sábado, 24 de dezembro de 2011

Dolph Lundgren não é nenhum estranho à nobre arte

Dolph Lundgren / (Foto: Divulgação Rocky IV)

O ator sueco Dolph Lundgren ficou famoso em 1984 ao dar vida ao pugilista russo Ivan Drago no quarto episódio da série Rocky na qual era antagonista de Sylvester Stallone. Em toda jornada de Rocky Balboa, o europeu foi seu adversário mais forte e responsável pela morte de seu grande amigo Apollo Creed (Carl Weathers), Apollo Doutrinador na versão brasileira da dublagem.

Os cabelos loiros e os olhos claros lhe ajudavam a transmitir a frieza de "Urso Siberiano" num estereótipo de russo, mas para obter o papel contava com um às, a experiência em treinos de artes marciais. Tentou o judô quando menino, passou para o caratê Goju-ryu, mas se encontrou no estilo Kyokushin, se tornando faixa preta em 1978 e capitão da seleção de sua pátria. Na parte acadêmica detém um mestrado em Engenharia Química.

Em 2007, Lundgren aos 49 anos participou de uma luta de boxe com o russo Oleg Taktarov, renomado lutador de MMA. Ano passado voltou para o cinema de ação grande com Stallone em Os Mercenários (2010) e já está escalado para a segunda parte da aventura.

Vídeo é indicação de Ricardo Unanian