Teófilo Stevenson / (foto: reprodução)
A Assembleia Provincial de Las Tunes, avalia transformar em museu a casa do lendário pugilista amador cubano Teófilo Stevenson, falecido aos 60 anos vítima de um infarto no último dia 11 de junho.
Segundo o jornal Granma, os delegadas da Assembleia e do Parlamento apoiam a proposta para homenagear e eternizar a "glória esportiva" do atleta tricampeão olímpico.
O povoado Delicias é o local da residência de Stevenson, localizada no município de Puerto Padre, em Las Tunas, a 670 quilômetros ao leste de Havana. Stevenson era chamado de "o Gigante de Delícias", em alusão a cidade em que nasceu em 29 de março de 1952.
O pugilista faturou todos os títulos da Associação Internacional de Boxe Amador (AIBA) e tricampeão olímpico nos Jogos de Munique 1972, Montreal 1976 e Moscou 1980.
Somada a estas medalhas estão muitos mundiais e torneios pan-americanos em um currículo de 301 vitórias em 321 combates em uma carreira que durou duas décadas. A aposentoria veio em 1988 e o mesmo se negou a combater Muhammad Ali como profissional em respeito ao seu país.
Fonte: Terra