terça-feira, 12 de março de 2013

Documentário "Eder Jofre, o Galo de Ouro"



O documentário Eder Jofre, o Galo de Ouro (2012) é uma produção de Rafael Tinel e Cadu Silva, formandos da Universidade São Judas no curso de Rádio e TV. A peça mostra o trabalho do Galo de Ouro como artista plástico além de suas façanhas nos ringues.

A peça conta a trajetória de Eder Jofre por um viés alternativo falando com o próprio, mas também personalidades como o renomado fotógrafo Sergio Jorge, primeiro fotojornalista vencedor de prêmio Esso, além como figuras do esporte de luvas no Brasil como o ex-campeão mundial  Miguel de Oliveira, o dirigente Newton Campos e os familiares Marcel Jofre (filho) e Mara Zumbano (prima) assim como Raphael Zumbano "Love" (primo), o último da dinastia nos ringues.

Eder Jofre é um membro do Hall da Fama do Boxe, eleito pela Ring Magazine como o melhor lutador dos anos 1960 à frente de nomes como Muhammad Ali e Joe Frazier e tido também como o melhor peso galo de toda história. Tinel e Silva já produziram o curta Cruzado de Direita que foi transmitido na TV Cultura.