domingo, 4 de janeiro de 2009

Lutador da Namíbia conquista cinturão

Paulus Moses da Namíbia conquista cinturão dos leves WBA


Moses - AFP

Paulus Moses (24-0, 17 KO’s), da Namíbia conquistou neste sábado no Japão a coroa dos pesos leves pela World Boxing Association ao superar o nipônico Yusuke Kobori (23-3-1, 12 KO’s) por decisão unânime conforme as papeletas apontaram ao seu favor, 115-113 duas vezes e 119-109.

Conhecido pelo mesmo apelido de Ricky Hatton e do lendário Tommy Hearns, o Hitman (“Matador de Aluguel”, em tradução livre) africano explica a tática para o triunfo: “eu apliquei um jab por round. Isso foi fundamental na vitória”.


Moses x Kobori - AFP

Kobori aceita a derrota: “ele foi mais forte do que eu e não permitiu que minha luta ficasse na melhor distância. Moses me estudou muito bem”. No ano passado o japonês conquistou o título ao ser superado por Jose Alfaro (21-4, 19 KO’s) da Nicarágua por nocaute técnico no terceiro round.

Fora dos ringues Moses atua como policial em seu país e afirma que manterá a carreira como agente da lei. “Vou continuar, porque adoro meu trabalho. Estou muito feliz de ser o primeiro campeão mundial deste ano novo”. Agora o policial pugilista é o segundo de seu país com um cedro mundial, entre 1998 e 2002 Harry Simon foi campeão dos médio-ligeiros pela World Boxing Organization.

A conquista do cinturão da WBA foi justamente pelo mesmo que Popó fez sua última luta tentando unificar com o seu da WBO em 2007, porém acabou perdendo para Juan Diaz e se aposentou.



Alfaro (esq) x Kobori

Nishioka mantém cinturão dos super-galos

Em Yokohama, Japão no sábado Toshiaki Nishioka (33-4-3, 20 KO’s) nocauteou o mexicano Genaro Garcia (36-7, 20 KO’s) para manter seu cinturão dos super-galos da World Boxing Council em sua primeira defesa.


Toshiaki Nishioka

Nishioka faturou a versão interina quando derrotou o tailandês Napapol Kiatisakchokchai (46-3-1, 39 KO’s) em setembro, mas ficou com a versão regular quando Israel Vazquez (43-4, 31 KO’s) teve de abdicar a coroa para se recuperar de uma cirurgia no olho e não apresentou previsão de retorno.

Com sua afiada esquerda o japonês de 32 anos venceu sem perigo o oponente um ano mais novo que sofreu uma seqüência de golpes no round final. “Eu realmente queria derrotá-lo”, declarou o vencedor. “Meu boxe precisa crescer muito, mas estou feliz que o superei”.

Garcia não lutava desde dezembro de 2007 quando venceu o compatriota Miguel Roman (25-4, 17 KO’s) e em suas últimas apresentações foi superado por Luis Alberto Perez (25-3, 16 KO’s) e o campeão dos galos pela WBC Hozumi Hasegawa (25-2, 9 KO’s).

De La Hoya pode enfrentar Julio Cesar Chavez Jr.


Oscar de La Hoya

Conforme o site fightnews.com o pugilista Oscar De La Hoya (39-6, 30 KO’s) pode encontrar nos ringues o filho de um antigo oponente seu Julio César Chaves (107-6-2, 86 KO’s), ídolo mundial do pugilismo nos anos 90, derrotado em duas oportunidades pelo Golden Boy quando sua carreira já estava entrando em declínio. O combate contra Julio Cesar Chavez Jr. (38-0-1, 29 KO’s) poder ser uma maneira para apagar a imagem do empresário-lutador apanhando de Manny Pacquiao (48-3-2, 36 KO’s).



Julio Cesar Chavez Sr. & Julio Cesar Chavez Jr.

O estádio Azteca com capacidade para aproximadamente 100 mil torcedores está sendo cogitado para o embate, portanto, JC Jr. lutará em casa e receberá o apóio dos locais já que não gostam muito de De La Hoya por este ter batido o seu pai, homem que é um dos maiores representantes do boxe mexicano.

Floyd Mayweather Sr. possível treinador de De La Hoya, também pai de Floyd Mayweather Jr um dos homens que já derrotou o Golden Boy, acredita na vitória de seu atleta com facilidade e vê nessa luta uma oportunidade dele se redimir com os fãs. A data provável do evento é em maio de 2009.

Julio César Chavez Sr. & Oscar de La Hoya 1996 – Compacto



Pavlik volta aos ringues em fevereiro


Kelly Pavlik

O mexicano Marco Antonio “Veneno” Rubio (43-4-1, 37 KO’s) o desafiou Kelly Pavlik (34-1, 30 KO’s) campeão dos médios pela WBC e WBO e ambos sobem no ringue em 21 de fevereiro na cidade do americano Youngstown no estado de Ohio, a arena será o Chevrolet Centre com capacidade para 7 mil pessoas.

Rubio é o adversário obrigatório pela World Boxing Council e está como 3º do ranking da WBO e vem de uma seqüência de 9 vitórias desde 2006. Em uma das surpresas do ano Kelly Pavlik (34-1, 30 KO’s) aumentou de peso e acabou recebendo uma aula de boxe do veterano Bernard Hopkins (49-5-1, 32 KO’s) além de perder a invencibilidade.