quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Ray Mercer e Butterbean foram para o MMA antes de Ricardo Mayorga

Ricardo Mayorga / Divulgação


Boxeador latino anunciou ontem interesse em novo esporte.













Ricardo Mayorga da Nicaraguá não é o primeiro boxeador a se interessar na jaula do MMA. O britânico Enzo Maccarinelli e o estadunidense Floyd Mayweather Jr. também expressaram essa curiosidade no passado, mas preferiram se manter na nobre arte. Entretanto, Ray Mercer (36-7-1, 26 KO’s) e Butterbean (77-7-4, 58 KO’s) realmente migraram de esporte.

Mercer conhecido como “O Impiedoso” foi campeão olímpico dos peso-pesados nos Jogos de Seul em 1988 pelos E.UA e campeão mundial pela Organização Mundial de Boxe em 1991. Suas principais vitórias foram sobre o italiano Francesco Damiani quando conquistou a coroa de campeão e um nocaute sobre “The Duke” Tommy Morrison – O Tommy Gunn de Rocky V (1990) – em defesa de sua coroa.

Ray Mercer x Tommy Morrison - 18/10/1991




Em seus principais combates acabou derrotado por nomes como Larry Holmes, Evander Holyfield, Lennox Lewis, Wladimir Klitschko e Shannon Briggs. Em 1997 se afastou do quadrilátero em razão da Hepatite B e voltou um ano depois.

No século XXI decidiu experimentar outras modalidades, primeiro tentou o campeonato K-1 no qual são válidos golpes de contusão como chutes e socos. “O Impiedoso” Mercer foi derrotado pelo carateca Musashi e pelo lutador de muay thai Remy Bonjasky.

2007 levou o campeão olímpico à gaiola do MMA e em sua primeira luta acabou sufocado em uma guilhotina de Kimbo Slice, famoso por brigas de rua transmitidas pela internet. Em sua segunda exibição no esporte que ocorreu em junho deste ano Ray Mercer de 48 anos derrotou o ex-campeão do UFC – maior liga do esporte na atualidade – Tim Sylvia, 33, em apenas nove segundos do 1° round com um nocaute.


Ray Mercer x Tim Sylvia - 13/06/2009



Após a apresentação “O Impiedoso” desafiou Eric Esch, atleta mais conhecido como “Butterbean” também oriundo do boxe e campeão da Associação Internacional de Boxe entre 1997 e 2000 – o título é considerado uma segunda divisão da modalidade – que hoje mantém suas atividades nos três frontes, MMA, K-1 e boxe.

Conhecido como “O Rei de 4 Rounds”, conseguiu um fiel grupo de fãs após apresentar nocautes cruéis em suas lutas, entretanto, contra lutadores mais limitados que ele. O maior oponente de sua carreira foi um Larry Holmes (ex-campeão mundial) distante de seu ápice que o derrotou em 2002.

Nocautes de Butterbean - Compacto



No ano seguinte fez sua estreia no MMA e com seus mais de 180 kgs perdeu para Genki Sudo de 70 kgs. Ao longo de sua carreira conseguiu um cartel de 12 vitórias, 7 derrotas e 1 empate. Algumas dessas apresentações foram no milionário evento Pride, o rival japonês do UFC no início da década. Entre os oponentes que derrotou está o brasileiro Zuluzinho, filho de Rei Zulu, lutador conhecido no meio esportivo por ser um dos precursores da modalidade no país.


Butterbean x James Tompson - 10/02/2007



No mesmo ano entrou para o K-1 e detém um currículo de 3 vitórias e 4 revezes. Nessa modalidade perdeu para o brasileiro Montanha Silva. No meio esportivo “Butterbean” é visto mais como uma figura alegórica do que um atleta de ponta.


Foto 2: Eric Esch "Butterbean" / Divulgação
Foto 3: Ray Mercer / Divulgação