Luzimar Gonzaga / (foto: divulgação)
O brasileiro Luzimar "Tyson Tigre" Gonzaga, 29, teve seu combate adiado na Venezuela, que seria dia 8 de setembro postergado para dia 29 por razão de "problemas políticos", conforme lhe passou a organização do evento. O encontro será com o local Gusmyr Perdomo, 35, pelo cinturão Fedebol da Associação Mundial de Boxe (AMB) dos supermédios (76,2 kg).
Em 7 de outubro a Venezuela determinará por eleição seu novo mandatário e no mês passado o país entrou no Mercosul, após a saída do Paraguai, em decorrência do impeachment do presidente Fernando Lugo. Gonzaga (35-11-0, 29 KO's) está "treinando forte e assistindo todos dias filmes de Gusmyr".
Perdomo (18-3-0, 11 KO's) já disputou o cinturão mundial da categoria pela AMB diante do então campeão Mikkel "Guerreiro Viking" Kessler da Dinamarca que manteve a coroa com um nocaute técnico no 4º giro, uma das poucas derrotas do latino. O venezuelano já superou o argentino ex-campeão mundial dos médios Hector Javier Velazco, já em fim de carreira. Caso vença, Perdomo pode buscar sucesso em outros continentes.
O "Tigre de Itacaré", como também é chamado o baiano afirmou em 2011 após bater o sulista Osmar Teixeira "Animal", que não serviria mais de escada. Acabou perdendo para o invicto pegador colombiano Alexander Brand no início deste ano e busca este mês nova chance internacional. A vitória o colocará como um dos principais nomes da América Latina em sua categoria.