quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

No momento certo


Joe Calzaghe se aposenta invicto

Poucos homens podem afirmar que não conheceram a derrota num ringue de boxe, nem mesmo Muhammad Ali, o Maior de Todos pode se gabar desse feito. Porém Joe Calzaghe do Reino Unido agora faz parte de um grupo seleto que deixa um currículo impecável nos anais do boxe.

“Foi uma decisão difícil, mas eu conquistei tudo que queria no pugilismo. Eu fui campeão mundial por 11 anos. Eu não tenho mais metas para buscar, portanto, eu penduro as luvas” revelou Calzaghe, 36, para a BBC.

A decisão foi influenciada por sua mãe e seus filhos e após 25 anos veio o anuncio da aposentadoria. 32 nocautes em 46 vitórias além do domínio sobre a divisão dos médios desde 1997 quando superou por pontos Chris Eubank, depois vieram 21 defesas de cinturão.


Calzaghe (esq) x Hopkins - Getty Images

Jeff Lacy, Sakio Bika, Peter Manfredo Jr. e Mikkel Kessler foram alguns dos que tentaram interromper sua hegemonia e como tantos outros falharam, após 11 anos a categoria não tinha mais adversários e o campeão já era um dos melhores lutadores independente de peso.

Subir de divisão e encarar novos desafios foi a escolha tomada, então ano passado derrotou duas lendas estadunidenses, Bernard Hopkins e Roy Jones Jr. O primeiro perdeu por decisão dividida na pontuação e ainda se coloca bem no tablado, mas perdeu a chance de ser o campeão da The Ring dos super-médios para Joe, já o segundo que foi considerado o melhor da década de 90 pela The Ring teve sua morte como pugilista no encontro com o “Orgulho de Gales”.


Jones Jr. x Calzaghe - Getty Images

Com a ajuda do promotor Frank Warren, Calzaghe conseguiu o merecido reconhecimento internacional principalmente da mídia estadunidense. “Você nunca pode dizer ‘nunca’ neste esporte, mas eu não me vejo lutando novamente”.

Joe Calzaghe Greatest Hits por HBO Boxing:



Joe Calzaghe x Roy Jones Jr. Greatest Hits por HBO