sábado, 24 de novembro de 2012

Discurso de Sugar Ray Leonard sobre pedofilia

Vídeo de Sugar Ray Leonard.com

"Eu me sentiria morto se não tivesse a coragem de me erguer e dizer, a coragem de dizer 'é preciso... é preciso', porque nós precisamos fazer com que nossas crianças saibam que é preciso falar destas coisas. 'Quando alguém o toca de forma inapropriada', lhe diga isto. Porque falta comunicação entre pais e filhos, porque em alguns momentos eles se sentem desconfortáveis e quando eles tiverem confiança eles vão falar com mais sobre isto. E não há só uma resposta para este pesadelo. Mas repito, unidos, no coletivo, nos vamos achar um caminho para acabar com isto. Grato".

Com as palavras acima o ex-campeão mundial e olímpico Sugar Ray Leonard, 56, fez seu discurso na Conferência do Estado da Pensilvânia, nos EUA, sobre abuso sexual. O ícone do esporte de luvas revelou em sua autobiografia no ano passado ter sido vítima quando criança de tal mal por parte do seu técnico.

Neste momento Sugar Ray Leonard mostra mais uma vez que é um herói. Usa sua posição na sociedade para expor uma chaga que não só o aflinge, mas que pode estar acontecendo ou ter ocorrido com outras inúmeras pessoas seja em vestiários, escolas ou dentro dos próprios lares.

Alguns podem dizer que ele maculou sua masculinidade ao revelar esta passagem triste, porém de forma alguma concordo com estas vozes. Enquanto alguns lutadores se preocupam mais em aparentar do que ser, Leonard com sua coragem se torna maior que si mesmo, indo além de cinturões e medalhas e doando algo de seu ser para o mundo. Mais do que o lado humano do boxe, o lado honesto da sociedade.