Lennox Lewis
Das agências internacionais
Em Los Angeles (EUA)
Dois ex-campeões mundiais tiveram prestadas homenagens e garantiram espaço no Salão da Fama do Boxe, em um evento realizado em Los Angeles, nos Estados Unidos, no sábado. O inglês Lennox Lewis, ex-campeão dos pesos pesados, e o norte-americano Pernell Whitaker, que deteve cinturões em três categorias, foram os eleitos.
O evento ainda homenageou outros nomes como os também norte-americanos Greg Haugen e Marvin Johnson, além de premiar a melhor luta da temporada, entre os mexicanos Israel Vázquez e Rafael Márquez, que duelaram pelo título dos supergalos, pelo Conselho Mundial de Boxe. Foi a terceira luta entre eles e Israel se deu melhor, desempatando o confronto.
Lennox Lewis foi homenageado por ter sido um dos maiores nomes entre os pesos pesados na história do boxe mundial. Com um cartel de 41 vitórias, duas derrotas e um empate, ele chegou a deter três dos mais conceituados títulos: Conselho (CMB) e Associação Mundial de Boxe (AMB), e Federação Internacional de Boxe (FIB).
Entre suas vítimas estiveram nomes como Evander Holyfield - duas vezes, em 1999 -, Shannon Briggs e Mike Tyson. Ele encerrou a carreira batendo o ucraniano Vitaly Klitschko, que hoje voltou a ser campeão mundial.
Pernell Whitaker / The Ring Magazine
Já Whitaker começou como profissional em 1984 e conquistou seu primeiro cinturão quatro anos depois, entre os leves, pelo CMB. Ele chegou a deter três títulos antes de subir para os meio-médios ligeiros em 1992 e ser novamente campeão, assim como aconteceu entre os meio-médios. O pugilista encerrou a carreira em 2001, com 40 vitórias, quatro derrotas e um empate.
Fonte: Uol
Melhores momentos Pernell "Sweat Pea" Whitaker