Juan Diaz / (imagem do jornal argentino Cronica)
O professor de boxe e ex-pugilista profissional argentino radicado brasileiro Juan Diaz, 51, foi homenageado na Patagônia, na província de Chubut, da qual é oriundo, nos Jogos Evita 2012 sediados no Club Huergo no dia 14 deste mês, que também é dia do boxeador.
Juanito Diaz (25-8-1, 19 KO's) pendurou as luvas definitivamente ano passado após nocautear seu rival no 2º assalto. No auge foi conduzido pelo longevo empresário Abraham Katznelson que no passado trabalhou com o lendário Éder Jofre.
O argentino dividiu o ringue com o sergipano Adilson "Maguila" Rodrigues, o americano Larry Donald e o russo Denis Boytsov. Atualmente Juanito leciona a nobre arte na ID Academia em São Paulo e mantém um grupo que leva seu nome. No amadorismo foi campeão argentino e sul-americano e representou seu país nos Jogos Olímpicos de Séul 1988.
A iniciativa partiu do dirigente esportivo Lucio Rodriguez junto com o dirigente titular Ricardo Fueyo do Club Huergo, onde será feita a homenagem. Juan mesmo há tantas temporadas no Brasil é uma figura muito querida em seu país dado o seu carisma e defesa do boxe como esporte de competição e também voltado para educação e recreação.