sábado, 25 de agosto de 2007

O Rei e o cavaleiro


Henry Cooper lutou em duas oportunidades contra Muhammad Ali e no primeiro quase o nocauteou, por essa façanha merece o título de Sir da coroa inglesa

Bons lutadores subiram no ringue contra Muhammad Ali (1942), porém foram poucos que conseguiram um knockdown contra “The Greatest”, na verdade devida a sua excelente esquiva poucos podiam acertar o gladiador de Louisville.

Henry Cooper (1934) foi um desses poucos e quando conseguiu o seu knockdown na luta de 1963 em casa no Wembley Stadium perdeu a chance de nocautear o oponente com o soar do gongo que encerrou o quarto assalto.

Com o intervalo dos rounds surgiram problemas nas luvas de Ali que na época ainda era Cassius Clay. Alguns dizem que o treinador Angelo Dundee cortou as luvas do pupilo para ganhar tempo, mas o jornal britânico Boxing News investigou em 2003 as imagens e comprovou que Ali ganhou apenas 5 segundos à mais e não os 3 ou 5 minutos afirmados por essa história dos ringues.

Com uma seqüência de socos o olho esquerdo de Cooper começa a sangrar e por razão de seu estado o árbitro decide interromper a luta no quinto assalto, até a atriz Elizabeth Taylor pediu pelo encerramento do embate. Três anos depois ambos se reencontraram no ringue. Ali saiu vitorioso, entretanto nessa oportunidade respeitou mais o perigo que o oponente bretão representava.

“Ele me bateu tão forte que até meus ancestrais na África sentiram” exclama Ali sobre a luta de 1963. Cooper por ter detido os cinturões Britânico, Europeu e Commonwealth recebeu a honraria maior de seu país o título de SIR dado pela coroa inglesa.