quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Héctor "Macho" Camacho sofre morte cerebral

Héctor "Macho" Camacho / (foto: AP Photo - Alan Diaz)

Héctor "Macho" Camacho sofreu morte cerebral, conforme informou o jornal porto-riquenho El Nuevo Dia que confirmou a informação com Rafael Rodríguez Mercado, diretor do Centro de Ciências Médicas, em San Juan. O lendário ex-pugilista foi baleado na madrugada desta quarta-feira.

"Seria um milagre sua recuperação, medicamente não se pode fazer mais nada", apontou Mercado. Para confirmar a morte cerebral foi realizado um encefalograma. O noticiário divulgou que a atividade cerebral de Camacho é de apenas 3% na Escala Glasgow, método de medida que identifica o nível de consciência de vítimas de traumatismo craniano.

Ernesto Torres, também diretor do centro médico, informou que os médicos e a família avaliam a condição de desligar o aparelho que mantém Camacho vivo, um respirador artificial. A quadro sofreu alta degradação na madrugada e o coração do ex-atleta deixou de bater de forma contínua.

A bala atingiu Camacho na mandíbula, porém seguiu para a cabeça e se alojou no ombro direito. O porto-riquenho fraturou também duas vértebras e caso saísse com vida corria o risco de ficar paralítico, segundo Dr. Torres.

A vida de "Macho" Camacho é marcada por uma trajetória irregular e tortuosa, experimentou o gosto do ouro ao se tornar campeão mundial, mas é lembrado nos periódicos também por agredir mulheres e o próprio filho. Há 5 anos foi sentenciado à sete anos de reclusão por roubar uma loja de computadores no Mississipi, cumpriu apenas duas semanas e foi libertado.

Um dos personagens mais extravagantes dos esportes, ficou conhecido pelos brasileiros quando suas lutas eram transmitidas pela TV Globo. foi rei dos super-penas pelo Conselho Mundial de Boxe (CMB) entre 1983 e 1984, também dos leves CMB em 1985 e dos meio-médios junior pela Organização Mundial de Boxe em 1989 e 1991.

A rivalidade com Julio César Chávez marcou um grande capítulo na disputa entre Porto Rico e México e o carnavalesco e carismático Macho Camacho superou nomes lendários como Roberto Durán e Sugar Ray Leonard. Hoje seu filho Héctor Camacho Jr. é pugilista habilidoso e busca alcançar seu cinturão mundial.

A situação de Camacho vem sendo sentida por nomes do boxe como o próprio Chávez, o americano Mike Tyson e a atriz Eva Longoria. Nas redes sociais os fãs estão relembrando seus grandes momentos.