quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Lutadores ganham rede social: Vida Luta


Design da rede social Vida Luta / (Foto: Imagem retirada do site)

Os contatos sociais pela internet ganham força desde o orkut e expandiram ainda mais com o Facebook que teve a história de seu criador Mark Zuckenberg apresentada no filme A Rede Social (2010). Profissional de Marketing com especialização em inovação e redes sociais, Juliano Akira Kimura, 30, praticante de boxe e jiu-jitsu, desenvolveu uma rede social de artes marciais e lutas, a Vida Luta.

O sociólogo espanhol Manuel Castells em seu livro Sociedade em Rede – A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura (2000) mostra que o ciberespaço traz para o debate minorias, e os lutadores em si compõe um grupo minoritário, afinal, as modalidades são abandonadas pelo poder privado e principalmente pelo poder público além de ser estigmatizadas por alguns setores da mídia. O site Vida Luta ajuda a resistir nesse panorama.

O ambiente na internet diferente do que pensam muitos faz parte da considerada “vida real” e o site abrange diversas modalidades de artes marciais como do boxe ao kung fu e ao invés de separar seus praticantes em guetos rivais acaba favorecendo a troca de informações por meio de vídeos, álbuns de fotos e conversa com amigos.

É uma proposta de Kimura e seu espaço é interessante por buscar compreender o significado das artes marciais como evolução e camaradagem ao contrário de estimular rivalidades que podem terminar em brigas de academias rivais que nada mais são do que disputas territórias de gangues. Um ambiente desse pode futuramente estimular a formação da consciência política entre atletas e fãs na busca de cumprimento de deveres e aquisição e conservação de direitos para este grupo.

Clique aqui para conhecer o Vida Luta.