quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Carmen Basilio falece e deixa legado no boxe

Gen. Douglas McCarthur, Angelo Dundee, Carmen Basilio e Ernest Hemingway após a vitória sobre Sugar Ray Robinson em 1957 / (foto: Boxing Legends of All Time)

Hoje o mundo se despediu do lendário pugilista Carmen Basilio, o pugilista tinha 85 anos e foi campeão dos meio-médios e dos médios e apesar de alcançar o olimpo esportivo jamais esqueceu de sua origem humilde de agricultor numa fazenda de cultivo de cebolas em Canastota, Nova York, nos EUA.

Nascido em 2 de abril de 1927, entrou para o pugilismo profissional em 1948, 5 anos depois após superar Lew Jerkins, Ike Williams e Billy Graham disputou seu primeiro cinturão mundial, derrubou Kid Gavilan no segundo assalto, mas o campeão se recuperou e manteve o trono dos meio-médios com o resultado de decisão dividida após 15 assaltos.

Em 1955, Basilio teve sua segunda oportunidade pela coroa dos meio-médios contra Tony DeMarco e após árdua trocação de golpes, o ex-fazendeiro faturou o prêmio máximo depois de 12 rounds com um nocaute técnico. Em novembro da mesma temporada foi a revanche, Basilio sofreu duros golpes no 7º assalto, mas virou a luta e venceu novamente por nocaute técnico, mas dessa vez o embate foi 2 segundos mais longo.

Basilio se despediu de sua coroa após uma má atuação de 15 rounds diante de Johnny Saxton no ano seguinte, mas a recuperou em setembro do mesmo ciclo com nocaute técnico no 9º giro. No ano seguinte nocauteou o mesmo rival  no 2º round no tira-teima.

Com um nocaute no 4º assalto em cima de Harold Jones desafiou o campeão dos médios Sugar Ray Robinson e no dia 23 de setembro de 1957, mesmo pesando menos, com menor estatura e alcance superou o americano considerado o melhor de todos os tempos por muitos cronistas.

Foi a luta da vida do menino de Canastota que apesar de sair com um corte profundo sobre sua sobrancelha esquerda aguentou os trancos de Sugar Ray e com seu gancho de esquerda na mandíbula, seu melhor golpe,  obteve a vantagem para colocar o campeão nas cordas com dois socos no 11º round.

As mãos de Basilio foram erguidas, depois ele próprio pelo General Douglas McArthur, o treinador Angelo Dundee e o escritor Ernest Hemingway neste momento guardado na foto acima os olhos de Basilio são os daquele que viu as estrelas.

O rosto do campeão levava mais pontos que uma colcha de retalhos, eram as marcas das batalhas épicas vividas, pois em todas ele se jogava sem medo dos desafios, num período que pugilistas queriam enfrentar os melhores para confirmar sua dominância no habitat. 

Sugar Ray Robinson retomou a coroa em 1958 após 15 rounds deixando o olho esquerdo de Basilio fechado, mas das 198 lutas de Sugar Ray só 19 homens o derrotaram e Carmen Basilio cravou seu nome entre eles assim como sua entrada no Hall da Fama e o tricampeonato mundial tendo ao todo 56 vitórias, 27 por nocaute, 16 derrotas e 7 empates, ele é de uma era quando os pugilistas eram os maiores astros esportivos.