domingo, 1 de abril de 2012

O dia que Roberto Durán beijou Don Johnson



Cena de Miami Vice, episódio "Payback" / (Universal Studios)

O Detetive James "Sonny" Crockett chega em uma Ferrari Daytona Spyder à prisão estadual da Flórida. O sol da região sul americana próxima as ilhas caribenhas reflete em seu automóvel negro. Até encontrar com quem irá conversar o policial precisa se apresentar, se desarmar e atravessar portas de segurança.

O encontro é com o traficante Jesus Maroto que lhe avisa ter algo para contar, um homem latino de face endurecida com bigode e cabelos negros. Crockett reclama que não viajou de longe para um mero bate-papo e pergunta por quê o convocou. "Vingança!", exclama Maroto o surpreendendo depois com um rápido beijo na boca. O criminoso então saca uma arma de fogo improvisada e se suicida.

Um lado pouco conhecido e explorado do lendário rei do ringue Roberto Durán é o de ator. Em 1986 fez a participação descrita acima no seriado Miami Vice (1986 - 1990) na televisão americana em uma cena curta, mas que exige muito do artista ainda mais alguém vindo de um meio tão masculinizado quanto o boxe e tendo o reconhecimento alcançado que já tinha naquele ano.

O seriado foi um marco na televisão mundial, um produto pop que influenciou outros seriados e até outras mídias. Misturou o clima noir dos filmes de detetive dos anos 1950 com tons pastéis e art déco de uma Miami tão ficcional e ao mesmo tempo verossímil quanto a Marrocos de Casablanca de Humphrey Bogart.

Miami Vice pode ter o nome traduzido como "Polícia de Narcóticos de Miami" ou "Miami Viciada". No Brasil foi mantido o título em inglês. Os personagens centrais eram o Det. Crockett interpretado por Don Johnson e o Det. Ricardo "Rico" Tubbs vivido por Philip Michael Douglas. O primeiro loiro e o segundo negro seguindo as tendências de diálogos raciais pós movimentos dos Direitos Civis e também a estética das campanhas da marca de roupas Benetton. A série também tinha muitos latinos como o chefe deles, o Tenente Castillo (Edward James Olmos).

A participação de Durán mostra a capacidade do seriado em atrair estrelas das mais diversas áreas. Além do panamenho outras figuras do boxe fizeram ponta o empresário Don King, o desafiante ao título dos pesados Randall "Tex" Cobb e Mark Breland, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-1984, todos os três americanos.

O seriado recebia personalidades estabelecidas no mundo do entretenimento como os músicos Miles Davis e James Brown, o G. Gordon Liddy (Escândalo Watergate), o homem de negócios Lee Iacocca, responsável por lançar o automóvel Mustang nos EUA, e também atores que iniciavam ou despontavam em suas carreiras como Liam Neeson e Julia Roberts ou mesmo estabelecidos como Pam Grier.

A trilha sonora foi pioneira em sincronizar imagem e som transformado o seriado em uma espécie de video clipe longo tanto que foi apelidado de "MTV Cops" nos EUA. Muito da estética foi herdada do filme Scarface (1983) também ambientado em Miami contando a história do traficante cubano exilado de seu país, Antonio Montana.

A série idealizada por Michael Mann recebia traficantes de verdade em seus sets servindo como consultores e rompeu com paradigmas de "bem e mal" nos enredos ao apresentar personagens mais complexos que os vistos em outras séries policiais até então. Para Mann conseguir que Durán fizesse a cena do episódio "Payback" de certa forma pode ser visto como um inovador dada a época em que fora filmada.

Em 2006, ganhou um remake para os cinemas estrelando Colin Farrel e Jamie Foxx como Crockett e Tubbs respectivamente. Filme que não inovou, mas tem uma estética mais trabalhada que seus contemporâneos e traz uma mitologia de uma Miami Viciada com seus personagens blefando e jogando o tempo todo para uma nova geração. Um jogo similar aos dos bastidores da nobre arte.