terça-feira, 18 de maio de 2010

Muhammad & Larry

Muhammad & Larry / Divulgação


Ontem a ESPN transmitiu dentro do especial 30 for 30 entrevistas atuais mescladas a imagens do documentário Muhammad and Larry (1980), fita dos irmãos Albert e David Maysles. A dupla de cineastas acompanhou a contenda que seria o crepúsculo do “Maior de Todos” em um monólogo de seu ex-sparring e amigo Larry Holmes que detinha o título mundial CMB.

Larry Holmes mostra seu lado pessoal, um campeão modesto que não recebeu o manto de ser o melhor do mundo, mas sim o fardo da sombra de Ali. O ex-pugilista atualmente com quilos à mais goza de uma vida confortável sem grandes ostentações que leva ao lado da mesma esposa do seu auge. Holmes aproveita pra falar de sua relação de afeto e admiração por Ali, mas também aponta defeitos que só os mais próximos podem notar. Assim como Rocky Marciano chorou ao surrar seu ídolo Joe Louis, Holmes desaba após aniquilar Ali.

Ali em 1980, quando ocorreu o encontro, já havia sido tri-campeão mundial e sonhava com o tetra. Era um símbolo da luta por direitos civis nos E.U.A e em uma passagem breve ainda é possível ver a questão racial no país, mas não tão latente quanto nas décadas de 1960 e 1970.

“O Maior de Todos” apresentava um bigode e também uma barriga saliente antes da luta, mostrando que não era mais o jovem galante de antes, porém continuava brincalhão. Parece até que não levou a sério o perigo da luta contrariando médicos, usando emagrecedores e subindo ao ringue apenas para ser sacrificado pelo ex-colega de treinos.

O trunfo do programa é mostrar a humanidade de um personagem admirado no mundo todo e de outro relegado às sombras. Participam com depoimentos o técnico Angelo Dundee, o médico Freddie Pacheco, os jornalistas Thomas Hauser e Bert Sugar além de sparrings e amigos íntimos de Holmes.

Clique aqui para conhecer o site oficial do programa 30 for 30: Muhammad e Larry.


Assista ao Documentário Muhammad & Larry - 30 for 30 em Inglês