 a 7 frente ao dominicano Rafael Fernandez.
No domingo, 1º dia da competição, Erica Matos (51 kg) bateu por 17 a 4 a equatoriana Erica Cedeño e Myke Carvalho deixou pra trás o bahamense Hield Carl por 14 a 4.
Samir Barbosa é novo príncipe do Mundo Hispano
Samir Barbosa / (Foto: Arquivo Pessoal)
O brasileiro Samir Barbosa, 30, conquistou o título interino Mundo Hispano do Conselho Mundial de Boxe (CMB) na categoria dos médios (72,5 kg) diante um nocaute técnico sobre o uruguaio Ruben “Cafetera” Diaz, 33, na sua cidade Rio Grande, no estado de Rio Grande do Sul.
O gaúcho Barbosa (27-7-3, 19 KO's) contou com uma torcida de 2 mil torcedores que o viram estudar Diaz (37-20-4, 20 KO's) no 1º round, para colocar seu jogo bruto no 2º assalto e deixar o rival diante de si de joelhos, mas este esperou a contagem até 8 e voltou pro combate.
O 3º capítulo viu o gaúcho manter por pontuação, enquanto, Diaz tentava inverter a guarda para driblar a estratégia do rival. No 4º assalto Barbosa colocou um cruzado de direita e foi game over para o uruguaio.
Fonte: Liga Paulista de Boxe
Ulises Solis tira título de Luis Lazarte em revanche
Ulises “Archie” Solis, 29, superou em uma revanche o argentino Luis “El Mosquito” Lazarte, 40, e é o novo dono do título minimosca (48,9 kg) da Federação Internacional de Boxe. O embate foi concretizado em Buenos Aires, Argentina.
Lazarte (48-10-2, 18 KO's) cresceu na 2ª metade do embate, mas viu o mexicano Solis (33-2-3, 21 KO's) dominar a primeira parte do encontro. Mesmo lutando em casa Lazarte viu os árbitros marcarem 116-111, 115-112 para Solis e 115-113 para ele, o que deu ao rival vitória por decisão dividida.
Quando Solis enfrentou Lazarte se viu preso a ele por empate, mesmo muitos críticos e fãs tendo o apontado como vencedor. A FIB determinou revanche direta, ao ver faltas intencionais de Lazarte, incluindo o episódio da mordida que chamou atenção da imprensa mundial.
Na preliminar dois conhecidos dos brasileiros se enfrentaram, o argentino Gonzalo “Patón” Basile (50-5-0, 23 KO's) bateu por decisão dividida o compatriota Manuel Pucheta (34-6-0, 27 KO's) tendo o derrubado no 4º round, mas recebido contagem no 7º assalto. Os árbitros viram 78-77 ½ e 79-74 ½ para Basile e 75 ½ – 74 para Pucheta.
Ulises Solis x Luis Lazarte
Gonzalo Basile x Manuel Pucheta
Lazarte (48-10-2, 18 KO's) cresceu na 2ª metade do embate, mas viu o mexicano Solis (33-2-3, 21 KO's) dominar a primeira parte do encontro. Mesmo lutando em casa Lazarte viu os árbitros marcarem 116-111, 115-112 para Solis e 115-113 para ele, o que deu ao rival vitória por decisão dividida.
Quando Solis enfrentou Lazarte se viu preso a ele por empate, mesmo muitos críticos e fãs tendo o apontado como vencedor. A FIB determinou revanche direta, ao ver faltas intencionais de Lazarte, incluindo o episódio da mordida que chamou atenção da imprensa mundial.
Na preliminar dois conhecidos dos brasileiros se enfrentaram, o argentino Gonzalo “Patón” Basile (50-5-0, 23 KO's) bateu por decisão dividida o compatriota Manuel Pucheta (34-6-0, 27 KO's) tendo o derrubado no 4º round, mas recebido contagem no 7º assalto. Os árbitros viram 78-77 ½ e 79-74 ½ para Basile e 75 ½ – 74 para Pucheta.
Ulises Solis x Luis Lazarte
Gonzalo Basile x Manuel Pucheta
Irmãos Garcia são novo clã de com títulos no boxe
Ramón (esq.) e Raul Garcia (centro) / (Foto: Rafael Soto)
Dupla mexicana se junta aos Klitschko
Ramón Garcial recuperou o trono, enquanto, seu irmão Raul manteve o seu e dupla são os mais recentes irmãos campeões no boxe assim como os ucranianos pesados Vitali e Wladimir Klitschko. Os latinos atuaram no sábado no México.
Ramón Garcia (16-2-1, 9 KO's) encontrou o colombiano Jesus Geles (12-2-1, 5 KO's) em revanche da batalha de fevereiro pelo seu título e a fome foi tanta que mandou o conterrâneo de Walderrama para o solo no 1º assalto, no 4º viria a queda derradeira de Geles que confirmaria o retorno de Ramón ao trono da Organização Mundial de Boxe (OMB) na categoria dos minimoscas (48,9 kg).
Rommel Asenjo (20-3-0, 16 KO's) fez Raul (30-1-1, 18 KO's) defender o título mínimo (47,6 kg) da OMB pela 1ª vez, mas foi vítima do mexicano logo no 1º assalto com o árbitro Raul Caiz Jr. paralisando o embate no 3º, o que deu ao campeão vitória por nocaute técnico.
Ramón Garcia x Jesus Geles
Raul Garcia x Rommel Asenjo
Singwancha acaba com invencibilidade de Francisco e é novo campeão interino supermosca AMB
Thepparith Singwancha (esq.) e Drian Francisco (dir.) / (Foto: Pisit Jeojan - Kokiet Groups Promotion)
O tailandês Thepparith Singwancha, 22, tirou em casa o título supermosca (52,1 kg) interino da Associação Mundial de Boxe que estava em poder do filipino Drian Francisco, 28, que por sua vez viu sua invencibilidade ir junto com seu título e a fama de prospecto no domingo (1º/05), era apenas sua 1ª defesa.
Singwancha (16-2-0, 10 KO's) derrubou Francisco (20-1-1, 16 KO's) no 3º round e mostrou um ritmo acelerado de lutar. O filipino até se reergueu, mas não foi páreo e os jurados apontaram vitória unânime por 117-111 e 114-113 duplo.
segunda-feira, 2 de maio de 2011
Morre Henry Cooper
Sir Henry Cooper / (Foto: Sport.Uk)
Muhammad Ali foi ao chão e o mundo ficou mesmerizado em 18 de junho de 1963 na Arena do clube de futebol Arsenal em Londres, na Inglaterra. Ontem, o dono desse feito faleceu. Sir Henry Cooper se foi aos 76 anos, dois dias antes de seu aniversário. Descansava na casa do filho na cidade de Oxted, estado de Surrey na Inglaterra.
“Henry sempre tinha um sorriso pra mim. Um sorriso cálido e que abraçava. Sempre era um prazer estar na companhia dele. Vou sentir muita falta do meu velho amigo. Foi um grande lutador e um cavalheiro”, disse Ali para a BBC de Londres.
Henry foi escolhido duas vezes atleta do ano pela rede de comunicação BBC e foi coroado com o título de “Sir”, cavaleiro, pela Coroa Britânica em posse da Rainha Elizabeth II, em 2000, único pugilista a receber tal honra. Além de enfrentar com coragem o lendário Ali foi campeão nacional e europeu. A carreira foi de 1954 a 1971 contabilizando 40 vitórias, 27 nocautes, 14 derrotas e um empate.
Abaixo transcrevo postagem de 25 de agosto de 2007 na qual relato um pouco de ambos encontros.
O Rei e o Cavaleiro
Henry Cooper lutou em duas oportunidades contra Muhammad Ali e no primeiro quase o nocauteou, por essa façanha merece o título de Sir da coroa inglesa
Bons lutadores subiram no ringue contra Muhammad Ali (1942), porém foram poucos que conseguiram um knockdown contra “The Greatest”, na verdade devida a sua excelente esquiva poucos podiam acertar o gladiador de Louisville.
Henry Cooper (1934) foi um desses poucos e quando conseguiu o seu knockdown na luta de 1963 em casa no Wembley Stadium perdeu a chance de nocautear o oponente com o soar do gongo que encerrou o quarto assalto.
Com o intervalo dos rounds surgiram problemas nas luvas de Ali que na época ainda era Cassius Clay. Alguns dizem que o treinador Angelo Dundee cortou as luvas do pupilo para ganhar tempo, mas o jornal britânico Boxing News investigou em 2003 as imagens e comprovou que Ali ganhou apenas 5 segundos à mais e não os 3 ou 5 minutos afirmados por essa história dos ringues.
Com uma seqüência de socos o olho esquerdo de Cooper começa a sangrar e por razão de seu estado o árbitro decide interromper a luta no quinto assalto, até a atriz Elizabeth Taylor pediu pelo encerramento do embate. Três anos depois ambos se reencontraram no ringue. Ali saiu vitorioso, entretanto nessa oportunidade respeitou mais o perigo que o oponente bretão representava.
“Ele me bateu tão forte que até meus ancestrais na África sentiram” exclama Ali sobre a luta de 1963. Cooper por ter detido os cinturões Britânico, Europeu e Commonwealth recebeu a honraria maior de seu país o título de SIR dado pela coroa inglesa.
Compacto de Sir Henry Cooper
Assinar:
Postagens (Atom)