quarta-feira, 19 de março de 2008

O Fim

Olá amigos leitores,

Infelizmente anúncio o fim do blog Córner do Leão. Mantenho outras atividades além dessa e tenho que manter meu foco. Agradeço a todos pela atenção e foi possível provar que jornalismo esportivo não precisa se manter apenas nos resultados.
Espero que com alguns textos de serviço público eu tenha ajudado alguém.

Infelicidade com o meio de lutas

Um dos meus principais motivos de infelicidade com o meio de lutas é a falta de paixão e jogo de interesses que envolve mídia e empresários em um ciclo que parasita os lutadores. Quando o jornalista assume a função de Assessor de Imprensa ele realmente deve defender o seu "cliente", mas vemos em alguns portais que são apenas os favoritos que fazem parte das notícias.

Porém me entristece muito ver os feitos de muitos que não são exaltados, por não serem das modalidades da moda, jiu-jítsu, M.M.A e muay thai, ou até mesmo por serem mulheres. Temos campeãs internacionais de relevância no wrestling e tae kwon do que ninguém entrevista para mostrar o seu trabalho.

Também vejo na mídia "especializada" a falta de divulgação de projetos voltados para a população carente, e isso é deprimente se analisar o quadro de desigualdade social em um país como o nosso.

Para a sorte dos lutadores que são aqueles que realmente colocam seus corações e vidas na linha de fogo a grande mídia faz materias televisivas de maior alcance sobre esses verdadeiros campeões e esses projetos que acabam sendo abrigos para pessoas necessitadas. Isso é olhar o lado humano e sinceramente considero mais importante que o último resultado da segunda divisão do vale-tudo.

Não creio que o fã de lutas esteja interessado apenas no vale-tudo, apenas no jiu-jítsu ou apenas no boxe ou no tai chi chu an. Devemos dar para ele opções e também oportunidades de conhecer o que acontece quando o ringue é desmontado.

Mas termino dizendo que aprendi muito acompanhando o jornalismo de lutas, alguns dos sites que comentem esses pecados que cito acima fazem um material muito bom também, mas o melhor site de boxe não é apenas da Nobre Arte, é de esportes em geral (ESPN.COM).

Agradecimentos

Agradeço aqueles que me cederam entrevistas, principalmente os que consegui "ao vivo", pois nos olhos desses guerreiros vi as suas alegrias e amarguras o que me enriqueceu como ser humano.

Talvez eu volte em algum site ou até aqui mesmo, mas por enquanto cuidarei das minhas outras atividades. E quem quiser bater um papo comigo pode me encontrar no msn ou nos treinos do Kudo, o clã ao qual pertenço.

Abraços

Gabriel Leão