segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Cubanos contrariam governo e treinam MMA sonhando com UFC

Lutadores cubanos / (foto: reprodução)

Cuba produziu grandes atletas dos esportes de luta e obteve muitas medalhas olímpicas como no wrestling, judô e taekwondo, no boxe tem seu carro chefe sendo pátria-mãe do lendário Teófilo Stevenson. O documentário americano Underground Fighters of Cuba (Lutadores do subterrâneo de Cuba, em tradução livre) mostra que os rapazes da ilha agora sonham com o MMA, em principal o UFC, e treinam mesmo em condições precárias e contra a vontade do governo para realizar este sonho.

A equipe do grupo VICE pelo selo Fightland acompanhou o trabalho do técnico Evelio Padron Ferrier que trabalha com um chão de concreto dando o básico de boxe, taekwondo e jiu-jítsu para seus alunos. Na falta de locais próprios os treinos são complementados em estádios, porém Perrier aproveita a natureza da nação preparando os pupilos na praia e dentro do mar também.

Os rapazes acompanham as lutas do UFC por DVDs piratas, Cuba é restrita quanto entrada de material estrangeiro e comunicação. A principal referência deles é Hector Lombard, judoca nascido na ilha que compete no principal evento do MMA mundial e que neste mês nocauteou o brasileiro especialista em jiu-jítsu Rousimar Palhares, o "Toquinho".