Joaquim Carnero / (foto: Xandra Stefanel)
O brasileiro Joaquim Carneiro, 26, sobe de meio-médio (66,7 kg) para médio-ligeiro (69,9 kg) para peitar o argentino Luciano Cuello, 28, no dia 22 de março em La Plata, Buenos Aires, na Argentina.
Migrante cearense residente em São Paulo, Carneiro (13-5-0, 13 KO's) foi treinado na nobre arte por Nilson Garrido em seu projeto social. Posteriormente foi para a tutela do lendário manager Abraham Katzenelson, empresário de Eder Jofre, porém não obteve sucesso no exterior.
Venceu suas últimas duas lutas e está desde julho da temporada passada sem subir ao ringue. Muito fã de Elvis Presley quer buscar sua redenção diante de um distinto adversário.
Para Cuello (31-2-0, 15 KO's) cabe o favoritismo, além de lutar em casa só foi superado por nomes que posteriormente seriam campeões mundiais Saúl "Canelo" Álvarez e Julio César Chávez Jr., sendo que a disputa com o filho da lenda teve um resultado apertado.
Em sua última batalha bateu impiedosamente no guerreiro gaúcho Samir Santos, um dos pugilistas mais resistentes e corajosos do cenário brasileiro.
O agente brasileiro é o dirigente e empresário Adimilson Vasconcelos da Cruz, o "Pai Lalá", que vê qualidades em Joaquim ainda não utilizadas em seu potencial.