John Ruiz / Divulgação
O americano John Ruiz, 38, deixou os ringues ontem. Sua trajetória durou 18 anos na qual arrematou o título mundial da Associação Mundial de Boxe em duas oportunidades e conquistou vitórias sobre os ex-campeões Evander Holyfield, Hasim Rahman e Tony Tucker.
Conhecido como “The Quiet Man” (Homem de Poucas Palavras, em tradução livre), em seu currículo constam 44 vitórias, 9 derrotas, 1 empate e 30 nocautes. O prelúdio de seu crepúsculo ocorreu em 2003 quando perdeu o título AMB dos pesados para Roy Jones Jr, melhor lutador da década anterior e que se apresentava normalmente em categorias mais baixas.
Sua última apresentação se deu em 3 de abril deste ano quando foi derrotado pelo monóloguo de David Haye ao não esboçar nenhuma reação contra os golpes do britânico. A luta foi interrompida com o anúncio de nocaute técnico à favor do lutador do Reino Unido.
Ruiz não foi um lutador brilhante, era sim esforçado e nesta última luta teve empurrão político para desafiar ao título.Mesmo como um coadjuvante menor entrou para a história do boxe.