domingo, 28 de março de 2010

Calzaghe admite uso de cocaína após aposentadoria

Joe Calzaghe / Ben Duffy

O galês Joe Calzaghe se aposentou com um currículo exemplar, 46 vitórias, 32 nocautes e invencível. Foi campeão dos supermédios versões Federação Internacional de Boxe, Associação Mundial de Boxe, Organização Mundial de Boxe e Conselho Mundial de Boxe tendo seu 1° cinturão em 1997 e durante os anos de 2007 a 2008 foi dono dos 4. Sua vida particular era sem deslizes aos olhos do grande público até sábado quando assumiu ter utilizado cocaína.

“Me arrependo muito por ter usado ocasionalmente cocaína depois de que aposentei”, disse o ex-atleta em um comunicado para responder uma investigação sigilosa de um tabloide britânico. Calzaghe hoje tem 38 anos e derrotou nomes como Bernard Hopkins, Mikkel Kessler, Jeff Lacy, Sakio Bika, Peter Manfredo e Roy Jones Jr. (seu último combate).

O galês já foi homenageado em duas oportunidades pela rainha Elizabeth 2ª com a Ordem do Império Britânico e também se tornou Oficial do Império Britânico. No mesmo comunicado ele reflete sobre o impacto de suas ações: “Estou plenamente consciente do mau exemplo que passei para outras pessoas, particularmente aos jovens. Peço desculpas à minha família, amigos e fãs. Não é o maior problema da minha vida, mas é algo que preciso me empenhar a evitar”.

Popular no Reino Unido tem até personagem no videogame Fight Night Round 4 (2009) no qual figura ao lado de lendas como Muhammad Ali, Mike Tyson, Carlos Monzon e Roberto Duran. “Lamento profundamente se deixei alguém decepcionado. Vou me empenhar para que nada parecido aconteça novamente”, desculpa-se Calzaghe.

Joe Calzaghe x Roy Jones Jr. (Game Fight Night Round 4):