quinta-feira, 23 de junho de 2011

Policial que assassinou Tairone Silva é expulso da corporação no Rio Grande do Sul

Tairone Silva / (Foto: Tiago Trespach - Futura Press)


Alexandre Camargo Abe, 29, foi expulso da Brigada Militar na última terça-feira, em decorrência do assassinato do prospecto do pugilismo amador Tairone Silva, 16. A decisão saiu no Diário Oficial do Rio Grande do Sul.

Abe atirou em Silva no dia 11 de março, em Osório (95 km de Porto Alegre), litoral norte gaúcho. Conforme investigações o ex-policial matou o atleta por inveja, o que configura pela lei motivo torpe e incluí no inquérito ter dificultado a defesa da vítima.

Tairone foi alvejado por uma pistola no seu ombro e perna, Abe alegou legítima defesa ao supostamente se esquivar de um golpe do pugilista. Porém, uma testemunha afirmou às autoridades que Abe chamou Tairone pelo nome e o atleta o ignorou e então o ex-policial atirou na vítima. Ao cair o jovem recebeu o segundo disparo.

O ex-soldado da PM após atirar ainda tentou socorrer Tairone Silva que não resistiu aos ferimentos. Abe responde na Justiça por homicídio duplamente qualificado.

Tairone era campeão nacional dos cadetes (15 a 16 anos) de 75 quilos e em fevereiro conquistou seu primeiro título internacional em competição no Chile, o campeonato sul-americano. O ponto forte era o alto índice de nocautes rápidos.