sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Holyfield é acusado de agressão doméstica

Evander Holyfield / Divulgação


O ex-campeão mundial a teria agredido por não ter feito doações à igreja

Candi Holyfield de 30 anos acusa o ex-campeão mundial dos pesos cruzadores e pesados Evander Holyfield de agressão doméstica. O crime teria ocorrido no início do mês, na frente dos filhos de ambos. A corte da Georgia concedeu uma ordem temporária de afastamento contra o atleta.

O “Real Deal” (Cara Autêntico), como é conhecido, não pode ficar a 500m dos filhos Ethan, 5, e Eve, 4, assim como de sua esposa também e teve de deixar a casa em Fayettevile. Evander Holyfield a teria agredido pela a recusa de Candi em apresentar-lhe comprovantes de doações à igreja.

Tomado por um ataque de fúria, o peso-pesado bateu no rosto, pescoço, costas e jogou uma garrafa d'água nela. Após perceber a atitude que acabara de tomar pediu perdão. Holyfield deve comparecer ao tribunal no dia 18 de fevereiro.

“Ele me disse que não estava sendo respeitosa. Começou a dizer que devia colocar Deus à frente na minha vida”, disse Candi lembrando do episódio. A cônjuge afirma que os abusos começaram em novembro de 2003, 6 meses após o casamento, e voltaram quando estava grávida do primeiro filho.

Até agora, o “Cara Autêntico” não recebeu nenhuma acusação e a polícia não abriu investigação. Para uma pessoa que sempre transmite a aura de bom moço e atleta de cristo, uma acusação desse porte serve para arranhar sua imagem.

Um pugilista que teve seus casos de agressões domésticas divulgados pela mídia é Jake LaMotta, campeão mundial dos médios de 1949 e 1951, sentia um enorme ciúmes pela esposa e a espancava. A relação conturbada foi mostrada no filme Touro Indomável (1980) de Martin Scorcese no qual Robert DeNiro encarnou LaMotta.

Jake LaMotta


No Brasil há a Lei Maria da Penha

Na legislação brasileira há a lei número 11.340 decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Lula em 7 de agosto de 2006. Várias mudanças no código de leis brasileiros foram feitas como o aumento da punição contra agressores de mulheres dentre os quais estão seus próprios maridos que as espancam e até as estupram no próprio lar. A lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006, e é conhecida como "Lei Maria da Penha".

Maria da Penha Maia Fernandes foi agredida pelo esposo por 6 anos. Em 1983 sofreu tentativa de assassinato em duas oportunidades. Na primeira o marido a deixou paraplégica após dar-lhe um tiro e na segunda tentou eletrocutá-la e afogá-la. Marco Antônio Heredia Viveiros só foi punido depois de 19 anos de julgamento e ficou apenas dois em regime fechado.

Trailer de Touro Indomável (1981)