sábado, 6 de setembro de 2008

Peter Venâncio se aposenta


O Brasil deve um cinturão mundial à Peter Venâncio

Aos 44 anos de idade e 18 de esporte, o pugilista Peter Venâncio decidiu deixar o quadrilátero. Em suas duas últimas apresentações contra o italiano Silvio Branco (57-9-2, 34KO´s) e o polonês invicto Aleksy Kuziemsky (13, 2KO´s), sofreu revezes.

Contra os "hermanos" Hugo Hernan Garay e Jorge Fernando Castro, também encontrou a derrota. Sua chance foi quase conquistada contra William Joppy, em 1997, pelo cinturão dos médios da Associação Mundial de Boxe. A luta foi equilibrada e alguns acreditam que a vitória foi do brasileiro, porém ela foi realizada na casa do oponente, o que o favorece.

Uma de suas principais vitórias foi tirar a invencibilidade de Marinho Soares e capturar o cinturão latino do Conselho Mundial de Boxe em 2005. Com a superação sobre Soares e a apresentação pela coroa da AMB, fica claro que Peter Venâncio sofreu com a falta de apoio no pugilismo.

Falta de suporte financeiro por parte de patrocinadores, falta de mídia para a divulgação do seu esporte e tantas outras faltas que o tornam em vítima e não culpado por nunca ter conquistado o cinturão mundial. Peter Venâncio é um rei sem coroa.

Foto: Venâncio em seu pôster de combate contra Marinho Soares