Idiozan Matos / (foto: reprodução)
O baiano Idiozan "Chibata" Matos, 29, vai para o Uruguai no próximo sábado peitar Noe González Alcoba, 33, no Club Colon de Montevidéu. O combate de supermédios (76,2 kg) foi orquestrado pelo dirigente e empresário brasileiro Adimilson Vasconcelos da Cruz, o "Pai Lalá".
Com uma carreira de altos e baixos, Chibata (20-16-0, 14 KO's) busca seus sonhos e foi retratado pela SporTV como uma espécie de Rocky Balboa da vida real treinando em condições precárias e com poucas chances, mas com vontade.
Respeitado no meio, Alcoba (29-2-0, 21 KO's) só perdeu para nomes que possuem cinturões mundiais em seu currículo. O alemão Felix Sturm em 2007 e o canadense Adonis Stevenson em 2012. Entretanto ao perder estas batalhas não bateu nomes que o propulsionariam para a elite, suas vitórias foram sobre nomes de menor apelo.
Caso vença Noe Alcoba cumprirá o esperado pelo seu público e imprensa, porém se Idiozan der a "chibatada" no uruguaio o tabuleiro do boxe sul-americano será alterado e seu nome voltará para a mídia.