sábado, 1 de novembro de 2008

Sonny Liston ganha biografia no Reino Unido


Liston (branco) x Patterson - Chicago 1962


Sonny Liston é um anti-herói do pugilismo assim como foram seu predecessor Jack Johnson e seu sucessor Mike Tyson que rezava em seu túmulo antes de suas lutas. Para os três coube o papel de lutador mais temido do mundo, e o primeiro ganhou uma biografia na Inglaterra pelo jornalista Rob Steen lançada mês passado: Sonny Liston: His Life, Strife and the Phantom Punch (Sonny Liston, Sua vida, conflito e o Soco Fantasma, em tradução livre).

O Soco Fantasma ao qual o título se refere foi dado durante a segunda luta entre Muhammad Ali, na época Cassius Clay, e Liston, na primeira o biografado perdeu o cinturão de campeão do mundo para o “Maior de Todos”. Na revanche após 2 minutos Liston caiu com um gancho de direita que muitos especialistas questionam se realmente acertou o alvo. O golpe ficou conhecido como “Soco Fantasma” e encerrou seu reinado que durou de 1962 a 1964.

O autor Rob Steen ironiza: “apesar do grande volume de hipóteses o a assassinato de (John F.) Kennedy não tem nada com isso”. O livro o Rei do Mundo, Muhammad Ali e a Ascensão de um Herói Americano, o editor da revista New Yorker e vencedor do prêmio de jornalismo Pullitzer David Remnick fala do medo de Liston de sofrer retaliações da Nação do Islã, grupo ao qual seu adversário pertencia, então o boxeador se jogou no chão. As teorias são muitas.

Ler sobre Liston é um bom material para quem é fã de Ali, já que no livro de Remnick boa parte dele trata de Sonny. O pugilista foi descoberto por um padre na Penitenciaria do Estado de Missouri onde cumpria a pena de 5 anos por assalto à mão armada, porém nem mesmo reformado foi aceito na sociedade, nem até mesmo pelos defensores dos direitos civis e ações afirmativas que viam nele um mau exemplo.

Liston sofreu preconceito tanto por negros e quanto por brancos num período no qual se questionavam diversos valores sociais entre eles a segregação racial. Sua morte ocorreu em 1971 e a polícia deu o registro de overdose, outro mistério em sua vida, pois existem historiadores do esporte que acreditam no envolvimento da máfia nesse incidente, outra macula na sua imagem.

“O Grande Urso” como também era conhecido em seu país, apesar de ter problemas com narcóticos e crime organizado possuía qualidades como a generosidade com crianças e mantinha boas intenções enquanto fosse campeão. “Se o público me permitir deixar o passado para trás serei um campeão valoroso” disse ele após derrotar o ex dono da coroa Floyd Patterson. “Eles me aceitaram e vou provar a eles”.

No final desse ano será lançado uma cine-biografia chamada Phantom Punch estrelada por Ving Rhames contando essa que é uma das mais dramáticas histórias do boxe mundial.

Melhores Momentos de Sonny Liston ao som de Night Train de Jimmy Forrest (sua música de treinos):