sábado, 9 de maio de 2009

Um panorama do boxe britânico

A responsabilidade nos ombros de David Haye



A aposentadoria do invicto Joe Calzaghe (46-0, 32 KO’s) em 2008 e a derrota de Ricky Hatton (45-2-0, 32 KO’s) para Manny Pacquiao (49-3-2, 37 KO’s) colocam a responsabilidade de elevar a imagem da Inglaterra nos ringues em David Haye (22-1-0) que deve enfrentar pelos cinturões dos pesados da IBF e WBO Wladimir Klitschko (52-3-0, 46 KO’s).

Depois do surgimento dos grandes campeões mundiais vindos dos E.U.A desde o século passado, a terra de Shakespeare não mostrou nomes que ecoaram por todo mundo até o surgimento de Lennox Lewis que mesmo assim não entusiasmava as platéias como o seu rival nova-iorquino Mike Tyson.

Durante o reinado dos estadunidenses, bons desafiantes britânicos apareceram no cenário como Henry Cooper na década de 60 e Frank Bruno nos anos 80, mas eles não conseguiram coroas mundiais. Agora Calzaghe repousa suas luvas e Hatton foi aconselhado por seu próprio treinador a fazer o mesmo.

David Haye luta num período onde a hegemonia não é mais de conterrâneos de Rocky Marciano, mas sim de lutadores do Leste Europeu, países latinos e asiáticos. Em um mundo tão fragmentado o público espera qual será a resposta do ex-cruzador inglês para cravar a bandeira de seu país na categoria máxima.