Oleydong Sithsamerchai (esq.) e Kazuto Ioka (dir.) / (Foto: AP)
O jovem japonês Kazuto Ioka, 21, faturou na noite de sexta-feira o título peso mínimo (47,6 kg) do Conselho Mundial de Boxe (CMB) ao bater em sua sétima luta o detentor da coroa Oleydong Sithsamerchai, 25, da Tailândia em combate efetuado no World Memorial Hall na cidade de Kobe no Japão.
Ioka (7-0-0, 5 KO's) se impôs no tablado e tirou a invencibilidade de Sithsamerchai (35-1-1, 13 KO's) e até o mandou a lona no 2° giro. Com um upper de esquerda fez o tailandês ter seu encontro definitivo com a lona e a derrota no 5° round.
“Estou muito feliz de devolver o título para minha família”, comentou Ioka cujo o tio Hiroki foi campeão mundial peso mínimo e mosca. “Sabia que bateria um recorde se ganhasse essa luta, estava um pouco nervoso, mas agora estou muito feliz”.
Antes de Ioka, seus conterrâneos Joichiro Tatsuyoshi e Nobuo Nashiro precisaram de oito lutas pra conquistar as coroas mundiais de galo e mosca respectivamente. Porém, o recorde mundial é do falecido tailandês Saensak Muangsurin que faturou o cinturão superleve da CMB em 1975 ao efetuar sua 3ª apresentação profissional.