quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Duas mortes


Os atletas tem duas mortes, uma na aposentadoria outra na vida

Para o esportista o pior momento é a aposentadoria, aceitar que os músculos não são mais fortes, que o pulmão perdeu o fôlego, que as pernas não correm tão rápido, que a esquiva não é mais hábil, que sua recuperação não é mais acelerada...

É como se Superman perdesse os poderes para sempre e tivesse de viver eternamente como Clark Kent. O herói kryptoniano não nasceu para ser jornalista esse é apenas o seu disfarce. O mesmo é com o competido que não nasceu para ser sedentário e tem de se adaptar à uma vida monótona em muitos casos é a tarefa mais difícil.

Muitos acreditam que aquele gladiador do passado se acostumou a ser técnico, comentarista e até mesmo qualquer outra ocupação, mas não há um momento que ele não pense em vestir seu uniforme e voltar à ativa. Como mostrado através do boxeador Billy Flynn no filme O Campeão (1979) de direção de Franco Zefirelli, todo lutador sonha com seu retorno.

Por isso entendemos porque Evander Holyfield e Dan Severn não deixam os ringues. Como disse Apollo em Rocky IV: “Eu não sou um rádio que você pode desligar”. E Mickey completa no quinto episódio afirmando que conforme envelhecemos perdemos mais e mais, mas a natureza é esperta e nós dá uma motivação para viver.

Foto: Dan Severn lutador de 49 anos e com o cartel de 79 – 15 - 7



Filme: Rocky V / United Artists