domingo, 2 de agosto de 2009

Sultan Ibragimov se aposenta

Sultan Ibragimov - Robert Eoksel


22 vitórias, 17 por nocaute, 1 derrota e 1 empate, dono do nocaute mais rápido no Madison Square Garden, nunca foi nocauteado, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sidnei em 2000 e campeão profissional dos peso-pesados por nove meses. Com um currículo deste Sultan Ibragimov poderia clamar aposentadoria como se fosse um dos grandes nomes recentes do esporte, mas quem assistiu suas lutas sabe que foi um coadjuvante no cenário mundial do profissionalismo.

A aposentadoria do lutador russo de 34 anos foi anunciada hoje pelo site da BBC e seu empresário Leon Margules comenta: “Eu não acreditava que ele lutasse novamente porque já tinha dinheiro suficiente e aparentava não ter mais seu coração dentro do ringue”. Em sua última luta em fevereiro do ano passado assistiu Wladimir Klitschko levar seu cinturão da Organização Mundial de Boxe para unificar com a coroa da Federação Internacional de Boxe. O combate terminou em decisão unânime para o ucraniano n° 1 atual dos pesados. Era a segunda defesa de Ibragimov.

No amadorismo a medalha de prata veio após uma derrota para o poderoso Felix Savon de Cuba, e nesse ramo o pesado russo obteve mais sucesso que no profissionalismo, porém depois não soube se adaptar ao esporte de luvas nos grandes ringues mundiais. Apesar de ter mais habilidade que seu compatriota o gigante Nikolay Valuev, campeão da Associação Mundial de Boxe, atraia menos atenção que ele na mídia e nos negócios.

O título mundial veio com uma vitória por decisão unânime sobre Shannon Briggs em 2 de junho de 2007 e sua primeira defesa foi no seu país contra um Evander Holyfield muito longe de seu ápice que mesmo assim lhe deu trabalho e a luta foi até o último round, também decisão unânime.

Então, Wladimir Klitschko mostrou que era superior não apenas em popularidade, mas também em cima do ringue e que Ibragimov é um “campeão de papel”, como o chamaria Clubber Lang, personagem de Mr. T no filme Rocky III (1982).

Um grande herói seja na vida real ou na ficção precisa de grandes coadjuvantes, Muhammad Ali teve em seu período figuras como Oscar Bonavena e George Chuvalo, Mike Tyson encontrou no ringue nomes Razor Ruddock e Frank Bruno. Esses quatro não foram os principais rivais do “Maior de Todos” e do “Homem mais Malvado do planeta”, porém eram nomes respeitados.

Sultan Ibragimov (vermelho) x Javier Mora (branco) - 10/03/2007 - Nocaute mais rápido do Madison Square Garden aos 46 segundos do 1° round.