sexta-feira, 1 de maio de 2009

O Boxe perde um de seus maiores médicos


Dr. Vicenzo Izzo recebe homenagem da CBBoxe

Falece Dr. Vicenzo Izzo médico dos ringues com 30 anos de carreira

Na quinta-feira 30 de abril faleceu Dr. Vicenzo Izzo, seu corpo foi cremado às 13 horas de hoje no Crematório de Vila Alpina em São Paulo. Por 30 anos dedicou sua vida aos gladiadores de luvas e a favor da Confederação Brasileira de Boxe.

Desde criança apaixonado pelo esporte de Joe Louis e Luisão chegou a praticar a modalidade na juventude, mas Dr. Vicenzo Izzo se formou pela Universidade Paulista de Medicina e decidiu seguir carreira nessa área. Para não se afastar do quadrilátero se tornou médico da CBBoxe durante a década de 1970 do século passado.

Em seu trabalho achou amigos entre os homens que tinha de tratar e um deles foi o principal peso-pesado brasileiro Adilson Rodrigues, mais conhecido como Maguila, o qual acompanhou desde amador até seu domínio no cenário Sul-Americano e o fim da carreira. Nas mais árduas derrotas do ídolo brasileiro como a derrota para Evander Holyfield que lhe impôs um nocaute no segundo assalto Izzo também esteve ao seu lado como um anjo da guarda.

Apesar de ser um esporte marginalizado por alguns médicos, Dr. Izzo o defendia com fortes argumentos afirmando que era um esporte humano onde os lutadores possuíam o mesmo peso, os braços protegiam os corpos e ainda contavam com o uso de luvas. O médico chegou a defender o uso de capacetes para profissionais.

Dr. Vicenzo Izzo deixa a marca de alguém que se dedicou a uma causa esperando nada em troca, apenas o prazer de ver a evolução do esporte.


Fotos: Dr. Vicenzo Izzo / Arquivo Pessoal - CBBoxe