segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Yamaguchi, Peu e Elber Santos faturam na World Series of Boxing

Charles Watson (esq.) e Yamaguchi Falcão (dir.) / (Foto: Divulgação)

Neste final de semana três brasileiros venceram suas disputas no torneio semi-profissional da World Series of Boxing (WSB), liga de boxe mundial que divide os pugilistas em equipes.

No dia 4, Yamaguchi Falcão Florentino dos Mexico City Guerreros derrotou no México o americano Charles Watson dos Los Angeles Matadors por pontos. No mesmo dia e local, Elber Santos do Matadors bateu por nocaute técnico o mexicano Cristian Montenegro dos Guerreros.

Pedro “Peu” Lima dos Beijing Dragons, no dia 5 derrotou por pontos o coreano Kyucheol Lee dos Pohang Poseidons.

A World Series of Boxing é uma liga esportiva formada para atletas amadores lutarem sem protetores de cabeça e camisa antes de se profissionalizarem. Compõem o ringue três juízes, um árbitro e um supervisor, sendo a forma de aplicar pontos semelhantes as do boxe profissional.

As lutas tem 5 rounds de 3 minutos cada e os atletas são separados por equipes, a esquadra com maior número de vitórias em cinco lutas vence a disputa.

Os atletas são divididos em galo (54kg), leve (61kg) médio (73kg), meio pesado (85kg) e pesado (+91kg). Cada time tem no mínimo 10 lutadores e no máximo 20, sendo no mínimo 2 por cada categoria.

A composição dos times permite além dos atletas do país, participantes estrangeiros sendo pelo menos três estrangeiros em um grupo de 10 ou 6 para 20. Os resultados contam para classificação olímpica.