Karoly Balszay / Divulgação
Em decisão unânime húngaro leva coroa pra casa
Na cidade de Magdeburg na Alemanha o russo Denis Inkin (34-1, 24 KO’s) perdeu em sua primeira defesa o cinturão dos super-médios da World Boxing Organization para o húngaro Karoly Balszay (20-0, 14 KO’s) por decisão unânime.
Além do boldrié foi-se também a invencibilidade do ex-campeão, as papeletas apontaram 115-113, 116-112, 116-112 à favor do recém coroado pugilista de 29 anos que foi mais agressivo na noite de ontem e teve em seu gancho de esquerda no décimo assalto o ápice de sua apresentação sobre o russo de 31 anos.
“Eu o achei um cara bem durão, mas nossa (sua equipe) preparação foi perfeita”, atestou Balszay após o combate. Inkin tinha conquistado o cinturão ao bater o colombiano Fulgencio Zuniga (22-3-1, 19 KO’s) quando o título estava vago em outubro do ano passado. A coroa tinha pertencido ao ilustre “Orgulho do País de Gales” Joe Calzaghe (46-0, 32 KO’s) que a defendeu por onze anos.
Conterrâneo permanece invencível
Zsolt Erdei / Boxing.de Divulgação
Na preliminar Zsolt Erdei, conterrâneo de Balszay, venceu também por decisão unânime o russo Yuri Barashian. Erdei, 34, campeão invencível dos meio pesados da WBO segue para 30 vitórias enquanto Barashian fica com 5 derrotas e 25 vitórias, o russo não conseguiu alcançar o peso limite, portanto, o combate não valeu o cinturão.
Como amador Karoly Balszay representou seu país nas Olimpíadas de Atenas em 2004 como peso médio (até 75kg) e na carreira sua maior conquista foi a medalha de prata no Campeonato Europeu Amador de Boxe em 2002.