Rakhim Chakhkiev / (foto: boxing.de)
Chakhkiev (15-0-0, 12 KO's) partiu com tudo contra Mendoza (34-15-1, 30 KO's) que por sua vez se manteve calmo, mas recuou aos ataques do russo conforme o repórter Alexey Sukachev do site internacional Boxing Scene.
Os ganchos de esquerda do europeu ditaram o ritmo do embate, e o corpo de Mendoza encontrou o solo a primeira vez no segundo assalto, se levantou e voltou para ser dominado pelo campeão olímpico de Pequim 2008.
Nos assaltos intermediários Mendonza mostrou alguma resistência em não cair, enquanto Chakhkiev mostrou fadiga e isto o expôs à alguns golpes do latino, porém não o suficiente para balançá-lo.
O russo voltou ao ringue no 9º giro derrubando o rival entre as cordas com um gancho de esquerda e mais uma vez logo depois voltou ao chão. O árbitro Daniel Van de Viele abriu contagem, porém a interrompeu na contagem de "sete" e declarou o fim da contenda.
Curiosamente o cinturão Báltico do Conselho Mundial de Boxe (CMB) em referência ao Mar Báltico que está na costa de Dinamarca, Suécia, Finlância, Rússia, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia e Alemanha. Chakhkiev é russo e Mendonza colombiano.
Chakhkiev é apontado pelo repórter Alexey Sukachev como alguém que ainda tem um logo caminho para chegar ao grupo de elite da categoria, sua fadiga e inexperiência apontaram isto. Porém conta com a estrutura alemã e este caminho pode melhorar.
"Mendonza se transformou gradualmente de um artista do nocaute médio-ligeiro (69,9 kg) em um cruzador (90,7 kg) regular (journeyman) com o passar dos anos", aponta Sukachev. O atleta colombiano foi conduzido pelo match-maker brasileiro Patrick "Xuxinha" Nascimento, filho do ex-boxeador e hoje treinador Edson "Xuxa" Nascimento.
Ano passado Patrick Nascimento iniciou bem sua carreira como match-maker ao colocar o brasileiro Irineu Beato Costa Jr., o "Negro Tei" contra o argentino Matias Vidondo, o pesado de Santana de Parnaíba obteve o cinturão latino interino do Conselho Mundial de Boxe (CMB).
Entretanto, passa por má fase, o pesado Marcelo "Martelo" Nascimento em novembro do ano passado foi superado pelo sírio-alemão Manuel Charr, neste ano perdeu em março para o sérvio Jovo Pudar e em junho para Tor Hamer, ambos embates conseguidos por Patrick. O supergalo Aldimar Silva Santos foi aniquilado no segundo assalto pelo americano Jesse Magdaleno nos EUA.
Caminho semelhante seguiu o agente Mauro Katzenelson. Numa sociedade capitalista um homem é avaliado por seus resultados, Patrick tem apenas 17 anos, as lutas contra Charr, Pudar e Hamer foram disputadas com chances reais de Martelo, quando recuperar o caminho das vitórias Patrick poderá obter combates melhores e até atuar com mais força no Brasil, porém para isso precisa meditar sobre os rumos que escolhe.
Na preliminar a alemã ex-campeã mundial unificada Ina Menzer (30-1-0, 11 KO's) bateu por nocaute a compatriota Renata Domsodi (9-3-0, 4 KO's).
Fontes: FightNews e NotiFight
Na preliminar a alemã ex-campeã mundial unificada Ina Menzer (30-1-0, 11 KO's) bateu por nocaute a compatriota Renata Domsodi (9-3-0, 4 KO's).
Fontes: FightNews e NotiFight