sábado, 24 de janeiro de 2009

você sabe mais do que eu

“Meus leitores sabem mais do que eu sei. Isso se tornou praticamente um mantra em meu trabalho. É, por definição, a realidade para todo jornalista, não importa o que cobre”. Essa frase é do jornalista Dan Gillmor e mostra o que pra mim é o verdadeiro peso do jornalista na sociedade, pois como o mesmo conclui em seu pensamento: “e isso é uma grande oportunidade, e não uma ameaça, porque quando pedimos que nossos leitores por sua ajuda e seu conhecimento, eles aceitam compartilhá-lo e todos saem ganhando”.

São pouquíssimos os jornalistas que conheço que geram conhecimento e estes estão no meio acadêmico onde poucos têm acesso ao que produzem, outros transmitem os fatos e o fazem muito bem feito, porém tem uma gama de parasitas pseudo-intelectuais e estragam o trabalho dos bons do ramo. Vejo pelo que faço e não adianta posar de intelectual do boxe, pois um técnico, um lutador e um fã ardoroso sabem infinitamente mais sobre a nobre arte do que eu, minha função aqui é apenas transmitir os acontecimentos e em algumas oportunidades colocar a minha visão.

Agradeço aos leitores do blog e peço desculpas quando entro em recesso como tem sido na última semana. Aproveito para pedir a ajuda de leitores sugerindo matérias como fez o Ademir e que entrem em contato comigo por e-mail ou MSN.

Grato

Gabriel Leão