Wladimir Klitschko (esq.) e David Haye (dir.) / (Foto: Martin Rose / Bongarts / Getty Images)
No filme Rocky (1976), o protagonista interpretado por Sylvester Stallone ambiciona aguentar lutar até o fim do combate diante do campeão mundial Apollo Creed (Carl Weathers), no que ele chama de "Going the distance" (Ir até o fim, em tradução livre).
No começo do boxe, os combates eram mais sangrentos e longevos. No século XIX luvas nem eram usadas e houve um combate que durou 3 horas e 20 minutos aproximadamente, naquela fase ou saia nocauteado ou pedia para sair. A "Queensberry rules" (Regras de Queensberry) trouxeram um pouco mais de segurança aos lutadores adicionando luvas e a opção de estipular um número máximo de assaltos.
Em 1982, O sul-coreano Duk Koo Kim, entrou em coma após lutar contra o americano Ray "Boom Boom" Mancini, o asiático sofreu um nocaute técnico no 14º assalto e até chegou a se levantar, mas depois do resultado colapsou no meio da arena. Kim jamais havia estado em um combate tão longo e quatro dias após a apresentação faleceu. Mancini jamais foi o mesmo.
A TV e seu fast-food com MTV e Tyson
O sociólogo polonês Zygmunt Bauman formulou o pensamento da Modernidade Líquida no início da década passada e aponta como os fenômenos sociais se tornam cada vez mais efêmeros. O filósofo francês Guy Debord descreveu em sua obra prima Sociedade do Espetáculo (1967) como as relações são mediadas e potencializadas pelos meios de comunicação, como se a sociedade vivesse um estado de espetacularização de si própria.
As duas correntes de pensamento são colocadas em prática nos eventos televisivos, o telespectador acaba consumindo um fast-food de imagens que teve como catalisador a MTV (Music Television) dos E.U.A lançada em 1º de agosto de 1981. A necessidade de imagens ágeis e impactantes encontrou eco nos nocautes avassaladores de Mike Tyson que aos 20 anos, 4 meses e 22 dias se tornou o campeão mais jovem da história ao obter o cinturão dos pesados. Iron Mike era jovem e elétrico, como a MTV.
O que se vê hoje nos esportes televisivos é a agilidade sendo o MMA com suas lutas de 3 rounds, 5 quando o há cinturão em jogo, um dos expoentes mais visados pela grande mídia. O filósofo francês Pierre Bourdieu em seu livro Sobre a Televisão (1999) demonstra como os Jogos se adaptaram ao formato televisivo.
A luta entre os pesados Wladimir Klitschko da Ucrania e David Haye do Reino Unido em julho de 2011 apresentou para os telespectadores e plateia 12 rounds de boxe burocrático. Hoje muitos olhos são habituados com video-games, Fórmula 1 e filmes de ação, o monótono os leva repulsa.
Nas transmissões a nobre arte disputa atenção com telejornais, novelas, shows de música, filmes, erotismo e diversos outros produtos. Na mesa de negócios dos grandes conglomerados midiáticos e multinacionais, o boxe é uma mercadoria que visa atrair audiência e anunciantes. A opção de 10 rounds como limite ao invés de 12 poderia ser mais atraente às partes e mais segura aos próprios atletas.