sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Here Comes a New Challenger


De acordo com o site da Gracie MAG existe a possibilidade de Randy Couture defender o seu cinturão de peso-pesado do Ultimate Fighting Championship contra o maior lutador da atualidade Emelianenko Fedor.

As negociações entre Fedor e o presidente do UFC Dana White ainda não caminharam como os fãs gostariam, mas com essa possibilidade a luta tem tudo para entrar na história do esporte e firma-lo no gosto popular.

Couture comprovou que sua vitória contra Tim Sylvia não foi apenas sorte ao derrotar Gabriel Napão e Fedor não precisa provar mais nada. Caso o russo não assine com a organização o futuro adversário do Capitão América será o brasileiro Rodrigo Minotauro.

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Sexo, Lutas e Rock’n’Roll

O Rock sempre teve em suas guitarras uma agressividade rebelde que serve como uma sinfonia para diversas lutas. Muhammad Ali emprestou parte da sua personalidade falastrona e vistosa de Little Richard.

Com o passar dos anos o rap ficou mais para os negros e o rock seguiu com os brancos, tanto que muitos lutadores de origem caucasiana entram para suas lutas ao som de bandas como Pantera, Guns’n’Roses, Metallica e outras bandas com som pesado.

Mas um dos poucos lutadores com músicas feitas exclusivamente para eles que se encaixaram perfeitamente é o pro-wrestler Triple H. a banda que toca seus temas King Of Kings (2006) e The Game (2001) é o Motörhead.

No vídeo você pode conferir a entrada do lutador com a performance ao vivo da banda no Wrestlemania X-7 de 2001.

Imagens: WWE

http://www.youtube.com/watch?v=MTNNIPmal6c

Tony Montana Síndrome


Fidel Castro veta participação de boxeadores cubanos no mundial em Chicago

Em mais um dos mandos e desmandos do ditador Fidel Castro os boxeadores de seu país não participaram do mundial de boxe em Chicago a ser realizado em outubro para evitar deserções.

“Não vamos expor novamente uma equipe cubana de boxe aos desmandos e provocações que aconteceriam neste caso em Chicago”, relatou a Federação Cubana de Boxe para o Granma, jornal oficial do Partido Comunista.

Esse medo foi agravado com as frustradas tentativas de fuga dos atletas que vieram aos jogos pan-americanos que buscam a profissionalização e também conhecer mais sobre o mundo.

O que Fidel nega à sua população é o direito de ir e vir, apesar de oferecer-lhes uma boa educação e base esportiva. Os cubanos que moram em outros países odeiam seu ex-líder como exemplos os de Miami que foram retratados no filme Scarface (1983) no qual o protagonista Tony Montana afirma não aguentar viver mais com pessoas lhe dizendo o que fazer, o que comer, o que pensar...

Fonte: Uol
Foto: Universal Pictures

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

O arriscado retorno do veterano


O filme O Campeão (1979) de Franco Zefirelli toca num tema sensível aos velhos campeões, o sonho de voltar aos ringues e seus riscos. Quem vive a situação do personagem Billy Flynn é o ex-campeão dos peso-pesados Riddick Bowe de 40 anos.

Apesar de inativo entre 1996 à 2004 por razão de danos causados ao cérebro por sucessivos golpes e uma inexpressiva atuação em 2005, Bowe decidiu fazer o seu retorno contra o russo Danill Peretyatko (8-8, 3 KOs). O veterano já levou a melhor em uma melhor de três com Evander Holyfield que entrou pra história como uma das melhores rivalidades do boxe, ou seja seu nome já está nos anais do esporte.

A luta será em Karlstad, Suécia no dia 15 de setembro e defenderá seu cartel de 42 vitórias, 1 derrota e 33 nocautes. Dado o diagnostico dos médicos é arriscado o retorno de Bowe, pois vale ressaltar as fracas apresentações de Larry Holmes e Archie Moore após o seu ápice.

domingo, 26 de agosto de 2007

Boxeador da novela



Outro dia assisti o personagem de Malvino Salvador na novela Sete Pecados (2007) e digo que ele ficou caricato, não serve para promover o esporte... tá o.k talvez o número de praticantes querendo braços maiores nas academias aumentem, mas mesmo assim ele não alavanca o esporte e sim pega carona no sucesso dele.

O problema das novelas com boxeadores é que dão pouca ênfase para esses personagens, se fizessem um boxeador como personagem coadjuvante com bastante tempo de ar e próximo do principal passando pelos dramas dessa carreira então veríamos um personagem inesquecível.

Francisco Cuoco poderia ser o treinador, agora o interprete fica difícil já que os atores mais fortes da emissora sempre caem no pastelão. A atração poderia ser escrita por Benedito Ruy Barbosa que já trabalhou cobrindo pelejas no início de carreira. O ringue não é um universo estranho para o autor.

Foto: Malvino Salvador em treino com irmãos Nogueira

sábado, 25 de agosto de 2007

O Rei e o cavaleiro


Henry Cooper lutou em duas oportunidades contra Muhammad Ali e no primeiro quase o nocauteou, por essa façanha merece o título de Sir da coroa inglesa

Bons lutadores subiram no ringue contra Muhammad Ali (1942), porém foram poucos que conseguiram um knockdown contra “The Greatest”, na verdade devida a sua excelente esquiva poucos podiam acertar o gladiador de Louisville.

Henry Cooper (1934) foi um desses poucos e quando conseguiu o seu knockdown na luta de 1963 em casa no Wembley Stadium perdeu a chance de nocautear o oponente com o soar do gongo que encerrou o quarto assalto.

Com o intervalo dos rounds surgiram problemas nas luvas de Ali que na época ainda era Cassius Clay. Alguns dizem que o treinador Angelo Dundee cortou as luvas do pupilo para ganhar tempo, mas o jornal britânico Boxing News investigou em 2003 as imagens e comprovou que Ali ganhou apenas 5 segundos à mais e não os 3 ou 5 minutos afirmados por essa história dos ringues.

Com uma seqüência de socos o olho esquerdo de Cooper começa a sangrar e por razão de seu estado o árbitro decide interromper a luta no quinto assalto, até a atriz Elizabeth Taylor pediu pelo encerramento do embate. Três anos depois ambos se reencontraram no ringue. Ali saiu vitorioso, entretanto nessa oportunidade respeitou mais o perigo que o oponente bretão representava.

“Ele me bateu tão forte que até meus ancestrais na África sentiram” exclama Ali sobre a luta de 1963. Cooper por ter detido os cinturões Britânico, Europeu e Commonwealth recebeu a honraria maior de seu país o título de SIR dado pela coroa inglesa.

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Triple Thor


Pro-wrestler da WWE é indicado para interpretar personagem famoso da Marvel Comics

O Pro-wrestler e em algumas oportunidades ator, Jean Paul-Levesque, 38, mais conhecido pelo nome artístico de Triple H é o favorito da editora Marvel para interpretar o nórdico Thor, deus do trovão, entretanto o diretor da película prefere Kevin McKidd do seriado Rome, transmitido pela HBO.

Entre as opções de atores musculosos para o papel, Triple H é uma das melhores já que Dolph Lundgren (Rocky IV) está com uma idade avançada e após o fracasso de Hulk ficou confirmado que certos personagens não podem ser feitos por computadores.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Ginásio de lutas é entregue pela organização

Faltando menos de um ano para o início dos Jogos Olímpicos de Pequim, a Federação Internacional de Lutas Olímpicas (Fila) já sabe onde sua modalidade será disputada durante o evento.

No último final de semana, o ginásio da Universidade Agrícola da China foi entregue pronto à entidade, em uma cerimônia simbólica no próprio local. Localizada na área leste do campus, a sede da luta olímpica é a primeira instalação da universidade a ter suas obras finalizadas.

De acordo com a imprensa internacional, o complexo da modalidade ocupa uma área de 24 mil metros quadrados e pode acomodar mais de 8500 pessoas sentadas. O primeiro evento-teste do ginásio acontece já nesta semana, com o Campeonato Mundial júnior de lutas, entre 21 e 26 de agosto.

O local também sediará as competições de vôlei sentado durante os Jogos Paraolímpicos de Pequim, que acontece entre os dias 6 e 18 de setembro do ano que vem. Depois disso, o ginásio será utilizado como instalação de estudantes e funcionários da universidade, bem como de moradores das proximidades.

Fonte: ESPN.COM.BR


Isso mostra a eficiência que a luta olímpica tem no exterior. É isso que devemos buscar no Brasil. Avante wrestling.

sábado, 18 de agosto de 2007

Mais uma morte no picadeiro


Dia 13 de agosto Pro-wrestler Bryan “Crush” Adams faleceu aos 44 anos de causas desconhecidas

Bryan Adams, mais conhecido como Crush nasceu no Havaí e serviu o exercíto no Japão onde entrou em contato com o pro-wrestling, seu treinador foi o lendário Antonio Inoki.

Mesmo sem os resultados da autopsia é relevante lembrar que este tipo de atração que mistura esporte com entretenimento possui um dos maiores índices de morte, nomes como Owen Hart, Yokozuna, Bam Bam Bigelow, Mr. Perfect, British Bulldog mostram que em muitos casos eles morrem antes dos 50.

A maior parte do anos os pro-wrestlers da WWE (maior empresa do ramo) viajam e só tem a sua off-season quando se machucam e no período de festas de fim de ano, junto com isso não há uma séria fiscalização de anabolizantes e drogas como cocaína e heroína.

No período de 2 meses morreram “Crush” e Chris Benoit que assassinou sua esposa e filho depois enforcou-se com o cabo de um aparelho de musculação. Isto mostra que apesar de não poderem possuir um comitê que imponha normas de conduta, eles podem ter um sindicato como possuem os atores e outros artistas e comunicadores.

Foto: WWE/Divulgação

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Alemanha Nazista X Estados Unidos da América


Em 1936 o boxeador alemão Max Schmeling foi à New York enfrentar o invencível Joe Louis. Em sua chegada o europeu alegou que percebeu a falha no estilo do estadunidense que baixava a guarda ao lançar um soco. O resultado do embate foi um nocaute no 12º assalto e Max regressou à sua pátria em um Hindenburg como um herói.

Louis e seus fãs negros sentiram-se depreciados com a derrota, porém o atleta conquistou o cinturão mundial em 1937 e para se sentir um verdadeiro campeão decidiu enfrentar o seu algoz.

A peleja ocorreu em New York, 1938 e Joe defendeu sua coroa com um nocaute técnico no primeiro round. De acordo com o jornalista esportivo alemão Roy Kammerer a luta foi um grande evento mundial que foi acompanhada golpe-a-golpe pelo povo germânico.
Reuniões de boxe são rituais e de acordo com o etólogo Eibi Eibesfeld, essas assembléias aliviam as tensões do povo, ou seja ver dois homens se agredindo como forma de entretenimento libera o estresse dos telespectadores e foi por esse evento que a mídia estadunidense e nazista utilizaram ambos desportistas como símbolos de seus ideais.

Tudo foi o que Harry Pross designou como processos comunicativos agregadores (sentimento de “nós”) e desagregadores (sentimento de “outros”).
Max Schmeling era caucasiano, atlético, belo, educado, inteligente e corajoso, todas essas qualidades físicas e mentais eram códigos conhecidos e ambicionados pelos seus compatriotas. Schmeling os representava.

Joe Louis era visto por eles como um negro, feio, capitalista, fantoche dos Estados Unidos da América, já que sua etnia sofria muito preconceito naquele país. Somando esses códigos os compatriotas de Max o viam como o “outro”, um membro que não pertencia ao seu grupo.

Anos depois ambos tornaram-se amigos e Schmeling provou que não era nazista ao salvar crianças judias de um incêndio e ao pagar o serviço de funeral do estadunidense.

Foto: Max Schmeling

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

De La Hoya em dobro 2008


Oscar De La Hoya pretende realizar duas lutas em 2008, uma em maio e outra em dezembro e os possíveis adversários serão o britânico Ricky Hatton e Floyd Mayweater Jr que já o derrotou este ano.

De La Hoya pode escolher o oponente por razão de sua condição respeitável no esporte e uma luta entre ele e Hatton colocaria dois dos melhores boxeadores atuais no ringue. Contra Mayweather De La Hoya terá de mudar a tática já que na última o americano batia e corria para garantir a vitória.

sábado, 11 de agosto de 2007

A loteria dos cinturões


Eventos de vale-tudo e as inúmeras organizações de boxe sorteiam títulos aos lutadores

Alguém se lembra de Yoshitomo Watanabe? Não... sabia que ele é o campeão japonês de M.M.A de acordo com o flyer que promovia o Show Fight 5, mesmo assim perdeu no triangulo do carioca Roan Jucão em uma luta que não agradou os fãs, o evento em geral teve nível internacional nas outras lutas. O cartel do japonês era até então de uma luta e uma vitória sobre um conterrâneo, então foi assim que "conquistou" seu cinturão.

Muitos eventos de vale-tudo dão cinturões por apenas uma luta e o vencedor não tem que defendê-lo como no boxe que alias também montou sua Telesena já que existem diversas federações e “campeões mundiais”.

Com essa desvalorização do cinturão que é a maior honraria que um lutador profissional pode ter, o esporte perde a credibilidade. A coroa de campeão mundial de boxe já esteve com Joe Louis, Rocky Marciano, Sonny Liston... quem se lembra do atual campeão de boxe? E pior ainda quem reconhece o vencedor daquele campeonato de vale-tudo quase amador como um grande campeão?

Foto: WWE Divulgação
Na foto o pro-wrestler Goldust e seu título de campeão Intercontinental de telecatch