sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Everton Lopes vence em sua estreia no Mundial de Boxe AIBA


 Everton Lopes / (Foto: CBBoxe)

O meio-médio-ligeiro (64 kg) Everton Lopes conseguiu a 2ª vitória brasileira na rodada inicial ao bater por superioridade técnica o polonês Michael Surowatka no Campeonato Mundial de Boxe Olímpico, em Baku, no Azerbaijão.

No round de abertura o jogo ficou equilibrado terminando por 5 a 5, porém o maior talento do brasileiro transpareceu com um placar de 14 a 7 na passagem seguinte, e o árbitro encerrou a contenda no meio do terceiro round declarando vitória por RSC (Referee Stops Contest, o que significa Árbitro Para Combate).

Na próxima fase do campeonato, Lopes encara o australiano Horn Jeffery, que conseguiu uma vitória sobre o boliviano Elias Raul Roca Ortega. Nesta luta o árbitro não encerrou antes do tempo e o placar foi 42 a 5.

Everton Lopes e Yamaguchi Falcão Florentino voltam ao ringue domingo e estão a duas lutas de garantir vaga nos Jogos Olímpicos de Londres-2012

Myke Carvalho é eliminado do Mundial de Boxe


Myke Carvalho / (Foto: Agência Estado)


O meio-médio Myke Carvalho foi eliminado do Mundial de Boxe Olímpico de Baku, no Azerbaijão após ser desclassificado aos 38 segundos do 2º round diante de Vasili Belous da Moldávia. Carvalho é o brasileiro com melhor posição no ranking mundial.

Quarta-feira o Brasil estreou com a vitória do meio pesado Yamaguchi Falcão Florentino com um passeio sobre o marroquino Armine Azzouzi, porém o galo Robenílson Vieira foi eliminado pelo cubano Lázaro Álvarez.

Hoje sobe no ringue o meio-médio-ligeiro Everton Lopes para peitar o polonês Michael Surowatka e no sábado fechando as estreias de brasileiros o leve Robson Conceição colide com o polonês Michael Chudecki nos leves, enquanto, o médio Esquiva Falcão Florentino pega o Senegalês Mamadoul Fall.

No Mundial de Boxe Olímpico os 10 primeiros colocados das categorias seguem para os Jogos Olímpicos de Londres 2012. As exceções são as categorias pesado e superpesado que enviam apenas os 6 melhores.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Yamaguchi Falcão dá a primeira vitória ao Brasil no Mundial da AIBA

Yamaguchi Falcão / (Foto: UOL)


O Brasil conquistou sua primeira vitória na estreia do Mundial de Boxe em Baku, Azerbaijão pelas mãos do meio-pesado Yamaguchi Falcão Florentino que dominou o marroquino Amini Azzouzi por 17 a 5, a próxima luta do brasileiros será no domingo (1º de outubro).

Entretanto, o galo Robenílson Vieira não teve a mesma sorte, se apresentou com garra, mas no fim perdeu para o cubano Lázaro Alvarez por 18 a 13.

Hoje o meio-médio Myke Carvalho sobe no ringue diante de Vasili Belous da Moldávia, enquanto, o meio médio ligeiro Everton Lopes encara na sexta-feira o polonês Michael Surowatka.

No sábado se encerram as estreias de brasileiros com o leve Robson Conceição diante do polonês Michael Chudecki e Esquiva Falcão Florentino contra o senegalês Mamadoul Fall entre os médios.

As lutas do mundial tem transmissão ao vivo pelos links:
 www.youtube.com/aibaboxingt e www.AIBAboxingTV.com.

Mestre Antonio Carollo

Matéria com Mestre Antonio Carollo feita para o programa Viver e Conviver da Rede Vida.




Servílio de Oliveira (Carollo no córner) x Toni Moreno (1971) - Narração de Orlando Duarte: 

“Não saio do país para passear, nem lutar, eu vou para uma guerra e quero o nocaute”


Sidney Siqueira / (Foto: Divulgação)


Sidney Siqueira, 33, fez uma das melhores lutas do final de semana passado diante do ex-campeão mundial dos leves da Associação Mundial de Boxe (AMB), o namíbio Paulus Moses, 34, tanto que a imprensa da Namíbia afirmou que seu boxeador “sobreviveu” ao encontro. A vitória foi dada ao atleta de Don King em detrimento do brasileiro por decisão unânime.

“(Moses) Bate muito forte e tentei anulá-lo bastante tanto que sentiu meus diretos e respeitou muito. Achei que ele fosse mais duro tanto que com minhas combinações ele quase caia e então me segurava, enquanto isso o árbitro o ajudava a se recuperar não abrindo contagem”, declara Siqueira (16-6-1, 10 KO’s). O próprio Moses assumiu para a imprensa de seu país que foi uma luta dura.

Don King antes do resultado da luta já havia planejava uma disputa mundial para Moses (28-1-0, 19 KO’s) diante de Richard Abril de Cuba detentor do cinturão interino da Associação Mundial de Boxe (AMB) dos pesos leves. King é um dos nomes mais influentes dos esportes e entretenimento e não apenas dos ringues.

O nome de King pode ter influenciado no resultado. “No início era só ele e eu, então chegou Don King e marcou disputa mundial pra Moses antes de resolvermos nosso combate”, aponta Siqueira que é atleta do Centro Olímpico de São Paulo comandado por Messias Gomes. No ringue o brasileiro mostrou uma preocupação extra para não cometer infrações, pois sabia que venceria só com nocaute.

“O público angolano vaiou o resultado e eles diziam: ‘Pô Brasil, você ganhou’”. Em meio a tantos atletas nacionais que saem do país e perdem de forma vexatória servindo de carne de abate no exterior Siqueira apenas declara:  “É o cúmulo do ridículo sair do seu país e não representar sua bandeira e seu povo, esses caras saem para passear. Eu não saio para passear e nem lutar, eu vou pra guerra eu quero o nocaute”.

Paulus Moses recusou na terça-feira (27/09) a oportunidade de lutar pelo cinturão de Abril citando fatiga e seu técnico Nestor Tobias pediu que Don King adiasse a luta para que seu atleta pudesse descansar.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Três homens entram, um homem sai


Jackson Jr., Ratinho e Alex Pit / (Fotomontagem em material de Divulgação e de Ana Prata)




No filme Mad Max: Além da Cúpula do Trovão (Mad Max Beyond Thunderdome, 1985) o protagonista Mad Max Rockatansky (Mel Gibson) se vê lutando por sua própria sobrevivência numa arena de gladiadores pós-apocalíptica que batiza o filme. A torcida ensandecida grita “dois homens entram, um homem sai”.


Torneios como os produzidos pela Showtime e os GPs do extinto Pride (MMA) atiçam a curiosidade da plateia ao mostrar a “sobrevivência do mais forte”, no primeiro caso os boxeadores se enfrentaram num sistema de pontos corridos tendo uma segunda fase eliminatória, enquanto no Pride japonês os lutadores se encaravam num sistema de chave para definir o melhor na mesma noite era normal o campeão fazer três lutas.


O boxe brasileiro precisa de grandes lutas para se reerguer, a apresentação entre Pedro Otas e Jackson Jr. mostrou que há nomes de qualidade e que eles evoluem se enfrentando e não batendo em escadas. Otas mesmo perdendo o embate terá uma disputa de cinturão cruzador WBF no exterior, enquanto, Jackson aumentou sua reputação além de amadurecer.


Na categoria dos meio-pesados o Brasil tem três ases. Marcus Vinícius de Oliveira, o “Ratinho” (22-1-1, 20 KO’s) que é hoje um dos brasileiros de maior destaque no exterior sendo apontado pelo BoxRec como o melhor da categoria no país. Detentor do título latino da Organização Mundial de Boxe tem portas abertas além dos oceanos.



Outro ás é Jackson Jr. (9-0-0, 8 KO’s), o “Demolidor” que tem como mentor o ex-pugilista medalha de bronze nos jogos olímpicos do México em 1968, Servílio de Oliveira, que guiou Valdemir “Sertão” Pereia ao título mundial. O jovem além de Otas já nocauteou seu desafeto Ratinho.


O terceiro membro desta elite brasileira de luvas é Alexandro “Pit” Cardoso (12-0-0, 11 KO’s), membro da equipe formada por Eduardo Melo Peixoto tem como qualidades a técnica e os golpes precisos, infelizmente não tem tido muita atividade de ringue, mas é um sucesso garantido de público tendo uma ala de fãs numerosa.

Uma disputa na qual os três se encontrassem valendo pontos corridos com transmissão por uma emissora a cabo e realizada em um palco decente para espetáculos dando conforto para a torcida resgataria o charme do boxe que teve seu auge no ginásio do Ibirapuera e no Cassino da Urca. Os talentos o pugilismo brasileiro já tem, só faltam os investidores e os empreendedores.

Brasil conquista primeira vitória no mundial da AIBA

Logo / (Divulgação)



O Brasil obteve a primeira vitória em seu dia de estreia no Campeonato Mundial de Boxe Olímpico de Baku, Azerbaijão.

Na vitória brasileira, o meio pesado Yamaguchi Florentino dominou o combate contra o marroquino Amini Azzouzi do início ao fim, e venceu por 17:05. Yamaghuchi passou para a próxima fase da competição e voltará a lutar no domingo.

Apesar de ter iniciado o terceiro e último round perdendo por apenas dois pontos de diferença, o peso galo Robenilson Vieira não conseguiu vencer o cubano Lazaro Alvarez e perdeu por 18:13.

Nesta quinta-feira, será a vez do meio médio Myke Carvalho subir ao ringue. Ele enfrentará Vasili Belous, da Moldávia. Já o meio médio ligeiro Everton Lopes fará sua estreia na sexta-feira. Ele lutará contra o polonês Michael Surowatka.

As estreias dos brasileiros encerram no sábado com a luta de Robson Conceição contra o polonês Michael Chudecki pela categoria leve, e de Esquiva Florentino, que enfrentará o senegalês Mamadoul Fall, luta da categoria médio.

As lutas do Mundial de Baku serão transmitidas em tempo real a partir das oitavas de final através dos links: www.youtube.com/aibaboxingt e www.AIBAboxingTV.com.


Fonte e Texto: CBBoxe

Entrevista com Howard Goldberg, presidente da WBF


 François Botha (dir.), Howard Goldberg (centro) e Evander Holyfield (esq.) / (Foto: Arquivo Pessoal)


O sul-africano Howard Goldberg está a frente da World Boxing Federation (WBF), organização do pugilismo que ganhou destaque na mídia quando o americano Evander Holyfield conquistou seu cinturão máximo.

Em entrevista ao Córner do Leão, Goldberg confirma que houve negociações de uma luta entre Holyfield e Zumbano do Brasil e que caso o brasileiro Pedro Otas conquista o trono dos cruzadores pela instituição poderá enfrentar uma verdadeira lenda do boxe.

Como foi que Evander Holyfield abandonou o cinturão da WBF?

Evander Holyfield recebeu uma rara oportunidade nesta fase de sua carreira para lutar em 17 de dezembro com (Alexander) Povetkin na Europa. Isto infelizmente o forçou a abandonar a luta já marcada de defesa de seu cinturão diante do sul-africano François Botha em outubro.  O que significa que Holyfield não pôde defender seu cinturão dentro do prazo de 9 meses. Com dignidade e respeito pela WBF, Holyfield abandonou o título com nossa aprovação, mas solicitou que o considerássemos novamente em 2012 caso surja alguma oportunidade que ele tenha interesse.

O que pode ser dito de Holyfield como campeão da WBF?

A WBF tem enorme orgulho de ter tido Evander como nosso campeão – cinturão que ele ostentou com orgulho. Um verdadeiro cavalheiro e lenda do boxe.

                                                                     Zumbano Love  / (Foto: Arquivo Pessoal)

É verdade que Holyfield estava em negociações de lutar com Raphael Zumbano?

Verdade absoluta. Tivesse a emissora brasileira sido capaz de organizar o espetáculo para final de outubro. Holyfield estava ansioso para lutar com Zumbano antes de sua luta com Povetkin. Na verdade eu estive no centro das negociações entre Holyfield e Zumbano. Mantenho a porta aberta para essa luta no 1º semestre de 2012.

François Botha e Michael Grant vão lutar pelo título vago. Quem o vencedor encara depois?

A luta entre Botha e Grant será enorme. Um é ex-bicampeão mundial e o outro já foi o número um do esporte. Novamente afirmo que estou tentando fazer o vencedor encarar Raphael na próxima temporada, mas isto provavelmente dependerá de dinheiro caso o Brasil queira esta luta. Creio que será um grande evento no Brasil, mas tanto Botha quanto Grant serão duros oponentes para Zumbano.

Pedro Otas / (Foto: QaaNaaq Sports Marketing)


Pedro Otas lutará com Ilunga Makabu pelo cinturão dos cruzadores da WBF?

Definitivamente Pedro Otas lutará com Ilunga Makabu pelo nosso cinturão vago dos cruzadores WBF. Sei que Otas é um grande pugilista, mas Makabu é um dos mais pegadores que vi nos últimos anos. Será uma guerra.

"É possível que o vencedor deste embate (Otas-Makabu) enfrente Roy Jones Jr." - Howard Goldberg, presidente da WBF

Quem o vencedor de Otas-Makabu enfrentará depois?

É possível que o vencedor deste embate encare Roy Jones Jr. em fevereiro de 2012. O promoter Damian Michael que está preparando o grande evento de Botha contra Grant com 5 cinturões da WBF na linha já está em conversas com a equipe de Jones assim como eu também. O único obstáculo depende da bolsa solicitada por Jones Jr.

O Brasil já é a 7ª economia mundial e será sede da Copa do Mundo 2014 e dos Jogos Olímpicos 2016. Você planeja realizar eventos no país?

Encontrei no Brasil um dos países mais hospitaleiros que já estive. Também afirmo que Raphael é um jovem amistoso e inteligente com o qual fiz o compromisso de coloca-lo em uma disputa de cinturão mundial, e continuarei tentando honrar o que disse. Claro que eu gostaria de ver lutadores brasileiros, os quais possuem qualidade, tendo chances mundiais oferecidas, porém este quadro não ocorre recentemente com muitas organizações. Nós da WBF adoraríamos trabalhar próximos às autoridades de boxe no Brasil, pois acreditamos que podemos dar chance para boxeadores talentosos que não as obteriam em outras organizações.

Jornal Agora dá destaque para MMA na Runner com Thomas Cabrera

Karol Teixeira (dir.) e Thomas Cabrera (esq.) / (Foto Arquivo Pessoal)

O cubano Thomas Cabrera é um dos principais fomentadores do boxe em solo nacional, ano passado organizou a luta entre Lino Barros e Edson Foreman considerada a peleja da temporada. O professor e coordenador de lutas da Runner recebeu destaque na Revista agora do Jornal Agora São Paulo em matéria falando dos benefícios que trazem as aulas de MMA.

Para conferir a matéria clique aqui.

Samir vence Negreti e dedica vitória para Vinícius Santana


 Samir Santos (dir.) e Negrete (esq.) / (Foto: Jornal Agora - O jornal do Sul)

Conforme a matéria do Jornal Agora do Rio Grande do Sul, o gaúcho Samir Santos, 31, venceu no sábado o piauiense naturalizado curitibano Adonísio “Negreti” Reges, 34, por decisão unânime em 10 rounds tendo que superar o “anti-jogo” do oponente diante da plateia em Cruz Alta no Rio Grande do Sul. A vitória foi dedicada ao falecido Vínicius e a mãe do mesmo Sra. Maria Luiza Santana. O atleta de Samir faleceu em um combate de boxe.

Samir relatou ao repórter Alessandro Leite do Jornal Agora que sofreu cinco cabeçadas, enquanto Negreti fugiu do corpo a corpo, o que lhe dificultou o nocaute.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Documentário ESPN - One Night In Vegas com Mike Tyson e Tupac Shakur

Assista abaixo o documentário da ESPN completo e legendado One Night In Vegas (2010) contando a morte do rapper Tupac Shakur ao ser baleado após assistir a luta em que seu amigo Mike Tyson destruiu Bruce Seldon em 1996.


segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Saci Mayweather e o Sítio do Pacquiao Amarelo


 Saci Mayweather / (Fotomontagem: Alex Corban)

O Saci Pererê é uma criatura folclórica que sempre apronta as maiores artes e no boxe também há o Saci de duas pernas, mais conhecido como Saci Mayweather. Semanas atrás deu um soco surpresa pra acabar com as pretensões de Victor Ortiz e tirou-lhe o cinturão mundial do Conselho Mundial de Boxe (CMB).

Há tempos essa figura folclórica do boxe estrela a novela Sítio do Pacquiao Amarelo, que você acompanha aqui no Córner do Leão contando a saga de Saci Mayweather e o menino Pacquiaozinho e quando lutarão e conforme o combate é adiado mais a bolsa de ambos aumenta. O Saci Mayweather adora contar e exibir seu dinheiro. Mais uma figura do folclore dos ringues.

Colaborou: Alex Corban

Matéria de Arturo Gatti no Fantástico

BBC aponta esquema de corrupção na AIBA

 A entidade que organiza o boxe nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, foi acusada na última sexta-feira (23/09) de envolvimento em um esquema de manipulação de resultados em troca de dinheiro. Evidências de pagamentos secretos que teriam sido feitos pelo Azerbaijão por valores milhonários foram divulgadas pelo programa Newsnight, da BBC.

Segundo fontes que passaram informação para o programa, o chefe da associação World Series Boxing (WSB), Ivan Khodabakhsh, afirmou que o dinheiro foi oferecido em troca da garantia de duas medalhas de ouro para o Azerbaijão na competição.

A World Series Boxing é uma liga franqueada da Associação Internacional de Boxe Amador (AIBA), reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e que organiza as lutas nas Olimpíadas.

A AIBA admitiu que um cidadão do Azerbaijão pagou US$ 9 milhões dólares a alguns de seus membros, mas negou manipulação de resultado. Os advogados da AIBA qualificaram a acusação de "absurda e completamente falsa".

O presidente da entidade, Ching-Kuo Wu, disse à BBC que as acusações são "ridículas", mas prometeu uma investigação imediata das alegações.

O presidente do COI, Jacques Rogge, disse que a investigação da AIBA é "bem-vinda" e pediu à BBC que "forneça evidências" das acusações. Levaremos todas as alegações muito a sério", afirmou.

Evidências
 
As fontes disseram ter tido conhecimento do esquema através do próprio Khodabakhsh, que teria se vangloriado da negociação como uma solução para os problemas financeiros do braço americano da entidade, WSB America.

"Ivan se vangloriou para alguns de nós que não precisávamos nos preocupar com a WSB ter dinheiro para pagar as contas", contou o informante. "Desde que os lutadores do Azerbaijão ganhem as suas medalhas, a WSB teria dinheiro".

Outro informante disse que Khodabakhsh teria dito. "Agora estamos a salvo - apareceu o Azerbaijão. Temos de dar as medalhas para eles".

Entrevistado pelo programa Newsnight, Khodabakhsh qualificou as acusações de "uma mentira absoluta". "Nego que eu tenha oferecido a quem quer que seja duas medalhas de ouro, ou que tenha conhecimento de que alguém tenha oferecido".

Documentos obtidos pela BBC revelam uma comunicação entre Khodabakhsh, o diretor-executivo da AIBA, Ho Kim, e o ministro para Emergências do Azerbaijão, Kamaladdin Heydarov, sobre um acordo de investimento de US$ 10 milhões.

Os advogados das entidades disseram que o ministro apresentou à WSB um investidor privado, que até o momento já contribuiu com US$ 9 milhões para o braço americano da entidade, WSB America.

Fonte e texto: BBC

Seleção Brasileira luta no Afeganistão

Seleção Brasileira no Azerbaijão / (Foto: CBBoxe)


O boxe brasileiro terá uma semana muito importante pela frente. Seis pugilistas do país já estão em Baku, no Afeganistão, para a disputa do Mundial da categoria. E o campeonato tem ainda mais importância neste ano: já dá vaga aos dez primeiros colocados na Olimpíada de Londres, em 2012.

O Mundial começa já nesta segunda-feira, mas a participação brasileira inicia apenas na quarta. O peso galo (até 56 kg) Robenilson Vieira enfrenta uma pedreira, o cubano Lázaro Álvares. Já o meio-pesado (até 81 kg) Yamaguchi Florentino, cabeça de chave número 10 do torneio, que terá pela frente o marroquino Armine Azzouzi.

A quinta-feira será dia da estreia do brasileiro melhor colocado no ranking mundial. O meio-médio Myke Carvalho, cabeça de chave número dois do Mundial, pega o moldávio Vasili Belous. No dia seguinte, o meio-médio-ligeiro (até 64 kg) Everton Lopes estreia diante do polonês Michal Syrowatka.

As últimas estreias do Brasil acontecem no sábado. O ligeiro (até 60 kg) Robson Conceição pega o também polonês Michal Chudecki, e o médio (até 75 kg) Esquiva Florentino, único da delegação brasileira no Mundial que não vai ao Pan, enfrenta o senegalês Mamadou Fall.

O Mundial de boxe amador vai até o dia 10 de outubro e será o primeiro grande evento classificatório para os Jogos Olímpicos de Londres. Com o Pan de Guadalajara se aproximando, a competição ainda é um importante teste para a delegação brasileira.

Fonte e Texto: Estadão / ESPN

Pirog mantém cinturão e aguarda vencedor entre Martinez e Baker


Dimitry Pirog (esq.) e Gennady Martirosyan (dir.) / (Foto: Ag. Internacionais)


O russo Dimitry Pirog, 31, manteve no domingo o cinturão médio (72,5 kg) da Organização Mundial de Boxe (OMB) diante do adversário obrigatório, o armeno-russo Gennady Martirosyan, 31, após sua desistência antes do começo do 11º round. O encontro se deu na Rússia.

Pirog (19-0-0, 15 KO’s) soube aproveitar de sua técnica e alcance, inclusive é mais alto que o oponente, somando a estes fatores ágeis combos e guarda fechada bloqueando as investidas de Martirosyan (22-3-0, 11 KO’s) que levou tantos golpes que o olho direito quase fechou, antes do 11º assalto, o técnico do desafiante sinalizou o abandono do combate.

O ponto negativo foi o piso molhado que transformo o ringue num Parque Aquático parecendo São Paulo em época de enchente levando ambos ao solo em escorregões. Agora Pirog e seu empresário focam no vencedor entre o argentino Sergio "Maravilla" Martinez e o inglês Darren Baker no dia 1º de outubro.

Fonte: FightNews

domingo, 25 de setembro de 2011

Moses tem vitória sofrida sobre Siqueira


Sidney Siqueira (dir.) e Paulus Moses (esq.) / (Foto: Sport Namibia)


Foi uma batalha, o namíbio Paulus Moses, 33, que entrou no ringue da cidade Windhoek no seu país como franco favorito viu essa condição quase ruir diante do brasileiro Sidney Siqueira, 34.

Moses (28-1-0, 19 KO’s) colocou seu afiado jab no round de abertura, mas se viu nas cordas no terceiro assalto. A luta mudou de domínio durante seu prosseguimento, mas prevaleceram o jab e as combinações do africano sobre Siqueira (16-6-1, 10 KO’s). O vencedor declarou que o adversário foi muito duro para a imprensa de seu país.

Empresariado por Don King aponta que Moses deve disputar o cinturão mundial, como anunciará antes, diante do cubano Richard Abril campeão interino leve (61,2 kg) da Associação Mundial de Boxe (AMB).

Confira entrevista em inglês de Moses para a imprensa de seu país:

Carlinhos Furacão volta após um ano longe dos ringues


Carlinhos Furacão / (Imagem: TV Tribuna)


O baiano radicado na cidade de São Vicente, litoral paulista, Carlos Oliveira, 34, regressou aos ringues após a derrota para o americano Diego Magdaleno na temporada passada. O retorno se deu com uma vitória por desistência de Elias Machado com 1 minuto e 30 segundos que lhe rendeu o nocaute em luta na sua cidade no ginásio Robinho. Furacão aproveitou para comemorar seus 34 anos.

A luta foi a estreia de Carlinhos Furacão (25-2-0, 19 KO's) como superleve (63 kg) deixando a categoria dos penas (57,2 kg). Nas preliminares o tunisiano Hatem Amara fez sua estreia diante de Geraldo do Santos Jr. de Praia Grande (SP). A luta muito disputada terminou em empate.

Nos amadores o destaque vai para a membro da seleção nacional e bi-campeã brasileira Rosi Volante venceu por desistência a local Bárbara Evelin.


Para assistir a matéria da TV Tribuna, filial da Globo, clique aqui.