sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Solis enfrenta Meza-Clay em eliminatória da IBF

Os pesos-penas vão definir em janeiro quem será o desafiante ao cinturão.


Monty Meza-Clay / Darrell Sapp - Post Gazette

Os penas Monty Meza-Clay (28-1, 19 KO’s) e Jorge Solis (36-1, 26 KO’s) vão colidir em 31 de janeiro em Guadalajara no México para determinar o desafiante pelo cinturão da International Boxing Federation.

A notícia foi confirmada pelos empresários de Meza-Clay na quinta-feira, o pugilista está ranqueado em 2º pela World Boxing Organization, 5º pela IBF e 11º na World Boxing Association e em sua última peleja bateu Omar Lizarraga (16-6-1, 12 KO’s) no primeiro assalto. A única derrota do estadunidense Meza-Clay foi para Edner Cherry (24-6-2, 12 KO’s).


Jorge Solis / Divulgação

Jorge Solis vai lutar em casa, tem 29 anos e é apenas dois anos mais velho que o oponente, vem de uma vitória por nocaute técnico no 4º assalto sobre Jorge Samudio (17-4-1, 7 KO’s) do Panamá em luta eliminatória pelo cinturão de super-penas da WBA. Em 2007 sofreu sua primeira e até então única derrota ao ser nocauteado no 8º assalto pelo filipino e rei do ‘pound-for-pound’ Manny Pacquiao (48-3-2, 36 KO’s) em disputa valendo o cedro Internacional dos Super-Penas do World Boxing Council. O mexicano aparece em 4º pelo ranking da IBF e 12º na WBA.

A coroa de Sertão


Sertão / Divulgação


O cinturão dos penas da IBF já foi do brasileiro Valdemir Pereira (24-1, 15 KO’s), o “Sertão”, conquistado após bater o tailandês Fahprakorb Rakkiatgym (51-4, 34 KO’s) em Connecticut nos E.U.A em 20 de janeiro de 2006 por decisão unânime após 12 rounds. Sertão até sofreu uma penalidade no 10 º giro por golpes baixos, mas mesmo assim mostrou sua superioridade e arrebatou a coroa que no momento estava sem dono. De acordo com o BoxRec este seria o último embate do tailandês.

A alegria do pugilista nordestino duraria pouco quando este encarou Eric “Super Mouse” Aiken em 13 de maio do mesmo ano e acabou perdendo por desclassificação na 8ª etapa. O desafiante também encaixou golpes baixos, porém o árbitro alegou não ter os vistos considerando que Sertão havia encaixado uma série de golpes baixos durante a luta.

Atualmente Sertão não luta mais e sofre com problemas causados pela hepatite tipo C o que lhe afastou dos ringues, o ex-atleta atua como zelador de um ginásio em sua cidade natal Cruz das Almas na Bahia. As relações entre o pugilista e seu empresário Servílio de Oliveira foram cortadas.